Como anunciar com Instagram Ads – Guia Completo

Publicado em 18/10/2015 às 17:04

 

Diversas pessoas já tem utilizado o Facebook Ads para gerar mais resultados e agora também poderão utilizar o Instagram Ads.

Recentemente o Facebook liberou o acesso aos anúncios do Instagram para o mundo todo. No início esta opção estava disponível apenas para grandes marcas, com grandes verbas e agora está acessível para qualquer empresa, inclusive as pequenas e médias. Os novos formatos para Instagram estão disponíveis na ferramenta Facebook Power Editor.

Abaixo vou mostrar o passo-a-passo para montar a sua campanha e criar seu anúncio no Instagram.

 

1) Configure seu Facebook Business Manager

Apesar desta ser a primeira etapa, ela não é obrigatória. Atualmente, também é possível criar anúncios para o Instagram sem ter configurado o Business Manager (com algumas diferenças, leia as Dúvidas Comuns ao final desta página). Particularmente, eu recomendo a configuração do Business Manager por uma série de fatores, como facilidade no gerenciamento por exemplo.

O Business Manager oferece uma série de facilidades para gerenciar recursos de publicidade. Você pode gerenciar:  acesso de funcionários e agências, páginas, contas de anunciante e muito mais. Tudo isso em um único lugar.

Caso você já tenha configurado sua conta no BM (Business Manager) pule para a etapa 2.

Para configurar o BM, acesse o site do Facebook Business Manager.

Configurando o Facebook Business Manager

Configurando o Facebook Business Manager

Em seguida cadastre-se utilizando o botão “Introdução” ao final da página.

Criando conta no Facebook Business Manager

Faça o login em sua conta do Facebook e siga o passo-a-passo (instruções na tela).

Para concluir a configuração você vai precisar de:

  • uma Página do Facebook (principal): você deve ser o administrador dessa página
  • informações comerciais: nº das contas de anúncios e nomes das páginas que deseja adicionar ao BM
  • e-mails: endereços de e-mail dos funcionários que deseja dar acesso ao BM

 

2) Associe sua conta do Instagram

No BM acesse (do lado esquerdo) o menu Configurações > Contas do Instagram e clique em “Reivindicar nova conta do Instagram”.

Configurando o Instagram no Business Manager

Uma nova tela irá surgir. Inclua as credenciais do seu usuário do Instagram (usuário/senha).

Insira as Credenciais do Instagram

Na próxima etapa basta informar quais Contas de Anúncio poderão utilizar essa conta de Instagram para anunciar.

Associando Instagram a uma Conta de Anúncio

 

3) Crie sua campanha no Power Editor

Agora o que precisamos é acessar o Power Editor e criar nossa campanha.

Acesse o dashboard do BM clicando no nome da sua conta (canto superior esquerdo, ao lado do logo do FB) e em seguida clique sobre a conta de anúncio que deseja gerenciar.

Em sua Conta de Anúncio, no menu superior, acesso o Power Editor.

IMPORTANTE: você deve utilizar o navegador Google Chrome para poder utilizar o Power Editor.

Crie uma nova campanha (lado esquerdo – botão “+ Criar campanha”) e uma nova tela de opções vai surgir.

Dê um nome para sua campanha e escolha o tipo. Atualmente 3 tipos de campanhas são compatíveis com o Instagram:

  • Cliques no site
  • Instalações do aplicativo móvel
  • Visualizações do vídeo

Selecione o Tipo de Campanha

 

4) Escolha o Instagram no Posicionamento

Uma vez criados Campanha/Grupo de anúncios/Anúncio você deve acessar e editar seu grupo de anúncio como faria ao criar um anúncio para o Facebook Ads.

Após escolher o tipo de campanha, defina as configurações do seu Grupo de anúncios: orçamento, programação, público e então chegará em posicionamento.

OBS: a segmentação é realizada da mesma maneira que no FB Ads, portanto você pode continuar utilizando os mesmos recursos do Facebook, incluindo: públicos salvos, personalizados e lookalike também.

Desta vez você vai notar que em Posicionamento, existe uma nova opção: Instagram!

Novo Posicionamento: Instagram

Marque esta opção para que seu anúncio apareça no Instagram. Lembre-se que os anúncios do Instagram vão aparecer apenas em dispositivos móveis, ou seja, eles não vão aparecer na versão desktop.

 

5) Crie o anúncio

Após configurar seu Grupo de Anúncios, você deve configurar seu anúncio. Neste momento, você deve escolher a Página do Facebook que será associada ao anúncio e em seguida verá uma nova opção Conta do Instagram.

Nesta caixa de seleção aparecerão como opções todas as contas de Instagram que você associou a essa Conta de Anúncios. Selecione a conta desejada.

OBS: também é possível criar anúncios para o Instagram sem possuir uma conta no Instagram, Veja as Dúvidas Comuns mais abaixo.

Selecione uma Conta do Instagram

Escolha o tipo de anúncio que você deseja utilizar e adicione as informações do seu anúncio: URL de destino, texto, foto ou vídeo e call-to-action.

Nota: até o momento em que publiquei esse tutorial o formato carrossel não estava disponível na minha conta.

Criando o Anúncio do Instagram

Formatação do anúncio: campos e limites de caracteres

  • URL do site: url para qual o usuário será direcionado ao clicar em seu anúncio
  • Texto: texto anúncio, não pode ultrapassar 300 caracteres
  • Imagem: pode ser quadrada ou retangular, não deve conter mais de 20% de texto.
  • Chamada para ação: (opcional) botão incentivo para o usuário

As especificações de cada anúncio variam de acordo com o objetivo que escolheu para sua campanha. Veja abaixo as especificações para cada tipo de objetivo:

No caso do objetivo Cliques no site seu anúncio terá uma anatomia similar a essa:

Anatomia do anúncio Instagram

Por fim, determine as opções de rastreamento.

Tags de URL: é importante que você utilize algum método de rastreamento de origem em suas campanhas. Uma das formas mais comuns é utilizar as tags  do Criador de URLs do Google Analytics para “taguear” seus links e assim monitorar o comportamento das visitas originárias da sua campanha dentro do seu site.

Monitoramento de conversão: escolha a forma como deseja acompanhar as conversões dentro da plataforma do facebook. Utilize o pixel do Facebook ou um pixel de conversão específico.

Rastreamento de anúncios Instagram

Após concluir sua campanha, basta enviar sua nova campanha clicando no botão verde “Carregar alterações” (canto superior) e aguardar sua aprovação e veiculação.

Aprovação: pode levar algumas horas até o Instagram/Facebook aprovar seu anúncio. Antes de enviar para aprovação é importante que você confira se sua campanha está de acordo com todas as especificações listadas acima (de acordo com seu objetivo).

Reprovação: caso seu anúncio tenha sido reprovado tente entender as razões pelas quais ele não foi aprovado. Confira novamente se ele está de acordo com todas as especificações e políticas de publicidade. O Instagram recomenda que você siga as Políticas de Publicidade do próprio Facebook.

 

6) Monitore e otimize

Assim que seu anúncio for publicado você pode acompanhar seu desempenho utilizando o próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Caso o desempenho esteja abaixo do esperado você pode revisar os seguintes itens:

  • Segmentação da sua campanha
  • A imagem/vídeo do seu anúncio

Gerenciando comentários

Gerenciar os comentários dos usuários em sua publicação é muito importante. Para ter acesso ao anúncio e poder gerenciar (visualizar/remover/responder) você deve acessar o seu anúncio pelo Gerenciador de Anúncios e clicar no ícone do “olho”.

Como visualizar o anúncio do Instagram

Em seguida clique no link abaixo do seu anúncio:

Link da publicação do anúncio Instagram

Você será direcionado para o site do Instagram. Faça o login na conta para a qual está anunciando e pronto. Você já é capaz de gerenciar os comentários.

anuncio-instagram-gerenciador


Formatos de Anúncio

Abaixo você encontra exemplos dos formatos de anúncios existentes no Instagram.

Formatos de anúncio no Instagram


Dúvidas comuns

Preciso ter uma conta do Instagram para veicular anúncios no Instagram?
Não. Embora seja altamente recomendado que você tenha uma conta no Instagram, também é possível anunciar sem possuir uma conta. Ao criar seu anúncio sem possuir uma conta você deve saber que:

  • Ao exibir seu anúncio no Instagram, o nome e a imagem de usuário utilizarão as informações da sua página no Facebook.
  • IMPORTANTE: você não poderá responder aos comentários em seu anúncio.
  • O nome de usuário não será clicável (ficará cinza, ao invés de azul) e caso o nome da sua Página do Facebook exceda o limite de caracteres ele será “cortado” e no final será incluído “…”.

 

Posso impulsionar uma publicação já existente do Instagram?
Não. Até o momento em que escrevo esse tutorial esse recurso ainda não existe.

 

Existe algum Guia oficial do Instagram sobre sua ferramenta de publicidade?
Sim. Você pode encontrá-la neste link.


 

Obrigado pela visita!

Espero ter ajudado! Se gostou do tutorial, tem alguma sugestão, encontrou algum erro ou informação desatualizada: por favor deixe um comentário ;)

  • Camila Siqueira

    Boa tarde Ludy, Tudo bem??

    Espero que sim, estou assistindo sua aula sobre como anunciar no instagram, (Parabéns muito boa por sinal) e estou criando o business facebook, mas eu já tenho campanhas ativas e formas de pagamento cadastradas da minha empresa que gerencio pelo meu perfil pessoal como faço pra trazer essas campanhas e configurações para o business? Tentei pela opção Revindicar, com o número que peguei no lugar indicado na imagem 1 abaixo, mas aparece a mensagem da imagem 2 abaixo…..
    Desde já agradeço imensamente…

    • ludyamano

      @disqus_iuDwpBuH5h:disqus aqui você encontra o passo-a-passo para reivindicar a conta de anúncios no seu Business Manager: https://www.facebook.com/help/1421678934721028

      E aqui o link de como encontrar o ID da conta: https://www.facebook.com/help/1492627900875762

      É importante lembrar que você deve ser administradora da conta de anúncios e que esta conta não pode pertencer a outro Business Manager.

      • Camila Siqueira

        Segui, todos os passos e continua dando o mesmo erro! Como desativo o Business? Pra voltar tudo como era antes?

        • ludyamano

          Pelo que vi no seu print me parece que você não tem acesso administrativo na conta que está tentando adicionar. A mensagem de erro que aparece em sua tela é “Permission error”.

          Você checou se o seu acesso à Conta de Anúncios é de Administradora?

          Não basta ser Administradora da Página, você deve ser Administradora da Conta de Anúncios.

  • Gabriela Bepler

    Ludy, tudo bem? Então, eu sempre vejo o seu vídeo quando tenho dúvidas na hora de fazer o anúncio, inclusive já fiz alguns. Agora, surgiu um problema, não aparece nenhuma opção de veiculação no Instagram, parece estar bloqueado. Já tentei entrar em contato com o facebook mas também não me ajudaram, você consegue identificar esse problema? Devo ter feito algo ao contrário e não aparece?

    • ludyamano

      @Gabriela o posicionamento do Instagram aparece apenas para as campanhas com objetivos: clique no site, download de aplicativo e visualização de vídeo. Você está utilizando campanhas com algum destes objetivos?

      Outra coisa: o posicionamento só aparece nos formatos leilão e alcance/frequência. Se estiver usando preço fixo ele não aparece.

  • Pingback: 10 coisas que você precisa pensar antes de criar uma loja virtual | Mirago()

  • Ana Monteiro

    Oi, Ludy! Adorei o vídeo, muito informativo e me mostrou como o gerenciador evoluiu desde que me desencantei com a Facebook. Minha dúvida é a seguinte: vale para os anúncios no Instagram a mesma regra que limita em 20% a quantidade de texto numa imagem?

    • ludyamano

      Oi @disqus_5tNdGDd3vt:disqus, sim a mesma regra é válida. Portanto o texto em seu criativo deve se restringir a 20% do tamanho total da imagem. Neste link você pode encontrar mais detalhes sobre essa e diversas outras questões: https://www.facebook.com/business/ads-guide/?tab0=Instagram

  • Flávia

    Ludy, eu sou administradora de 3 páginas. Dá para colocar as 3 páginas no Business Facebook? Como faz? Onde clica?

    • ludyamano

      Sim Flávia, porém o ideal é que cada cliente tenha o seu próprio Business Manager (Gerenciador de Negócios) e dê acesso a você, ou te adicione como parceiro. Você pode ver os detalhes de como fazer isso aqui: https://business.facebook.com/faq

  • Marcus Cordeiro

    Ludy, top a explicação e vídeo. Se eu for fazer anúncios para uma outra pessoa/empresa. Tenho que reivindicar a conta do instagram dela, certo? E nesse caso teria que solicitar o usuário e senha? abs

    • ludyamano

      Oi @disqus_HRtXdwoRqA:disqus obrigado! Você não precisa solicitar o usuário/senha dela. Ela pode cadastrar a conta do Insta direto no Business Manager dela (associando a uma conta de anúncios) e te dar acesso a ela, sem que você fique sabendo o login/senha do IG dela.

  • Kellen Greice

    olá! gostei bastante da orientação do vídeo, segui passo a passo, mais não estou conseguindo finalizar, está dando erro na confirmação do carregamento em anuncio. O que pode estar ocorrendo

    • ludyamano

      @kellengreice:disqus você consegue dar mais detalhes do erro que está apresentando? Que mensagem aparece pra você?

  • Muito bom Ludy… parabéns ….

  • Joel Zanella

    @@ludyamano:disqus fera demais, estava me torturando e seu vídeo foi perfeito, obrigado ! tenho uma dúvida se for possivel me ajudar, quanto ao valor de investimento que se coloca no anúncio, ex : coloquei R$ 60,00, e deixei a opção conforme seu vídeo, por clique no site, a dúvida que tenho é que fora o meu valor pré estipulado de R$ 60,00 tenho mais o valor de cada clique feito ou não ! valeuuuu

    • ludyamano

      @joelzanella:disqus R$60 é verba destinada para o conjunto de anúncios, os valores pagos nos cliques serão abatidos desse valor até que atinja o limite de R$60 que você estipulou.

  • Muitíssimo obrigada! :)

  • Muito legal o seu tutorial sobre anúncios no Instagram.

  • eduardo

    Ludy,
    Muito bom seu tutorial!
    Fiquei apenas com uma dúvida em relação ao custo.
    Pelo que entendi o valor será estipulado pela pessoa e o aplicativo irá realizar as publicações condizentes com o valor. É isso mesmo? Tem algum modo de saber a relação entre o valor e a quantidade de publicações?

    • Ludy Amano

      Eduardo, você configura o valor por Conjunto de anúncio. Dentre desse conjunto você adiciona os anúncios/publicações que deseja promover. Sendo assim, ao configurar o orçamento do Conjunto de anúncios você tem a opção de definir uma verba diária ou uma verba vitalícia (consome até acabar o prazo ou a verba). O montante total que você vai gastar vai depender de duas coisas: a forma de aplicação do seu orçamento (diária/vitalícia) e do período que será veiculado.

  • Simone

    Bom dia Ludy.
    Assisti ao vídeo acima que ensina a anunciar no instagram e consegui montar a campanha conforme você ensina no vídeo. Mas na última parte, que você clica em “Carregar Campanha” não consigo, porque o meu não tem esse botão.
    Eu estou como administradora, coloquei a forma de pagamento, mas mesmo assim não aparece esse botão.
    O que eu faço? :(

    • Ludy Amano

      Simone, você está utilizando o Power Editor ou está fazendo diretamente do Gerenciador de Anúncios?

  • Oi Ludy, boa tarde!
    Quando vou fazer o pedido do anúncio dá o seguinte erro “object_story_spec param is invalid: Object story spec is ill formed. Maybe missing Page ID or creative details.” pesquisando achei que é porque porque é preciso criar ou definir uma página. Isso procede? No power editor não dá pra atribuir há uma página existente. Somos obrigados a criar um página para anunciar, mesmo que desative os anúncios nos feeds de notícia?

    • Ludy Amano

      Rodrigo, não tenho certeza se entendi sua dúvida mas vou tentar responder. Sim, você precisa ter uma página para criar o anúncio e você precisa (opcional) selecionar sua conta do Instagram no momento de criar o anúncio.

  • Juliana

    Olaaa Ludy…adorei o vídeo! Muito esclarecedor!
    Mas tenho uma dúvida, após fazer todos os passos no business manager de cadastro, a minha página que cadastrei, agora não aparece mais para mim no Facebook pelo computador e nem pelo app…sendo que antes a minha página aparecia logo embaixo da foto do perfil!!!
    Agora para acessar minha página eu preciso fazer pelo app pages…
    O que pode ter ocorrido?! Poderia por favor me ajudar?!

  • Juliana

    Olaaa Ludy…tenho mais uma pergunta! É possível fazer o anúncio no instagram sem que a minha loja possua um site ainda?! Meu site ainda está em construção e gostaria de anunciar no momento direcionando o público para a página do instagram e não para o site!!

    • Ludy Amano

      Juliana, nunca tentei anunciar com o link do perfil do Instagram mas acredito que não seja possível ainda (veja aqui). Porém, a plataforma vem recebendo constantes atualizações, veja se consegue, e se possível depois volte aqui para compartilhar se deu certo ;)

  • Oi Ludy, boa tarde!
    Tenho a página e tenho o perfil. O que ocorre é que o Power Editor não deixa vincular a conta que já existe. Porque isso acontece?

  • Juliana

    Agradeço a resposta! Muito obrigada

  • Michel

    Ludy, parabéns pelo vídeo, o mais didático que já assisti. Estou com algumas dúvidas sobre as formas de pagamento. Primeira: existe a opção de boleto bancário para anunciar no Instagram? Segunda: Eu posso pagar alguns anúncios via cartão de crédito e outros via boleto bancário (caso essa seja uma opção) ou uma vez escolhida uma forma de pagamento todas as campanhas devem ser pagas da mesma forma? Obrigado!

    • Ludy Amano

      Michel, por enquanto a opção de pagamento no boleto existe apenas para investimento maiores (creio que acima de 15 ou 20 mil, não tenho certeza). De qualquer forma, ao utilizar o cartão você pode delimitar os orçamentos de suas campanhas ou então no nível co conjunto de anúncios utilizando um orçamento vitalício, ao invés de orçamento diário.

  • Michel

    Valeu! Muito Obrigado!

  • Isabelle Eugênia Fabiano

    Bom dia Ludy ! Eu fiz o passo a passo igual no video, porem estou tendo dificuldade na hora de criar o anúncio, apareci do lado direito da tela ” revisar 3″ e quando aperto para revisar assim que termino da um erro no anúncio e fica ” revisar 1 ” ja fiz e refiz varias vezes e sempre aparece a msm coisa,
    e aparece esse recado quando vou ver detalhes “The advert is bidding on link clicks but the creative does not have a call-to-action button: The advert bids on link clicks. But the creative of the advert does not have a call-to-action button. However, link adverts are allowed. (#1815268) ” como pode me ajudar ?

    • Ludy Amano

      Isabelle, pelo erro que descreveu o problema parece estar em seu anúncio. Você escolheu um Call-to-action (botão) pra ele?

  • Jéssica Martins

    Bom Dia Ludy, tudo bem?
    Me tire uma dúvida, porque quando anuncio uma publicação do Instagram no gerenciador de negócios, ele não aparece no meu insta? Digamos que ele não fica registrado na minha Time Line do insta.

  • Cássio Sampaio

    Ludy, vc tem noticias das novas ferramentas de publicação do instagram que serão feitas no próprio aplicativo do instagram, sem ter necessidade do Power Editor?

    • ludyamano

      @cssiosampaio:disqus não me lembro deles terem se pronunciado sobre isso. No blog deles (http://blog.business.instagram.com/) não encontrei nada a respeito. Você pode fazer os anúncios do próprio Gerenciador de Anúncios, não necessariamente do Power Editor. Essa nova ferramenta seria apenas para publicações ou para ads também?