Acesse esse conteúdo GRATUITAMENTE Já possui uma conta?

O que é Inbound Marketing?

Por que o Inblund Marketing cresceu tanto? Só dá pra fazer marketing digital se utilizar o Inbound? Como o Inbound de fato funciona? Todas as essas questões você vai entender nesta aula!

Por que o Inbound Marketing cresceu tanto? Só dá pra fazer marketing digital se utilizar o Inbound? Como o Inbound de fato funciona? Quais seriam os exemplos de ações que levam em conta, o Inbound Marketing?

Todas essas são questões importantes nos dias de hoje.

Você sabe de onde surgiu o termo Inbound Marketing? Ele surgiu nos Estados Unidos com a empresa Hubspot, que atua no segmento de software de automação de marketing.

A inovação trazida pelo Inbound foi repensar a forma como o marketing estava sendo feito. Em suma, a Hubspot conseguiu criar uma forma extremamente eficaz de atrair novos leads, engajá-los e deixá-los prontos para a venda.

Vejamos como funciona a metodologia do Inbound Marketing:

Metodologia do Inbound Marketing

Inicialmente, por meio de Blogs, Redes Sociais, Palavras-chave e Otimização, atraímos desconhecidos para o site, que se tornarão então, visitantes.

A ideia é que na sequência, possamos transformar estes visitantes, em leads, usando como estratégia, o Call-to-Action, Landing Pages, e Formulários para captar contatos.

Seguindo pela estrutura da metodologia do Inbound Marketing, a ideia posterior é transformar estes leads em clientes.

Para isso, utiliza-se a comunicação via e-mail, que não necessariamente precisa ser de cara, vendedora. É preciso entender em que momento da jornada ele se encontra, para então trabalhar o conteúdo e a nutrição do lead.

Ao fecharmos a venda e transformarmos o lead em cliente, o próximo passo é transformar este cliente em um propagador da sua marca. A ideia é que esse cliente traga mais pessoas desconhecidas para conhecer a marca. Para engajar este cliente, é preciso investir nas redes e mídias sociais, com o uso de Call-To-Actions que exerçam influência suficiente para gerar compartilhamentos, por exemplo.

Se compararmos o marketing tradicional com o Inbound Marketing, podemos dizer que o tradicional é um míssil. Ao definirmos o alvo, tentamos acertá-lo. Como? Usando a mídia, anunciando em jornais, spot em rádio, comercial na TV, etc.

Já o Inbound Marketing, em uma livre analogia, não poderia ser comparado a um míssil, mas sim a um imã.

Isso porque é através de conteúdo rico, útil e relevante para as personas, que elas serão atraídas, percebe?

Inbound Marketing exemplos práticos

Para ilustrar melhor a metodologia adotada pelo Inbound Marketing, vejamos um exemplo na prática:

Aprendizado e Descoberta

Vemos na imagem acima, alguém que está em busca de “como calcular custos de um funcionário”.

Um “problema” muito comum para quem atua no ramo empreendedor, uma vez que há tantas taxas, custos e burocracias, que é natural que dúvidas surjam neste sentido.

O usuário então procurou no Google por algum texto, material, artigo, que mostrasse ou ensinasse como proceder para realizar tal cálculo.

Foi quando, dentre alguns resultados na primeira página, o empreendedor encontrou o resultado que direcionava a um blog, mais precisamente ao blog do site Conta Azul.

Aprendizado e Descoberta

Trata-se de um software de gestão financeira, que disponibilizou uma planilha para a persona em questão.

Aprendizado e Descoberta: Post no Blog

Ao entrar no link, a persona encontrou um artigo detalhado explicando como fazer o cálculo. Além disso, a persona encontrou um CTA (Call to Acton), referente a um material rico, um modelo de planilha grátis que facilita este cálculo sobre o custo de um funcionário.

Ao clicar no CTA, a persona cai em uma landing page, como podemos observar a seguir:

Aprendizado e Descoberta: Landing Page

Para baixar este material, a persona precisa preencher seus dados como nome, e-mail, telefone, empresa, etc.

Landing Page é uma página, diferente de uma home de um site, ela foca na conversão. Ou o usuário preenche o formulário e baixa o material, ou ele clica no botão “Ligamos para você”, ou ele fecha a página e sai.

Como pudemos perceber, esta é parte de uma estratégia de Inbound Marketing. A empresa Conta Azul criou um conteúdo de atração, que foi o texto do blog explicando como fazer para calcular o custo de um funcionário.

Este artigo atraiu uma determinada persona que tinha esta dificuldade e que, durante a leitura do artigo, clicou para baixar o material que iria auxiliá-la neste problema, ou seja, a planilha.

Em troca, ela deu seus dados, tornando-se assim, um lead.

Depois de fornecer os dados de contato, a persona passou a receber e-mails da Conta Azul:

Dependendo do comportamento da pessoa, ela será nutrida de informações referentes ao interesse dela.

Se por exemplo, o lead passar a entrar na página de preços da Conta Azul, o sistema de automação de marketing verificará que ela tem interesse no produto oferecido. Com isso, a tendência é que a persona passe a evoluir na jornada de compra, passando para o próximo estágio, e assim sucessivamente, até fechar negócio.

Neste exemplo, vamos considerar que a pessoa que estava sendo nutrida de informações pela Conta Azul, clica para participar de um webinar.

Aprendizado e Descoberta: Webinar

Ao assistir o webinar, o lead descobriu que tinha um problema importante para solucionar: a gestão financeira. O lead percebeu durante o webinar, que realizava a gestão de forma muito simplista, usando apenas planilha de Excel.  Ou seja, foi o estágio do reconhecimento do problema.

Reconhecimento do Problema

O lead passou a sondar soluções e empresas, dentre elas, a própria Conta Azul.

A partir daí ele começou a se informar sobre a solução oferecida pela Conta Azul e notou que eles ofereciam um teste grátis de 3 dias. Achou interessante e resolver experimentar.

Além do Conta Azul, ele passou a pesquisar outras ferramentas e possíveis soluções.

Assim que terminou o período de testes do Conta Azul, uma pessoa do time de vendas entrou em contato com ele para apresentar os detalhes e benefícios da ferramenta. No fim, acabou contratando a própria ContaAzul.

Esse é um exemplo de toda a metodologia inbound em ação.

Nenhuma dúvida sobre essa aula foi postada ainda.

Envie sua dúvida