O Google está lançando uma mudança que remove anúncios do lado direito de seus resultados de busca no desktop, e coloca anúncios apenas na parte superior e/ou inferior da página. Ao mesmo tempo, a empresa diz que pode mostrar um anúncio adicional – quatro e não três – acima dos resultados de pesquisa para o que chama de “consultas altamente comerciais”.

Tudo isso representa a conclusão de um teste que começou em 2010, e foi ajustado ao longo dos anos desde então. Um porta-voz do Google confirmou a um portal norte-americano que a mudança está agora sendo implementa a todas as pesquisas em todo o mundo. Anúncios não serão exibidos no lado direito dos resultados de pesquisa no desktop, com duas exceções:

  • Caixas de listagem do anúncio do produto, que mostram acima ou à direita dos resultados de pesquisa.
  • Anúncios no painel de conhecimento.

Google está mudando completamente a forma como ele exibe anúncios em páginas de busca

O quarto anúncio adicional acima dos resultados de busca só vai aparecer para consultas altamente comerciais, de acordo com a declaração oficial do Google sobre a mudança:

“Temos testado este esquema por um longo tempo, por isso, algumas pessoas podem vê-lo em um número muito pequeno de consultas comerciais. Nós vamos continuar fazendo ajustes, mas isso é projetado para consultas altamente comerciais, onde o layout é capaz de fornecer resultados mais relevantes para pessoas que procuram e melhor desempenho para os anunciantes”.

A remoção de todos os anúncios do lado direito, obviamente, faz com que o ambiente de trabalho e os resultados de busca móvel sejam mais similares. No celular, no entanto, o Google tipicamente mostra dois ou três anúncios na parte superior dos resultados da pesquisa.

É evidente que há prós e contras para o novo layout. Se um usuário procura por algo em um PC com uma tela pequena e de baixa resolução, por exemplo, há uma chance de que ele ou ela terá que se deslocar antes de ver qualquer resultado que não são patrocinados.