É impossível realizar disparos de e-mail ser a plataforma certa. Mas como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing? Na verdade, depende do que você deseja trabalhar, já que cada uma delas tem diferentes vantagens e possibilidades.

Para te ajudar a encontrar a ferramenta perfeita para você, montamos essa lista com várias possibilidades e explicando a vantagem de cada uma.

Dá uma olhada!

Nacionais

Para começar, algumas plataformas nacionais, que terão mais facilidade de estabelecer uma conexão com o seu negócio e ajudar no seu crescimento. A seguir você confere a lista das plataformas brasileiras.

1. Leadlovers

O Leadlovers é uma plataforma de automação de marketing nacional que já começa a conquistar mais público. A sua grande vantagem é sua versatilidade e a grande quantidade de testes e estatísticas que ele ajuda a acompanhar sobre seu trabalho. Isso facilita o trabalho de pensar corretamente sobre a continuidade dos e-mails.

Dentre as ferramentas de e-mail marketing, o Leadlovers é uma das mais versáteis e baratas, mas pode contar com várias funcionalidades extras que talvez você não utilize. É importante analisar bem a ferramenta antes de decidir por ela.

2. Mediapost

Uma plataforma com um grande foco em ser minimalista. Isso ajuda muito, pois você encontra apenas o que precisa e não perde tempo com pontos desnecessários para o seu e-mail marketing.

O Mediapost conta com uma relatórios estatísticos bem objetivos e fáceis de entender e pode ser uma excelente plataforma de e-mail marketing para quem está aprendendo mais sobre o assunto. Aqui você encontra também vários templates de e-mail pré-prontos para utilizar gratuitamente.

3. RD Station

A Resultados Digitais é uma empresa líder de mercado que conta com dois produtos interessantes para quem trabalha com marketing. Uma delas é um CRM muito simples de entender e acompanhar. A outra é uma plataforma de automatização de e-mails que é a mais usada no Brasil.

A RD Station, plataforma de e-mail marketing da empresa, conta com vários guias e dicas para ajudar quem está aprendendo a usá-la. Além disso, a empresa sempre acompanha os resultados dos clientes e dá dicas para melhorar sua aplicação.

4. Dinamize

A Dinamize é mais uma plataforma nacional que conta com atendimento ao consumidor e muita experiência no mercado. Apesar de menos conhecidos, os aplicativos da Dinamize não deixam nada devendo aos principais concorrentes no mercado.

Além disso, a empresa disponibiliza muito material para quem quer melhorar seu entendimento sobre fluxos de automação.

5. Akna

A Akna é uma empresa que está no mercado desde 2005. Eles oferecem diversas ferramentas, entre elas uma para automatização de e-mail marketing.

Além de muito fácil de usar, a plataforma da Akna para e-mails é integrada ao restante dos seus aplicativos. Por isso, quem tem a necessidade de usar mais do que uma de suas ferramentas ganha muito em tempo e agilidade.

Internacionais

Embora não sejam tão presentes na vida de seus clientes quanto as concorrentes brasileiras, as plataformas internacionais contam com qualidades difíceis de replicar. Confira algumas delas:

1. Sendinblue

O Sendinblue é uma plataforma para automação de marketing em e-mails e SMS. Seus criadores contam com a experiência de trabalhar com milhares de clientes ao redor do mundo.

Além disso, o Sendinblue conta com um pacote totalmente gratuito que permite até 300 disparos por dia. Esse é um ótimo pacote para quem está começando a utilizar automação de e-mail marketing no próprio negócio e quer começar a se aprofundar no assunto.

2. GetResponse

O GetResponse é uma plataforma de e-mail marketing com uma série de ferramentas úteis, como um criador de templates simples e que conta com uma série de imagens licenciadas do ShutterStock livres para uso.

O GetResponse também costuma ser considerado uma plataforma com ótimos templates responsivos e excelente otimização dos horários de envio.

3. MailChimp

A mais conhecida das ferramentas de e-mail marketing é também uma das poucas com um pacote inicial gratuito. Apesar disso, a ferramenta é quase sempre usada apenas como uma porta de entrada para as plataformas de disparo de e-mail.

Ainda assim, o MailChimp oferece um dos melhores pacotes gratuitos do mercado e a escala de melhorias dos seus planos pagos são justas. Para quem não quer gastar muito com uma ferramenta, é uma excelente opção no custo-benefício.

4. ActiveCampaign

De todas as ferramentas de e-mail marketing, o ActiveCampaign é uma das mais completas. Ele permite uma segmentação completa, baseada em fatores variados: desde tempo de inscrição até taxas de engajamento nos e-mails ou redes sociais.

Além disso, o ActiveCampaign oferece ferramentas de automação de marketing, CRM e mensagens para redes sociais. Isso pode virar um processo integrado que cobre toda a sua operação e auxilia no remarketing.

5. Sendgrid

O Sendgrid é uma alternativa totalmente em inglês e paga em dólar, mas com uma vantagem sobre os concorrentes: ele oferece praticamente qualquer configuração de pacote que você desejar. Dessa forma, você tem certeza de pagar apenas pelo que realmente precisa na automação de e-mail.

O Sendgrid ainda suporta diversas linguagens de programação para que você possa customizar seu e-mail marketing da forma que mais lhe agradar. Isso o torna uma das ferramentas mais customizáveis do mercado.

Gostou da nossa lista ou achou que algo ficou faltando? Se esquecemos de algo importante, pode nos contar no e-mail. E se você resolveu assinar alguma das plataformas e deseja planejar melhor seus disparos, confira nossa aula sobre e-mail marketing no curso gratuito de Marketing Digital.