O TikTok Ads vem ganhando força e popularidade com o crescimento exponencial do número de usuários do TikTok em todo o mundo nos últimos anos.
Este crescimento despertou a atenção e interesse de empresas e profissionais de marketing em todo o mundo, fazendo com o que o TikTok seja considerado como um dos canais de relacionamento, desenvolvimento de marca e aquisição de novos usuários. Portanto, se você atua com marketing digital, deve prestar atenção à este movimento.
Crescimento do TikTok
Recentemente o TikTok atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais e se tornou uma das pouquíssimas redes sociais a atingir esta marca, estando ao lado de gigantes como Facebook, Instagram e Youtube.
O aplicativo da rede social foi o mais baixado no ano de 2020 e também 2021. Além disso, o Brasil é o segundo país que mais utiliza o TikTok, atrás apenas da China, onde fica a empresa criadora do app.
O que é o TikTok Ads
O TikTok Ads é a plataforma de anúncios da rede social que permite que anunciantes veiculem campanhas de marketing nesta mídia social.
Desde meados de 2021 é possível criar contas no estilo self service no TikTok Ads (antes disso era possível anunciar somente via contato com o time da empresa).
O poder dos vídeos
É muito difícil pensar numa estratégia de marketing digital que não contemple a utilização de vídeos, sobretudo nas mídias sociais. Para se ter uma ideia do poder dos vídeos, veja estes dados da Pesquisa “State of Video Marketing 2021”:
- 96% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço.
- 84% das pessoas dizem que foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca.
- As pessoas assistem a uma média de 18 horas de vídeo online por semana.
Apesar destes dados serem globais, dá para se ter uma ideia da força dos vídeos numa estratégia de marketing. Por ser uma rede social focada exclusivamente em vídeos, o TikTok vem ganhando cada vez mais força neste cenário e tem chamado a atenção de empresas e profissionais de marketing em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Como Anunciar no TikTok Ads (passo a passo)
O primeiro passo para começar a anunciar no TikTok Ads é criar uma conta na plataforma.
- Acesse o site do TikTok Ads e clique em “Criar Agora”
- Preencha seus dados (e-mail, senha e código de confirmação – enviado ao e-mail ou celular, dependendo da opção escolhida)
- Insira os detalhes de seu negócio (país, segmento, fuso horário, nome, telefone e moeda) e clique em “Register”
- Configure as informações iniciais de seu Gerenciador de Anúncios (site, endereço, CNPJ e forma de pagamento)
- Escolha o modo de configuração de anúncios (simplificado ou completo)
- Dentro do Gerenciador de Anúncios, escolha seu objetivo de campanha. Elas se dividem em três grandes categorias: Reconhecimento de Marca (Awareness), Consideração e Conversão. Falaremos mais delas mais à frente.
- Defina as configurações do seu conjunto de anúncios. Comece inserindo o nome de seu conjunto de anúncios e o tipo de anúncio (app ou site)
- Defina o posicionamento dos anúncios (automático ou manual) e defina se o usuário poderá comentar ou baixar seus vídeos
- Defina o tipo de anúncio (dinâmico ou não) e a sua segmentação (com opções de incluir ou excluir determinadas audiências)
- Selecione os filtros demográficos (localização, gênero, idade, idioma) e os interesses e comportamentos
- Defina o orçamento, a programação a estratégia de lances
- Agora é o momento de configurar seu anúncio. Defina o nome do anúncio e faça a vinculação de sua conta.
- Crie seu anúncio (texto, link, vídeo, call to action)
- Revise as informações e clique em “submit”. Pronto! Sua campanha será revisada e, se estiver tudo certo, entrará no ar em alguns minutos/horas.
Visto esta introdução, vamos detalhar melhor o passo a passo na criação de campanhas na plataforma.
Objetivos de campanha no TikTok Ads
Se você já anunciou no Facebook Ads e Instagram Ads entenderá facilmente esta parte. O objetivo de campanha define a ação que você deseja que as pessoas façam ao verem seu anúncio no TikTok.
- Você quer que as pessoas comprem seu produto?
- Quer que elas preencham um formulário para saber mais informações?
- Quer que elas visitem seu site para ler seu blog/portal?
- Quer que elas saibam que sua marca existe?
- Quer que as pessoas assistam seus vídeos?
- Quer que elas instalem seu app?
Antes de criar sua campanha é desejável que você reflita sobre quais são seus principais objetivos ao anunciar no TikTok Ads. Para isso, pense também na jornada de compra de seu cliente e entenda como encaixar esta estratégia ao longo desta jornada.
Defina seu Público (para quem você quer anunciar)
Quem você deseja alcançar no TikTok Ads? Para facilitar, veja a tabela abaixo com as opções de segmentação de público que você poderá utilizar:
Audiências | Incluir | Crie um público semelhante ou personalizado (arquivo do cliente, envolvimento, atividade do aplicativo, tráfego do site). |
Excluir | Excluir públicos semelhantes ou personalizados | |
Demográficos | Gênero | Masculino, Feminino |
Idade | 13-17, 18-24, 25-34, 35-44, 45-54, 55+ | |
Localização | Entregue aos usuários com base em sua localização: país / região, estado, áreas metropolitanas, cidade | |
Idioma | Entrega aos usuários com base no idioma do aplicativo. | |
Interesses e Comportamentos | Interesses | Entregue aos usuários com base em sua maior interação com determinados interesses. por exemplo. “Jogos” |
Comportamentos | • Entregue anúncios com base no comportamento recente do usuário no aplicativo, como interações com vídeos ou criadores. • Os comportamentos de vídeo incluem assistir, curtir, comentar e compartilhar vídeos por categoria. por exemplo. “Alimentação”, “Moda”. • As interações do criador incluem seguir ou visualizar os perfis do criador por categoria. por exemplo. “Viagem”, “Esportes” | |
Dispositivo | Tipo de Conexão | WIFI, 2G, 3G, 4G |
Sistema Operacional | iOS e Android | |
Versão do Sistema Operacional | Entregue anúncios aos usuários com base na versão do software. por exemplo. iOS 10.0 ou superior, Android 4.0 ou superior | |
Modelo do Aparelho Celular | Entrega anúncios aos usuários com base no modelo do dispositivo do usuário. | |
Preço do Dispositivo | Entregue anúncios aos usuários com base no preço do dispositivo, variando de sem limite a mais de US $1.000 | |
Operadora | Entregue anúncios a usuários com base em operadoras de telefonia móvel. |
Observação: a segmentação por local dependerá dos canais e locais disponíveis para cada aplicativo.
Defina o orçamento das campanhas no TikTok Ads
Depois de definir seus objetivos e realizar a segmentação de público, chegou o momento de definir o orçamento a ser investido nas campanhas.
Orçamento Diário x Orçamento Vitalício
Assim como em outras plataformas de tráfego pago, o TikTok Ads permite que você escolha entre um orçamento diário ou vitalício. No orçamento diário você define o valor máximo que está disposto(a) a gastar por dia, por conjunto de anúncio (ex. R$ 20,00/dia). Isso significa que a plataforma irá gastar, no máximo, este valor diário, nunca ultrapassando este limite.
No caso o orçamento vitalício, você define o quanto deseja gastar em todo o período de veiculação do conjunto de anúncios. Neste caso, os algoritmos do TikTok Ads irão determinar os melhores dias e horários para veicular seus criativos ao seu público. Desta forma, a quantia gasta por dia pode variar (podendo ficar acima ou abaixo de uma média diária), mas nunca excederá o volume previsto inicialmente. Por exemplo: se você estipulou um investimento de R$600,00 por uma veiculação de 30 dias, isto significa que, ao final do período, será este o investimento realizado (podendo, em alguns dias, gastar 25, 30 e outros 15, 18, por exemplo).
E qual dos dois é o melhor?
Não existe melhor ou pior, neste caso. Busque fazer testes e analisar qual funciona melhor para o seu tipo de negócio. Tudo depende de seus objetivos, do volume de investimentos e de sua experiência com campanhas.
Crie seu Anúncio
Agora chegou a hora de criar seu anúncio e é bom você saber que, dependendo do objetivo e dos campos do grupo de anúncio selecionados nas etapas anteriores, isso afetará os campos em que você poderá preencher nos anúncios.
Atualmente o TikTok Ads suporta apenas anúncios em vídeos. Os detalhes das especificações podem variar, dependendo do posicionamento escolhido para veiculação dos anúncios.
Anúncios em Vídeo no TikTok Ads | Anúncios em vídeo no Feed de Notícias | |
Posicionamento | Anúncio In-feed TikTok | BuzzVideo:•BuzzVideo in-feed ad•BuzzVideo details page ad•BuzzVideo story ad TopBuzz:•TopBuzz in-feed ad•TopBuzz details page ad Babe:•Babe in-feed ad•Babe details page ad |
Composição de Anúncios | Criativo em vídeo + imagem de exibição do anúncio + marca ou nome do aplicativo + descrição do anúncio | Criativo em vídeo + marca ou nome do aplicativo + descrição do anúncio |
Proporção da tela | 9:16, 1:1, ou 16:9 | 16:9 ou 1:1 |
Resolução do Vídeo | A resolução deve ser ≥540 * 960 px, ≥640 * 640 px ou ≥960 * 540 px. | Sem restrições. Sugere-se uma resolução ≥720 * 1280px, ≥640 * 640px ou ≥1280 * 720px. |
Formato do Arquivo | .mp4, .mov, .mpeg, .3gp, ou .avi | .mp4, .mov, .mpeg, .3gp, ou .gif |
Duração do vídeo | 5-60s permitidos. A plataforma sugere vídeos curtos de 9-15s. | Sem limitação. A plataforma sugere vídeos curtos de 5 a 60 segundos |
Taxa de bits | ≥516 kbps | |
Tamanho do Arquivo | ≤500 MB | |
Imagem de Perfil | Proporção: 1: 1 • Tipo de arquivo: .jpg, .jpeg, .png • Tamanho do arquivo: <50 KB | |
Nome do Aplicativo ou Marca | Para nomes de aplicativos, suporte de 1 a 40 caracteres. Para nomes de marcas, suporte de 1 a 40 caracteres Nota: • Emojis não podem aparecer no nome do aplicativo ou nome da marca. • Pontuações e espaços também ocupam caracteres. • Dependendo do modelo do telefone e do sistema operacional, um texto mais longo pode correr o risco de não aparecer completamente na tela. | |
Descrição do Anúncio | Para descrições, suporte de 1 a 100 caracteres Nota: • Emojis, “{}” e “#” não podem aparecer na descrição. • Pontuações e espaços também ocuparão caracteres. • Dependendo do modelo do telefone e do sistema operacional, textos mais longos podem correr o risco de não serem exibidos completamente na exibição da tela. |
Dicas para ter melhores resultados com seus anúncios
Os criativos são parte fundamental para o sucesso de uma campanha e estratégia no TikTok Ads, portanto, é fundamental ter atenção e cuidado nesta etapa. Confira algumas sugestões para melhorar o desempenho do anúncio e a experiência do usuário:
- O criativo de vídeo deve ter música ou som de fundo.
- Mantenha os principais elementos criativos no meio da tela. Isso evita que sejam cobertos pela descrição ou logotipo e também que sejam cortados nas laterais (para caber em diferentes tamanhos de tela).
- Faça upload de vídeos de alta resolução. Evite imagens borradas ou distorcidas.
- Cuidado com o idioma. Esta dica é válida para anúncios globais ou em mais de um país que tenha idiomas diferentes: os idiomas diferentes do idioma oficial local em que o anúncio será exibido não devem ser exibidos com muita frequência.
Conclusão
Não dá para negar a importância e crescimento do TikTok como plataforma de mídia social e potencial gerador de novos negócios para marcas e empresas. É bem verdade que, assim como outros canais, o TikTok Ads não é para “para todo mundo”. É preciso entender se o seu consumidor está presente nesta plataforma e se a sua marca tem condições e estratégias adequadas para atuar neste canal.
De todo modo, se você como empreendedor(a) ou profissional de marketing entender que faz sentido explorar este universo, existe um grande caminho que poderá ser trilhado (e testado) com o objetivo de trazer novos e melhores resultados de marketing para seu negócio.
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