Engajamento no TikTok: Aumente sua visibilidade na plataforma

engajamento tiktok

Está querendo aumentar seu engajamento no TikTok? Então o conteúdo deste post vai te ajudar.

O TikTok é uma rede social que chegou no Brasil em 2018, mas a sua popularidade só começou, realmente, em 2020. A partir daí, o sucesso do aplicativo só foi crescendo cada vez mais.

De acordo com o DataReportal, em janeiro de 2022 o TikTok contou com 74,1 milhões de usuários ativos no Brasil.

Já segundo pesquisa da Opinion Box, 36% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia.

Vale ressaltar que o TikTok é uma rede com muita força quando o assunto são as buscas, uma vez que ele mostra as tendências de consumo mundiais, por exemplo.

Por essa rede estar tão em alta entre usuários e empresas, iremos explicar mais sobre ela — incluindo alguns detalhes sobre como aumentar o engajamento no TikTok!

TikTok for Business: o que ele é?

Basicamente, é uma plataforma que reúne as ofertas de marketing para marcas e anunciantes. O TikTok Business foi lançado em 2020 e ele evidencia a intenção da rede social de incentivar a presença das marcas — ocasionando, também, em uma monetização.

O TikTok oferece soluções exclusivas para aqueles que possuem contas Pro — podendo ser Business (Corporativo) ou Creator (Criador).

conta business tiktok

Por que as marcas devem estar no TikTok?

Se o público-alvo ou persona da empresa tiver afinidade com o perfil do TikTok, será possível ter resultados surpreendentes e até ganhar dinheiro com a rede social. 

Mas, para isso, é preciso criar conteúdos relevantes e envolventes, já que o TikTok tem um alto poder de visualização e engajamento

As marcas também encontram benefícios com a experiência que o TikTok oferece aos usuários: além de receber posts de perfis que segue no feed, o usuário também vê posts sugeridos com base nos seus interesses e interações.

Dessa forma, as pessoas descobrem novos conteúdos a todo momento, o que aumenta as chances dos vídeos corporativos encontrarem o público interessado.

Desmistificando o algoritmo do TikTok

No TikTok, o feed“Para Você”, ou “For You” é a chave do sucesso. É nele que estão os melhores vídeos que a plataforma sugere a cada perfil de usuário, segundo as suas buscas.

Mas não apenas isso! O TikTok faz essa recomendação baseando-se em uma combinação de fatores que formam seu algoritmo:

  • Interações: curtidas, compartilhamentos, comentários, perfis que segue, entre outros
  • Informações do vídeo: legendas, hashtags, músicas, entre outros
  • Configurações da conta: idioma que utiliza no aplicativo, país, dispositivo, entre outros

O mix desses fatores cria um feed totalmente personalizado e o usuário ainda pode refinar essas singularidades ao informar suas categorias de interesse, navegar pelo TikTok e reportar conteúdos que não são interessantes para ele.

A rede social ainda conta com algumas boas práticas para as marcas que desejam aumentar suas chances de aparecer no feed do seu público:

  • Inserir hashtags que estão em alta 
  • Adicionar uma legenda curta que incentive comentários
  • Usar músicas e sons que estão em alta
  • Publicar quando os seguidores estão ativos

3 dicas para criar um conteúdo com visualizações e engajamento para a sua marca

É importante ressaltar que os conteúdos para o TikTok nem sempre precisam de uma produção grandiosa e super elaborada para performar bem. Basta o conteúdo do vídeo ser bom, divertido e leve.

Outro ponto é que essa não é uma plataforma formada apenas por dancinhas, e sim uma rede para todos os públicos, com diversas comunidades e diversos nichos. Por isso, para garantir um engajamento no TikTok e ter boas visualizações nos vídeos, existem algumas dicas!

  • Fazer conteúdos com som

O TikTok é uma plataforma voltada para o sound on, ou seja, os usuários assistem os vídeos quase sempre com o som ligado.

engajamento no tiktok com música

  • Usar sempre a tela cheia

O formato ideal para fazer os vídeos no TikTok é na vertical e no formato 9:16. Assim, o vídeo vai ocupar a tela inteira do celular do usuário, pensando que a plataforma é mobile first — prioritariamente utilizado nos celulares.

anúncios no tiktok de produtos

 

  • Ter uma boa história

Falar de forma clara e filmar em tela cheia não são os únicos fatores que influenciam no engajamento do TikTok. Os conteúdos publicados nessa rede precisam ter uma boa história e ser contados de uma forma que prenda o público.

Quando falamos sobre campanhas, a história deve ser boa desde a sua concepção.

Marketing no TikTok: entenda a sua importância

Não há dúvidas que a presença nas redes sociais é fundamental para divulgar as marcas e fortalecer o relacionamento entre a empresa e o cliente. 

Nesse cenário, é essencial considerar marcar uma presença no TikTok, pensando que a plataforma já conta com milhares de usuários ativos.

Existem alguns pontos importantes que devem ser lembrados sobre o TikTok. O primeiro deles é que essa é uma rede focada em vídeos curtos e virais, com uma duração de, no máximo, 10 minutos.

Outro ponto é que, diferentemente do Facebook e do LinkedIn, por exemplo, o TikTok possui um público mais jovem.

Além disso, por ser uma rede que vem conquistando muitas pessoas e, por isso, os empresários estão começando a investir na plataforma — e estão obtendo ótimos resultados.

Mas, caso a importância do marketing no TikTok ainda não esteja clara, confira mais alguns motivos para iniciar as estratégias agora mesmo:

Potencial de crescimento

O marketing no TikTok tem um alto potencial de alcance orgânico. Isso significa que as empresas têm mais chances de produzir conteúdos virais, sendo visualizados e compartilhados por diversas pessoas em um curto período.

trends tiktok

Os conteúdos do TikTok são mais fáceis de produzir e de consumir, o que gera um grande benefício para as empresas, que podem viralizar mais facilmente.

Plataforma em expansão

No início, o TikTok era sim muito conhecido pelas dancinhas — que ainda são muito populares por lá. Mas, o cenário atual se mostra um pouco diferente.

Muitos usuários estão utilizando a plataforma para promover produtos ou serviços, dar dicas práticas, etc.

downloads aplicativo tiktok

Público segmentado

O TikTok é uma rede social que, diferente das outras, possui uma audiência mais segmentada. A grande maioria dos usuários tem entre 16 e 24 anos.

Essa é uma excelente oportunidade para aumentar a taxa de conversão das empresas, caso elas tenham algum produto ou serviço voltado para o público jovem.

Se você quer ganhar seguidores, essas boas práticas podem ajudar

Mas, diante do que vimos até então, existem estratégias para atrair usuários até a conta da empresa e fazê-las engajar com os conteúdos? 

A resposta é sim! Confira a seguir:

  • Publicar conteúdos originais

Essa é uma dica para qualquer estratégia relacionada ao marketing de conteúdo. Criando um conteúdo original, é possível gerar relevância e credibilidade para a marca.

Caso os seguidores notem algum sinal de plágio — ou até mesmo reparam em conteúdos repetitivos —, perdem rapidamente o interesse na conta.

recursos tiktok

  • Utilizar músicas populares

Quando um vídeo é publicado no TikTok, é possível ver um espaço escritooriginal sound”, significando que o som foi feito por um usuário do aplicativo para a criação de conteúdos.

original sound tiktok

exemplo original sound

Mas, é preciso ir além para conquistar ainda mais seguidores nesta plataforma. Aposte em músicas que façam sentido com o público-alvo ou com a persona da empresa.

Para encontrar um som e implementá-lo no conteúdo, é só digitar o nome do artista da música na barra de pesquisas e selecionar a opção “sons”.

  1. Interagir com outras contas

Importante: não será possível conseguir sucesso no TikTok apenas focando em ações dentro do perfil. É preciso se tornar um membro ativo da comunidade dessa rede social.

Uma opção é seguir contas relevantes dentro do nicho da empresa, acompanhando o comportamento do usuário. 

Outro ponto é, sempre que possível, deixar comentários em posts que chamem a atenção. Com isso, a empresa reforça que ela não está apenas dando atenção para os próprios conteúdos, mas também está atenta em tudo que gira em torno da marca.

  • Preencher o perfil

Os perfis das redes sociais precisam prender a atenção dos usuários em questão de segundos. Por isso, se a página inicial da marca é incompleta e não traz nenhuma informação relevante, dificilmente as pessoas se interessarão em segui-la.

  1. Mantenha um bom nível de atividade

É importante manter um bom nível de constância nas publicações do TikTok para que a conta seja reconhecida como um usuário ativo e, consequentemente, seja exposta para mais pessoas.

Manter em mente que quanto maior a visibilidade, maior a chance de atrair seguidores, é o ponto-chave para garantir um bom engajamento.

  1. Ter constância nas publicações

Por fim, a última dica para aumentar o engajamento e o número de seguidores no TikTok é manter uma frequência contínua de postagens

Uma base de seguidores espera novos conteúdos, com publicações cada vez menos atrativas.

cronograma de postagem

7 dicas de marketing para elevar a conta da sua empresa na plataforma 

Muitas vezes, quando um conteúdo exagera nas produções, os vídeos tendem a passar uma impressão fake. As publicações do TikTok são mais orgânicas, pela rede ser uma comunidade de diversos aprendizados.  

Então, se a empresa fugir muito disso, pode ser que não encontre o desempenho desejado.

E, para elevar a conta da marca, é importante estar atento(a) à algumas dicas:

  • Contratar influenciadores 

Apostar em parcerias com influenciadores aumenta ainda mais a visibilidade da empresa na plataforma. A dica é pensar em influencers que estejam alinhados com o objetivo da marca.

Essas pessoas têm uma base de seguidores engajados, o que pode gerar ótimos resultados para a sua empresa, aumentando a sua exposição e o reconhecimento da sua marca.

É possível, inclusive, pesquisar influenciadores dentro do TikTok.

  • Investir em anúncios pagos

Assim como em outras redes sociais — Pinterest, Facebook e Instagram —, é possível usar a parte de “Ads” do TikTok para veicular anúncios na plataforma.

anúncios pagos tiktok

Fonte: Opinion Box

Para começar a utilizar o TikTok Ads, é preciso criar um perfil empresarial — e esperar a aprovação dele — e informar alguns dados sobre o negócio.

Determine os objetivos de campanha, faça a segmentação do público-alvo e defina um orçamento que será investido para o serviço.

No TikTok Ads, é possível criar 5 tipos de anúncio. São eles:

  • In-Feed Ads: aparece no feed, quando o usuário acessa a plataforma.  Esses vídeos são recomendados pelo TikTok, com base na atividade que os usuários realizam dentro da rede social

  • TopView: os vídeos duram até 60 segundos e aparecem para o usuário quando ele acessa o aplicativo pela primeira vez durante o dia
  • Branded Effects: as empresas disponibilizam adesivos e filtros que os TikTokers podem usar ao criar os seus vídeos, aumentando o reconhecimento da marca
  • Brand Takeovers: um tipo de anúncio que mistura o In-Feed Ads, TopView e Branded Hashtags. É possível usar GIFs, vídeos e imagens estáticas
  • Branded Hashtags: as empresas criam desafios para os usuários cumprirem, usando uma hashtag desenvolvida pela marca
  • Usar legendas

Pensando que a maioria das pessoas assiste vídeos sem som, a legenda se torna indispensável. 

Mais do que isso, esse recurso possibilita que o público consiga entender a mensagem passada de forma clara, garantindo que o conteúdo se adeque às práticas de acessibilidade digital.

  • Investir nas lives

lives no tiktok

Sempre que a marca inicia uma live, os usuários que a seguem recebem uma notificação, o que aumenta as chances de que mais pessoas assistirem à transmissão.

Para alcançar resultados ainda mais satisfatórios, é válido interagir com os usuários, responder às perguntas, agradecer à participação, etc.

  • Entender se o público está na plataforma

Antes de qualquer esforço ser empregado no marketing do TikTok, tenha a certeza que o público-alvo da marca utiliza o aplicativo com frequência. Para isso, é necessário pesquisar e entender o comportamento da persona — inclusive quais redes sociais ela mais utiliza.

De nada adianta investir tempo e dinheiro no TikTok, se a audiência que a empresa quer alcançar não está lá. E mesmo que haja a confirmação que ela está, a marca deve ter uma estratégia omnichannel.

estratégia omnichannel

  • Ter objetividade

Para produzir conteúdos no TikTok, a objetividade é uma escolha assertiva. A indicação é caprichar no conteúdo, passar a mensagem em poucos minutos, entregar valor ao usuário e fazer ele ter vontade de ver o vídeo por inteiro.

  • Crie vídeos engraçados

A marca do TikTok são os vídeos curtos e divertidos. A sugestão é fazer conteúdos criativos e engraçados, despertando a atenção do público.

Claro que tudo depende do tom de voz da marca, mas é interessante que as produções para essa rede sejam mais descontraídas. 

Uma sugestão diretamente do TikTok para você!

Para ajudar usuários a terem mais inspiração nas produções, o TikTok disponibiliza um site que mostra quais trends, hashtags e músicas da plataforma vão ficar em alta antes mesmo da galera começar a usar.

Essa é uma opção que possibilita o planejamento dos conteúdos com antecedência, sem ficar de fora ou atrasado na trend. 

trend discovery

Entender e aproveitar as principais trends pode ajudar muito a aumentar o engajamento no TikTok.

Mas, o TikTok não é a única rede que você deve explorar

Apesar do TikTok ser uma rede social de grande peso atualmente, as outras mídias não devem ser descartadas. Pensando nisso, a Mirago veio trazer alguns cursos que estão no site e vão ajudar as marcas a se aprofundarem nas mídias.

Curso LinkedIn Marketing 

Esse é um curso para aprender a utilizar o LinkedIn para alavancar o negócio ou marca pessoal. 

Neste curso, será possível aprender sobre: 

  • Cuidar e atualizar seu perfil para criar oportunidades de carreira
  • Trabalhar o branding pessoal para ganhar destaque no mercado de trabalho
  • Ampliar sua rede de contatos para fortalecer seu networking
  • Criar uma Company Page para negócios com interesse em estarem presentes no LinkedIn
  • Mensurar os resultados de postagens no LinkedIn
  • Fazer anúncios no LinkedIn Ads

Um aprendizado indicado para:

  • Profissionais em busca de novas oportunidades de carreira
  • Empreendedores que desejam ter suas marcas presentes no LinkedIn
  • Pessoas interessadas em fortalecer a própria rede de contatos profissional
  • Agências que querem oferecer anúncios do LinkedIn como um serviço

curso linkedin

Curso de Facebook Marketing 

Saiba como utilizar os recursos do Facebook, como Páginas, Ads, Conteúdo, SAC e Gerenciador de Negócios.

Neste curso, será possível aprender sobre: 

  • Como o Facebook e suas diferentes possibilidades se encaixam numa estratégia de marketing
  • Como planejar sua estratégia de conteúdo para o Facebook
  • Como otimizar sua página de Facebook para melhores resultados
  • Quais os diferentes tipos de conteúdo para Facebook
  • Como atrair a atenção e engajar sua audiência com seu conteúdo
  • Como operar o Gerenciador de Negócios do Facebook
  • O que é preciso para fazer um bom anúncio de Facebook
  • Entender as principais métricas desta mídia social
  • Como o SAC 2.0 é feito no Facebook

Um aprendizado indicado para:

  • Profissionais de marketing que gerenciam contas do Facebook de empresas
  • Empreendedores que querem que seus negócios estejam presentes (e tenha resultados) no Facebook
  • Agências que oferecem (ou desejam oferecer) serviços ligados ao Facebook
  • Profissionais em transição de carreira que querem enriquecer o currículo
  • Interessados em mídias sociais e marketing digital

Aprenda de forma didática e prática a usar os recursos do Facebook

Curso Instagram Marketing

Utilize as ferramentas do Instagram para criar uma estratégia que une branding e performance. Assim, é possível tirar o maior proveito da plataforma.

Neste curso, será possível aprender sobre: 

  • Como utilizar o Instagram para Negócios
  • Como conquistar mais seguidores em seu Instagram
  • Como aumentar o engajamento de seus seguidores na plataforma
  • Como as Lives podem ajudar a aprofundar conteúdos e trazer mais humanização às marcas
  • Como o formato IGTV pode ser utilizado por pessoas e marcas para trazer conteúdos mais densos
  • Entender como utilizar de maneira estratégica as hashtags para potencializar seu alcance e resultados
  • E muito mais!

curso instagram marketing

Curso WhatsApp Marketing

Um curso voltado para a geração de mais negócios usando o WhatsApp. Com ele, é possível se relacionar melhor com o público ou com os clientes e ainda vender mais!

Neste curso, será possível aprender sobre: 

  • WhatsApp Business
  • Relacionamento com os contatos
  • Divulgação de WhatsApp
  • WhatsApp Business API
  • Vendas no WhatsApp
  • Ferramentas para WhatsApp

curso whatsapp marketing

E para saber ainda mais sobre TikTok, a Mirago está aqui para ajudar

Agora que as boas práticas do TikTok foram esclarecidas, já é possível utilizar a rede social da melhor forma, garantindo que a conta terá engajamento e seguidores. 

Mas, além deste artigo, a Mirago tem outro material que irá ajudar na hora de estudar e se aprofundar sobre o TikTok — mas, dessa vez, focando integralmente na sua parte de anúncios.

No “Curso TikTok”, é possível aprender sobre: 

  • TikTok Ads Manager
  • Ativos do TikTok Ads
  • Campanhas do TikTok Ads
  • Anúncio do TikTok
  • Relatório do TikTok
  • Central de Negócios TikTok

curso tiktok ads

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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