O Facebook ampliou na última seu produto de vídeo em direto, o Facebook Live, dando o recurso de colocação de destaque em seu aplicativo e lançando características para tornar mais fácil para os usuários procurarem e comentarem em tempo real.

O movimento ainda é o maior desafio do Facebook para rivais online, incluindo o Periscope, serviço de live-streaming do Twitter, e o Snapchat. O vídeo ao vivo está se tornando um recurso altamente competitivo em plataformas sociais, com empresas concorrentes transmitindo grandes eventos esportivos e componentes de vídeo exclusivos de eventos de alto nível, como o Oscar e o Grammy shows. E os anunciantes estão particularmente atraídos para o vídeo, que atinge um público mais jovem.

Facebook Live

O Facebook Live, que oferece streaming de vídeo em tempo real, foi lançado no ano passado. Na quarta-feira (6), a rede social acrescentou novas características, incluindo um mapa de fluxos de vídeo em todo o mundo, além de pesquisa expandida e filtros semelhantes aos de outras plataformas. Os vídeos podem ser transformados em fotos em preto e branco, como no Instagram, por exemplo, e em breve os usuários serão capazes de adicionar doodles, um aceno para uma característica em Snapchat.

O app do Facebook agora apresenta o Live com destaque na barra de visualização para muitos usuários no iOS e Android em 60 países. E enquanto o feed de notícias do Facebook há muito tempo tem vídeos, em grande parte compartilhados de outros sites como o YouTube, a empresa não tinha fortemente pressionado seus próprios produtos de vídeo.

E você, já utilizou o recurso de vídeo do Facebook? Conte nos comentários suas experiências.