Em 23/08/2012 às 11:37

Mídias sociais: por onde começar?

No mundo da Internet e dos negócios não se fala em outra coisa se não em Mídias Sociais. Quem já tem, pensa em ideias criativas e inovadoras para engajar sua audiência e quem não tem quer a qualquer custo estar presente. E é aí que mora o problema.

Muitas empresas já entenderam a importância dessas novas mídias na construção do relacionamento com seus clientes, no entanto não sabem por onde começar e nem onde devem estar presentes. Afinal, são tantos canais de comunicação – Facebook, Twitter, blog, Pinterest, Youtube – e a lista não para por aí!

Por isso é importante que você saiba que, antes de começar, é importante planejar. Olhar para o seu negócio e ver as mídias sociais como canais estratégicos para se comunicar com o seu público. Costumo sempre dizer que mídia social não é mágica, é estratégia, por isso é preciso planejamento! Aqui vão algumas dicas básicas:

1. Planejamento

Antes de fazer qualquer perfil ou página ou blog, planeje. Siga alguns passos básicos que podem te ajudar nessa etapa:

  • Defina qual o seu objetivo ao estar presente nas mídias sociais: criar relacionamento com seu público? Aumentar o conhecimento da sua marca?
  • Conheça o seu público: saiba onde ele está, como ele se comporta em relação ao seu produto ou serviço, como ele se comunica.
  • Liste as redes sociais que mais se encaixam com o perfil do seu público: não é necessário estar presente em todas as redes. Esteja presente nas que mais se encaixam com o seu negócio e onde você sabe que o seu público está.
  • Analise a concorrência: saiba que seus concorrentes também estão presentes na rede e estão disputando a atenção do mesmo público que você. Monitore-os!

2. Estratégia

Depois de fazer uma análise do seu negócio e do seu mercado e definir as redes em que estará presente, é hora de definir a estratégia de cada um deles, pois nem todos os canais funcionam da mesma forma.

É importante que você crie, para cada rede social (seja ela Facebook, twitter, blog, Linkedin, ou qualquer outra que você tenha listado no seu planejamento) o que chamamos de Plano Editorial. Nele você traçará as estratégias de cada rede, definindo os seguintes itens:

  • Objetivo: qual é o objetivo daquela rede para com o seu público? Atendimento? Relacionamento? Construção de Marca? Informação? Interação?
  • Público-alvo: descreva quem é o seu público naquela determinada rede social, pois ele pode variar dependendo do canal em que você trabalha. Por exemplo, no Linkedin você pode optar por falar mais com executivos e no Facebook falar com consumidores diretos do seu produto ou serviço.
  •  Tom da comunicação: este é um item super importante do plano editorial, onde você definirá como você falará com o seu público, ou seja, em um tom de humor, ou em um tom mais formal, utilizando gírias ou não, etc. Descreva detalhadamente como será o estilo de comunicação de cada rede social.
  • Temas: aqui você descreverá (pode ser em formato de lista mesmo!) os itens que serão falados/postados em determinada rede social. Sobre o que você vai falar? Às vezes é interessante colocar também sobre o que NÃO falar, para deixar bem claro até onde você pode ir.

3. Monitoramento

Depois de planejar e traçar as estratégias, você está pronto para começar a postar! Mas não esqueça que uma das etapas mais importantes é o monitoramento. É aqui que você vai saber se suas estratégias estão dando certo ou não. E não se desespere se, no começo, elas forem por água abaixo. No mundo das mídias sociais tudo funciona a base de tentativas e erros e nem sempre o que funciona para um determinado público funcionará para outro.

Por isso, monitore sempre as atividades do seu público, o crescimento das suas páginas, o número de visitas ao seu blog e ao seu site, o engajamento nos seus posts, etc. Tente fazer posts em diferentes dias e horários e veja os que dão mais resultados.

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