ChatGPT no Instagram: Use a IA para otimizar a sua estratégia

chatgpt no instagram

Atualmente, o uso do ChatGPT está mostrando uma grande liderança entre as ferramentas de Inteligência Artificial — IA. Segundo o WriterBuddy, o ChatGPT já acumula 14,4 bilhões de acessos.

inteligência artificial em diversas áreas

O ChatGPT tem diversas funcionalidades e ele pode aumentar o engajamento dos perfis nas redes sociais — inclusive no Instagram —, por exemplo. Por isso, neste artigo você irá entender como utilizar o ChatGPT no Instagram!

Antes de tudo: você sabe o que é ChatGPT?

É uma estrutura de linguagem que cria textos semelhantes aos humanos, com base em diversos materiais publicados previamente. O ChatGPT é baseado em enormes quantidades de dados para compreender, avaliar e responder o tópico corretamente.

Para usar o ChatGPT você deve: 

  • Iniciar uma sessão no ChatGPT
  • Enviar e concluir o registro
  • Utilizar prompts — ou comandos — para ter as respostas que deseja

tela inicial chatgpt

5 formas de ter sucesso nas redes sociais utilizando o ChatGPT

1. Criar um calendário de conteúdo

Ao usar o comando de criar um calendário de conteúdo, o ChatGPT produz automaticamente todos os detalhes. 

Exemplo de comando: “Crie um calendário de conteúdo para um perfil de [insira seu nicho de atuação] no [nome da rede social]. O calendário deve cobrir o período de [insira período] e vir em formato tabular, incluindo a data, ideia de postagem e legenda”.

exemplo de prompt e resposta do chatgpt ao criar um calendário editorial

2. Gerar legendas para posts

Se você está com dificuldades nessa tarefa, conte com a ajuda do ChatGPT. Basta utilizar promptspara a ferramenta gerar uma legenda.

Exemplo de comando: “ChatGPT, gere uma legenda para um post sobre [descreva o conteúdo] no [nome da rede social]”.

criação de legenda de posts no instagram com chatgpt

3. Ter ideias para CTA’s

O ChatGPT também pode auxiliar com a criação de CTA’s personalizadas para auxiliar no processo criativo dos copywriters.

Exemplo de comando: “Liste CTAs para testar o período gratuito de um serviço”.

ideias de call to action no chatgpt

4. Encontrar hashtags relevantes

Se você estiver com dificuldades para procurar hashtags para os posts da marca, o ChatGPT pode dar suporte nessa tarefa.

Exemplo de comando: “Liste hashtags relacionadas a [nome do tópico] e [objetivo do conteúdo]”.

exemplo de geração de ideias de hashtags para o instagram utilizando o chatgpt

5. Interpretar relatórios de métricas

Embora a análise desses dados seja importante para nortear a produção de conteúdo, muitas pessoas enfrentam dificuldades para decifrá-los e entender seu significado prático. O ChatGPT também é capaz de interpretar essas métricas. 

Exemplo de comando: “Me ajude a interpretar um relatório de [mídia] segundo as seguintes informações [inserir dados]”.

interpretar relatório de métricas do instagram com chatgpt

Como o ChatGPT ajuda nas publicações do Instagram?

O Instagram é uma das principais redes sociais no momento, reunindo mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo. Pensando nisso, é importante trazer conteúdos de qualidade que reúnam criatividade para se destacar nesse canal.

Com o ChatGPT, é possível criar conteúdos inovadores e envolventes para o Instagram. Utilizando a ferramenta, fica fácil criar:

  • Legendas
  • Descrições de postagens
  • Ideias para novas publicações

É possível, inclusive, ir além.

Confira mais ideias de conteúdos para Instagram com o ChatGPT:

  • Citações inspiradoras
  • Dicas e truques para um determinado assunto
  • Curiosidades interessantes
  • Histórias e narrativas cativantes
  • Receitas e tutoriais de culinária
  • Sugestões de filmes, livros e músicas

Vantagens de utilizar o ChatGPT no Instagram

Muito mais do que ajudar a criar legendas e descrições de postagens, o ChatGPT para Instagram oferece diversas vantagens para marcas e empresas.

Alguns benefícios que podem ser citados são:

  • Economia de tempo na criação de conteúdo
  • Geração de ideias criativas e originais
  • Textos mais engajadores e atrativos para a audiência
  • Possibilidade de explorar novos temas e assuntos
  • Melhora na qualidade do conteúdo publicado

Como usá-lo no Instagram para otimizar os conteúdos da marca

Existem diversas maneiras de usar o ChatGPT no Instagram para otimizando os conteúdos. Confira algumas possibilidades:

Criação e definição de persona

O ChatGPT permite que personas sejam criadas e definidas em questão de segundos. O importante é que, após dar os comandos, seja feita uma análise e uma revisão para entender se a estratégia inicial está sendo seguida. Além disso, é importante basear a criação de personas em pesquisas e dados reais sobre seus clientes.

Calendário editorial

Assim como o calendário de conteúdos, com o auxílio do ChatGPT, é possível que a redação das empresas possa ter diversos insights, desde pautas de conteúdos até mapeamento de todas as estratégias voltadas às produções escritas.

Criação de post

O desenvolvimento de legendas criativas para publicações no Instagram, que sejam interessantes e pertinentes para quem as lê, constitui um dos maiores desafios para as empresas. O ChatGPT pode ajudar a criar legendas específicas para seus clientes.

Criação de imagens — com versão paga do ChatGPT

Apesar da funcionalidade estar disponível apenas nos planos pagos do ChatGPT, os assinantes que optarem por essa alternativa contarão com o modelo de linguagem DALL-E para gerar imagens por meio de Inteligência Artificial. Os modelos evoluíram muito nos últimos meses e estão cada vez melhores na criação de imagens.

Melhorias em copywriting

Caso você ache que o copywriting de algum material pode passar por melhorias, o ChatGPT auxilia nesse processo, fornecendo ideias de otimizações nos conteúdos. Basta inserir um texto e solicitar a ajuda da ferramenta para melhorar (ou ampliar) o texto ou até mesmo solicitar correções gramaticais e ortográficas. Você pode solicitar à ferramenta que produza textos persuasivos, utilizando gatilhos mentais específicos, como, por exemplo, a escassez ou a autoridade. 

Transformar perguntas em conteúdo

Ao fazer uma simples pergunta para o ChatGPT é possível criar conteúdos inovadores e surpreendentes. A ferramenta de IA traz uma lista de insights relacionados à pergunta em questão que podem ser valiosos para a construção de materiais.

Criar enquetes com o ChatGPT

O ChatGPT não consegue criar enquetes interativas dentro de sua interface. Porém, ele ajuda os usuários a criar modelos simples que podem ser compartilhados com outras pessoas. Isso pode ser muito útil para aumentar a interação com seus usuários ao aumentar a frequência de posts com enquetes em seus Stories no Instagram, por exemplo.

Livros que te ajudam a entender mais sobre a IA e ChatGPT

Para que os conhecimentos sobre IA e ChatGPT — não apenas no Instagram, mas de forma geral — possam ser expandidos, separamos esses dois livros que podem ajudar no processo!

Conversando com Robôs: Arte de GPTear – ChatGPT, de Rodrigo Murta

livro a arte de gptear - rodrigo murta

O livro mergulha no fascinante mundo da Inteligência Artificial, explorando como o ChatGPT e outras tecnologias de processamento de linguagem natural estão transformando a maneira como interagimos com máquinas

Abordando não apenas os aspectos técnicos por trás dessas inovações, mas também explorando suas implicações sociais, éticas e culturais, a autora oferece insights valiosos sobre como podemos utilizar essas ferramentas de forma criativa e eficaz, destacando oportunidades para aplicá-las em diversas áreas, desde assistentes virtuais até escrita criativa. 

A era da IA e nosso futuro como humanos, de Eric Schmidt, Daniel Huttenlocher e Henry A. Kissinger

livro a era da IA

Em A Era da IA, três grandes pensadores desse setor se reuniram para considerar como a IA mudará nossas relações com o conhecimento, com a política e com as sociedades em que vivemos. Este livro é um guia básico para o presente e o futuro — uma era diferente de qualquer outra que tenha acontecido antes.

Conheça a imersão sobre Inteligência Artificial da Mirago

A Imersão Inteligência Artificial no Marketing Digital da Mirago é uma oportunidade única para profissionais da área mergulharem no mundo da IA e explorarem suas aplicações práticas na otimização de campanhas e estratégias. 

Este programa intensivo oferece uma abordagem abrangente — desde os fundamentos da IA até as técnicas avançadas de implementação em marketing

Com uma combinação de palestras, estudos de caso e exercícios práticos, os participantes têm a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre como a Inteligência Artificial pode revolucionar a forma que as empresas se conectam com seu público-alvo, personalizam suas mensagens e maximizam o retorno sobre o investimento em publicidade digital. 

Os tópicos abordados serão:

  • A importância da IA no Marketing Digital
  • ChatGPT, na prática
  • Inteligência Artificial em Growth Marketing e Performance
  • Inteligência Artificial para imagens

Aplique estratégias de IA de forma eficaz em suas próprias campanhas e impulsione os resultados, alcançando novos patamares de sucesso no Marketing Digital.

Imersão de IA no Marketing Digital

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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