Como conseguir mais avaliações no Google Perfil da Empresa?

Como conseguir mais avaliações no Google Perfil da Empresa?

O Google Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita que pode ajudar sua empresa a conquistar novos clientes. Use as avaliações e saiba como!
avaliações do google perfil da empresa

As avaliações do Google Meu Negócio (agora Google Perfil da Empresa) são uma funcionalidade em que os usuários podem deixar comentários e classificações sobre empresas que possuem uma página na ferramenta.

O Google Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita que permite que as empresas gerenciem como elas aparecem no Google Maps e no buscador do Google. Com as avaliações, os usuários podem fornecer feedbacks sobre suas experiências com a empresa, incluindo informações como qualidade do serviço, atendimento ao cliente e tempo de espera.

Por isso, é muito importante entender a utilidade dessa funcionalidade e saber como gerenciá-la da melhor forma. Afinal de contas, essa pode ser mais uma forma de potencializar a reputação da sua empresa

Além disso, o Google Meu Negócio e as avaliações em si tem uma forte relação com aspectos de SEO Local que toda empresa local precisa ter no radar, a fim de aumentar a taxa de cliques para o site, pois os usuários são mais propensos a clicar em páginas que tenham muitas avaliações positivas.

É isso que a Mirago vai apresentar a você neste artigo. Aproveite!

Ludy Amano
Curso Google Perfil da Empresa (Meu Negócio)
Aula: Como conseguir mais avaliações no Google Perfil da Empresa?
09:03

O que são e onde estão as avaliações do Google Meu Negócio?

Como dissemos, as avaliações do Google Meu Negócio podem ser uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes e melhorar a visibilidade da sua empresa

Para acessá-las, os proprietários de empresas precisam fazer login na plataforma e selecionar a listagem da empresa para a qual desejam gerenciar as avaliações. 

Na seção “Avaliações” da listagem da empresa, é possível ver todas as avaliações deixadas pelos clientes e responder a elas.

Já os usuários que desejam deixar uma avaliação para uma empresa no Google Meu Negócio podem fazer isso ao pesquisar a empresa no Google Maps ou na pesquisa do Google, e basta clicar na listagem da empresa. A partir daí, vão conseguir ver as avaliações de outros usuários e deixar sua própria classificação para a empresa.

avaliações do google perfil da empresa

As avaliações no Google Meu Negócio valem ouro

Devido à sua importância e os diversos benefícios que as empresas podem obter por meio das avaliações do Google Meu Negócio, é indispensável que essa parte esteja muito bem estruturada na plataforma.

Isso porque as avaliações do Google Meu Negócio podem afetar diretamente a reputação online de uma empresa, uma vez que são exibidas em destaque na página de resultados de pesquisa do Google e na listagem do Google Maps.

Isso significa que as avaliações do Google Perfil da Empresa podem influenciar a decisão de outras pessoas sobre se devem ou não usar os serviços de uma empresa.

Por isso, é importante para as empresas gerenciarem bem essa parte, respondendo aos comentários dos clientes e tomando medidas para melhorar a qualidade de seus serviços, se necessário.

Avaliações do Google Perfil da Empresa e a importância para o SEO

Além disso, as avaliações do Google Meu Negócio podem afetar o SEO de uma empresa, já que, dependendo da classificação obtida nas avaliações, ela poderá influenciar na taxa de cliques (CTR) dos resultados orgânicos, que é considerado um dos (muitos) sinais que o Google utiliza para classificação de seus resultados.

Além disso, podem afetar o posicionamento da empresa nos resultados de pesquisa local do Google, que são exibidos para usuários que procuram empresas ou serviços em uma área geográfica específica. 

google perfil da empresa e SEO

Quando uma empresa tem muitas avaliações positivas no Google Meu Negócio, isso pode aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa e, consequentemente, levar mais tráfego para seu site, graças ao impacto na taxa de cliques.

Por essa razão, são consideradas parte importante do SEO local e uma das muitas táticas que as empresas podem usar para melhorar sua visibilidade nas buscas do Google.

Como receber mais avaliações para seu negócio no Google?

Existem algumas dicas para quem gostaria de receber mais avaliações para seu negócio no Google, principalmente as positivas.

Priorizar bom atendimento e fazer otimizações no próprio site podem ajudar sua empresa a ter um feedback melhor dos clientes, por exemplo.

Com base nisso, veja algumas que separamos para você:

  1. Ofereça um excelente serviço ao cliente: uma das melhores maneiras de obter avaliações positivas é oferecer um excelente serviço ao cliente. Certifique-se de que sua equipe esteja treinada para fornecer um atendimento de qualidade e que responda rapidamente às necessidades dos clientes;
  2. Incentive os clientes a deixarem avaliações: você pode incentivar seus clientes a deixarem avaliações, pedindo educadamente que deixem um comentário no Google Meu Negócio após uma compra ou serviço.
  3. Facilite o processo de avaliação: para incentivar mais avaliações, facilite o processo para seus clientes. Certifique-se de que é fácil encontrar sua empresa no Google e deixar uma avaliação. Também pode ser útil fornecer instruções claras e diretas sobre como deixar uma avaliação.

Outra alternativa para facilitar o acesso dos clientes a essas avaliações, é a disponibilização de um QR-Code impresso, no caso de estabelecimentos com ponto físico, ou mesmo o envio de um e-mail pedindo essa gentileza aos seus clientes. 

  1. Responda a todas as avaliações: responda a todas as avaliações que sua empresa receber, sejam elas positivas ou negativas. Agradecer aos clientes por uma avaliação positiva pode incentivá-los a deixar mais avaliações, enquanto responder a avaliações negativas pode ajudar a resolver problemas e melhorar a imagem da sua empresa.
  2. Monitore suas avaliações: monitore regularmente as avaliações da sua empresa no Google Meu Negócio para identificar áreas de melhoria e responder rapidamente a avaliações negativas. Você também pode usar essas informações para melhorar seus produtos ou serviços.


Como criar um link de avaliação no Google Perfil da Empresa?

Aqui está um passo a passo para criar um link de avaliação no Google Perfil da Empresa:

  1. Acesse a página do Google Meu Negócio em https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ e faça login na sua conta;
  2. Selecione a listagem da empresa para a qual deseja criar um link de avaliação;
  3. No painel de navegação, à direita, clique em “Solicitar Avaliações”;
solicitar avaliações no google perfil da empresa
  1. Abrirá uma tela com um link. Clique para Copiar o link;
link gerado para solicitar avaliações no google perfil da empresa
  1. O link da sua página de avaliações será copiado para a área de transferência do seu computador. Você pode compartilhar este link por e-mail, mensagem de texto, mídia social, em seu site ou em qualquer outro lugar onde você deseje que seus clientes deixem avaliações;
  2. Se você quiser personalizar o link para incluir o nome da sua empresa, você pode usar um serviço como o Bitly para criar um link mais curto e personalizado.

Lembre-se: ao compartilhar o link de avaliação, é importante incentivar seus clientes a deixarem uma avaliação sincera e honesta. Além disso, não ofereça recompensas para obter avaliações, pois isso viola as políticas do Google.

Gere novas oportunidades por meio do Google com apoio da Mirago

Como vimos, existem muitas funcionalidades e possibilidades a serem exploradas por essa ferramenta gratuita do Google. 

Se quer saber como extrair o melhor do Google e dominar os principais conceitos que podem potencializar seu negócio, conte com o apoio da Mirago, que tem o curso de excelência perfeito para você.
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Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
Índice
Curso Google Perfil da Empresa (Meu Negócio)
essa aula faz parte do
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4.7/5
(20 avaliações)

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