A melhor forma para tentar otimizar as práticas digitais do seu negócio são o teste A/B. Apesar disso, poucos profissionais conhecem de verdade o que significa usar esse método.
Por trás desse nome aparentemente complicado está uma prática simples e que pode ser aplicada a praticamente tudo. Se você deseja saber mais sobre o teste A/B e começar a aplicá-lo para melhorar sua empresa, nós temos algumas dicas pra você.
Vem com a gente!
O que é teste A/B?
O teste A/B é uma verificação de desempenho entre dois possíveis caminhos. Essa definição é um pouco complicada por ser muito abstrata, mas quando alguém te mostra na prática, fica mais simples.
Um exemplo de teste A/B pode ser feito no título dos seus disparos de e-mail marketing. Digamos que você quer testar, por exemplo, se é melhor usar um verbo no começo ou no meio do assunto do e-mail.
Para fazer o teste, você enviaria o mesmo e-mail para todo o seu público, mas uma parte das pessoas receberia com uma frase como assunto e o restante com outra frase.
Dessa forma, você consegue comparar o desempenho de cada uma das possibilidades e ter segurança sobre qual é mais eficiente. Depois é só adotar como padrão o que funcionar melhor.
Como implementar
Para implementar um teste A/B, você precisa de ferramentas que abrem essa possibilidade. A maior parte das ferramentas de e-mail marketing abrem essa possibilidade. Para fazer algo parecido no Facebook, basta usar o Gerenciador de Anúncios.
Algumas ferramentas não contam com o teste A/B como uma possibilidade natural. Se esse for o caso, você pode montar um deles por conta própria. Para isso, você vai ter que dividir um segmento específico de público em duas partes que sejam o mais semelhantes o possível uma da outra. Depois, basta enviar cada alternativa para um dos segmentos.
O que você pode testar:
- A cor de fundo das imagens de anúncio;
- Títulos de blog;
- Assuntos de e-mail marketing;
- Tempos verbais nas chamadas;
- Posicionamento da Call to Action;
- E muito mais.
Algumas dessas coisas podem até parecer pequenas, mas a influências delas no desempenho da sua empresa não pode ser subestimada. Quando você maximiza o seu formato por completo, o resultado final te ajuda a realizar o processo de Marketing Digital com eficiência.
Otimizando o seu teste
Existem uma forma correta de se fazer um teste A/B e conseguir entender de verdade os dados obtidos. Para isso, é importante ter na cabeça o real significado de como ele funciona.
O teste A/B é uma diferenciação entre duas possíveis opções para uma mesma aplicação. Quando você pensa sobre usar ou não verbos como primeira palavra no assunto do seu disparo de e-mail marketing, por exemplo, é importante testar a diferença exclusivamente desses dois caminhos.
Resumindo: nunca varie mais do que um elemento entre os dois modelos. Nesse nosso exemplo, a ideia é mandar exatamente o mesmo e-mail com assuntos diferentes para dois grupos praticamente idênticos do público.
Digamos que você mude o Call to Action e também o assunto do disparo de e-mail. Nesse caso, não vai saber qual dessas duas mudanças fez com que um dos modelos tivesse um desempenho melhor que o outro.
Realizando o teste A/B para uma única característica da sua produção você cria um comparativo exato para escolher entre as possibilidades.
Onde aplicar o teste A/B?
O teste A/B pode ser aplicado em campanhas de mídia paga (Google Ads, Facebook, Instagram, etc), em landing pages, em sites, em e-mails e diversos outros lugares.
Teste A/B X Multivariado
Diferentemente do teste A/B, o teste multivariado utiliza mais de uma variável. Por isso mesmo, ele pode ter muitas versões a serem testadas simultaneamente.
Esta tipo de teste é muito mais complexo e difícil de se realizar e analisar. No entanto, ele traz algumas vantagens como por exemplo : testar a combinação de elementos e não elementos de maneira isolada.
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