Como planejar conteúdo para as mídias sociais?

Entenda o que é preciso para fazer um planejamento de conteúdo e como tirar o máximo dele.

Antes da publicação e produção é preciso planejar o conteúdo das mídias sociais. Para isso, é preciso term em mente como o conteúdo se relaciona com a marca.

Este artigo faz parte do Curso Mídias Sociais. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Conheça o curso

Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.

Existem algumas técnicas que ajudam a planejar o conteúdo de mídias sociais. Vamos conversar sobre o assunto.

Planejamento Editorial

O primeiro passo ao planejar conteúdo para mídias sociais é criar um planejamento editorial. A técnica é idêntica a usada por jornalistas para fazer revistas e outras publicações periódicas.

A primeira coisa a se fazer é organizar os assuntos do território de marca em colunas de categorias editoriais. Digamos, por exemplo, um supermercado.

Digamos que o supermercado decidiu, através do seu território de marca, que iria falar sobre vários assuntos relacionados a economia doméstica, gastronomia, dicas de limpeza e nutrição. Esses quatro tópicos podem se tornar as colunas de categoria editorial.

O que muitas empresas fazem é separar as categorias como notícia, dica, frase, vídeo e outros tipos de formato. Na verdade, estas não são as categorias, mas possíveis aplicações dos assuntos tratados em cada uma delas.

Boas práticas ao planejar conteúdo para mídias sociais

Existem algumas práticas que ajudam a planejar um conteúdo para mídias sociais. A principal delas é criar as publicações com uma antecedência.

O planejamento e a execução com antecedência são uma forma prática de evitar grandes problemas. Digamos que você seja uma agência e faça o conteúdo em cima da hora. Se o seu cliente não aprovar o resultado, você vai estar correndo contra o relógio para criar um novo conteúdo.

Evite ficar preso ao calendário de datas. É muito comum que as empresas fiquem postando conteúdos como “Feliz Dia do Químico”. Mas vale à pena para o supermercado publicar este conteúdo? Isso pode se evitado ao criar um território de marca e trabalhar as personas.

Outra prática importante é planejar o aproveitamento do conteúdo ao máximo. Digamos, por exemplo, que você invista pesado na produção de uma série de vídeos. Nesse caso, o ideal é distribuir esses vídeos por todas as suas plataformas, reaproveitando o que foi produzido de várias formas e ao longo de um grande período de tempo.

Professor
Dúvidas
Avatar
Cléa Souza Alves PRO9 meses atrás

Pode 'requentar' conteúdo?

Sempre achei que fosse errado 'reutilizar' conteúdo, pelo menos com um prazo curto entre uma publicação e outra.

Gostaria de ter mais informações sobre como fazer isso.

milenarimprensa
Milena Rezende1 ano atrás

plenajamento

Onde encontrar o material planejamento?

Avatar
Aline Oshiro2 anos atrás

Dúvida

Oi Fernando,

tenho uma dúvida: a ideia de ficar "requentando" o conteúdo não pode gerar um cansaço para o meu leitor? Porque, por exemplo, eu fiz um post no blog, e a pessoa já leu na primeira vez que fiz, vai ver os desdobramentos do post (um pedaço do vídeo, uma citação, etc) nas próximas semanas e vai pensar "de novo esse assunto?" Não fica muito repetitivo? Porque pensaria dessa forma caso recebesse esses conteúdos várias vezes na minha timeline do Face, por exemplo.

Obrigada!

HelioRoots Has
Helio Alexandrino2 anos atrás

Material de Planejamento

Nessa aula o Fernando informa sobre a disponibilização de um Material de Planejamento, por gentileza, onde encontrar esse conteúdo?

Helio

Envie sua dúvida

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.