A tecnologia e as novas ferramentas que surgiram nos últimos anos no Marketing Digital permitiram um melhor gerenciamento e maior agilidade na divulgação e disseminação de conteúdos digitais, o que trouxe muito mais visibilidade para as empresas. Nesse artigo vamos falar sobre o conceito de automação de marketing e entender como ele impactou positivamente a atividade de marketing nas empresas.

Com o objetivo de atingir o público certo e, ao longo do caminho, torná-lo cliente da empresa, o marketing digital se utiliza de diversas ferramentas como sites, blogs, e-mail marketing, mídias sociais, entre outras. Porém, conseguir administrar o volume de atividades e alcançar cada público em todas elas não é uma tarefa fácil. Por isso, a automação do marketing se tornou peça fundamental nesse cenário.

Mas o que é automação de marketing?

A automação de marketing auxilia as empresas a atingir, se relacionar, vender e fidelizar clientes de maneira personalizada e em grande escala, gerindo todas as estratégias de forma automatizada. Assim, os profissionais de marketing conseguem alcançar muito mais leads (visitantes do site ou blog, por exemplo, que têm potencial de compra) e convertê-los em clientes, de forma que todo esse processo ocorra com mais agilidade e segurança nas informações.

 

automação de marketing

 

A automação de marketing se utiliza de softwares e outras tecnologias para que esse alcance em larga escala ocorra, reduzindo assim, o trabalho manual, que geralmente é baseado em repetições diárias, diminuindo, portanto, o tempo gasto em cada ação. Atingir um grande volume de clientes sem ferramentas apropriadas exigiria um volume muito alto de profissionais, o que inviabilizaria a operação das empresas devido ao alto custo.

Apesar disso, tais softwares especializados não excluem a necessidade de um bom time de marketing para, justamente, saber tirar proveito dessas ferramentas através de estratégias de marketing pensadas para seus clientes. A automação só torna esse processo mais rápido e traz mais competitividade para a empresa.

Dentre as atividades que podem ser otimizadas com a automação, estão:

  • Gerenciar blogs e sites;
  • Postagens (texto, fotos e vídeos) nas redes sociais e páginas da empresa, otimizados para o público-alvo/persona definidos;
  • Criação de campanhas de e-mail marketing para capturar mais leads para as plataformas;
  • Produção de materiais como e-books, infográficos, webinars e planilhas para o setor de vendas;
  • Criação de calls-to-action;
  • Criação de formulários para ações pontuais;
  • Mensuração de resultados em plataformas como o Google Analytics, entre outras.

Esses são os principais processos realizados pelo marketing digital, mas não são os únicos; por isso, a automação vem para auxiliar o gerenciamento dessas diversas atividades trazendo mais velocidade, eficiência e eficácia.

Benefícios da automação de marketing

Por facilitar muito o gerenciamento de um grande volume de atividades, a automação de marketing vem ganhando espaço não só nas grandes empresas mas sobretudo nas pequenas e médias que contam com recursos (de pessoas, financeiros e de tempo) mais limitados. Vejamos alguns de seus principais benefícios:

Nutrição de leads

Ter uma base sólida e relevante de leads é um dos primeiros passos percorridos pela equipe de marketing digital. Portanto, o papel da automação não é apenas convertê-los, mas sim nutrir aqueles leads que ainda não estão prontos para o momento da compra, por exemplo, de forma que estes recebam conteúdos direcionados ao seu momento na jornada de compra e, que futuramente, possam vir a se tornar clientes. Assim, essas ferramentas entregarão para os leads, nesse estágio, conteúdos ainda mais otimizados para levá-los ao momento exato da compra.

Auxilia o trabalho do time de vendas

Como a comunicação entre o marketing digital e o setor de vendas deve ser afiada, um software capaz de concentrar todas as informações dos leads em um só local facilita e muito essa parceria “marketing-vendas”. Assim, os vendedores têm em mãos quais são os potenciais compradores, suas demandas, características e aqueles que ainda estão em fase de nutrição, o que facilita a abordagem final para a venda.

Fidelização de clientes

Mesmo após conseguir levar o lead para efetuar uma compra junto ao setor de vendas, fidelizá-lo também é uma tarefa importante para que os mesmos continuem investindo em sua empresa e repassando essa experiência para seus conhecidos. Com a automação do pós-venda é possível enviar constantemente, em primeira mão, ofertas atrativas para seus clientes através do e-mail marketing, por exemplo.

Redução do CAC – custo de aquisição do cliente

O CAC é uma métrica que aponta quanto foi gasto para conseguir conquistar um novo cliente para a empresa. Com a automação, é possível conquistar e nutrir os leads, através de campanhas automatizadas em massa, alcançando muito mais clientes sem gastar nenhum centavo a mais. Obviamente isso reduz o custo de aquisição de novos clientes.

Além disso, o tempo investido em cuidar de cada processo manualmente, analisando perfil a perfil dos seus futuros clientes, é gasto de recursos e energia altíssimo se não fosse a automação, já que a equipe poderia estar focada em outras estratégias para gerar lucro direto.

Softwares de automação disponíveis no mercado

Atualmente, existem diversos softwares de automação de marketing disponíveis, vamos a alguns deles:

 

• Active Campaign:

active campaign

Fácil de ser usado, principalmente por quem ainda está começando a se automatizar, o ActiveCampaign sua principal função é acessar o local em que o lead estava quando recebeu seu e-mail. Além disso, ele analisa o comportamento dos usuários nas redes sociais da empresa, como as reações, principais acessos, demandas etc. É o software que utilizamos aqui na Mirago =)

 

• Leadlovers:

leadlovers

O LeadLovers foca no relacionamento entre empresa e cliente, criando páginas personalizadas e com domínios ilimitados. Ela é integrada com outras plataformas, como a de pagamento PagSeguro, por exemplo.

 

• Mailchimp:

mailchimp

Focado em e-mail marketing, o Mailchimp também trabalha na qualificação e nutrição dos leads, agendamento de envio de produtos, monitoramento dos acessos dos clientes etc. Para saber mais sobre essa ferramenta, temos um curso exclusivo sobre ela.

 

• RD Station:

rd station

Com uma análise completa dos leads, o RD Station trabalha para otimizar o e-mail marketing. Além disso, tem um suporte para a criação de conteúdos, considerando em que fase o cliente se encontra no funil de vendas. Ela também gerencia as mídias sociais, com a aplicação de técnicas SEO, além de contar com o Lead Score, uma ferramenta que dá a pontuação do lead baseado em suas atividades com sua empresa.

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