Não dá pra pensar em conteúdo sem ter um blog corporativo. Ao mesmo tempo em que ele ajuda no SEO, trazendo tráfego para seu endereço, ele pode ser essencial para avançar os clientes pela jornada de compras. 

Um blog corporativo, entretanto, não é uma questão de simplesmente escrever sem planejamento. É preciso entender o papel das publicações na sua estratégia de marketing de conteúdo e saber algumas características essenciais de tudo isso. 

O que é um blog corporativo?

Um blog corporativo é uma publicação digital ligada a uma marca ou empresa. Assim como nos blogs pessoais, as publicações são feitas de forma fechada, nos chamados artigos. Cada um deles apresenta uma temática.

A diferença entre um blog comum e um corporativo é com relação ao seu objetivo. Enquanto as publicações pessoais podem ter quaisquer direcionamento que desejarem, as postagens empresariais precisam ser mais estruturadas.

Para começar, cada postagem corporativa de um blog pensado para marketing digital precisa ajudar de alguma forma no avanço pelo Funil de Vendas. Além disso, é preciso que o texto seja lido pelo máximo de público possível para que o tempo de produção não seja desperdiçado.

Porque ter um blog no marketing digital?

Para começo de conversa, o blog é uma excelente forma de trazer fluxo. Isso porque é possível aproveitar técnicas de SEO e aproveitar conceitos do Inbound Marketing para atrair clientes. Isso aumenta o reconhecimento de marca e possibilita a entrada de mais leads na sua base.

Outro motivo relevante para ter um blog é porque ele pode auxiliar o cliente na Jornada de Compra. Se você fizer artigos que estão relacionados aos diferentes estágios dessa caminhada e que direcionam uns para os outros será mais fácil trazer clientes para conversão.

Além disso, o blog no marketing digital tem o papel de gerar autoridade para a empresa. Isso porque ele pode servir de base para que os clientes reconheçam que você sabe do assunto relacionado a seus produtos e serviços. Assim se torna mais fácil ainda chegar no momento da conversão.

Fora do marketing digital, um blog corporativo pode ter outras funções, como comunicação interna ou documentação de cotidiano. Apesar de serem válidos, não discutiremos esses objetivos nesse artigo.

WordPress

A forma mais prática de ter um blog corporativo é criando um pelo WordPress. Além de super simples de organizar e publicar, o WordPress conta com diversas ferramentas associadas para personalização.

Exemplos de ferramentas para personalização que valem a citação são o Divi e o Elementor. Com o uso de ambos é possível fazer qualquer tipo de site, landing page ou blog na plataforma do WordPress.

A Mirago conta com um curso grátis de WordPress que serve de ponto de partida para você montar seu blog na plataforma. O ideal é fazer seu site inteiro através dele, mas é possível buscar integração com sites feitos de outra forma. 

Marketing de Conteúdo e Blog Corporativo

Para ter um blog bem feito, é preciso entender de marketing de conteúdo. Isso significa que não basta escrever sem pensar numa integração dos valores e conteúdos produzidos. 

Para começar, é preciso saber como fazer textos escaneáveis e que sigam os conceitos do webwriting. Dessa forma a leitura dos textos será mais agradável. 

Além disso, é preciso entender que as postagens do blog são parte de uma estratégia maior, que envolve material rico, automações e outras formas de entrega de valor.

Lembre também de manter um calendário de publicação regular. A melhor forma é organizar-se antecipadamente com relação a todo o conteúdo que vai ser lançado. No formulário abaixo você pode fazer o download do nosso modelo de calendário de publicação.

Planilha Modelo de Calendário Editorial

Uma ferramenta muito útil para quem trabalha com Marketing de Conteúdo. Trabalhe de maneira planejada e seja mais produtivo! Faça o download do modelo da planilha em Excel ou Planilha Google.

Ter um blog corporativo é de graça?

Não, um blog precisa de um investimento. Se você decidir fazer o seu com um template padrão do WordPress e com seu próprio tempo, ainda assim precisa considerar o tempo gasto. 

Um blog corporativo bem feito exige o investimento na assinatura do Divi ou Elementor, talvez ambos. Além disso, a produção de textos de forma regular precisa ser pensada.

Uma forma é escrever tudo por conta própria. Isso consome um longo tempo e pode atrapalhar o fluxo de entrega de outras necessidades. Outra possibilidade é distribuir a responsabilidade entre vários colaboradores da empresa. Entretanto, eles provavelmente não terão muita habilidade de redação, sendo necessário alguém que coordene e edite os textos.

Uma outra forma de publicar mais regularmente é pensando na contratação de um profissional freelancer. A vantagem é o custo mais baixo por um profissional especializado, mas o freelancer terá pouco contato com a empresa. 

Também é possível contratar uma agência, que dará uma atenção mais próxima e lançará o conteúdo regularmente. Entretanto, o problema de ter pouco contato com a natureza da empresa continua. 

O mundo ideal é a contratação de um redator profissional para operar de dentro da empresa. Profissionais que seguem nessa carreira de marketing digital somam a habilidade de escrever bem com conhecimentos em SEO e gerenciamento de publicação. Tendo um especialista interno fica mais fácil que seu blog entregue valor aos clientes. 

O que torna seu blog diferente?

Antes de colocar um blog no ar é preciso pensar o que torna o seu diferente.

Centenas de empresas já contam com seus próprios blogs no marketing digital de seus setores. Provavelmente haverão concorrentes com esse tipo publicação.

Portanto, planeje-se para competir pela atenção do público. A mudança no comportamento do consumidor exige que aconteça uma alta entrega de valor e uma busca pela conexão com o cliente a cada conteúdo.

A percepção de valor é importante para que seu público acesse o conteúdo. Por isso é importante pensar no tipo de busca que eles realizam e no que pode gerar engajamento. 

A empresa em que você trabalha ou é dono tem blog? Deixa pra gente o link nos comentários e aproveita pra dizer o que você gostaria de melhorar nele!