Antes da publicação e produção é preciso planejar o conteúdo das mídias sociais. Para isso, é preciso term em mente como o conteúdo se relaciona com a marca.
Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.
Existem algumas técnicas que ajudam a planejar o conteúdo de mídias sociais. Vamos conversar sobre o assunto.
Planejamento Editorial
O primeiro passo ao planejar conteúdo para mídias sociais é criar um planejamento editorial. A técnica é idêntica a usada por jornalistas para fazer revistas e outras publicações periódicas.
A primeira coisa a se fazer é organizar os assuntos do território de marca em colunas de categorias editoriais. Digamos, por exemplo, um supermercado.
Digamos que o supermercado decidiu, através do seu território de marca, que iria falar sobre vários assuntos relacionados a economia doméstica, gastronomia, dicas de limpeza e nutrição. Esses quatro tópicos podem se tornar as colunas de categoria editorial.
O que muitas empresas fazem é separar as categorias como notícia, dica, frase, vídeo e outros tipos de formato. Na verdade, estas não são as categorias, mas possíveis aplicações dos assuntos tratados em cada uma delas.
Boas práticas ao planejar conteúdo para mídias sociais
Existem algumas práticas que ajudam a planejar um conteúdo para mídias sociais. A principal delas é criar as publicações com uma antecedência.
O planejamento e a execução com antecedência são uma forma prática de evitar grandes problemas. Digamos que você seja uma agência e faça o conteúdo em cima da hora. Se o seu cliente não aprovar o resultado, você vai estar correndo contra o relógio para criar um novo conteúdo.
Evite ficar preso ao calendário de datas. É muito comum que as empresas fiquem postando conteúdos como “Feliz Dia do Químico”. Mas vale à pena para o supermercado publicar este conteúdo? Isso pode se evitado ao criar um território de marca e trabalhar as personas.
Outra prática importante é planejar o aproveitamento do conteúdo ao máximo. Digamos, por exemplo, que você invista pesado na produção de uma série de vídeos. Nesse caso, o ideal é distribuir esses vídeos por todas as suas plataformas, reaproveitando o que foi produzido de várias formas e ao longo de um grande período de tempo.