Como anunciar com Instagram Ads – Guia Completo

Publicado em 18/10/2015 às 17:04

 

Diversas pessoas já tem utilizado o Facebook Ads para gerar mais resultados e agora também poderão utilizar o Instagram Ads.

Recentemente o Facebook liberou o acesso aos anúncios do Instagram para o mundo todo. No início esta opção estava disponível apenas para grandes marcas, com grandes verbas e agora está acessível para qualquer empresa, inclusive as pequenas e médias. Os novos formatos para Instagram estão disponíveis na ferramenta Facebook Power Editor.

Abaixo vou mostrar o passo-a-passo para montar a sua campanha e criar seu anúncio no Instagram.

 

1) Configure seu Facebook Business Manager

Apesar desta ser a primeira etapa, ela não é obrigatória. Atualmente, também é possível criar anúncios para o Instagram sem ter configurado o Business Manager (com algumas diferenças, leia as Dúvidas Comuns ao final desta página). Particularmente, eu recomendo a configuração do Business Manager por uma série de fatores, como facilidade no gerenciamento por exemplo.

O Business Manager oferece uma série de facilidades para gerenciar recursos de publicidade. Você pode gerenciar:  acesso de funcionários e agências, páginas, contas de anunciante e muito mais. Tudo isso em um único lugar.

Caso você já tenha configurado sua conta no BM (Business Manager) pule para a etapa 2.

Para configurar o BM, acesse o site do Facebook Business Manager.

Configurando o Facebook Business Manager

Configurando o Facebook Business Manager

Em seguida cadastre-se utilizando o botão “Introdução” ao final da página.

Criando conta no Facebook Business Manager

Faça o login em sua conta do Facebook e siga o passo-a-passo (instruções na tela).

Para concluir a configuração você vai precisar de:

  • uma Página do Facebook (principal): você deve ser o administrador dessa página
  • informações comerciais: nº das contas de anúncios e nomes das páginas que deseja adicionar ao BM
  • e-mails: endereços de e-mail dos funcionários que deseja dar acesso ao BM

 

2) Associe sua conta do Instagram

No BM acesse (do lado esquerdo) o menu Configurações > Contas do Instagram e clique em “Reivindicar nova conta do Instagram”.

Configurando o Instagram no Business Manager

Uma nova tela irá surgir. Inclua as credenciais do seu usuário do Instagram (usuário/senha).

Insira as Credenciais do Instagram

Na próxima etapa basta informar quais Contas de Anúncio poderão utilizar essa conta de Instagram para anunciar.

Associando Instagram a uma Conta de Anúncio

 

3) Crie sua campanha no Power Editor

Agora o que precisamos é acessar o Power Editor e criar nossa campanha.

Acesse o dashboard do BM clicando no nome da sua conta (canto superior esquerdo, ao lado do logo do FB) e em seguida clique sobre a conta de anúncio que deseja gerenciar.

Em sua Conta de Anúncio, no menu superior, acesso o Power Editor.

IMPORTANTE: você deve utilizar o navegador Google Chrome para poder utilizar o Power Editor.

Crie uma nova campanha (lado esquerdo – botão “+ Criar campanha”) e uma nova tela de opções vai surgir.

Dê um nome para sua campanha e escolha o tipo. Atualmente 3 tipos de campanhas são compatíveis com o Instagram:

  • Cliques no site
  • Instalações do aplicativo móvel
  • Visualizações do vídeo

Selecione o Tipo de Campanha

 

4) Escolha o Instagram no Posicionamento

Uma vez criados Campanha/Grupo de anúncios/Anúncio você deve acessar e editar seu grupo de anúncio como faria ao criar um anúncio para o Facebook Ads.

Após escolher o tipo de campanha, defina as configurações do seu Grupo de anúncios: orçamento, programação, público e então chegará em posicionamento.

OBS: a segmentação é realizada da mesma maneira que no FB Ads, portanto você pode continuar utilizando os mesmos recursos do Facebook, incluindo: públicos salvos, personalizados e lookalike também.

Desta vez você vai notar que em Posicionamento, existe uma nova opção: Instagram!

Novo Posicionamento: Instagram

Marque esta opção para que seu anúncio apareça no Instagram. Lembre-se que os anúncios do Instagram vão aparecer apenas em dispositivos móveis, ou seja, eles não vão aparecer na versão desktop.

 

5) Crie o anúncio

Após configurar seu Grupo de Anúncios, você deve configurar seu anúncio. Neste momento, você deve escolher a Página do Facebook que será associada ao anúncio e em seguida verá uma nova opção Conta do Instagram.

Nesta caixa de seleção aparecerão como opções todas as contas de Instagram que você associou a essa Conta de Anúncios. Selecione a conta desejada.

OBS: também é possível criar anúncios para o Instagram sem possuir uma conta no Instagram, Veja as Dúvidas Comuns mais abaixo.

Selecione uma Conta do Instagram

Escolha o tipo de anúncio que você deseja utilizar e adicione as informações do seu anúncio: URL de destino, texto, foto ou vídeo e call-to-action.

Nota: até o momento em que publiquei esse tutorial o formato carrossel não estava disponível na minha conta.

Criando o Anúncio do Instagram

Formatação do anúncio: campos e limites de caracteres

  • URL do site: url para qual o usuário será direcionado ao clicar em seu anúncio
  • Texto: texto anúncio, não pode ultrapassar 300 caracteres
  • Imagem: pode ser quadrada ou retangular, não deve conter mais de 20% de texto.
  • Chamada para ação: (opcional) botão incentivo para o usuário

As especificações de cada anúncio variam de acordo com o objetivo que escolheu para sua campanha. Veja abaixo as especificações para cada tipo de objetivo:

No caso do objetivo Cliques no site seu anúncio terá uma anatomia similar a essa:

Anatomia do anúncio Instagram

Por fim, determine as opções de rastreamento.

Tags de URL: é importante que você utilize algum método de rastreamento de origem em suas campanhas. Uma das formas mais comuns é utilizar as tags  do Criador de URLs do Google Analytics para “taguear” seus links e assim monitorar o comportamento das visitas originárias da sua campanha dentro do seu site.

Monitoramento de conversão: escolha a forma como deseja acompanhar as conversões dentro da plataforma do facebook. Utilize o pixel do Facebook ou um pixel de conversão específico.

Rastreamento de anúncios Instagram

Após concluir sua campanha, basta enviar sua nova campanha clicando no botão verde “Carregar alterações” (canto superior) e aguardar sua aprovação e veiculação.

Aprovação: pode levar algumas horas até o Instagram/Facebook aprovar seu anúncio. Antes de enviar para aprovação é importante que você confira se sua campanha está de acordo com todas as especificações listadas acima (de acordo com seu objetivo).

Reprovação: caso seu anúncio tenha sido reprovado tente entender as razões pelas quais ele não foi aprovado. Confira novamente se ele está de acordo com todas as especificações e políticas de publicidade. O Instagram recomenda que você siga as Políticas de Publicidade do próprio Facebook.

 

6) Monitore e otimize

Assim que seu anúncio for publicado você pode acompanhar seu desempenho utilizando o próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Caso o desempenho esteja abaixo do esperado você pode revisar os seguintes itens:

  • Segmentação da sua campanha
  • A imagem/vídeo do seu anúncio

Gerenciando comentários

Gerenciar os comentários dos usuários em sua publicação é muito importante. Para ter acesso ao anúncio e poder gerenciar (visualizar/remover/responder) você deve acessar o seu anúncio pelo Gerenciador de Anúncios e clicar no ícone do “olho”.

Como visualizar o anúncio do Instagram

Em seguida clique no link abaixo do seu anúncio:

Link da publicação do anúncio Instagram

Você será direcionado para o site do Instagram. Faça o login na conta para a qual está anunciando e pronto. Você já é capaz de gerenciar os comentários.

anuncio-instagram-gerenciador


Formatos de Anúncio

Abaixo você encontra exemplos dos formatos de anúncios existentes no Instagram.

Formatos de anúncio no Instagram


Dúvidas comuns

Preciso ter uma conta do Instagram para veicular anúncios no Instagram?
Não. Embora seja altamente recomendado que você tenha uma conta no Instagram, também é possível anunciar sem possuir uma conta. Ao criar seu anúncio sem possuir uma conta você deve saber que:

  • Ao exibir seu anúncio no Instagram, o nome e a imagem de usuário utilizarão as informações da sua página no Facebook.
  • IMPORTANTE: você não poderá responder aos comentários em seu anúncio.
  • O nome de usuário não será clicável (ficará cinza, ao invés de azul) e caso o nome da sua Página do Facebook exceda o limite de caracteres ele será “cortado” e no final será incluído “…”.

 

Posso impulsionar uma publicação já existente do Instagram?
Não. Até o momento em que escrevo esse tutorial esse recurso ainda não existe.

 

Existe algum Guia oficial do Instagram sobre sua ferramenta de publicidade?
Sim. Você pode encontrá-la neste link.


 

Obrigado pela visita!

Espero ter ajudado! Se gostou do tutorial, tem alguma sugestão, encontrou algum erro ou informação desatualizada: por favor deixe um comentário ;)