Apple compra Spotsetter, app de recomendações de lugares

Publicado em 19/06/2014 às 22:30

 

O Spotsetter, um motor de busca social que utiliza dados grandes para oferecer recomendações personalizadas, como para lugares aonde ir, foi discretamente abocanhado pela Apple. A tecnologia que envolve dados sociais de camadas em cima de uma interface de mapas pode ser usada para reforçar a Apple Maps com recursos concorrentes que o Google não tem.

O acordo foi principalmente sobre a aquisição da tecnologia e do talento dos dois fundadores: o ex-engenheiro do Google Maps, Stephen Tse e Johnny Lee – cujos perfis no LinkedIn agora também apontam para a sua mudança para a Apple.

Como o Spotsetter trabalha?

O Spotsetter parece combinar as recomendações dos amigos, comentários de confiança e de outros sinais a fim de reinventar mapas como uma experiência mais social. Inicialmente disponível como web e aplicativos móveis, o Spotsetter usa um algoritmo de patente pendente para puxar o conteúdo dos usuários de redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Foursquare, bem como o conteúdo local de mais de 30 sites de avaliação e listas de fontes confiáveis, como Yelp, Zagat, New York Times, Michelin e TripAdviser.

Usando o aplicativo você pode procurar qualquer lugar por categoria ou palavra-chave, em seguida, ter resultados personalizados, bem como ver o que seus amigos dizem sobre os lugares ao seu redor. O aplicativo também destaca quais dos seus amigos eram especialistas em uma determinada área, e você pode marcar seus amigos como os peritos, a fim de influenciar as recomendações. Além disso, você pode usar o Spotsetter para descobrir novos lugares, navegando no mapa para ver onde seus amigos foram e que eles compartilharam.

O resultado final foi um motor de busca social construído em cima de uma interface de mapeamento. Como o Venture Beat apontou em sua revisão no ano passado, o Spotsetter é um recurso semelhante ao Foursquare, que também traça dados sociais em um mapa, mas em vez de se limitar a uma única fonte, o app puxa dados de múltiplas plataformas.