Para manter a base de clientes estável, que garante a sua empresa ser próspera, primeiro, entenda a pergunta: por que o seu cliente escolhe você entre a tantos outros no mercado? Ele deve ter achado você competente o suficiente para o seu negócio, então, metade do seu trabalho está feito. Agora, você tem que entregar mais do que o esperado. Um cliente satisfeito é um cliente muito satisfeito, realmente. Fornecer o serviço/produto é a sua obrigação. O que o torna diferente é a sua atitude para com o cliente durante o serviço. Aqui estão algumas qualidades que, quando integradas com o seu serviço, podem satisfazer melhor os seus clientes:

Surpreenda-os

Atender às necessidades do seu cliente é o seu trabalho. Relacione-se com eles. Discuta ideias e projetos com o seu cliente para fazê-lo sentir que você está trabalhando com ele, em vez de trabalhar para eles. Seja um bom ouvinte, que recorda os acontecimentos que os tornaram felizes e os que lhes têm desapontado. Toque na psicologia do seu cliente. Compreendê-los.

Torne-se disponível

Fique atento à sua correspondência. Esteja sempre disponível para o seu cliente, porque ele pode ter uma consulta ou um problema a qualquer hora do dia. Um procedimento de contato complexo é um aborrecimento desnecessário para eles. Manter o cliente uma prioridade irá satisfazê-lo e estabelecer uma órbita para girar ao redor. O cliente espera que você seja compassivo, e não um robô que fala e tenta captá-lo o mais rápido possível. Esforce-se para ser cooperativo e humano. Garanto-lhes que o seu problema é sua preocupação. Aqui estão as cinco crenças dos clientes que você deve seguir:

1. Um cliente é o visitante mais importante nas nossas páginas.

2. Ele não depende de nós inteiramente; somos dependentes dele também.

3. Ele não é uma interrupção no trabalho, ao contrário, ele é o propósito por trás dele.

4. Ele não é um estranho ao nosso negócio, em vez disso, ele é uma parte dele.

5. Nós não estamos fazendo um favor ao servi-lo, ele está nos fazendo um favor, dando-nos a oportunidade de servi-lo.

O objetivo de qualquer negócio é trazer o máximo de retorno. Mas nunca tome por garantido a satisfação do cliente, sem o objetivo final não ser alcançado. Você nunca deve considerar o cliente como um objeto que traz valor com ele. Em vez disso, leve-o como uma oportunidade que vai espalhar positividade quando ele está satisfeito com os seus serviços. Como costuma dizer um ditado: “Um cliente satisfeito é a melhor propaganda”.