Curso Branding – Formação de Estrategistas de Marca

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Curso de Branding para Formação de Estrategistas de Marca. Entenda o processo de construir Marcas Relevantes com Marcos Hiller. Inscreva-se Agora!
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Um Curso de Branding para quem quer trabalhar o posicionamento de marcas. Um curso aprofundado para quem deseja entender estratégia de marca.

O que você aprende no curso de Branding?

É cada vez mais importante entender os processos de branding, da pesquisa, de estratégia de marca. Antes restrito ao mundo da publicidade, agora este é um conceito relevante para o marketing digital.

Aperfeiçoar a experiência de clientes por meio de um posicionamento de marca relevante deve estar na cabeça das empresas que querem permanecer relevantes.

O curso de Branding da Mirago busca explicar o conjunto de ações que podem ajudar uma empresa a trabalhar posicionamento, propósito e valores da marca.

Ao trabalhar as ações ensinadas no Curso de Branding, você será capaz de criar conexões conscientes e inconscientes entre a marca e o público. Isso pode ser o diferencial na hora da decisão de compra.

Vamos promover um processo de aprendizagem sobre como compreender o processo de construção, gerenciamento e posicionamento de MARCAS no ambiente contemporâneo.

Neste curso, você vai aprender…

  • Como o Branding trabalha os diferentes elementos de marca;
  • Entender como funciona uma pesquisa de mercado para Branding;
  • Aprender o que é posicionamento de marca;
  • Descobrir estratégias para construir relevância de marca;
  • Entender como a revolução digital mudou as marcas.

O curso de Branding é indicado para:

  • Profissionais de marketing que desejam trabalhar com estratégia de marca;
  • Empreendedores que desejam trabalhar o branding do próprio negócio;
  • Publicitários que desejam entender como o digital influencia o branding;
  • Agências que desejam oferecer Branding como um serviço;
  • Interessados por comunicação de marca.

Aulas

Introdução e Contextualização

Introdução do Curso Estrategistas de Marca

Entender a fundo os processos de branding, da pesquisa, de estratégia de marca, torna-se uma exigência cada vez mais essencial. O cenário é inédito, e aperfeiçoar a experiência de clientes por meio de um posicionamento de marca relevante deve ser o mantra das empresas hoje em dia. Partindo dessas premissas acima, estruturamos nosso curso de FORMAÇÃO DE ESTRATEGISTAS DE MARCAS aqui na MIRAGO, um curso avançado sobre estratégias de BRANDING. Vamos promover um processo de aprendizagem sobre como compreender o processo de construção, gerenciamento e posicionamento de MARCAS no ambiente contemporâneo.

Sobre Marcos Hiller

Marcos Hiller é Professor convidado do MBA da FGV Management e FIA-USP. Hiller é Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM, onde publicou diversos artigos em congressos nacionais e internacionais. Autor de 4 livros na área: “BRANDING: A ARTE DE CONSTRUIR MARCAS”, além de suas mais recentes publicações: ONDIVÍDUOS e WALK I e II. Atua hoje como Diretor de Planejamento da TRUE STORIES, um escritório de branded content onde atende clientes como Bauducco, Grupo Accor, Renault, Unimed, RayBan, BMW, Banco do Brasil, Fujitsu, Habibs. Palestrante internacional nas áreas de branding, consumo e demais temas inquietantes desse novo ecossistema digital que habitamos, Hiller reúne mais de uma década de experiência na indústria financeira, onde foi Gerente de Marketing do BankBoston e Coordenador de Comunicação do Grupo Santander Brasil. Formado em Marketing pela ESPM, tem um MBA em Gestão de Marcas, além de cursos de extensão da Universidad Andres Bello (Chile) e na Santa Fe University (New México/USA). É colunista do site ENDEAVOR e do Portal Administradores.

Tópicos do Curso

Pós-Modernidade e Capitalismo Estético Marcas e a nova arena online: lógicas, novas dinâmicas digitais Marcas: historicidades, conceitos e seus elementos Pesquisa de mercado: , usos, tipos, formatos e insights Posicionamento de marca e construindo relevância: métodos e aplicação

Contexto

Entender as lógicas da MARCA e saber gerenciá-la no novo ambiente contemporâneo é um desafio cada vez mais complexo e que nos exige reflexões exaustivas. O mundo passa por transformações drásticas. E nesse mundo, as marcas serem verdadeiras, genuínas, autênticas e relevantes não é uma opção, é uma obrigação.

Marcas e a nova arena online: lógicas, novas dinâmicas digitais

Revolução Digital

Massimo di Felice se ancora numa perspectiva teórica que tendemos a relutar para aceitá-la, pois podemos classificar o termo “revolução” como algo muito exagerado para definir as transformações que presenciamos hoje no mundo por conta de como as pessoas estão se apropriando desses espaços comunicacionais chamados redes sociais. O professor Alex Primo da UFRGS é um dos que nos ajuda a desmistificar essa tal revolução que temos hoje, pois o uso desse termo faz com que acreditemos que o temos hoje nega o que veio antes

Arena Digital: lógicas e conceitos

Consideramos a internet como extensão do mercado, percebe-se que qualquer deslize discursivo nesta arena de relacionamento e negócios pode gerar resultados negativos cuja repercussão, a rigor, seria imprevisível.

Nova Arena Online: Cases – Parte 1

O advento da Internet possibilitou à sociedade contemporânea ultrapassar barreiras geográficas e constituir novas configurações comunicacionais. Surgem novos espaços cada vez mais potentes, ordenados pela cibercultura e que questionam os paradigmas da comunicação publicitária, no sentido de dar voz ao receptor, e com isso propagar suas ideias, interagir com seu emissor e escolher a que conteúdo ter acesso.

Nova Arena Online: Cases – Parte 2

O universo digital modificou profundamente a forma como as marcas interagem com seus consumidores. Nesse módulo entenda como isso afetou a maneira das marcas se comunicarem e estude casos práticos.

Marcas: historicidades, conceitos e seus elementos

Marcas: historicidades, conceitos e elementos

Nesse módulo entenderemos o universo das marcas e suas histórias, desvendando sua evolução, seus conceitos e os elementos que fazem parte desse universo.

Consumidores e Gestão de Crise

No mundo contemporâneo, marca é um dos ativos mais valorizados pelos mercados. Contudo, com o empoderamento da sociedade, as marcas ficaram mais frágeis e expostas: aumento da quantidade de crises de marca, aumento da comunicação entre consumidores e aumento da velocidade de troca de informação. Nesse cenário, estar preparado para a gestão de crise de marca pode fazer a diferença entre a sobrevivência e a morte do negócio.

Marca e Valor de Marca

A Millward Brown Vermeer é uma das várias empresas que calcula o valor da marca para suportar decisões de investimentos em comunicação, arquitetura de marcas dentre muitos outros. Mas principalmente para garantir que seu ativo mais valioso está sendo bem avaliado. Obviamente estas metodologias são complementares e nunca recomendamos que a empresa pare de monitorar a efetividade com modelos.

O que é Marca?

Quando olhamos para um logo da Coca-Cola, do símbolo da Nike, do ícone do Android ou até mesmo para o boneco gordinho da Michelin, às vezes esquecemos que aquilo representa uma organização. Na verdade, tudo isso são exemplos de elementos que compõem uma marca.

Elementos da Marca: Naming

Você já reparou que toda santa marca tem um nome? Claro! O nome é o principal elemento que identifica uma marca, seja ela qual for: Danone, Guaraná Jesus, Casas Bahia, Pampers, Facebook, entre outras milhares. Muito mais do que simplesmente identificar e comunicar o que representa, o nome da marca na contemporaneidade deve ter sonoridade, ser bonito de ver, de escrever, de digitar e gostoso de pronunciar, como é o caso de Häagen Dazs, uma marca de sorvetes de Nova York e que não significa nada. Já BlackBerry quer dizer amora em inglês e não tem nada a ver com celular, mas é gostoso de falar, ouvir e ler.

Elementos da Marca: Logotipo e Símbolo

Logotipo é a forma como se escreve ou a tipologia que se usa para escrever o nome da marca. E a escolha da fonte deve obedecer à essência de sua marca, ou seja, uma fonte mais chapada como Brastemp ou uma fonte e variações de cores que a Google usa, ou então algo mais caligráfico e rebuscado como é o caso da Coca-Cola.

Elementos da Marca: Embalagem

É a roupa da sua marca, é o invólucro que se elege para vestir um produto e sua marca. E quando falamos de embalagem, desde o material até o design escolhido, podemos dizer que também carrega potentes elementos de identidade e diferenciação de uma marca.

Elementos da Marca: Slogan, Mascotes e Celebridades

MASCOTE é aquele ser que representa a sua marca, como, por exemplo, o Ronald McDonald's; o Assolino, da Assolan; os Minus, da Minuano, ou então os três personagens do Blue Man Group, que representam a marca TIM.

Elementos da Marca: Registro de Marca

Tão importante quanto selecionar nomes, símbolos, logotipos, mascotes e embalagem para sua marca, a sua proteção legal é uma etapa de fundamental importância. Criou um nome para sua marca? Consulte sempre um advogado especialista no tema.

Brand Equity

O autor Joel Axelrod em 1992 definiu com perfeição o conceito de brand equity: "É a importância a mais que um consumidor paga para obter a sua marca preferida e não um produto parecido sem o nome de sua marca". Podemos dizer que a Diesel, por exemplo, tem um brand equity fantástico, pois quando alguém paga cerca de R$ 2 mil para ter uma calça jeans, a pessoa poderia comprar outra, fisicamente parecida, por módicos R$ 79,90.

Pesquisa de mercado: , usos, tipos, formatos e insights

Pós-Modernidade e Capitalismo Estético

Posicionamento de marca e construindo relevância: métodos e aplicação

Materiais
Professor

Marcos Hiller

Autor do livro BRANDING: A ARTE DE CONSTRUIR MARCAS. Sócio da HILLER Training & Consulting onde atende clientes como Volkswagen, Renault, Unimed, GS1, Banco do Brasil, Fujitsu. Palestrante internacional nas áreas de Branding, Cibercultura e demais temas inquietantes desse novo ecossistema digital que habitamos. Mestre em Comunicação e Práticas do Consumo pela ESPM, onde tem publicado diversos artigos em congressos nacionais e internacionais. Atua hoje como consultor na área de marcas e também como professor de diversos cursos de MBA e Pós-graduação pelo Brasil (FIA-USP, ECA-USP, FAAP). Reúne mais de 10 anos de experiência na indústria financeira, como Gerente de Marketing do BankBoston e como Coordenador de Comunicação do Grupo Santander Brasil. Formado em Marketing pela ESPM, tem um MBA em Gestão de Marcas, além de cursos de extensão da Universidad Andres Bello (Chile) e Santa Fe University (New México/USA). É colunista do Olhar Digital e do Portal Administradores.
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