Quer abrir uma agência digital? Participe da Semana Start sua Agência!

Curso E-mail Marketing com Mailchimp

Aprenda a extrair o máximo potencial do poderoso MailChimp. Entenda as boas práticas de e-mail marketing e como essa incrível ferramenta poderá te ajudar na segmentação de seu público, criação de campanhas e automação de marketing.
4.9
4.9/5
(10 avaliações)
com Ludy Amano

O Curso E-mail Marketing com Mailchimp da Mirago foi criado para você que quer extrair o máximo potencial dessa incrível e poderosa ferramenta de e-mail marketing: o MailChimp.

Aprenda de forma simples e rápida com aulas passo-a-passo a criar, gerenciar, segmentar e enviar campanhas de alto impacto com o Mailchimp!

Aprenda a utilizar uma das melhores plataformas de e-mail marketing da atualidade.

O Mailchimp está entre as principais plataformas de e-mail marketing da atualidade. Sua interface limpa e usabilidade simples fazem dela uma ferramenta extremamente fácil de ser operada. Além disso conta com recursos avançados como:

  • Integração com redes sociais;
  • Vasta biblioteca de templates;
  • Criador de template “drag and drop”;
  • Diversos idiomas;
  • Segmentação avançada;
  • E-mails automáticos;
  • Relatórios completos;
  • Aplicativo para iOS e Android;
  • Teste A/B;
  • E diversos outros recursos.

Se relacionar com sua base de clientes é fundamental em tempos da Economia da Atenção, isto é, ser relevante e presente num ambiente em que as pessoas tem cada vez menos tempo em seu dia a dia e são bombardeadas por milhares de estímulos diários.

No Curso de Mailchimp você aprenderá desde o básico (como montar sua conta na plataforma e criar e gerenciar suas listas de e-mails), passando pelo nível intermediário (como criar, segmentar o público e disparar uma campanha) até um nível mais avançado (análise de relatórios e tomada de decisão, testes A/B e automação de marketing).

Se você leva o Marketing a sério então você deveria dominar uma ferramenta de e-mail marketing para se relacionar com sua base de clientes. O Curso de Mailchimp é perfeito para isso.

Para quem o curso de Mailchimp é indicado:

  • Profissionais de marketing que precisam trabalhar com E-mail Marketing e Automação;
  • Agências que desejam oferecer serviços de e-mail marketing e Automação para os clientes;
  • Empreendedores que querem criar estratégias de e-mail marketing para seus negócios;
  • Profissionais em transição de carreira que desejam enriquecer o currículo;
  • Estudantes de Comunicação, Marketing, Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Relações Públicas que desejam utilizar a ferramenta;
  • Profissionais Liberais e Autônomos que desejam contar com uma ferramenta robusta para relacionamento com clientes;
  • Interessados por e-mail marketing e ferramentas de e-mail marketing em geral.

Aulas

MailChimp

Conheça o MailChimp e entenda por que é uma das ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas no mundo.

Públicos do MailChimp

Descubra como funcionam os recursos do MailChimp para gerenciar sua audiência. Saiba como adicionar/importar novos contatos, segmentar com precisão e manter sua base sempre atualizada.

Criando um Público (Audience/Lista)

Parte importantíssima do curso: Aprenda como criar uma lista de contatos no Mailchimp utilizando as melhores práticas para isso. Nesta aula você verá como fazer isso na prática.

07:13

Merge Tags

Aprenda a personalizar o conteúdo de seus e-mails com as merge tags (variáveis) e deixe suas mensagens com um ar mais pessoal.

13:33

Adicionando um Contato

Saiba como é possível cadastrar um único contato diretamente no MailChimp.

05:08

Grupos

Os grupos são ideais para armazenar interesses de seus leads ou clientes. Com eles é possível oferecer um campo de múltipla escolha durante o cadastro e com isso entregar um conteúdo mais relevante.

10:54

Tag de Contatos

Entenda como usar as tags do MailChimp podem te ajudar a segmentar melhor e entregar uma experiência mais personalizada.

06:37

Segmentos

Descubra como construir segmentos no MailChimp. Esse recurso facilita a vida de quem envia campanhas com frequência para os mesmos segmentos.

08:47

Projeto: Planejando Sua Lista

Antes de começar a popular sua lista com contatos, é muito importante que você planeje quais campos e tipos de segmentação ela vai oferecer.

09:52

Importando Contatos

Importar contatos no MailChimp é muito simples. Entenda como fazer isso usando planilhas (CSV ou TXT) ou simplesmente colando seus contatos.

14:00

Criando Novos Públicos

Saiba como criar mais de um público (audiência) no MailChimp e organize melhor seus contatos.

05:14

Pesquisas

Utilize o MailChimp para realizar pesquisa com seus leads/clientes. Descubra aqui como fazer isso.

16:58

Central de Preferências

Personalize a Central de Preferências do MailChimp e deixa ela com a cara da sua marca.

05:07

CRM de Marketing

O CRM do MailChimp é um importante recurso para centralizar todo o histórico de informações de seus contatos. Aprenda como utilizá-lo.

09:54

Aplicativo Mailchimp

Ter acesso ao MailChimp na palma da sua mão pode ser muito importante. Descubra o que o app do MailChimp é capaz de fazer.

02:47

Histórico de importações e exportação de audiências

Entenda como visualizar todo seu histórico de importações e exportações no Mailhimp.

08:17

Criando Formulário de Inscrição

Os formulários de inscrição são muito importantes para que você possa aumentar o tamanho de sua lista de contatos. Aprenda como montar seus formulários e quais os tipos de formulário você poderá utilizar para divulgar e conquistar mais usuários interessados em seu conteúdo.

12:01

Formulários Pop-up

Os formulários pop-up do MailChimp podem ser uma ótima forma de gerar mais leads em seu mailing. Saiba como usá-lo em seu site.

10:24

Formulário de Contato

Este novo recurso do MailChimp te permite criar um formulário de contato já integrado ao MailChimp. Veja como é fácil usar.

06:47

Integrando Formulário do Site com Mailchimp

Se você possui um formulário em seu site, você pode integrá-lo ao MailChimp para que os contatos que o preencherem sejam automaticamente adicionados em sua conta do MailChimp.

07:57

Inbox (Caixa de Entrada)

O Inbox do MailChimp ficou ainda melhor. Agora é possível centralizar todas as interações via e-mail nesta ferramenta, facilitando a organização.

15:45

Integrações do MailChimp

O MailChimp é uma ferramenta excelente. Quando integrada às ferramentas que você já usa, fica melhor ainda. Aprenda como integrar o MailChimp com o Facebook, Google e muitas outras ferramentas.

Campanhas no MailChimp

Entenda como montar campanhas eficientes, etapa por etapa. Nesse módulo você poderá entender quais são os detalhes importantes para se atentar no momento de criar e enviar suas campanhas. Da segmentação ao envio, cada detalhe conta.

Como Criar Uma Campanha no Mailchimp

Nessa e nas próximas aulas você entenderá na prática como fazemos o envio de uma campanha de e-mail marketing no Mailchimp (desde a criação "do zero" até o envio). Além disso, verá quais são os tipos de campanha que podemos criar na plataforma.

05:51

Destinatários da Campanha

Entenda como segmentar suas campanhas utilizando os recursos do MailChimp e envie campanhas mais direcionadas com maiores taxas de aberturas.

19:26

Remetente da Campanha

Decida qual remetente usar no momento de enviar uma campanha. Veja aqui como fazer isso de maneira consistente.

05:45

Assunto da Campanha

O assunto da campanha é parte fundamental para ter boas taxas de abertura. Entenda como escrever assuntos para despertar o interesse de seus contatos.

18:36

Design da Campanha

Nesta aula vamos explorar a parte de Design da ferramenta, que é riquíssima e nos dá muitas possibilidades de personalização das peças de e-mail marketing. Conheça a fundo tudo o que o Mailchimp pode lhe oferecer!

06:03

Teste Pré-envio

Nesta aula veremos como testar o e-mail antes do envio. A etapa de testes é muito importante para validar se o seu material está realmente pronto para ser enviado ou se há pontos de melhoria e correção.

12:04

Revisão da Campanha

Sempre é bom revisar uma campanha antes de enviá-la, afinal erros podem acontecer. Veja como usar os recursos do MailChimp para revisar e minimizar os erros.

05:27

Agendamento e Envio da Campanha

Agendar ou enviar agora? Veja como disparar suas campanhas do MailChimp.

08:02

Gestão de Campanhas

Gerencie todas suas campanhas no MailChimp: passadas, futuras e as que estão em desenvolvimento. Descubra também como visualizar um calendário com suas campanhas.

09:44

Teste A/B no Mailchimp

Entenda nessa aula como funcionam os testes A/B do Mailchimp e saiba como eles podem ajudar seu negócio a melhorar os resultados de suas campanhas de e-mail marketing.

14:43

Relatórios do MailChimp

A análise é parte fundamental da evolução. Sem olhar para os números fica impossível descobrir o que está funcionando e o que pode melhorar. Neste módulo, você vai entender como extrair informações relevantes dos relatórios do MailChimp e como utilizar isso para otimizar suas próximas campanhas.

Automação no MailChimp

Tarefas repetitivas podem e devem ser automatizadas. Descubra como utilizar o poder da automação para deixar o MailChimp executar as tarefas chatas e repetitivas para você.

Material complementar

Professor

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.

Avaliações

Avaliação média

4.9
4.9/5
10 avaliações
5 estrelas
9 votos 90%
4 estrelas
1 voto 10%
3 estrelas
0 votos 0%
2 estrelas
0 votos 0%
1 estrela
0 votos 0%
gestao.nicacio20
Diego Nicacio

Professor muito bom, excelente didática !

Etieny Figueiredo
Etieny Figueiredo

Excelente

Fabiana Reis
Fabiana Reis

O curso é legal, mas tá um pouco desatualizado. O MailChimp hoje tem outros recursos que poderiam ser explorados na aula. :)

silvianedesouza
Silviane Souza

Sempre superando a Mirago. Parabéns!

Decio Penha
Decio Penha

Curso super completo e bem explicado

Glaucia Oliveira
Glaucia Oliveira

Conteúdo muito bem estruturado e dicas valiosas! Prática e teoria expostas de forma clara e objetiva. Ludy é um excelente professor e especialista no que ensina.

Marcio Rodrigues Pereira
Marcio Rodrigues Pereira

Ótimo curso para você sair usando MailChimp como um profissional e executando suas tarefas de e-mail marketing. Obrigado Mirago e Lydy Amano pelo conhecimento adquirido aqui!

Luzia Sousa
Luzia Sousa

Ludy nasceu para ser professor, parabéns mais uma vez pelo curso, foi mt satisfatório. Consegui aprender muito sobre Mailchimp. Nota 10 :)

bruh-a-g
Bruna Garcia

Ótimo!

Aline Oshiro
Aline Oshiro

Curso ótimo! O Ludy tem uma didática muito boa. Explicou a ferramenta com detalhes, indo passo a passo, e foi rápido para responder as dúvidas. Super recomendo!

Dúvidas frequentes

Sim! Tanto este Curso de Mailchimp quanto todos os demais cursos de nossa plataforma contam com certificado mediante conclusão das aulas.

O curso de Mailchimp conta com mais de 5 horas de conteúdo divididos em 16 aulas. É um curso super completo que vai te mostrar todos os detalhes para você explorar esta poderosa ferramenta de e-mail marketing e automação para ter muito mais resultados.

Sim. Este curso de Mailchimp foi planejado tanto para iniciantes quanto para pessoas que já possuem alguma experiência em estratégias de e-mail marketing e automação na ferramenta.

O Mailchimp conta com uma versão gratuita para até 2000 contatos (com algumas limitações). A cobrança dos planos pagos varia conforme o número de contatos em sua lista. Você pode ver mais aqui.

Sim! No ambiente do Curso E-mail Marketing com Mailchimp você terá acesso ao nosso fórum de dúvidas localizado ao lado de cada aula. Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe irá responder.

Não, qualquer pessoa poderá realizar este curso de Mailchimp.

Não recomendamos. Por ser um curso altamente prático (mostrando telas da ferramenta), indicamos a utilização de um notebook/desktop para melhor aproveitamento do curso (se possível).

Todo o conteúdo estará disponível enquanto durar o período de sua assinatura do plano (mensal ou anual).

Você terá acesso ao conteúdo deste curso por meio de nossa plataforma de estudos em nosso próprio site. Após criar sua conta e confirmar o pagamento, poderá iniciar este Curso E-mail Marketing com MailChimp imediatamente.

Sim, com certeza! Este é nosso objetivo principal: que você possa sair do curso e utilizar todo o potencial do MailChimp para gerar muito mais resultados ao seu negócio.

Ao escolher um de nossos planos, o pagamento poderá ser realizado em cartões de crédito em até 12x ou boleto à vista (no plano anual) e cartão de crédito recorrente (plano mensal). A partir de 79,90/mês você pode começar a estudar agora mesmo este Curso E-mail Marketing com Mailchimp (e ainda ter acesso a dezenas de outros cursos.)

Caso seja um assinante, sim! Em cada aula, você terá acesso ao nosso fórum de dúvidas localizado abaixo do vídeo da aula. Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe irá responder.
Todo o conteúdo estará disponível enquanto durar o período de sua assinatura do plano (mensal ou anual).
Você terá acesso ao conteúdo deste curso por meio de nossa plataforma de estudos em nosso próprio site.
Sim, todos os nossos cursos contam com certificado mediante conclusão das aulas e exercícios (quando houverem).

Claro! Se precisar de ajuda, temos este artigo sobre como incluir o certificado deste Curso de Google Ads no Linkedin.

Atualizações

Versão 3.0 – 13/07/21

Atualização:

  • Aulas: todas as aulas foram regravadas para retratar a nova interface do MailChimp

Novidades:

  • Aula: “Apresentação do curso” apresenta a proposta e estrutura do curso
  • Aula: “Projeto: Escola Infantil de Idiomas” detalha qual é o projeto a ser utilizado durante o curso
  • Aula: “Merge Tags” sobre variáveis para personalização de mensagens
  • Aula: “Adicionando um contato”
  • Aula: “Grupos” para ensinar a segmentar utilizando campos de interesse (seleção múltipla).
  • Aula: “Tag de Contatos” mostra como utilizar as tags do MailChimp para organizar e segmentar contatos.
  • Aula: “Segmentos” ensina a utilizar este recurso para agilizar o envio de campanhas para segmentos que são utilizados com muita frequência
  • Aula: “Planejando sua lista” apresenta os principais cuidados que se deve tomar ao planejar uma lista de contatos.
  • Aula: “Importando contatos” exibe duas formas de importar mailings para o MailChimp
  • Aula: “Criando novos públicos” exibe como criar mais de uma audiência
  • Aula: “Pesquisas” para exibir o novo recurso de realização de pesquisas
  • Aula: “Central de Preferências” para exibir este novo recurso
  • Aula: “CRM de Marketing” ensina a utilizar o CRM do MailChimp para organizar contatos e consolidar dados de interações
  • Aula: “Aplicativo MailChimp” exibe os recursos do app para iOS/Android do MailChimp
  • Aula: “Histórico de importações e exportação de audiências”
  • Aula: “Formulários pop-up” mostra como configurar e exibir um formulário popup em seu site
  • Aula: “Formulário de contato” mostra como utilizar este novo recurso
  • Aula: “Integrando o formulário do site com o MailChimp” mostra como integrar um formulário já existente em seu site com o MailChimp
  • Aula: “Inbox” ensina a utilizar esse recurso para centralizar conversas
  • Aula: “Integração com Google Analytics” ensina a integrar o MailChimp com sua conta do Google Analytics para que os links de suas campanhas sejam automaticamente tagueados com os parâmetros UTM.
  • Aula: “Integração com Facebook” ensina como habilitar a integração entre as duas plataformas e permitir que o MailChimp publique posts em suas páginas do Facebook e perfis do Instagram, assim como crie campanhas.
  • Aula: “Teste pré-envio” ensina a utilizar o diferentes recursos do MailChimp para pré-visualizar o resultado final de uma campanha antes de enviá-la.
  • Aula: “Revisão da Campanha” mostra como revisar todos os detalhes e configurações da campanha antes do envio.
  • Aula: “Agendamento e envio de campanhas” apresenta duas possíveis formas de envio (agendamento e envio imediato).
  • Aula: “Gestão de campanhas” introduz a tela de gestão de campanhas, filtros e visualização de calendário
  • Aula: “Relatório de Atividades” exibe como entender o engajamento dos contatos com as campanhas enviadas.
  • Aula: “Relatório de Cliques” mostra como analisar as métricas de cliques de cada campanha.
  • Aula: “Relatório de Social” ensina a verificar como foi o impacto da publicação das campanhas nas redes sociais.
  • Aula: “Relatório de E-commerce” apresenta formas de avaliar os resultados de venda (receita e pedidos) no e-commerce de cada campanha.
  • Aula: “Relatório de Inbox” introduz uma forma de avaliar as respostas recebidas no Inbox para cada campanha enviada.
  • Aula: “Relatório de Analytics360” exibe o relatório integrado entre MailChimp e Google Analytics.
  • Aula: “E-mail automático de aniversário” ensina a programar e-mails automáticos de aniversário
  • Aula: “E-mail automático de boas vindas” ensina a programar e-mails automáticos para pessoas que acabaram de entrar no mailing
  • Aula: “E-mail automático baseado em tag” ensina a programar e-mails automáticos quando um contato recebe uma nova tag. Recurso especialmente útil para envio de materiais ricos.
  • Aula: “Newsletter automática baseada em RSS” mostra como agendar newsletter automáticas que extraem posts/notícias do seu blog/portal.
  • Exercício: funcionalidades do MailChimp
  • Exercício: recursos do plano gratuito
  • Exercício: Personalização
  • Exercício: Merge Tags
  • Exercício: importação de contatos
  • Exercício: grupos
  • Exercício: CRM
  • Exercício: formulários
  • Exercício: integração com Google Analytics
  • Exercício: integração com Facebook
  • Exercício: destinatários e segmentação
  • Exercício: assunto
  • Exercício: teste pré-envio
  • Exercício: agendamento de campanhas
  • Exercício: relatório de atividades
  • Exercício: relatório de cliques
  • Exercício: tag de contatos
  • Exercício: e-mail de boas vindas

Alterações:

  • Aula: o nome “Público”(ou “Audience”, em inglês) passou a ser utilizado no lugar de “lista” pelo MailChimp
  • Aulas: “Criando e enviando uma campanha – parte 1, 2, 3, 4 e 5” foram divididas em aulas com nomes mais específicos para melhor retratar o conteúdo de cada aula
  • Aula: “Criando e enviando uma campanha – parte 2” deu lugar à aula “Destinatários da Campanha”
  • Aula: “Criando e enviando uma campanha – parte 3” deu lugar à aula “Remetente da Campanha”
  • Aula: “Criando e enviando uma campanha – parte 4” deu lugar à aula “Assunto da Campanha”
  • Aula: “Criando e enviando uma campanha – parte 5” deu lugar à aula “Design da Campanha”
  • Aula: “Gerando relatórios” deu origem à aula “Relatórios do Mailchimp”, que introduz o assunto de maneira mais abrangente. Foram criadas diversas novas aulas, mais curtas e mais específicas sobre cada tipo de relatório.

Remoções:

  • Aula: “E-mail marketing e melhores práticas” será movida para o “Curso de E-mail Marketing” (em desenvolvimento)
  • Aula: “Processos de e-mail marketing e melhores práticas” será movida para o “Curso de E-mail Marketing” (em desenvolvimento)
  • Aula: “Agradecimentos” foi removida por não ser mais necessária
Versão 2.0 – 21/06/18

Atualização:

  • Aulas: todas as aulas foram regravadas para retratar a nova interface do MailChimp

Novidades:

  • Aula: “Criando e enviando uma campanha – parte 4”
  • Aula: “Criando e enviando uma campanha – parte 5”
Versão 1.0 – 17/07/17

Novidades:

  • Aula: E-mail Marketing e melhores práticas
  • Aula: Processo de E-mail Marketing
  • Aula: Conhecendo a plataforma
  • Aula: Crie sua conta no MailChimp
  • Aula: A Interface do MailChimp
  • Aula: Listas do MailChimp
  • Aula: Grupos
  • Aula: Formulário de inscrição
  • Aula: Integrações
  • Aula: Criando e enviando uma campanha – parte 1
  • Aula: Criando e enviando uma campanha – parte 2
  • Aula: Criando e enviando uma campanha – parte 3
  • Aula: Gerando relatórios
  • Aula: Teste A/B
  • Aula: Automação
  • Aula: Agradecimentos
Escolha um plano e comece agora
Faça hoje. Aprenda sempre!
Basic
Grátis
Pro Anual
em até 12x de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Pro Mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Acesso
vitalício
12 meses
1 mês
Renovação
-
manual
automática
Material Complementar
Fórum de Dúvidas
Certificado de Conclusão
Métodos
Basic
Grátis
Pro mensal
por apenas:
R$79
,90/mês

cancele quando quiser

Pro anual
em até 12X de
R$75
,00

ou R$900 à vista

Você deve concluir pelo menos 50% do curso para avaliá-lo.

Exclusivo para Assinantes

Comece Gratuitamente

Crie sua conta Grátis e tenha acesso aos cursos ao vivo e muito mais.

Seja um Assinante

Tenha acesso ilimitado aos cursos, materiais, certificados e muito mais.

do
zero
à
recorrência
Evento 100% gratuito e online
27, 28 e 29 de julho às 19h

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Mirago a coletar estes dados e utiliza-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.