“Medir” é uma palavra considerada tendência de marketing atualmente, mesmo você sabendo que em nenhum momento ela deixou de ser importante.

Há muito tempo, e por muito tempo, a maior parte do investimento em marketing de uma marca foi baseado em publicidade e promoção – que tinha sua eficácia um pouco mais fácil de ser medida. Hoje, com os orçamentos de marketing muito mais fragmentados por meio de múltiplos canais, medir torou-se ainda mais crucial para determinar as estratégias eficazes do planejamento. Mas também medir tornou-se muito mais complexo.

De que forma você pode saber com certeza se o seu planejamento de marketing foi bem sucedido? Sem um sistema objetivo e medição no local, você não pode determinar esse  sucesso. Além disso, adicionar métricas de medição enquanto o planejamento está em vigor pode permitir você acompanhar todo o progresso, para que não haja surpresas no final. Na verdade, você pode monitorar e controlar o progresso e curso correto do seu plano de marketing para garantir o sucesso.

Um marketing inteligente

Para as grandes marcas do mundo, isso pode parecer óbvio. Mas para proprietários de pequenas empresas e empreendedores, este tipo de metodologia não vem é natural. Por isso, veja alguns componentes simples para você medir adequadamente o seu sucesso planejado:

Medir o produto

Medir o sucesso de seu produto ou serviço é o primeiro passo, e muito provavelmente a métrica final será as vendas. Mas é importante não só definir as suas previsões de vendas com antecedência, mas monitorar os principais fatores que afetam a sua previsão ao longo do caminho. Você também pode medir a satisfação do cliente relacionada aos atributos funcionais do seu produto. Este é apenas um exemplo de medir o seu produto.

Medir a marca

A maioria dos proprietários de pequenas empresas acompanham as vendas e acham que o trabalho está feito. Mas você deve estar medindo as principais métricas de marca o tempo todo, uma vez que são altamente influentes no sentido de seus resultados de vendas finais. As atitudes e percepções sobre a marca e o que ela oferece têm impacto sobre seu sucesso futuro. Assim, você deve monitorar essas métricas em todo o plano de marketing.