Como adicionar tamanho de imagem no WordPress

Publicado em 25/04/2016 às 16:32

Sempre que você faz o upload de uma imagem no WordPress, ele tenta salvar essa mesma imagem em 3 tamanhos diferentes: miniatura (thumbnail), médio (medium) e grande (large). Em alguns casos esses tamanhos não são o suficiente para o seu site. É necessário criar um novo tamanho de imagem no WordPress, seja pelo tamanho em si ou pelo “crop” (corte). Para alterar a largura / altura dos tamanhos citados, vá em “Configurações” e, em seguida, “Mídia”.

Configurações de mídia no WordPress

O que é “crop”?

Crop é o corte da imagem. Quando essa opção está ativada, ao invés de tentar redimensionar a imagem proporcionalmente para o tamanho escolhido, ele redimensiona a imagem e a corta para que ela tenha exatamente o tamanho especificado.

Imagem de um celular com aplicativo do Facebook

A imagem acima possui o tamanho de 694×463. Veja abaixo duas versões dessa mesma imagem, uma normal e outra com “crop” usando o tamanho de imagem de 300×300:

Imagem com tamanho médio padrão do WordPress.

Imagem sem “crop”: 300×200

Imagem com tamanho médio (com crop).

Imagem com “crop”: 300×300

Como a primeira imagem não tem “crop”, ela foi ajustada para não ultrapassar o tamanho configurado. Os tamanhos padrão do WordPress não possuem “crop”.

Adicionando um tamanho de imagem no WordPress

Essa é a estrutura do código para adicionar um tamanho de imagem:

$nome (texto): nome que vai identificar o tamanho da imagem (esse nome será usado no código para pegar a imagem no tamanho correto);

$largura (número): largura da imagem;

$altura (número): altura da imagem;

$crop (true/false ou array): há duas formas de ativar o “crop”. Você pode use “true” para que ele faça o “crop”automático (centraliza a imagem no corte), ou uma array (em inglês) indicando onde será o crop (segundo exemplo). Para não usar essa opção, deixe o campo em branco ou escreva “false”.

Digite o código no arquivo “functions.php” do seu tema para criar um tamanho de imagem.

Você pode ver a documentação no site:

https://developer.wordpress.org/reference/functions/add_image_size/.

Exemplo de código para imagem com tamanho 300×300 e “crop”normal:

Exemplo de código para imagem com tamanho 150×250 com”crop” no do lado esquerdo no topo:

Para usar o tamanho criado, no código onde você puxa a imagem, é necessário especificar o nome do tamanho que você criou. Exemplo de código para puxar a imagem em destaque para o tamanho “thumbnail_crop”:

Lembrando que o WordPress só vai cortar as imagens no tamanho especificado que forem adicionadas depois que você inseriu o código. É necessário redimensionar as imagens postadas anteriormente.

Redimensionando as imagens

Para redimensionar as imagens, nós vamos usar o plugin Force Regenerator Thumbnails. Após instalar o plugin, vá em “Ferramentas” e clique em “Force Regenerator Thumbnails”. Na página de configuração, clique no botão “Regenerate All Thumbnails” que ele fará o corte nos tamanhos especificados de todas as fotos.

Configuração do Force Regenerator Thumbnails

Comentários

16/01/18 às 16:33

@camachosa:disqus pode ser que seu tema esteja configurado para exibir nesse tamanho. Veja se no seu tema existe alguma forma de mudar essa configuração, se não existir, possivelmente você terá que alterar diretamente no tema filho.

ludyamano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *