Mecanismos de busca e fatores de ranqueamento

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Antes de fazer SEO é importante entender o funcionamento dos mecanismos de busca. Entenda como de fato funcionam os motores de busca e como o SEO está ligado a isso.

O Google utiliza diversos fatores para o seu ranqueamento. Alguns são conhecidos, como o PageRank. Outros são guardados pela empresa como segredo, mas temos alguma noção de como funcionam graças ao trabalho de profissionais de SEO que estão constantemente testando e discutindo o algoritmo do Google.

Antes de discutir quais são os fatores, entretanto, é melhor sabermos como o Google funciona. Isso significa compreender como o seu link é encontrado, indexado e ranqueado pelo Google.

Como funciona o google?

Rastreamento de novos sites (“crawling”)

Esse processo envolve achar novos sites e novas páginas. Para isso, eles utilizam “robôs” que vão procurar novos conteúdos nos vários links das páginas. Quando seu site é linkado em alguma pagina que já está indexada, esses robôs a alcançam e identificam como nova. Cada mecanismo de busca tem seu próprio robô, ou spider como ele também é conhecido.

O robô do Google se chama Googlebot. Existem diversos coutros como: Bingbot, Slurp, DuckDuckBot, Baiduspider e diversos outros.

Indexação

Uma vez identificada como uma página ainda ausente do índice do Google, a ferramenta de busca começa a catalogar (indexar) em seu sistema o novo achado. É nessa fase que o Google decide quais assuntos estão relacionados ao seu site.

Ranqueamento

A fase final do processo é aquele em que o Google se decide pela ordem em que as páginas serão apresentadas. Aqui entram muitos fatores, como relevância, número de links que direcionam para página, relevância dos links que indicam, tempo de permanência do usuário, entre muitos outros.

É possível estar na internet mas fora do Google?

Sim! A pesquisa no Google não acontece na internet, mas no índice próprio do mecanismo. Se por algum motivo seu site não estiver indexado pelo mecanismo, ele não poderá ser encontrado por aqui.

Site Spam

Um tipo de site que não está no índice do Google são aqueles que são observados pelo mecanismo como Spam. Isso significa que a página possui:

  • Conteúdo copiado;
  • Baixa qualidade;
  • Conteúdo automático;
  • Qualquer página que atrapalha a experiência de busca do usuário.

Fazer um bom conteúdo é importante por isso. Quando você copia o material do concorrente, corre risco de que o Google identifique essa ação e tire o seu site do índice, impedindo que você apareça nas pesquisas.

Black Hat SEO

Se você quiser encontrar as práticas que o Google aceita como legítimas para o SEO e o que vai contra a política da ferramenta de busca, conheça as Diretrizes para Webmasters do Google.

Qualquer prática que vai contra as Diretrizes para Webmaster é considerada uma técnica black hat. Geralmente, elas são formas de manipular o algoritmo do Google com o único intuito de levar vantagens e gerar lucros.

Fatores de Ranqueamento

Os fatores de Ranqueamento, como dissemos, não são todos abertamente conhecidos. O Google faz segredo sobre a maioria deles, apesar de alguns serem conhecidos.

Entretanto, diversas empresas focadas em SEO já se aprofundaram nos estudos e hoje se discutem a existência de cerca de 200 fatores. Foi graças ao trabalho de empresas como a Moz e a Backlinko que hoje temos esse maior contato com os fatores.

Fatores de ranqueamento
Fatores de ranqueamento

A seguir, listamos alguns deles:

  1. Tempo de registro do domínio – o Google entende que domínios registrados por apenas um ano podem sumir rapidamente, portanto dão preferência a domínios que estão registrados por um tempo maior no futuro;
  2. Idade do domínio – pelo mesmo motivo que o fator acima, a idade do domínio é um fator. Afinal, domínios mais antigos já provaram que vão continuar existindo;
  3. Palavra-chave no título – se o título do texto contém a palavra-chave, especialmente no título, ele provavelmente quer indicar ser relevante sobre o assunto;
  4. Velocidade de carregamento – é mais do que comprovado que a velocidade de carregamento da página influencia seu ranqueamento;
  5. Idade do conteúdo – um texto recém publicado tem mais potencial para responder perguntas mais recentes sobre um assunto. Isso também é afetado pela frequência de edição das páginas. Na verdade, páginas antigas que são regularmente atualizadas costumam ter um desempenho melhor;
  6. Usabilidade móvel – se o site é feito para funcionar melhor nos dispositivos móveis, ele é melhor ranqueado;
  7. Autoridade do domínio – se duas páginas tiverem fatores de ranqueamento muito próximos para um resultado, a autoridade do domínio é usada para o desempate;
  8. Segurança da página e dos dados – páginas que dão maior segurança e privacidade aos visitantes terão um desempenho mais alto. Por isso é importante conseguir certificados de segurança;
  9. Uso do Google Analytics e Google Search Console – muitos especialistas afirmam que ter essas ferramentas instaladas no site ajudam no ranqueamento, já que você oferece mais informações ao Google;
  10. Backlinks de qualidade – ser linkado para sua palavra-chave por páginas relevantes e domínios com autoridade ajuda sua página a se posicionar.

Assim como esses fatores de ranqueamento, existem muitos outros. Não se esqueça de prestar atenção principalmente na qualidade de leitura e usar uma ferramenta como o Yoast, plugin do WordPress que ajuda a entender melhor se a página está dentro da qualidade esperada.

O próximo passo…

Agora que você entendeu os fatores de ranqueamento, talvez se interesse por saber mais sobre blogs corporativos e como eles podem ajudar o seu marketing digital.

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Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.
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Dúvidas
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Paula Sampaio3 meses atrás

google

como eu faço para meu site entrar no índice do google?

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Bianca Rodrigues Cordeiro de Souza4 meses atrás

Link em Facebook

Oi.
Links que usamos no Facebook também ajuda?
Exemplo, criei um site e divulgo o link no Facebook para meus amigos.
Obrigada

Claudio Marcelo Oliveira
Claudio Oliveira4 meses atrás

1ª Página do Google!!!!!

Passando aqui pra agradecer ao Ludy e a Mirago pois após aplicar alguns aprendizados que obtive aqui, finalmente estou na PRIMEIRA PÁGINA DO GOOLGEEEEE!!! Feliz pra [email protected]#$%lho....kkkkk, a palavra chave que eu disputo é muito muito concorrida, meu site tem menos de 100 dias e foi feito por mim mesmo na plataforma Wix, mas mesmo assim eu consegui.

Mônica Carvalho
Mônica Carvalho8 meses atrás

PageRank

Boa noite. Como funcionaria essa troca de link? Não entendi muito bem essa parte.

Tábatha
Tábatha Souza1 ano atrás

Indice

Bom dia.
Quando eu digito na busca site: meusite.com.br ou www.meusite.com.br, não aparece o site, apenas publicações que fiz no Facebook com o site informado, mas se eu digitar apenas www.meusite.com.br ele aparece, mas só se tiver www pois sem o www ele tbm não aparece. Fiquei confusa quanto a isso.

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Tábatha Souza1 ano atrás

Indice

Bom dia.
Quando eu digito na busca site: meusite.com.br ou www.meusite.com.br, não aparece o site, apenas publicações que fiz no Facebook com o site informado, mas se eu digitar apenas www.meusite.com.br ele aparece, mas só se tiver www pois sem o www ele tbm não aparece. Fiquei confusa quanto a isso.

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Luciana Cristina de Menezes2 anos atrás

elogio

Comecei a escrever roteiros recentemente e conteúdos para sites. Nesse meio, me aconselharam a estudar SEO. Estou simplesmente amando o curso!! Achei muito didático! Certamente irei me aprofundar no assunto!! E olha que mal acabei a primeira parte kkkkk

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Daniel Reis2 anos atrás

Link para "Diretrizes para webmasters do Google"

Olha aí o link que ficou faltando ele colocar: https://support.google.com/webmasters/answer/35769?hl=pt-BR

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Rafael Costa3 anos atrás

Link para clientes

Eu tenho uma agência home office de criação de site ai a dúvida é a seguinte no meu site eu sempre coloco links para os sites que criei no meu portfólio.
Isso é bom para o SEO? E tb faço o contrário no rodapé do site do cliente sempre coloco produzido por e com o link para meu site.
Isso seria uma prática boa ?

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Cleiton Torres3 anos atrás

Mecanismos de busca

Professor, digamos que meu site ele não apareça (site:www.meusite.com.br) mais ao digitar no busca do (google meu site) ele aparecer logo de primeira na busca orgânica, qual a diferença entre as duas situações?

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