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Aprender a Aprender

Aprender a Aprender

Entenda nesta aula a importância do aprender a aprender. Para trabalhar com marketing digital essa é uma característica fundamental. Confira nesta aula algumas técnicas que você pode utilizar para melhorar seu processo de aprendizado.
aprendendo a aprender

O “Aprender a Aprender” é uma competência essencial para quem deseja trabalhar com Marketing Digital. Não somente nessa área, é verdade, mas você deve ter em seu DNA essa fome pelo conhecimento. Este é um fator fundamental para quem quer, de fato, aprender Marketing Digital e alcançar resultados expressivos no segmento, sendo bem-sucedido (a).

Como o cenário do marketing está em constante evolução, mudando sempre, quem pretende ser um bom profissional da área obrigatoriamente precisa acompanhar esta evolução, tendo curiosidade, indo atrás, estudando, se atualizando com um novo curso de Marketing Digital, etc.

Em resumo: o profissional diferenciado está sempre aprendendo a aprender Marketing Digital.

Há algumas técnicas que irão ajudar você neste sentido, e que iremos abordar a seguir, confira.

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender. (Alvin Toffler)”

Esta frase de Alvin Toffler diz muito sobre como fazer Marketing Digital. Afinal, a todo instante somos submetidos a aprender algo novo, desaprender e fazer de outra forma, reaprendendo, e assim incessantemente.

Deixar velhos paradigmas para trás e se reinventar são a tônica de quem quer, de fato, trabalhar nesta área. O problema é que muitas vezes esse modo de “aprendendo a aprender” não foi estimulado e desenvolvido em você.

Você aprendeu a aprender?

Esse é um problema que se origina na escola (por onde todos nós passamos bons anos de nossa vida). E ali, em maior ou menor grau, fomos ensinados a “estudar-para-passar-na-prova”, o que é muito diferente de aprender de verdade.

Infelizmente repetimos esse padrão em algumas áreas de nossa vida, mesmo já adultos, o que nos afasta de um postura necessária para evoluir profissionalmente.

Quem não de identifica com esta postura, que implica em estudo constante, em curiosidade de saber como as coisas funcionam, em estar antenado com as novidades do setor, talvez o Marketing Digital não seja o lugar certo.

Cabeça aberta sempre é um dos lemas para aprender Marketing Digital, afinal, é um processo ininterrupto.

Dicas para aprender a aprender com maior eficiência

Barbara Oakley, professora da Oakland University e estudiosa em práticas de aprendizado, em sua palestra/curso ‘Aprendendo a aprender’, traz algumas dicas essenciais para otimizar o estudo, especialmente em Marketing Digital:

dicas para aprender

#1 – Focado e desfocado

O cérebro humano é extremamente complexo, mas de forma resumida, ele nos permite aprender tanto no modo focado (quando sua atenção está toda direcionada a solucionar alguma questão), quanto no modo desfocado (quando você “esquece” um pouco do problema pelo qual estava focado anteriormente e vai fazer outra coisa).

O modo desfocado é importante na medida em que ele te ajuda, muitas vezes, a olhar o problema de um jeito diferente. No entanto, infelizmente, por desconhecer os mecanismos de aprendizagem do cérebro, tendemos a deixar de lado ou desvalorizar esses momentos de “incubação”.

Uma dica poderosa para trabalhar com o cérebro focado e desfocado é utilizar a técnica Pomodoro, que consiste em trabalhar 25 minutos focado totalmente e 5 minutos desfocado. Nesses 5 minutos desfocados você deve fazer qualquer outra coisa não relacionada à atividade anterior: tomar um café, ouvir uma música, conversar com um colega ou fazer uma ligação rápida.

A prof. Barbara Oakley diz que é necessário e importante que o cérebro tenha esse tempo no modo desfocado para que consiga formar novos padrões neurais nos ajudando no aprendizado de uma nova questão, que, por vezes, é difícil no início.

#2 – Aprenda em pedaços

A ideia aqui é aprender Marketing Digital em “pedacinhos”, como se fosse um quebra-cabeça onde você irá entender o conceito de cada peça/item e observar onde ela se encaixa.

Dividir o aprendizado em pequenas “caixinhas” de informações vão te ajudar a aprender melhor. Aos poucos seu cérebro irá conectar as caixinhas entre si.

#3 – Ilusão de competência

Ao grifar ou sublinhar, temos o sentimento de que aquilo, que destacamos e achamos importante, foi aprendido. Porém, isso é uma ilusão.

Quando estiver, por exemplo, lendo um livro, ao invés de grifar, pegue um post it e anote, ou seja, reescreva com suas palavras, da forma que foi digerida e cole na página. Essa atitude mais ativa é essencial no processo de aprender a aprender.

A Ilusão de Competência é uma das formas mais fáceis de se auto-enganar. E o pior de tudo é que muitas vezes não sabemos que estamos nos enganando pois acreditamos que estamos, de fato, aprendendo sobre aquilo. Mas agora que você já sabe como ela funciona, evite-a a todo o custo.

#4 – Resuma sempre

Registre seu aprendizado. Isso pode ser feito de diversas maneiras, seja em um blog, vlog, mídia social, etc.

Resuma sempre o que você acabou de aprender e crie postagens sobre o tema, com os respectivos resumos, por exemplo.

O resumo, como vimos, é uma forma mais ativa de aprendizagem, já que você estará utilizando suas próprias palavras (e o que entendeu) de um determinado assunto. Você precisa constantemente estimular essa forma de aprendizado para ajudar na compreensão e memória.

#5 – Metáforas e analogias

Uma das técnicas para aprender marketing digital é por meio de metáforas e analogias. Uma das melhores maneiras de aprender é de fato, ensinando. E uma das melhores maneiras de ensinar é ilustrando com analogias e metáforas.

Metáforas e analogias são poderosas maneiras de explicar conceitos mais complexos. Por vezes, nos deparamos com ideias que são difíceis de compreender, pelo menos num primeiro momento. É nessa hora que uma metáfora ou analogia pode cair como uma luva para facilitar o aprendizado.

E por que isso é tão poderoso? Simplesmente pois vai lidar com informações que seu cérebro já conhece e são familiares para ilustrar um novo conceito que ainda é difícil de compreender. Isso ajudará seu cérebro a revisitar seus padrões neurais e lhe ajudar a aprender melhor sobre aquela nova informação.

#6 – Agrupe-se

Procure se juntar com pessoas que tenham o mesmo objetivo que o seu. Quer ser um especialista em Marketing Digital? Quer saber como fazer Marketing Digital? Então encontre seu “cardume”, entre em grupos sobre o tema nas redes sociais, vá a eventos do segmento, compartilhe ideias, faça um curso com pessoas com a mesma intenção que sua, etc.

Se unir a um grupo que possui os mesmos objetivos que você pode acelerar muito seu processo de aprendizagem. Ali você poderá aprender e ensinar. Nunca subestime o poder de um grupo de pessoas focadas em aprender.

Aprendizagem

Outra estratégia importante que irá te ajudar e estudar Marketing Digital é lançar mão do seu canal preferencial.

Por exemplo:

Visual

Algumas pessoas tem o canal preferencial visual, ou seja, tem maior facilidade em aprender por meio dos aspectos visuais.

Estas pessoas gesticulam muito com a mão, expressam ideias por forma de desenho, etc.

Anotar, desenhar e escrever são ações que irão potencializar a aprendizagem com este canal.

Auditivo

Quem tem o canal preferencial auditivo costuma ser aquele indivíduo que aprende de forma mais fácil, escutando.

Para otimizar o processo, é importante escutar, repetir e contar.

Sinestésico

Sinestésico está ligado às sensações. Quem tem este perfil, gosta de sentir as coisas, portanto, uma estratégia interessante para o aprendizado é colocando a mão na massa, ou seja, fazendo.

Aprendendo a Aprender sempre

A busca pela melhoria constante no seu processo de aprendizado deve ser contínua. Isso vai te ajudar a desenvolver novas competências e habilidades (como o Marketing Digital, por exemplo) de forma muito mais rápida.

Falando em Marketing Digital, busque sempre conhecimento para se aperfeiçoar na área. Faça cursos, aproveite que hoje há ótimos cursos gratuitos. Faça cursos e aproveite para fazer novas amizades e criar redes de relacionamentos/networking.

Frequente palestras, participe de webinars, isso te trará novas ideias e irá oxigenar sua mente. Consuma conteúdo de qualidade. Assinar blogs, comentar em posts e trocar ideias sobre os assuntos abordados, baixar livros e e-books, ler bastante e ouvir podcasts, também são ótimas fontes e estratégias de aprendizado. Tudo isso irá compor seu repertório e te ajudará a formar novas conexões neurais com os conhecimentos que você já possui, te ajudando a compreender melhor o assunto.

Siga pessoas referências no Marketing Digital, que são aficionadas em compartilhar ensinamentos, isso fará diferença.  O Twitter, Linkedin e Instagram são boas opções para seguir pessoas relevantes no cenário.

Aqui vai mais um vídeo complementar a este assunto:

A melhor forma de aprender é fazendo

A melhor forma para você aprender é colocar em prática o que está estudando, ou seja: faça!

O importante é fazer, mesmo que seja de maneira voluntária para ganhar experiência, ou apenas com uma simples ajuda de custo, FAÇA!

É muito provável que você conheça alguém próximo de seu círculo social que esteja precisando de algum serviço de Marketing Digital. Um parente, amigo, colega de trabalho que precise de um site, da gestão de mídias sociais, de campanhas no Google. Ofereça ajuda, nem que seja de forma gratuita no início (ou por um valor simbólico). Nessa fase, o aprendizado vale muito e é aí que você precisa focar seus esforços: aprender na prática.

“Você não aprende a andar de bicicleta vendo slides ou vídeos na internet”; Essa mesma lógica se aplica no aprendizado de quase tudo. No Marketing Digital não seria diferente.

Livro sobre Aprender a Aprender

Caso tenha interesse em saber mais sobre este assunto, o livro Aprender a Aprender, escrito pelo Daniel Dal’laqua, sócio da Mirago, talvez possa te ajudar.

Livro Aprender a Aprender
Livro Aprender a Aprender

Neste livro ele contextualiza o momento em que vivemos e a importância de ter o aprendizado como nosso principal aliado para a conquista de nossos objetivos (e mostra alguns caminhos que a ciência aponta para aprendermos mais e melhor).

A capacidade de aprender mais rápido e com qualidade é hoje um dos grandes diferenciais competitivos do século XXI. A velocidade de transformação é exponencial e as pessoas com esse perfil (que pode ser aprendido) é que estarão na linha de frente das transformações que irão ocorrer e serão muito valorizadas no mercado.

Curso Aprender a Aprender

Se você tem interesse neste assunto e deseja se aprofundar, faço o convite para que você conheça nosso Curso Aprender a Aprender da Mirago. 

No curso você terá acesso a diversos conteúdos e exercícios que irão te ajudar no aprendizado sobre qualquer tema que desejar.

curso aprender a aprender

Este é um conteúdo que vai te ajudar a crescer tanto pessoal quanto profissionalmente. 

Não terceirize seu aprendizado

Não deixe seu aprendizado nas mãos da “escola” ou “faculdade” apenas. Elas são importante sim, mas você deve ser responsável por continuar evoluindo constantemente, independente das instituições formais de ensino.

Essa responsabilidade em assumir as rédeas de sua própria formação e aprendizado fará com que você evolua como profissional (e pessoa) nos anos futuros.

Pense no Aprendizado como uma maratona

Aprender é para toda a vida.

É uma maratona, não uma corrida de 100 metros.

Entenda o conceito de lifelong learning (aprendizado contínuo ou “aprender por toda a vida”) e viva isso no seu dia a dia. Isso fará uma enorme diferença no longo prazo, acredite.

O mais importante: Aplique na prática aquilo que aprendeu. Valide, teste, erre, corrija e aprenda. Esse ciclo virtuoso te ajudará a evoluir.

Por fim, uma jornada de aprendizado só é completa quando compartilhamos nosso conhecimento com outras pessoas. Depois de adquirir uma bagagem, compartilhe o que aprendeu com terceiros. Isso continuará te motivando a estudar sempre. E o melhor de tudo: Compartilhar é uma das melhores formas de aprender.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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