A escaneabilidade é essencial para qualquer produção de conteúdo e também para o SEO. Se você tem um blog de marketing digital ou faz material rico escrito, então precisa conhecer esse conceito.
A base para qualquer entendimento sobre escaneabilidade é entender a forma como consumimos conteúdo escrito nos computadores: não queremos ter que escavar informações. Preferimos ter a facilidade de encontrar a informação.
Vamos nos aprofundar no assunto.
O que é escaneabilidade?
Escaneabilidade é um conceito de webwriting e user experience que define se o texto tem informações fáceis de encontrar. O nome desse conceito é dado porque o leitor costuma passar o olho rapidamente sobre o texto, como um scanner.
Em 1997, Jacob Nielsen realizou uma pesquisa sobre como as pessoas leem na web. Ele descobriu que as pessoas não leem textos palavra por palavra. Na verdade, quase 80% das pessoas escaneia o conteúdo.
É preciso facilitar que o leitor ache as informações que deseja durante essa olhada rápida. Se isso acontecer, é muito mais provável que ele decida consumir o conteúdo por completo ou uma boa parte dele. E se ele ler tudo fica mais fácil que você o direcione para outras páginas ou conteúdos.
Você já viu alguém escaneando um conteúdo?
É bem provável que você também escaneie conteúdo. Afinal, nem sempre o conteúdo inteiro nos interessa, mas algumas partes dele.
E tem mais. Nem todo conteúdo da internet merece nossa atenção plena. Muitas vezes, escanear antes de ler, é tudo o que precisamos pra decidir se aquele conteúdo merece uma leitura mais atenta ou não.
Pra te ajudar a entender esse comportamento, separamos uma gravação de tela. O vídeo abaixo foi capturado por meio de um software que utilizamos na Mirago. Ele grava a interação dos usuários com o nosso site, para que possamos identificar pontos de melhoria.
No exemplo abaixo, o usuário está lendo um artigo em nosso site. Veja como ele se comporta:
Repare que os maiores pontos de atenção deste usuário (quando ele para de rolar a página) estão relacionados com títulos, bullets, imagens e vídeos.
E aí? Você também escaneia conteúdos?
Por que a escaneabilidade funciona?
A escaneabilidade é baseada em conceitos de neuromarketing e user experience. Algumas das suas técnicas, como negritar informações relevantes, se baseiam na ideia de fazer uma frase se destacar por contraste. Outras, como o espaçamento, procuram ajudar as informações a ficarem melhor distribuídas.
Cada uma das técnicas do assunto tem uma função no esquema geral. Fazer uso de todas elas é essencial para que seu conteúdo realmente funcione.
Técnicas de escaneabilidade
As técnicas a seguir são relevantes para atrair a leitura. Em termos bem genéricos, podemos dizer que é uma espécie de User Experience aplicada à redação.
Se você deseja aplicar escaneabilidade nos seus textos, é preciso estar familiarizado com todas as técnicas a seguir.
Parágrafos curtos e específicos
Mantenha seus parágrafos e frases curtas. Em cada parágrafo, se concentre em apenas uma ideia central.
Parágrafos longos dificultam o escaneamento, assim como parágrafos que abordam muitas ideias diferentes.
Lógica da pirâmide invertida
Se você é jornalista, deve ter aprendido na faculdade uma forma de escrita que é bem diferente desta que estou usando.
No jornalismo é comum começarmos um texto com uma introdução e então seguirmos evoluindo até chegar na conclusão. A lógica da pirâmide invertida prega o oposto disso.
Começamos pela conclusão e então vamos desenvolvendo as ideias que nos fizeram chegar nela. Isso porque o leitor não tem tempo a perder.
Se logo no começo do texto, ele sentir que está perdendo tempo, você corre o risco dele abandonar seu texto e ir procurar a informação em outro lugar.
O começo do texto é fundamental para dar uma ideia ao leitor do que está por vir. Outra técnica que gosto é a PPT, do Brian Dean (Backlinko).
Nesta técnica, você começa o texto fazendo um rápido preview do que está por vir, geralmente uma promessa instigante.
Em seguida, você mostra uma prova de que aquilo vale a sua atenção.
Somente então, você faz a transição para seu texto principal.
Negrito
O uso do negritado ajuda a melhorar a escaneabilidade através do contraste. É a técnica mais simples de se encontrar, mas muitas vezes seu uso não é o ideal.
Para acertar os melhores pontos a serem negritados, entenda o seguinte: essas são as frases que o leitor irá absorver sem nenhum contexto. Por isso é importante escolher bem os trechos.
Intertítulos
Um bom uso de intertítulos é uma divisão simples, com explicações consistentes sobre o conteúdo abaixo.
Existe uma ideia de que um intertítulo deve ser feito sempre a cada quatro ou cinco parágrafos no máximo. Isso é um exagero: os intertítulos devem ser usados sempre que o assunto retratado mudar tanto que é preciso explicar o novo assunto.
Foque-se em ter intertítulos que sirvam como fio condutor do texto. Eles precisam ajudar a contar a história do artigo: de onde você está saindo, por onde passa e onde vai chegar.
Imagens e vídeos
Lá vem o Ludy falar que uma imagem vale mais do que mil palavras. É clichê. Eu sei. Mas as imagens são difíceis de serem ignoradas.
Quer uma prova? Vá no Google e pesquise por “escaneabilidade”. Em seguida vá para o Google Imagens. Viu alguma imagem familiar? Consegue pensar em um jeito mais fácil de explicar o que é escaneabilidade do que com esta imagem?
Você provavelmente viu todas as imagens acima deste parágrafo. Mas, talvez não tenha lido todos os parágrafos acima.
Talvez você tenha visto o vídeo que mostra uma pessoa real escaneando o conteúdo da Mirago.
Isso mostra o quanto é importante utilizar esses recursos para manter e chamar a atenção dos leitores. E não só pra isso. Imagens e vídeos podem melhorar a experiência do usuário. Podem ajudá-lo a compreender melhor as ideias apresentadas.
Marcadores
O uso de marcadores para criar listas é uma excelente forma de distribuir melhor as informações. Digamos, por exemplo, que eu fosse listar as técnicas que estamos discutindo aqui. A melhor forma para isso seria:
- Negritado;
- Intertítulos;
- Marcadores;
- Espaçamento;
- Linkagem.
Quando for listar coisas que precisam respeitar uma ordem, o ideal é usar os marcadores de lista numerada. Por exemplo, para uma lista de cuidados ao arrumar uma mala:
- Separe as roupas que vai levar;
- Dobre-as com cuidado;
- Coloque na mala da mais pesada para a mais leve;
- Preencha os espaços entre as pilhas com outros pertences.
Listas podem ser usadas em diversos momentos no seu texto. Caso as frases de cada ponto sejam muito longas, use o negritado para destacar sobre o que cada ponto realmente é.
Espaçamento
Espaçamento é uma questão tanto de tamanho das frases quanto dos parágrafos. Isso porque frases mais curtas são mais fáceis de ler. Parágrafos mais curtos também ajudam a não assustar o leitor.
O ideal é que as frases raramente passem de duas linhas de texto. Os parágrafos devem ter entre 2 e 5 linhas de extensão, com raras exceções.
Se você fizer parágrafos muito longos, o texto parece sem fôlego. Se as frases se estendem muito, ficam difíceis de entender. É importante tomar cuidado com parágrafos muito curto em sequência, também: é difícil passar valor dessa forma.
Links
A forma como você distribui os links é importante para que o texto leve a outras páginas. Já sabemos que isso é fundamental para ajudar na otimização do site, mas isso precisa ser feito com cuidado. Cada link é uma informação que precisa de espaço próprio para ser entendida.
Isso significa que você deve evitar colocar links demais num mesmo parágrafo. Isso pode ser feito caso esteja oferecendo várias opções de solução para um problema. Entretanto, evite fazer o mesmo com links internos.
Citação
Usar frases ou destacar pequenos trechos do artigo, em formato de citação, podem ser um bom chamariz. Essa técnica é capaz de fazer o leitor parar de escanear e ler com atenção.
Cerca de 80% das pessoas não vai ler seu conteúdo todo. Ignorar esse fato é perder o jogo antes de entrar em quadra. Entenda como o jogo é jogado. Use isso a seu favor.
Cerca de 80% das pessoas não vai ler seu conteúdo todo. Ignorar esse fato é perder o jogo antes de entrar em quadra. Entenda como o jogo é jogado. Use isso a seu favor.
Ludy Amano
Viu só? Você provavelmente não teria lido o trecho acima se ele fosse um mero parágrafo no meio do texto. Aliás, ele aparece logo acima da citação. Você tinha reparado?
A citação é um imã de atenção. Especialmente quando seu designer te dá uma mãozinha e consegue fazê-la se destacar do texto (com fontes maiores, espaçamento e cores contrastantes).
Aproveite que chamou a atenção e insira uma frase de impacto. Algo que entregue valor de maneira rápida e direta.
Isso ajuda a convencer o visitante de que o tempo dele será muito bem investido na leitura do seu artigo.
Tabelas
Alguns tipos de conteúdo podem ser melhor apresentados no formato de tabela. As tabelas são especialmente úteis quando precisamos exibir informações numa abordagem comparativa ou associativa.
Ela facilita e agiliza o processo de encontrar e comparar informações. Confira na tabela abaixo, um comparativo de todas as técnicas de escaneabilidade.
Técnica | Quando usar |
---|---|
Parágrafos curtos | Sempre |
Pirâmide invertida | Em posts de blog |
Negrito | Para destacar conceitos-chave |
Intertítulos | Para separar blocos de conteúdo e dar hierarquia às informações |
Imagens e vídeos | Sempre |
Marcadores | Para exibir listas ordenadas e não ordenadas |
Espaçamento | Sempre |
Links | Sempre que imaginar que o leitor vai desejar se aprofundar num tema ou acessar algo que acabou de mencionar |
Citação | Chamar a atenção para um conceito de valor |
Tabelas | Para apresentar informações de maneira comparativa ou associativa |
Exemplo de uso das técnicas
No texto abaixo, você pode ver um exemplo de texto sem nenhum uso das técnicas de escaneabilidade. Na sequência, apresentamos o mesmo texto através do uso de técnicas. Julgue por si mesmo qual dos dois é mais fácil de ler.
“Vídeo
O vídeo precisa ter um planejamento desde o roteiro. Existem 4 práticas que ajudam a melhorar a estrutura do audiovisual: Gancho – comece o vídeo com uma fala que resuma o que vai ser falado e atraia o público a assistir tudo. Imagem de exibição – pense no que estará sendo visto pelo público antes que ele dê o play no vídeo. Título – coloque a palavra-chave principal do título no começo dele e faça um texto que atraia a atenção com verbos e números. A seguir – o vídeo também precisa ter uma Call to Action, um direcionamento de ação para que o público continue a consumir seu conteúdo.”
Vídeo
O vídeo precisa ter um planejamento desde o roteiro. Existem 4 práticas que ajudam a melhorar a estrutura do audiovisual:
- Gancho – comece o vídeo com uma fala que resuma o que vai ser falado e atraia o público a assistir tudo;
- Imagem de exibição – pense no que estará sendo visto pelo público antes que ele dê o play no vídeo;
- Título – coloque a palavra-chave principal do título no começo dele e faça um texto que atraia a atenção com verbos e números;
- A seguir – o vídeo também precisa ter uma Call to Action, um direcionamento de ação para que o público continue a consumir seu conteúdo.
Você costuma ler textos online? Conta pra gente um exemplo de informação que você decidiu procurar em um texto e acabou lendo o artigo inteiro ao encontrar o que queria negritado!