O Google diz que a mudança em seu algoritmo é projetada para melhorar a experiência do usuário do smartphone na transição do próprio motor de busca do Google para uma página web. O Google acredita que esse tipo de anúncios pop-up contribui para uma experiência web pobre para os usuários.

Ainda assim, a mudança pode ser significativa para os comerciantes, porque o Google é, de longe, o líder no resultado de buscas móveis, com 89% de todas as buscas móveis através do Google no primeiro trimestre de 2016.

Nem todo mundo será penalizado

O Google diz que não vai penalizar todos os anúncios pop-up para este tipo de comportamento. Os anúncios que precisa para cobrir um site por causa de uma exigência legal, como uma verificação de idade em um site de restrição de idade, não vão ser classificados como anúncios intrusivos, de acordo com o Google. Além disso, os bloqueadores, tais como paywalls, que exibem uma solicitação de login para a porta do conteúdo off do público em geral, também não serão penalizados por estes tipos de pop-ups.

Ainda assim, as marcas devem manter essa próxima alteração em mente quando começarem a planejar suas estratégias móveis para 2017.