O Search-engine optimization (SEO) é onipresente e, por unanimidade, tão útil que quase todas as grandes empresas ou organizações com uma presença online têm, até agora, incorporado em sua estratégia de marketing. Para a maioria dos empresários, que visam atrair links de entrada para a construção de autoridade, a visibilidade e a classificação mais elevada para as palavras-chave que são relevantes para seus negócios é muito importante.

Mas há um outro lado do SEO que apenas uma minoria das empresas estão atualmente focando. O SEO local, o processo de otimização de um negócio para uma localização geográfica específica, além de uma categoria ou gama de ofertas de serviços específicos, não é tão priorizada como deveria ser. O SEO local é uma estratégia de nicho altamente direcionada, que cada empresário pode – e deve – estar pensando.

O SEO local é cada vez mais valioso e, portanto, mais popular. A paisagem da pesquisa está mudando devido ao aparecimento de novas tecnologias e o afluxo maciço de marcas e empresas que desejam obter uma fatia da primeira página dos resultados de busca. Se você estiver querendo posicionar-se bem e ter o maior fluxo possível de tráfego, é importante entender por que o SEO local é cada vez mais importante, e como tirar proveito dele.

A experiência móvel

A tecnologia móvel está encontrando seu caminho nos bolsos das pessoas em todos os lugares, e elas estão se tornando cada vez mais confortáveis ​​com ela como meio de pesquisa. 46% dos pesquisadores agora usam mobile exclusivamente para fazer pesquisa de produtos, bem como a maioria das buscas móveis são especificamente locais. Além disso, o Google e outros motores de busca estão fazendo de tudo para responder melhor a esta tendência . Eles estão coletando mais informações sobre os locais de seus usuários e histórias de busca, e fazendo tudo que podem para dar-lhes resultados locais específicos. Isso significa que, mesmo se você tiver uma autoridade nacional enorme, você pode facilmente se desclassificar por uma empresa semelhante, simplesmente por causa de sua proximidade com o pesquisador.

Menos competição

A condução de SEO local também significa lidar com menos concorrência. Quando você tenta competir por uma família de palavras-chave relacionadas aos seus produtos em escala nacional, você estará lutando com cada empresa semelhante no país.

Por exemplo, há muito menos fabricantes de próteses dentárias em São Paulo do que há em todo o Brasil. Estreitar o seu foco pode levar você a menos pesquisadores em potencial, mas é melhor ter 200 pesquisadores reais de 2.000 teóricos. Otimize o seu site para buscas locais, e sua empresa será muito mais valiosa para um público um pouco menor.

Melhores práticas

A otimização para SEO local é mais simples do que a maioria dos empresários e comerciantes pensam. Primeiro, certifique-se de todos os seus perfis locais são localizáveis. Esteja em todas as plataformas de mídia social que for boa para o seu negócio, bem como esteja em locais como Google My Business, Yelp e TripAdvisor. Verifique se o seu nome, endereço e número de telefone estão todos corretos em cada meio.

Se você é uma pequena loja local ou um grande empreendedor nacional, você precisa começar a pensar sobre a sua estratégia de SEO local. Essa abordagem já é enorme, e só está ficando maior.