Atualmente, o uso do ChatGPT está mostrando uma grande liderança entre as ferramentas de Inteligência Artificial — IA. Segundo o WriterBuddy, o ChatGPT já acumula 14,4 bilhões de acessos.
O ChatGPT tem diversas funcionalidades e ele pode aumentar o engajamento dos perfis nas redes sociais — inclusive no Instagram —, por exemplo. Por isso, neste artigo você irá entender como utilizar o ChatGPT no Instagram!
Antes de tudo: você sabe o que é ChatGPT?
É uma estrutura de linguagem que cria textos semelhantes aos humanos, com base em diversos materiais publicados previamente. O ChatGPT é baseado em enormes quantidades de dados para compreender, avaliar e responder o tópico corretamente.
Para usar o ChatGPT você deve:
- Iniciar uma sessão no ChatGPT
- Enviar e concluir o registro
- Utilizar prompts — ou comandos — para ter as respostas que deseja
5 formas de ter sucesso nas redes sociais utilizando o ChatGPT
1. Criar um calendário de conteúdo
Ao usar o comando de criar um calendário de conteúdo, o ChatGPT produz automaticamente todos os detalhes.
Exemplo de comando: “Crie um calendário de conteúdo para um perfil de [insira seu nicho de atuação] no [nome da rede social]. O calendário deve cobrir o período de [insira período] e vir em formato tabular, incluindo a data, ideia de postagem e legenda”.
2. Gerar legendas para posts
Se você está com dificuldades nessa tarefa, conte com a ajuda do ChatGPT. Basta utilizar promptspara a ferramenta gerar uma legenda.
Exemplo de comando: “ChatGPT, gere uma legenda para um post sobre [descreva o conteúdo] no [nome da rede social]”.
3. Ter ideias para CTA’s
O ChatGPT também pode auxiliar com a criação de CTA’s personalizadas para auxiliar no processo criativo dos copywriters.
Exemplo de comando: “Liste CTAs para testar o período gratuito de um serviço”.
4. Encontrar hashtags relevantes
Se você estiver com dificuldades para procurar hashtags para os posts da marca, o ChatGPT pode dar suporte nessa tarefa.
Exemplo de comando: “Liste hashtags relacionadas a [nome do tópico] e [objetivo do conteúdo]”.
5. Interpretar relatórios de métricas
Embora a análise desses dados seja importante para nortear a produção de conteúdo, muitas pessoas enfrentam dificuldades para decifrá-los e entender seu significado prático. O ChatGPT também é capaz de interpretar essas métricas.
Exemplo de comando: “Me ajude a interpretar um relatório de [mídia] segundo as seguintes informações [inserir dados]”.
Como o ChatGPT ajuda nas publicações do Instagram?
O Instagram é uma das principais redes sociais no momento, reunindo mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo. Pensando nisso, é importante trazer conteúdos de qualidade que reúnam criatividade para se destacar nesse canal.
Com o ChatGPT, é possível criar conteúdos inovadores e envolventes para o Instagram. Utilizando a ferramenta, fica fácil criar:
- Legendas
- Descrições de postagens
- Ideias para novas publicações
É possível, inclusive, ir além.
Confira mais ideias de conteúdos para Instagram com o ChatGPT:
- Citações inspiradoras
- Dicas e truques para um determinado assunto
- Curiosidades interessantes
- Histórias e narrativas cativantes
- Receitas e tutoriais de culinária
- Sugestões de filmes, livros e músicas
Vantagens de utilizar o ChatGPT no Instagram
Muito mais do que ajudar a criar legendas e descrições de postagens, o ChatGPT para Instagram oferece diversas vantagens para marcas e empresas.
Alguns benefícios que podem ser citados são:
- Economia de tempo na criação de conteúdo
- Geração de ideias criativas e originais
- Textos mais engajadores e atrativos para a audiência
- Possibilidade de explorar novos temas e assuntos
- Melhora na qualidade do conteúdo publicado
Como usá-lo no Instagram para otimizar os conteúdos da marca
Existem diversas maneiras de usar o ChatGPT no Instagram para otimizando os conteúdos. Confira algumas possibilidades:
Criação e definição de persona
O ChatGPT permite que personas sejam criadas e definidas em questão de segundos. O importante é que, após dar os comandos, seja feita uma análise e uma revisão para entender se a estratégia inicial está sendo seguida. Além disso, é importante basear a criação de personas em pesquisas e dados reais sobre seus clientes.
Calendário editorial
Assim como o calendário de conteúdos, com o auxílio do ChatGPT, é possível que a redação das empresas possa ter diversos insights, desde pautas de conteúdos até mapeamento de todas as estratégias voltadas às produções escritas.
Criação de post
O desenvolvimento de legendas criativas para publicações no Instagram, que sejam interessantes e pertinentes para quem as lê, constitui um dos maiores desafios para as empresas. O ChatGPT pode ajudar a criar legendas específicas para seus clientes.
Criação de imagens — com versão paga do ChatGPT
Apesar da funcionalidade estar disponível apenas nos planos pagos do ChatGPT, os assinantes que optarem por essa alternativa contarão com o modelo de linguagem DALL-E para gerar imagens por meio de Inteligência Artificial. Os modelos evoluíram muito nos últimos meses e estão cada vez melhores na criação de imagens.
Melhorias em copywriting
Caso você ache que o copywriting de algum material pode passar por melhorias, o ChatGPT auxilia nesse processo, fornecendo ideias de otimizações nos conteúdos. Basta inserir um texto e solicitar a ajuda da ferramenta para melhorar (ou ampliar) o texto ou até mesmo solicitar correções gramaticais e ortográficas. Você pode solicitar à ferramenta que produza textos persuasivos, utilizando gatilhos mentais específicos, como, por exemplo, a escassez ou a autoridade.
Transformar perguntas em conteúdo
Ao fazer uma simples pergunta para o ChatGPT é possível criar conteúdos inovadores e surpreendentes. A ferramenta de IA traz uma lista de insights relacionados à pergunta em questão que podem ser valiosos para a construção de materiais.
Criar enquetes com o ChatGPT
O ChatGPT não consegue criar enquetes interativas dentro de sua interface. Porém, ele ajuda os usuários a criar modelos simples que podem ser compartilhados com outras pessoas. Isso pode ser muito útil para aumentar a interação com seus usuários ao aumentar a frequência de posts com enquetes em seus Stories no Instagram, por exemplo.
Livros que te ajudam a entender mais sobre a IA e ChatGPT
Para que os conhecimentos sobre IA e ChatGPT — não apenas no Instagram, mas de forma geral — possam ser expandidos, separamos esses dois livros que podem ajudar no processo!
Conversando com Robôs: Arte de GPTear – ChatGPT, de Rodrigo Murta
O livro mergulha no fascinante mundo da Inteligência Artificial, explorando como o ChatGPT e outras tecnologias de processamento de linguagem natural estão transformando a maneira como interagimos com máquinas.
Abordando não apenas os aspectos técnicos por trás dessas inovações, mas também explorando suas implicações sociais, éticas e culturais, a autora oferece insights valiosos sobre como podemos utilizar essas ferramentas de forma criativa e eficaz, destacando oportunidades para aplicá-las em diversas áreas, desde assistentes virtuais até escrita criativa.
A era da IA e nosso futuro como humanos, de Eric Schmidt, Daniel Huttenlocher e Henry A. Kissinger
Em A Era da IA, três grandes pensadores desse setor se reuniram para considerar como a IA mudará nossas relações com o conhecimento, com a política e com as sociedades em que vivemos. Este livro é um guia básico para o presente e o futuro — uma era diferente de qualquer outra que tenha acontecido antes.
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- A importância da IA no Marketing Digital
- ChatGPT, na prática
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