Está querendo aumentar seu engajamento no TikTok? Então o conteúdo deste post vai te ajudar.
O TikTok é uma rede social que chegou no Brasil em 2018, mas a sua popularidade só começou, realmente, em 2020. A partir daí, o sucesso do aplicativo só foi crescendo cada vez mais.
De acordo com o DataReportal, em janeiro de 2022 o TikTok contou com 74,1 milhões de usuários ativos no Brasil.
Já segundo pesquisa da Opinion Box, 36% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao dia.
Vale ressaltar que o TikTok é uma rede com muita força quando o assunto são as buscas, uma vez que ele mostra as tendências de consumo mundiais, por exemplo.
Por essa rede estar tão em alta entre usuários e empresas, iremos explicar mais sobre ela — incluindo alguns detalhes sobre como aumentar o engajamento no TikTok!

TikTok for Business: o que ele é?
Basicamente, é uma plataforma que reúne as ofertas de marketing para marcas e anunciantes. O TikTok Business foi lançado em 2020 e ele evidencia a intenção da rede social de incentivar a presença das marcas — ocasionando, também, em uma monetização.
O TikTok oferece soluções exclusivas para aqueles que possuem contas Pro — podendo ser Business (Corporativo) ou Creator (Criador).

Por que as marcas devem estar no TikTok?
Se o público-alvo ou persona da empresa tiver afinidade com o perfil do TikTok, será possível ter resultados surpreendentes e até ganhar dinheiro com a rede social.
Mas, para isso, é preciso criar conteúdos relevantes e envolventes, já que o TikTok tem um alto poder de visualização e engajamento.
As marcas também encontram benefícios com a experiência que o TikTok oferece aos usuários: além de receber posts de perfis que segue no feed, o usuário também vê posts sugeridos com base nos seus interesses e interações.
Dessa forma, as pessoas descobrem novos conteúdos a todo momento, o que aumenta as chances dos vídeos corporativos encontrarem o público interessado.
Desmistificando o algoritmo do TikTok
No TikTok, o feed — “Para Você”, ou “For You” — é a chave do sucesso. É nele que estão os melhores vídeos que a plataforma sugere a cada perfil de usuário, segundo as suas buscas.
Mas não apenas isso! O TikTok faz essa recomendação baseando-se em uma combinação de fatores que formam seu algoritmo:
- Interações: curtidas, compartilhamentos, comentários, perfis que segue, entre outros
- Informações do vídeo: legendas, hashtags, músicas, entre outros
- Configurações da conta: idioma que utiliza no aplicativo, país, dispositivo, entre outros
O mix desses fatores cria um feed totalmente personalizado e o usuário ainda pode refinar essas singularidades ao informar suas categorias de interesse, navegar pelo TikTok e reportar conteúdos que não são interessantes para ele.
A rede social ainda conta com algumas boas práticas para as marcas que desejam aumentar suas chances de aparecer no feed do seu público:
- Inserir hashtags que estão em alta
- Adicionar uma legenda curta que incentive comentários
- Usar músicas e sons que estão em alta
- Publicar quando os seguidores estão ativos
3 dicas para criar um conteúdo com visualizações e engajamento para a sua marca
É importante ressaltar que os conteúdos para o TikTok nem sempre precisam de uma produção grandiosa e super elaborada para performar bem. Basta o conteúdo do vídeo ser bom, divertido e leve.
Outro ponto é que essa não é uma plataforma formada apenas por dancinhas, e sim uma rede para todos os públicos, com diversas comunidades e diversos nichos. Por isso, para garantir um engajamento no TikTok e ter boas visualizações nos vídeos, existem algumas dicas!
Fazer conteúdos com som
O TikTok é uma plataforma voltada para o sound on, ou seja, os usuários assistem os vídeos quase sempre com o som ligado.

Usar sempre a tela cheia
O formato ideal para fazer os vídeos no TikTok é na vertical e no formato 9:16. Assim, o vídeo vai ocupar a tela inteira do celular do usuário, pensando que a plataforma é mobile first — prioritariamente utilizado nos celulares.

Ter uma boa história
Falar de forma clara e filmar em tela cheia não são os únicos fatores que influenciam no engajamento do TikTok. Os conteúdos publicados nessa rede precisam ter uma boa história e ser contados de uma forma que prenda o público.
Quando falamos sobre campanhas, a história deve ser boa desde a sua concepção.
Marketing no TikTok: entenda a sua importância
Não há dúvidas que a presença nas redes sociais é fundamental para divulgar as marcas e fortalecer o relacionamento entre a empresa e o cliente.
Nesse cenário, é essencial considerar marcar uma presença no TikTok, pensando que a plataforma já conta com milhares de usuários ativos.
Existem alguns pontos importantes que devem ser lembrados sobre o TikTok. O primeiro deles é que essa é uma rede focada em vídeos curtos e virais, com uma duração de, no máximo, 10 minutos.
Outro ponto é que, diferentemente do Facebook e do LinkedIn, por exemplo, o TikTok possui um público mais jovem.
Além disso, por ser uma rede que vem conquistando muitas pessoas e, por isso, os empresários estão começando a investir na plataforma — e estão obtendo ótimos resultados.
Mas, caso a importância do marketing no TikTok ainda não esteja clara, confira mais alguns motivos para iniciar as estratégias agora mesmo:
Potencial de crescimento
O marketing no TikTok tem um alto potencial de alcance orgânico. Isso significa que as empresas têm mais chances de produzir conteúdos virais, sendo visualizados e compartilhados por diversas pessoas em um curto período.

Os conteúdos do TikTok são mais fáceis de produzir e de consumir, o que gera um grande benefício para as empresas, que podem viralizar mais facilmente.
Plataforma em expansão
No início, o TikTok era sim muito conhecido pelas dancinhas — que ainda são muito populares por lá. Mas, o cenário atual se mostra um pouco diferente.
Muitos usuários estão utilizando a plataforma para promover produtos ou serviços, dar dicas práticas, etc.

Público segmentado
O TikTok é uma rede social que, diferente das outras, possui uma audiência mais segmentada. A grande maioria dos usuários tem entre 16 e 24 anos.
Essa é uma excelente oportunidade para aumentar a taxa de conversão das empresas, caso elas tenham algum produto ou serviço voltado para o público jovem.
Se você quer ganhar seguidores, essas boas práticas podem ajudar
Mas, diante do que vimos até então, existem estratégias para atrair usuários até a conta da empresa e fazê-las engajar com os conteúdos?
A resposta é sim! Confira a seguir:
Publicar conteúdos originais
Essa é uma dica para qualquer estratégia relacionada ao marketing de conteúdo. Criando um conteúdo original, é possível gerar relevância e credibilidade para a marca.
Caso os seguidores notem algum sinal de plágio — ou até mesmo reparam em conteúdos repetitivos —, perdem rapidamente o interesse na conta.

Utilizar músicas populares
Quando um vídeo é publicado no TikTok, é possível ver um espaço escrito “original sound”, significando que o som foi feito por um usuário do aplicativo para a criação de conteúdos.


Mas, é preciso ir além para conquistar ainda mais seguidores nesta plataforma. Aposte em músicas que façam sentido com o público-alvo ou com a persona da empresa.
Para encontrar um som e implementá-lo no conteúdo, é só digitar o nome do artista da música na barra de pesquisas e selecionar a opção “sons”.
Interagir com outras contas
Importante: não será possível conseguir sucesso no TikTok apenas focando em ações dentro do perfil. É preciso se tornar um membro ativo da comunidade dessa rede social.
Uma opção é seguir contas relevantes dentro do nicho da empresa, acompanhando o comportamento do usuário.
Outro ponto é, sempre que possível, deixar comentários em posts que chamem a atenção. Com isso, a empresa reforça que ela não está apenas dando atenção para os próprios conteúdos, mas também está atenta em tudo que gira em torno da marca.
Preencher o perfil
Os perfis das redes sociais precisam prender a atenção dos usuários em questão de segundos. Por isso, se a página inicial da marca é incompleta e não traz nenhuma informação relevante, dificilmente as pessoas se interessarão em segui-la.
Mantenha um bom nível de atividade
É importante manter um bom nível de constância nas publicações do TikTok para que a conta seja reconhecida como um usuário ativo e, consequentemente, seja exposta para mais pessoas.
Manter em mente que quanto maior a visibilidade, maior a chance de atrair seguidores, é o ponto-chave para garantir um bom engajamento.
Ter constância nas publicações
Por fim, a última dica para aumentar o engajamento e o número de seguidores no TikTok é manter uma frequência contínua de postagens.
Uma base de seguidores espera novos conteúdos, com publicações cada vez menos atrativas.

7 dicas de marketing para elevar a conta da sua empresa na plataforma
Muitas vezes, quando um conteúdo exagera nas produções, os vídeos tendem a passar uma impressão fake. As publicações do TikTok são mais orgânicas, pela rede ser uma comunidade de diversos aprendizados.
Então, se a empresa fugir muito disso, pode ser que não encontre o desempenho desejado.
E, para elevar a conta da marca, é importante estar atento(a) à algumas dicas:
Contratar influenciadores
Apostar em parcerias com influenciadores aumenta ainda mais a visibilidade da empresa na plataforma. A dica é pensar em influencers que estejam alinhados com o objetivo da marca.
Essas pessoas têm uma base de seguidores engajados, o que pode gerar ótimos resultados para a sua empresa, aumentando a sua exposição e o reconhecimento da sua marca.
É possível, inclusive, pesquisar influenciadores dentro do TikTok.
Investir em anúncios pagos
Assim como em outras redes sociais — Pinterest, Facebook e Instagram —, é possível usar a parte de “Ads” do TikTok para veicular anúncios na plataforma.

Fonte: Opinion Box
Para começar a utilizar o TikTok Ads, é preciso criar um perfil empresarial — e esperar a aprovação dele — e informar alguns dados sobre o negócio.
Determine os objetivos de campanha, faça a segmentação do público-alvo e defina um orçamento que será investido para o serviço.
No TikTok Ads, é possível criar 5 tipos de anúncio. São eles:
In-Feed Ads: aparece no feed, quando o usuário acessa a plataforma. Esses vídeos são recomendados pelo TikTok, com base na atividade que os usuários realizam dentro da rede social
- TopView: os vídeos duram até 60 segundos e aparecem para o usuário quando ele acessa o aplicativo pela primeira vez durante o dia
- Branded Effects: as empresas disponibilizam adesivos e filtros que os TikTokers podem usar ao criar os seus vídeos, aumentando o reconhecimento da marca
- Brand Takeovers: um tipo de anúncio que mistura o In-Feed Ads, TopView e Branded Hashtags. É possível usar GIFs, vídeos e imagens estáticas
- Branded Hashtags: as empresas criam desafios para os usuários cumprirem, usando uma hashtag desenvolvida pela marca
Usar legendas
Pensando que a maioria das pessoas assiste vídeos sem som, a legenda se torna indispensável.
Mais do que isso, esse recurso possibilita que o público consiga entender a mensagem passada de forma clara, garantindo que o conteúdo se adeque às práticas de acessibilidade digital.
Investir nas lives

Sempre que a marca inicia uma live, os usuários que a seguem recebem uma notificação, o que aumenta as chances de que mais pessoas assistirem à transmissão.
Para alcançar resultados ainda mais satisfatórios, é válido interagir com os usuários, responder às perguntas, agradecer à participação, etc.
Entender se o público está na plataforma
Antes de qualquer esforço ser empregado no marketing do TikTok, tenha a certeza que o público-alvo da marca utiliza o aplicativo com frequência. Para isso, é necessário pesquisar e entender o comportamento da persona — inclusive quais redes sociais ela mais utiliza.
De nada adianta investir tempo e dinheiro no TikTok, se a audiência que a empresa quer alcançar não está lá. E mesmo que haja a confirmação que ela está, a marca deve ter uma estratégia omnichannel.

Ter objetividade
Para produzir conteúdos no TikTok, a objetividade é uma escolha assertiva. A indicação é caprichar no conteúdo, passar a mensagem em poucos minutos, entregar valor ao usuário e fazer ele ter vontade de ver o vídeo por inteiro.
Crie vídeos engraçados
A marca do TikTok são os vídeos curtos e divertidos. A sugestão é fazer conteúdos criativos e engraçados, despertando a atenção do público.
Claro que tudo depende do tom de voz da marca, mas é interessante que as produções para essa rede sejam mais descontraídas.
Uma sugestão diretamente do TikTok para você!
Para ajudar usuários a terem mais inspiração nas produções, o TikTok disponibiliza um site que mostra quais trends, hashtags e músicas da plataforma vão ficar em alta antes mesmo da galera começar a usar.
Essa é uma opção que possibilita o planejamento dos conteúdos com antecedência, sem ficar de fora ou atrasado na trend.

Entender e aproveitar as principais trends pode ajudar muito a aumentar o engajamento no TikTok.
Mas, o TikTok não é a única rede que você deve explorar
Apesar do TikTok ser uma rede social de grande peso atualmente, as outras mídias não devem ser descartadas. Pensando nisso, a Mirago veio trazer alguns cursos que estão no site e vão ajudar as marcas a se aprofundarem nas mídias.
Curso LinkedIn Marketing
Esse é um curso para aprender a utilizar o LinkedIn para alavancar o negócio ou marca pessoal.
Neste curso, será possível aprender sobre:
- Cuidar e atualizar seu perfil para criar oportunidades de carreira
- Trabalhar o branding pessoal para ganhar destaque no mercado de trabalho
- Ampliar sua rede de contatos para fortalecer seu networking
- Criar uma Company Page para negócios com interesse em estarem presentes no LinkedIn
- Mensurar os resultados de postagens no LinkedIn
- Fazer anúncios no LinkedIn Ads
Um aprendizado indicado para:
- Profissionais em busca de novas oportunidades de carreira
- Empreendedores que desejam ter suas marcas presentes no LinkedIn
- Pessoas interessadas em fortalecer a própria rede de contatos profissional
- Agências que querem oferecer anúncios do LinkedIn como um serviço

Curso de Facebook Marketing
Saiba como utilizar os recursos do Facebook, como Páginas, Ads, Conteúdo, SAC e Gerenciador de Negócios.
Neste curso, será possível aprender sobre:
- Como o Facebook e suas diferentes possibilidades se encaixam numa estratégia de marketing
- Como planejar sua estratégia de conteúdo para o Facebook
- Como otimizar sua página de Facebook para melhores resultados
- Quais os diferentes tipos de conteúdo para Facebook
- Como atrair a atenção e engajar sua audiência com seu conteúdo
- Como operar o Gerenciador de Negócios do Facebook
- O que é preciso para fazer um bom anúncio de Facebook
- Entender as principais métricas desta mídia social
- Como o SAC 2.0 é feito no Facebook
Um aprendizado indicado para:
- Profissionais de marketing que gerenciam contas do Facebook de empresas
- Empreendedores que querem que seus negócios estejam presentes (e tenha resultados) no Facebook
- Agências que oferecem (ou desejam oferecer) serviços ligados ao Facebook
- Profissionais em transição de carreira que querem enriquecer o currículo
- Interessados em mídias sociais e marketing digital
Aprenda de forma didática e prática a usar os recursos do Facebook
Curso Instagram Marketing
Utilize as ferramentas do Instagram para criar uma estratégia que une branding e performance. Assim, é possível tirar o maior proveito da plataforma.
Neste curso, será possível aprender sobre:
- Como utilizar o Instagram para Negócios
- Como conquistar mais seguidores em seu Instagram
- Como aumentar o engajamento de seus seguidores na plataforma
- Como as Lives podem ajudar a aprofundar conteúdos e trazer mais humanização às marcas
- Como o formato IGTV pode ser utilizado por pessoas e marcas para trazer conteúdos mais densos
- Entender como utilizar de maneira estratégica as hashtags para potencializar seu alcance e resultados
- E muito mais!

Curso WhatsApp Marketing
Um curso voltado para a geração de mais negócios usando o WhatsApp. Com ele, é possível se relacionar melhor com o público ou com os clientes e ainda vender mais!
Neste curso, será possível aprender sobre:
- WhatsApp Business
- Relacionamento com os contatos
- Divulgação de WhatsApp
- WhatsApp Business API
- Vendas no WhatsApp
- Ferramentas para WhatsApp

E para saber ainda mais sobre TikTok, a Mirago está aqui para ajudar
Agora que as boas práticas do TikTok foram esclarecidas, já é possível utilizar a rede social da melhor forma, garantindo que a conta terá engajamento e seguidores.
Mas, além deste artigo, a Mirago tem outro material que irá ajudar na hora de estudar e se aprofundar sobre o TikTok — mas, dessa vez, focando integralmente na sua parte de anúncios.
No “Curso TikTok”, é possível aprender sobre:
- TikTok Ads Manager
- Ativos do TikTok Ads
- Campanhas do TikTok Ads
- Anúncio do TikTok
- Relatório do TikTok
- Central de Negócios TikTok
