A eficácia dos meios de comunicação tem a capacidade de explorar o desejo mais intrínseco das pessoas – o desejo de compartilhar. Cada pessoa compartilha por motivos diferentes. E você sabe quais são os gatilhos específicos da psique humana que motiva o compartilhamento? Se não sabe, deve saber. Porque isso pode ser muito útil para trabalhar o seu conteúdo da forma correta.

1. Validação social

Por mais que neguem, as pessoas têm um forte desejo de aprovação. Muitas vezes, costumam deixar essa necessidade de ser aceita ditar suas ações, opiniões e decisões. Não adianta criar um conteúdo interessante se não torná-lo fácil de ser compartilhado. Portanto, leve em conta os botões de compartilhamento claramente visíveis em todo o conteúdo que você publica.

2. Estímulo de emoções

Um estudo americano provou que 61% das pessoas compartilham coisas interessantes, 43% compartilham coisas engraçadas e 29% compartilham conteúdo exclusivo. Com base nessa pesquisa, leve em conta a criação de conteúdo reativo. Procure escrever o que pode desencadear emoções positivas e alta excitação nas pessoas. Certifique-se de que seus títulos evocam curiosidade e admiração. Assim, você terá um conteúdo atraente, memorável e compartilhável.

3. Valor prático

Outro estudo americano constatou que 94% das pessoas avaliam a utilidade do conteúdo antes de compartilhar. Uma das principais razões pelas quais elas compartilham é enriquecer as vidas dos outros. Por isso, é importante desenvolver um tipo de conteúdo que aborda especificamente as perguntas mais frequentes entre seu público-alvo. Isto ajudará a gerar mais tráfego orgânico nos motores de busca também.

4. Crenças e causas

As pessoas estão mais propensas a compartilhar conteúdos que ajudam elas a se definir aos outros. Elas compartilham o que espelha a sua imagem. Você deve possuir conteúdos que realmente ressoam o que seus leitores são. Por exemplo, se o seu público-alvo é composto por artistas visuais, as imagens criativas e inovadoras podem desencadear compartilhamento.

5. Estética

Procure organizar seu conteúdo de tal forma que ele seja fácil e bem apresentável para aumentar o envolvimento. Se os usuários se deparam com grandes blocos de texto, é provável quem eles não darão atenção. A estética visual é muito importante para ajudar as pessoas a compreenderem as informações facilmente. Quebre os grandes blocos de textos em parágrafos menores e divida-os em tópicos. Escolha uma fonte que torna o texto fácil de ler, de modo que as pessoas gastam tempo na compreensão da mensagem em vez de tentar ler as palavras.

Caso fique confuso com todas essas informações, lembre-se que as pessoas querem usar o seu conteúdo para melhorar a vida dos outros. Assim, o processo se torna mais fácil.