Acesse esse conteúdo GRATUITAMENTE Já possui uma conta?

Aprendendo a Aprender

Para trabalhar com marketing digital é preciso gostar de aprender. Confira nesta aula algumas técnicas que você pode utilizar para melhorar seu processo de aprendizado.

Quem deseja trabalhar com Marketing Digital deve ter em seu DNA a fome pelo conhecimento. Este é um fator fundamental para quem quer, de fato, aprender Marketing Digital e alcançar resultados expressivos no segmento, sendo bem-sucedido (a).

Como o cenário do marketing está em constante evolução, mudando sempre, quem pretende ser um bom profissional da área obrigatoriamente precisa acompanhar esta evolução, tendo curiosidade, indo atrás, estudando, se atualizando com um novo curso de Marketing Digital, etc.

Em resumo: o profissional diferenciado está sempre aprendendo a aprender Marketing Digital.

Há algumas técnicas que irão ajudar você neste sentido, e que iremos abordar a seguir, confira.

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender. (Alvin Toffler)”

Esta frase de Alvin Toffler diz muito sobre como fazer Marketing Digital. Afinal, a todo instante somos submetidos a aprender algo novo, desaprender e fazer de outra forma, reaprendendo, e assim incessantemente.

Deixar velhos paradigmas para trás e se reinventar são a tônica de quem quer, de fato, trabalhar nesta área.

Quem não de identifica com esta postura, que implica em estudo constante, em curiosidade de saber como as coisas funcionam, em estar antenado com as novidades do setor, talvez o Marketing Digital não seja o lugar certo.

Cabeça aberta sempre é um dos lemas para aprender Marketing Digital, afinal, é um processo ininterrupto.

Dicas para aprender a aprender com maior eficiência

Barbara Oakley, professora da Oakland University e estudiosa em práticas de aprendizado, em sua palestra/curso ‘Aprendendo a aprender’, traz algumas dicas essenciais para otimizar o estudo, especialmente em Marketing Digital:

#1 – Focado e desfocado

O cérebro humano é extremamente complexo, mas de forma resumida, ele nos permite aprender tanto no modo focado (quando sua atenção está toda direcionada a solucionar alguma questão), quanto no modo desfocado (quando você desencana um pouco do problema pelo qual estava focado anteriormente e vai fazer outra coisa).

O modo desfocado é importante, na medida em que ele te ajuda muitas vezes, a olhar o problema de um jeito diferente.

Uma dica poderosa para trabalhar com o cérebro focado e desfocado é utilizar a técnica Pomodoro, que consiste em trabalhar 25 minutos focado totalmente e 5 minutos desfocado.

#2 – Aprenda em pedaços

A ideia aqui é aprender Marketing Digital em “pedacinhos”, como se fosse um quebra-cabeça onde você irá entender o conceito de cada peça/item e observar onde ela se encaixa.

#3 – Ilusão de competência

Ao grifar ou sublinhar, temos o sentimento de que aquilo, que destacamos e achamos importante, foi aprendido. Porém, isso é uma ilusão.

Quando estiver, por exemplo, lendo um livro, ao invés de grifar, pegue um post it e anote, ou seja, reescreva com suas palavras, da forma que foi digerida e cole na página.

#4 – Resuma sempre

Registre seu aprendizado. Isso pode ser feito de diversas maneiras, seja em um blog, vlog, etc.

Resuma sempre o que você acabou de aprender e crie postagens sobre o tema, com os respectivos resumos, por exemplo.

#5 – Metáforas e analogias

Uma das técnicas para aprender marketing digital é por meio de metáforas e analogias. Uma das melhores maneiras de aprender é de fato, ensinando. E uma das melhores maneiras de ensinar é ilustrando com analogias e metáforas.

#6 – Agrupe-se

Procure se juntar com pessoas que tenham o mesmo objetivo que o seu. Quer ser um especialista em Marketing Digital? Quer saber como fazer Marketing Digital? Então encontre seu “cardume”, entre em grupos sobre o tema nas redes sociais, vá a eventos do segmento, compartilhe ideias, faça um curso com pessoas com a mesma intenção que sua, etc.

Aprendizagem

Outra estratégia importante que irá te ajudar e estudar Marketing Digital é lançar mão do canal preferencial.

Por exemplo:

Visual

Algumas pessoas tem o canal preferencial visual, ou seja, tem maior facilidade em aprender por meio dos aspectos visuais.

Estas pessoas gesticulam muito com a mão, expressam ideias por forma de desenho, etc.

Anotar, desenhar e escrever são ações que irão potencializar a aprendizagem com este canal.

Auditivo

Quem tem o canal preferencial auditivo costuma ser aquele indivíduo que aprende de forma mais fácil, escutando.

Para otimizar o processo, é importante escutar, repetir e contar.

Cinestésico

Cinestésico está ligado às sensações. Quem tem este perfil, gosta de sentir as coisas, portanto, uma estratégia interessante para o aprendizado é colocando a mão na massa, ou seja, fazendo.

Aprenda sempre

Busque sempre conhecimento para se aperfeiçoar na arte de como fazer Marketing Digital. Faça cursos, aproveite que hoje há ótimos cursos gratuitos. Faça cursos presenciais e aproveite para fazer novas amizades e criar redes de relacionamentos/networking.

Frequente palestras, participe de webinars, isso te trará novas ideias e irá oxigenar sua mente. Consuma conteúdo de qualidade. Assinar blogs, comentar em posts e trocar ideias sobre os assuntos abordados, baixar livros e e-books, ler bastante e ouvir podcasts, também são ótimas fontes e estratégias de aprendizado.

Siga pessoas referências no Marketing Digital, que são aficionadas em compartilhar ensinamentos, isso fará diferença.  O Twitter é uma boa opção para seguir pessoas relevantes no cenário.

A melhor forma para você aprender é colocar em prática o que está estudando, ou seja: faça!

O importante é fazer, mesmo que seja de maneira voluntária para ganhar experiência, ou apenas com ajuda de custo, FAÇA!

wesley santos3 meses atrás

Ebook

Bom dia Ludy, tem como disponibilizar os slides do curso?

Envie sua dúvida

Módulo Anterior: Ferramentas de Marketing Digital

Como aprender Marketing Digital

  • Aprendendo a Aprender