Daniel Dal'laqua

Em 18/03/2018 às 14:11

Marketing Digital: O que é, suas vantagens e ferramentas

 

O Marketing Digital cresceu exponencialmente nos últimos anos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Apesar de não ser novidade pra ninguém, o que explica esse crescimento?  E o porquê as empresas tem investido cada vez mais suas verbas de marketing no ambiente digital? É isso o que você vai entender e pode esperar ao ler esse artigo.

O que é Marketing Digital?

O termo marketing digital, obviamente, deriva de marketing. Antes da internet o Marketing sempre desempenhou papel importantíssimo para empresas (e até pessoas) que desejavam atender as necessidades e desejos de seus consumidores.

Daí derivam-se os famosos 4Ps do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. O Marketing, portanto, atuava na composição do produto, nas estratégias de precificação, nos canais de distribuição e, por fim, na Comunicação desse produto/serviço ao mercado.

O Marketing Digital nada mais é do que a adoção de estratégias e ações de marketing no ambiente digital que tem como objetivo promover produtos e serviços e as marcas atreladas a eles.

 

Como o Marketing Digital afetou o processo de decisão de compra

Antes do Marketing Digital, a decisão de compra do consumidor era limitada pelo tanto de informações que ele possuía acerca de determinado produto. Na maior parte dos casos, as informações estavam concentradas nas mãos das empresas e seus vendedores (portanto, tinham maior poder quando pensamos em estratégias de negociação).

 

 

O Marketing Digital veio para inverter essa equação. Com uma infinidade de informações disponíveis na internet (e acessíveis de qualquer local com os dispositivos móveis) sobre qualquer produto ou serviço, os consumidores passaram a deter muito mais poder (por vezes até mais que os vendedores das empresas).

Esse cenário trouxe muitos desafios para as empresas, mas também muitas oportunidades. Na medida em que as empresas hoje estão muito mais expostas do que antes (vide ferramentas como Reclame Aqui, Sites de Avaliações como TripAdvisor ou as próprias Redes Sociais), elas também se tornaram mais transparentes, responsáveis e isso está nivelando o jogo por cima.

 

Quais as principais vantagens do Marketing Digital? 

Como já citado acima, o Marketing Digital alterou radicalmente a dinâmica nos mercados. Separamos aqui 4 vantagens do Marketing Digital em relação ao Marketing Tradicional. São elas:

 

1-) Mensuração

Talvez a principal vantagem do Marketing Digital em relação ao Marketing tradicional seja o fato de conseguir se mensurar praticamente tudo.

 

mensuracao

 

Sempre que esse assunto vem à tona uma célebre frase do famoso John Wanamaker (um dos pioneiros do marketing moderno e um dos primeiros a abrir uma Loja de Departamentos nos EUA), ainda no século XIX que dizia: “Metade do orçamento investido em propaganda é desperdiçado. O problema é que não sei que metade é essa”.

Essa frase foi dita muito antes do advento dos meios de comunicação de massa, mas perdurou por muito tempo depois delas. E ela traz consigo uma questão do Marketing Tradicional que era exatamente a questão da mensuração.

Se no passado uma empresa fizesse uma campanha utilizando os meios tradicionais como TV, Rádio, Jornal e Revistas, por exemplo, seria muito difícil saber quais desses meios estavam trazendo o melhore retorno, ou pior, quais emissoras e programas de rádio, quais títulos de jornais e revistas específicas estavam trazendo os melhores retornos do investimento.

Já no Marketing Digital esse cenário é completamente diferente. Utilizando-se ferramentas específicas de mensuração é possível saber exatamente quais canais estão trazendo melhor retorno e consegue-se esmiuçar essas análises de detalhes. Por exemplo: que campanha específica numa mídia utilizada está trazendo melhor retorno?

Com isso é possível testar variáveis em busca dos melhores resultados, prática muito comum no ambiente Digital.

 

2-) Segmentação

Outra vantagem do Marketing Digital é a capacidade de segmentação do público que hoje podemos atingir. Se no passado as campanhas “de massa” atingiam muitas pessoas (por isso o nome), com grande dispersão, atualmente é possível realizar segmentações incríveis atingindo nichos de mercado com extrema precisão e assertividade.

 

segmentação de marketing

 

Alguns exemplos de segmentações comuns:

  • Geolocalização
  • Idade
  • Sexo
  • Interesses
  • Cargo/Profissão
  • Faixa de Renda

 

Isso só para citar algumas possibilidades. Portanto, o poder de segmentação do público-alvo que o marketing digital e suas ferramentas trouxeram é, sem dúvida, uma das principais vantagens em relação ao Marketing Tradicional.

 

3-) Custo-Benefício

Por muito tempo, o acesso ao Marketing Tradicional e a utilização dos meios de comunicação de massa foram reservados às empresas de maior porte e com maiores orçamentos. Hoje, no entanto, é possível desde microempresas recém-fundadas até as gigantes multinacionais aproveitarem os benefícios do Marketing Digital.

Com investimentos módicos qualquer empresa (ou pessoa física) poderá utilizar as ferramentas disponíveis do Marketing Digital para atingir seu público-alvo e impactá-lo de alguma forma.

Os investimentos em marketing digital vem crescendo no país ano após ano, mas ainda assim, quando comparado a países desenvolvidos da Europa e América do Norte ainda estamos muito atrás.

 

investimentos em marketing digital no mundo

Fonte: emarketer.com

4-) Agilidade na implementação (sistemas self-service)

No Marketing Digital tivemos a quebra de alguns “muros”. Um desses muros é o intermediário. No Marketing Tradicional, geralmente você tem a figura do intermediário (geralmente uma agência de publicidade, uma produtora de áudio ou vídeo) e você necessariamente precisava da ajuda de um deles para lidar com os meios de comunicação e espalhar sua mensagem.

Tudo isso era mais custoso (tudo custava mais recursos – humanos, financeiros e, principalmente, de tempo). No Marketing Digital isso mudou completamente. Hoje você não tem essa figura do intermediário na maior parte dos casos (você interage diretamente com a empresa de mídia) e você geralmente possui um sistema self-service em que pode atuar para programar suas campanhas e outras atividades.

Um exemplo prático: Digamos que sua empresa está lançando um novo serviço e você precisa fazer uma campanha para anunciar esse lançamento. Num único dia você mesmo pode programar uma campanha no Google Adwords (utilizando o sistema de self service deles), lançar uma campanha no Facebook e outra no Linkedin (utilizando a mesma lógica). Sem falar no e-mail marketing que você irá criar e enviar para sua base de contatos (fazendo isso por uma interface intuitiva e amigável), além de fazer um post no seu blog anunciando a novidade.

 

agilidade na implementação

 

Percebeu? Em nenhum momento havia um intermediário no meio. Tudo o que você precisou foi: acesso a internet, conhecimentos nessas ferramentas e um cartão de crédito. Tudo isso alterou profundamente a velocidade com que as empresas tem condições de implementar ações de marketing digital para promover seus produtos e serviços.

 

Principais terminologias do Marketing Digital

 

Inbound Marketing

O termo Inbound Marketing foi cunhado por um dos fundadores da HubSpot, Brian Halligan, atual CEO da empresa.

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que poderia ser resumida numa frase: “A melhor forma de encontrar o seu cliente, é ser encontrado por ele.” Essa frase atribuída a Martha Gabriel é excelente para contextualizar o Inbound Marketing.

O Inbound marketing, também conhecido como Marketing de Atração, tem como um de seus principais pilares o marketing de conteúdo (veremos abaixo), com o objetivo de criar e compartilhar conteúdos de valor para trazer o público certo para o seu negócio.

Para que essa estratégia funcione, é necessário alinhar o conteúdo produzido com os interesses de seu público, para que você possa atrair um tráfego de qualidade e que faça sentido para o seu negócio, para que, então possa converter parte desse tráfego em leads, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente no médio a longo prazo.

O Fluxo do Inbound Marketing:

 

metodologia inbound marketing

 

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a estratégia de marketing digital que visa atrair tráfego qualificado para seus canais (site, blog, mídias sociais) oferecendo conteúdo de qualidade e valor que contribua para gerar mais leads e vendas de seu produto ou serviço.

 

marketing de conteúdo

 

Atualmente existem diversos formatos de conteúdo que podem ser criados, veja os mais relevantes:

 

  • Posts de Blog – O meio mais difundido. Desde os primórdios da web o formato texto, geralmente em blogs, tem sido um dos mais utilizados.

 

  • Vídeo Post – Posts no formato de vídeo, seja no Blog ou nas mídias sociais. Com a expansão da banda de internet na última década os vídeos tiveram um crescimento exponencial. Basta rolar sua timeline em qualquer rede social para ver isso. O Youtube é o segundo maior buscador da internet. Isso diz muita coisa.

 

  • Infográficos – Um meio de apresentar informações relevantes com criatividade e leveza por meio de gráficos caprichosos no design. Um formato que também cresceu muito nos últimos anos.

 

  • Podcasts – Em formato de áudio, com o avanço dos dispositivos móveis, cresceu muito também e hoje conquista um público grande e geralmente mais qualificado.

 

  • Apresentações – O slideshare é um exemplo e uma das ferramentas da web que possuem apresentações de todos os tipos. Também um outro formato de conteúdo a ser apresentado.

 

  • Webinars – São apresentações e palestras em vídeo. Para aprofundar mais em algum conteúdo são o formato ideal e também são grandes geradores de leads.

 

Esses são alguns deles, mas existem muitos outros que poderíamos citar.

 

SEO (Search Engine Optimization)

A sigla SEO pode ser traduzida como Otimização para Mecanismos de Busca, ou seja, o conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de posicionar bem um site nos buscadores para determinadas palavras-chave relevantes àquele negócio.

 

seo

 

Para ter sucesso numa estratégia de SEO é necessário olhar e ter estratégias para dois horizontes complementares:

 

  • O usuário final (ou seja, a pessoa que irá consumir o conteúdo do seu site, geralmente um potencial cliente)
  • O robô (ou os robôs) dos buscadores, também conhecidos como algoritmos.

 

Todo site deve ser (ou pelo menos deveria ser) planejado tendo em vista esses dois tópicos. Como ter um site que seja ótimo tanto para o usuário final que encontrá-lo na web quanto para os algoritmos dos buscadores?

Esse é um desafio e tanto para a maior parte das empresas que traçam suas estratégias de marketing digital, pois elas sabem que o investimento numa estratégia de SEO de qualidade pode render ótimos dividendos no médio e longo prazo.

 

Web Analytics

Como vimos anteriormente, ter a possibilidade de mensurar todas as ações realizadas no ambiente digital é um dos grandes trunfos em relação ao marketing tradicional. Dessa forma, é natural que existam ferramentas que auxiliem a coletar esses dados para que você possa retirar informações valiosas.

 

web analytics marketing digital

 

Uma das principais ferramentas para analisar tudo o que acontece com o seu site é o Google Analytics. O melhor de tudo é que ela é gratuita, portanto, se você ainda não mensura informações do seu site, comece “ontem” mesmo!

É claro que para cada necessidade existem ferramentas específicas. Por exemplo: Qualquer ferramenta de tráfego pago como o Google Adwords, o Facebook e o Linkedin tem seus próprios painéis de controle e relatórios em que você pode extrair os dados de suas campanhas, fazer análises e tirar insights.

Outras ferramentas para mensuração de atividade em apps, além do Google Analytics (sim, também serve para apps!) também são comuns como a App Annie e a Localytics.

 

Tráfego Pago (PPC – Pay per clique – ou pague por clique)

As ferramentas de PPC (Pague por Clique) são amplamente conhecidas e difundidas no marketing digital. As mais conhecidas nós já citamos nesse texto: Google Adwords, Facebook Ads (que também contempla anúncios no Instagram) e Linkedin Ads.

Sua principal característica é, com o nome já diz, atrair tráfego segmentado e qualificado para o seu site utilizando a audiência que essas plataformas possuem. Nessas redes, as principais modalidades de anúncios se concentram em realizar um pagamento apenas se um usuário clicar no seu anúncio.

 

ppc - pague por clique

 

As ferramentas de PPC são importantíssimas em basicamente qualquer estratégia de marketing digital, principalmente para as pequenas e médias empresas.

Apesar desse modelo geralmente funcionar muito bem, existe uma constatação quase unânime no mercado referente ao aumento dos custos envolvidos ao longo do tempo nas campanhas de PPC. A cada ano os cliques tem um aumento nos preços para basicamente alcançar as mesmas posições/alcance de antes. Sem dúvida esse é um fator de risco para qualquer empresa que dependa quase que exclusivamente desse modelo para gerar novos negócios.

 

Mídias Sociais

Talvez o termo mais difundido e conhecido do público em geral, as mídias sociais representam grande importância nas estratégias de marketing digital das empresas. Não poderia ser diferente. Essas empresas arrebanham um volume monstruoso de usuários em todo o mundo, seja na casa de centenas de milhões ou mesmo bilhões de pessoas acessam essas plataformas diariamente.

Para citar as mídias sociais mais relevantes:

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Twitter
  • Pinterest

 

mídias sociais

 

As mídias sociais são um universo gigantesco e você deve saber explorá-lo. Você deve entender com quem sua empresa irá se comunicar para criar uma linguagem própria e autêntica para influenciar seus seguidores.

Pode não parecer como usuários das mídias sociais comuns (pessoas físicas), mas muitas das marcas presentes nessas mídias estão lá com muitos objetivos e estratégias por trás de cada postagem nessas plataformas.

É claro que também existem outras tantas marcas que não sabem muito bem lidar com esse universo e não conseguem tirar real proveito dessas ferramentas.

Veja um gráfico da Hootsuite em que mostra as principais mídias sociais mais ativas do Brasil:

 

Fonte: Slideshare

E-mail Marketing

Engana-se quem presume que o e-mail marketing perdeu sua força e não funciona mais como estratégia de marketing digital. Sua força ainda é imensa (se, obviamente, bem trabalhado). Pergunte a qualquer pessoa que trabalha na área de marketing de um e-commerce, por exemplo, para entender o quão importante continua sendo a implementação de uma estratégia definida de e-mail marketing.

 

e-mail marketing

 

É por meio da permissão de seus potenciais clientes e clientes que você estabelecerá um relacionamento com esse público, seja oferecendo conteúdo de valor, seja divulgando eventos, novidades, lançamentos ou mesmo fazendo ofertas de produtos e serviços.

Ao longo dos anos, as taxas de aberturas de e-mails caíram, é bem verdade. No entanto, isso não tira o “brilho” dessa importante ferramenta de marketing para se comunicar com seus clientes e potenciais clientes.

Atualmente são diversas as ferramentas de e-mail marketing, vamos falar de algumas delas:

 

  • Mailchimp

    mailchimp

    O MailChimp é uma poderosa ferramenta para quem deseja iniciar no universo do e-mail marketing. Trata-se de uma plataforma muito intuitiva em que você pode criar listas personalizadas, realizar a segmentação de campanhas, construir automações, realizar testes A/B e mensurar os resultados com relatórios

    O Mailchimp possui uma versão gratuita que permite o disparo de até 12 mil e-mails por mês para uma lista de, no máximo, 2 mil contatos.

    Caso tenha interesse em se aprofundar nessa ferramenta, temos um curso de mailchimp completo para você explorar e dominar a plataforma.

 

 

  • ActiveCampaign

active campaign

 

O Active Campaign é outra ferramenta incrível, muito focada na criação de fluxos de automação de marketing. Para empresas que desejam atuar com automações e fluxo de nutrição, o Active Campaign facilita sua vida.

Além disso, o Active Campaign conta com um CRM dentro da plataforma para que você possa gerenciar seus contatos. Nele você consegue visualizar um funil das oportunidades que estão sendo trabalhadas.

Os planos iniciam com o valor de 9 dólares por mês para uma lista de até 500 contatos.

 

  • Aweber

aweber e-mail marketing

O AWeber é uma plataforma similar às demais anteriores (mas não possui CRM como o ActiveCampaign) e também é bastante intuitiva e simples de usar.

Da mesma forma que no Mailchimp e ActiveCampaign você poderá criar listas personalizadas, campanhas de automação, extrair relatórios, etc.

Uma das vantagens do Aweber é que você poderá testar a ferramenta por 30 dias para ver se gosta e se adapta às suas necessidades. Após esse período você verá que os planos partem de 19 dólares por mês.

 

Vídeo Marketing

Como vimos, com o crescente aumento na velocidade de banda da internet, os vídeos se tornaram cada vez mais populares e cada vez mais importantes nas estratégias de marketing digital das empresas.

 

video marketing

 

O formato de vídeo é um dos principais para conseguir engajamento com seu público, pois por meio dele você conseguirá transmitir:

  • Mais conteúdo e proposta de valor
  • Mais Empatia
  • Mais Transparência
  • Mais Credibilidade (transmitindo seu conhecimento)

Além disso, numa pesquisa feita pela Hubspot com mais de 3000 pessoas dos EUA, Alemanha, Colômbia e México em que perguntavam: “Em geral, qual tipo de conteúdo você mais deseja ver no futuro?” a maior parte dos pesquisados respondeu que era vídeo com 53% das intenções.

 

Planejamento de Marketing Digital

Você já notou até aqui a amplitude de estratégias possíveis de serem aplicadas no Marketing Digital. Dessa maneira, é imprescindível que exista um planejamento, uma linha mestra que norteará todas as ações nas mais diversas frentes de atuação para que os objetivos estipulados sejam atingidos.

E é exatamente esse o papel do Planejamento de Marketing Digital.

planejamento de marketing digital

 

Qual a Estrutura de um Planejamento de Marketing Digital?

A seguir apresentaremos uma estrutura de planejamento que consideramos adequada utilizar para quem pretende organizar as estratégias e atividades de marketing a serem aplicadas no ambiente digital. Vamos a ela:

 

1-) Diagnóstico

É fundamental entender onde a empresa se encontra hoje. O diagnóstico nada mais é do que uma “fotografia” da situação atual em relação a algum aspecto específico (no nosso caso, no Marketing Digital).

Existem algumas ferramentas para isso, talvez a mais conhecida seja a Matriz SWOT (do inglês: Strengths, Weaknesses Opportunities, Threats – ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Apesar de alguns considerarem inadequada ou mesmo ultrapassada, ela é um excelente exercício para entender onde a empresa está.

 

2-)Público-Alvo

Entender a fundo o seu público-alvo e suas personas é fundamental para realizar um bom planejamento de marketing digital. Tudo parte disso.

Se possível, realize entrevistas com as pessoas que utilizam seu produto/serviço. Nessas entrevistas, busque descobrir algumas informações importantes, tais como:

  • Como utilizam o produto ou serviço?
  • Como e onde elas buscaram informações antes de efetuar a compra?
  • Quais os passos dados / tempo utilizado antes de concluir a compra?
  • O que acham do preço em relação ao valor percebido?
  • Quais concorrentes mais tem chamado a atenção delas?
  • Existem alguém que influenciou a compra?
  • Quem geralmente é o decisor da compra?

Essas são apenas algumas perguntas (de muitas outras) que você deve obter respostas de seus próprios clientes. Isso irá fazer com que você conheça mais a fundo seu cliente e dará muitos insights que serão utilizados em sua estratégia de marketing digital.

 

Objetivos

Não existe um planejamento sem que você tenha definido um (ou alguns) objetivos. O que você deseja atingir ao final do Plano? Alguns exemplos:

  • Aumento de tráfego no site
  • Aumento das taxas de conversão do site
  • Aumento na geração de leads (percentual e números absolutos)
  • Aumento do Nº de clientes
  • Aumento da Receita total
  • Aumento de Market Share
  • Aumento percentual (%) de Receita vindas de novos canais
  • Aumento percentual (%) de Receita vindas de novos produtos

Obviamente todos esses objetivos devem ser específicos e mensuráveis e podem ser complementares. Alguns exemplos acima também envolvem outras áreas da empresa, como a área comercial, portanto é importante que os times estejam bem alinhados na busca dessas metas em comum.

 

Plano de Ações e Orçamento

Com as etapas anteriores concluídas é hora de planejar as ações que serão executadas com base no orçamento disponível. Tendo em mente o(s) objetivo(s) traçado(s) você planejará quais ações poderão trazer melhor retorno considerando: investimento, prazo de implementação, potencial de retorno, recurso de pessoal, dentre outras variáveis.

Nem sempre é simples definir quais serão as ações a serem implementadas. Sabemos que o “papel aceita tudo” (e isso tanto pode ser muito bom quanto pode ser um tiro no pé). Ao traçar seu plano de ação, lembre-se de que os recursos financeiros, de pessoas e de tempo são finitos, portanto, seja realista e tenha os pés no chão (o que é diferente de ser pessimista).

 

Cronograma de Implementação

Após desenhadas as ações é hora de encaixá-las num cronograma que faça sentido (tenha começo meio e fim). Atualmente com as mudanças acontecendo cada vez mais rápido, muitas vezes não faz sentido ter cronogramas muito extensos como de 24 a 36 meses (depende do tipo de negócio, é claro, mas via de regra não tem mais lógica).

Dessa maneira hoje vemos muitas empresas trabalhando com cronogramas trimestrais, semestrais e anuais. O importante é montá-lo e ser o mais fiel possível a ele (sabendo que, sim, ocorrerão mudanças ao longo do caminho, o que é natural num ambiente em constante mudança).

 

Mensuração e acompanhamento

Por fim, como saber se o que você planejou  e está executando está no caminho certo? Você precisa de métricas para acompanhar a evolução do plano ao longo do tempo. Muitas vezes você terá que mexer no que já estava planejado pois quando você colocou o “time em campo” notou que os resultados foram muito diferentes do que estava planejado.

Isso é comum, mas você só conseguirá ser efetivo dessa forma se utilizar ferramentas que lhe auxiliem a coletar e capturar dados importantes para tirar insights e ajudá-lo na tomada de decisão.

Tendo esses pilares desenvolvidos você já pode dizer que tem um Planejamento de Marketing Digital em mãos pronto para executar. Ele será seu Guia nas atividades do dia a dia e lhe ajudará a definir prioridades e focar no que realmente é importante.

 

Um dos mais importante pilares do Marketing Digital: Seu Site

Ter um website de qualidade é um pré-requisito para que todas as estratégias anteriores citadas possam ser desenvolvidas e aplicadas com êxito.

Ter um ótimo site não garante que você terá sucesso no Marketing Digital. Agora, não ter um ótimo site garante que você não terá sucesso. 

 

E por que dizemos isso? Pois é no seu site que a maior parte do tráfego e das conversões acontecerão. Ali está a base de todo o trabalho de marketing nos meios digitais. Podem existir exceções, sim, no entanto, para 99% das empresas o site é o carro chefe de toda a estratégia de marketing digital.

 

site marketing digital

 

Dito isso, que elementos são importantes observarmos se quisermos ter um ótimo site? Vejamos alguns deles:

 

  • Plataforma / Tecnologia

Sei que atualmente quase não se utiliza mais, mas lembra-se dos sites em Flash? Se você optar por construir seu site em Flash você praticamente descartará as estratégias de marketing de conteúdo e SEO uma vez que o Google e outros mecanismos de busca não leem sites desse gênero.

Para não ser tão radical, existem outras plataformas no mercado atualmente em que você pode construir o seu site você mesmo e que também tem problemas sérios quando falamos em estratégias de SEO. Isso porque a tecnologia em que eles foram desenvolvidos não são compatíveis (ou melhor, não dão boa “leitura” para o algoritmo dos buscadores escanearem esse conteúdo).

 

plataforma

 

Portanto, antes de iniciar a construção de seu site, pesquise muito e, se possível, converse com especialistas para que possa tomar a melhor decisão.

 

  • Conteúdo

Já vimos no tópico sobre Marketing de Conteúdo sobre a importância dessa estratégia na obtenção de leads para o Marketing Digital. E onde provavelmente ficará hospedado a maior parte do conteúdo que você criar? No seu site, é claro!

 

conteudo-marketing-site

 

Você pode ter no seu site um Blog, por exemplo, em que você insere seus materiais produzidos ali. Pode ter também uma área de vídeos (webinars, entrevistas, etc), que, apesar de também estarem em sites como Youtube e Vimeo também ficarão “embedados” no seu site.

 

  • Design

Uma parte importantíssima que muitas vezes é deixada de lado. Seu site pode ter um bom conteúdo e ser bem otimizado, mas quando as pessoas acessarem suas páginas elas terão dificuldades em passar mais tempo no seu site por uma questão do design das páginas.

 

design website

 

Imagine cores que não combinem, layout nada agradáveis de se ler, enfim, um convite para que o seu usuário saia rapidamente de seu site (e isso tem impacto direto no ranking dos buscadores – o tempo em que uma pessoa passa navegando por determinadas páginas do seu site influenciará sua posição – quanto mais tempo, geralmente, melhor).

Por isso é muito importante investir no design de seu site e, de tempos em tempos, analisar o que pode ser melhorado no aspecto visual e funcional de seu site.

 

  • Usabilidade

Segundo a Wikipedia, “Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante.”

 

usabilidade

 

Um site deve ser simples e fácil de navegar, deve ser fácil para que o usuário conclua algumas atividades-chave, como por exemplo:

  • Enviar um formulário de contato
  • Realizar a compra de um produto
  • Assinar uma newsletter
  • Encontrar uma informação específica

Um excelente livro que trata desse tema é o: Não me faça pensar do Steve Krug. Recomendo fortemente sua leitura pra quem deseja iniciar e entender mais desse universo.

 

  • Versão Mobile

O mundo é cada vez mais móvel. Os acessos de sites via dispositivos móveis já ultrapassaram o de desktop há algum tempo. Portanto, não ter um site otimizado para celulares e tablets fará com que sua estratégia e ações de marketing digital seja comprometida.

 

mobile website

 

Ter um site responsivo deixou de ser uma opção há alguns anos e tornou-se uma obrigação. O próprio Google dá mais relevância em seus buscadores a sites responsivos em detrimento de sites não otimizados para mobile. Só esse fator já seria suficiente para você se preocupar caso seu site não esteja otimizado para mobile.

 

  • Velocidade de Carregamento

Outro fator muito importante é ter um site leve, que carregue rapidamente. Por conta da crescente utilização de dispositivos móveis e a internet via 3G ou 4G, os sites oferecerão melhor experiência ao usuário se carregarem rapidamente. Isso tem sido uma própria “exigência” do Google para sites que desejam estar bem ranqueados.

 

 

Mesmo que seu site tenha cumprido com sucesso todos os requisitos anteriores mas falhar na velocidade de carregamento você poderá ter problemas no ranqueamento dos buscadores, sobretudo o Google.

Você pode testar a velocidade do seu site (e corrigir possíveis falhas) em ferramentas do próprio Google como o PageSpeed Insights e o Think with Google (testa velocidade de carregamento em dispositivos móveis utilizando tecnologia 3G)

 

O que recomendamos: Faça seu site com o WordPress

Aqui na Mirago recomendamos muito o WordPress. No momento em que redigimos esse artigo, a plataforma é responsável por 30% de participação em todos os sites da web no mundo (é realmente muita coisa!). E esse crescimento da plataforma não foi à toa.

 

wordpress

 

Para grande parte dos sites hoje o WordPress é super recomendável (exceto em casos e projetos específicos, que não entraremos em detalhes nesse artigo).

O WordPress é um poderoso CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciador de conteúdo – em português) que traz consigo muitas vantagens, dentre elas:

 

  • Tecnologia otimizada para buscadores (SEO)

 

  • Milhares de Plugins para “turbinar” seu site

 

  • Milhares de Temas para escolher (a maioria já é responsivo, uma coisa a menos para se preocupar)

 

  • Grande Comunidade de Desenvolvedores ativa ao redor do mundo (sempre atualizado e com novidades)

 

  • Gerenciamento do conteúdo por meio de painel administrativo

 

  • É gratuito (ferramenta open-source, ou seja, de código aberto)

 

  • Gerenciamento de usuários – várias pessoas podem operar um mesmo site com funções diferentes

 

  • Segurança – apesar de sofrer tentativas de invasões por hackers do mundo todo, a plataforma é constantemente atualizada e conta com plugins específicos que reforçam a segurança da ferramenta.

 

Caso queira aprender mais sobre a utilização básica dessa plataforma para construção do seu site, veja nosso curso gratuito de WordPress.

 

Cursos de Marketing Digital

Quando falamos de marketing digital é muito comum ouvirmos: “Ok, isso tudo é muito interessante, mas ao mesmo tempo me parece muita coisa, então por onde devo começar”

No link acima temos um artigo com várias dicas para quem deseja iniciar sua jornada no marketing digital, no entanto, sempre recomendamos cursos de marketing digital como uma forma de economizar tempo, uma vez que ali você tem (ou pelo menos deveria ter) a curadoria de especialistas e terá a informação condensada de maneira que você possa aproveitar e absorver o máximo possível para iniciar seus primeiros passos.

 

cursos de marketing digital

 

 

A importância de aprender fazendo

Antes de escolher o seu curso, uma dica é olhar para o conteúdo programático, os facilitadores, a instituição e, principalmente, se o curso oferece atividades práticas, mão na massa mesmo. Como no marketing digital as atividades são facilmente aplicáveis é fundamental que o curso ofereça além da teoria (que é muito importante), atividades práticas.

O conceito de “learn by doing” (ou aprender fazendo) é extremamente importante para quem está iniciando no Marketing Digital. Só assim é que realmente o iniciante sentirá as “dores” mas também aprenderá muito como aplicar as estratégias, táticas e ações que darão resultados ao seu negócio.

 

Onde encontrar informações de Qualidade sobre Marketing Digital

Além de cursos pagos, existe hoje na internet uma infinidade de meios para se obter informações gratuitas e de qualidade na internet. Você encontrará referências de materiais interessantes para estudar principalmente em:

 

  • Sites/Blogs de empresas do segmento
  • Vídeos no Youtube
  • Livros
  • Eventos
  • Grupos de discussão do Facebook e Linkedin
  • Conversas e encontros com outros profissionais que atuam na área

 

Métricas de Marketing Digital: Conheça as principais

Conforme vimos, uma das grandes vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional é a possibilidade de mensurar todas as ações na internet. Sendo assim, é importante que você conheça quais são os principais indicadores para você ficar de olho ao lançar suas primeiras ações de marketing digital.

 

métricas de marketing digital

 

CPL – Custo por Lead

O custo por lead é o valor médio (em R$) que você precisou investir (ao longo de determinado período, geralmente mensal) para trazer um lead por meio das diversas fontes de tráfego que você pode ter utilizado.

Exemplo: em determinado mês você realizou um investimento total de R$ 10.000,00 e, com esse valor, conseguiu trazer 500 leads. Então o seu custo por lead é de R$ 20,00.

É interessante fazer essa análise ao longo dos meses para saber se o seu CPL está aumentando ou diminuindo (ou se tem épocas em que o CPL fica mais baixo ou mais alto – dependendo do mercado isso pode acontecer).

 

CPA – Custo por Aquisição

O custo por aquisição é uma métrica que diz o quanto você precisou investir (em R$) para trazer um novo cliente para a empresa. Essa métrica não leva em conta clientes recorrentes, apenas novos clientes.

Ex: Vamos pegar o mesmo exemplo da empresa anterior que investiu R$ 10.000,00 num determinado mês. Com esse investimento ela conseguiu fechar 50 novos clientes. Então o CPA, ou o custo de aquisição de um novo cliente foi de R$ 100,00.

É importante dizer que esse indicador depende muito do time de vendas também, no entanto, é fundamental analisá-lo para justificar novos investimentos no Marketing.

 

ROI – Retorno sobre o Investimento

O ROI ou Retorno sobre o investimento talvez seja a métrica mais conhecida do marketing digital. Para calcular o ROI, basta utilizar a Fórmula:

Com isso você irá descobrir o quanto retornou a cada R$ investido nas ações de marketing digital. Por exemplo, se o cálculo do ROI der 7,9 então isso significa que a cada 1 real de investimento o seu retorno foi de R$ 7,90.

 

Taxa de Conversão

Essa métrica é muito importante para grande parte das ações de marketing digital. A taxa de conversão mede, geralmente, a porcentagem de leads ou vendas sobre a quantidade total de tráfego gerado num determinado canal (por exemplo, no seu site).

Ex. Se o seu site recebeu 10.000 visitas em determinado mês e lhe trouxe 300 leads, então a taxa de conversão média de seu site como um todo foi de 3%. O interessante é que a taxa de conversão pode ser calculada por:

 

  • Canal de Aquisição (qual foi a taxa de conversão média do Google Adwords ou do Facebook Ads em termos de leads gerados)

 

  • Por campanha (qual foi a taxa de conversão de uma campanha do Linkedin em determinado período?)

 

  • Página específica (qual foi a taxa de conversão da página “solicite um orçamento”?)

 

  • Carrinho de compras (qual foi a taxa de conversão média das pessoas que chegaram na página do carrinho e concluíram a compra?)

 

Com a análise dessas taxas e com a realização de testes A/B é possível realizar melhorias profundas nas taxas de conversão ao longo do tempo.

Pode não parecer muito, mas se você conseguir subir sua taxa de conversão média do seu site de 3% para 4%, num site que possui 10.000 visitas/mês, isso significa 100 leads a mais por mês. Nada mal, não?

 

Lifetime Value

Por fim, o Lifetime Value é uma métrica que nos diz quanto vale um cliente, em média, ao longo da vida dele conosco, ou seja, enquanto ele se relaciona conosco.

Ex. Se você tiver um negócio de receita recorrente no modelo SAAS (Software as a service) você pode mensurar, utilizando dados históricos, qual a média de tempo que um cliente permanece na sua carteira.

Imagine que esse período médio seja de 24 meses. E imagine que essa empresa hipotética tenha um ticket médio de R$ 500,00/mês. Portanto, o Lifetime Value de cada cliente dessa empresa é de R$ 12.000,00.

 

Concluindo

Esse artigo teve como objetivo trazer de uma forma resumida os vários aspectos que contemplam o universo do Marketing Digital.

Sem dúvida existem outros tópicos que poderiam ser abordados aqui, no entanto, como se trata de um artigo introdutório preferimos focar em alguns tópicos os quais julgamos os mais relevantes.

O fato é que a internet e a tecnologia trouxeram mudanças profundas na forma como fazer Marketing. Essas transformações, ao mesmo tempo desafiadoras, também trazem boas oportunidades para os profissionais de marketing que estão preparados para aproveitá-las.

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