Brand Persona X Buyer Persona

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Você já ouviu falar de Buyer Persona? Esse termo já existe a algum tempo dentro do Marketing Digital, mas parece ganhar mais força a cada dia.

Entender como obter informações sobre seu público e transformá-las numa buyer persona é importante. Isso pode fazer toda a diferença para o seu conteúdo, estratégias e até para seu orçamento.

Em qualquer forma de marketing a chave é ter uma comunicação eficaz. Para gerar resultados, depende de quão bem você conhece o seu público-alvo. A Buyer Persona é mais uma forma de entender esse público.

Vamos entender melhor?

O que é a Buyer Persona?

Cada pessoa tem características únicas que são definidas por suas necessidades diferentes, estilos de vida e motivações.

Do ponto de vista do consumidor, os fatores que influenciam as suas razões para comprar produtos ou serviços depende de vários atributos. Por exemplo: sua localização no ciclo de compra.

Ao trabalhar com um público-alvo aberto, entretanto, temos alguns problemas. O principal deles é a falta de personalização. Isso torna muito difícil acertar o tom da conversa para atingir esse público.

Buyer Persona, ou persona de comprador, desempenha um papel importante no marketing digital. Em especial porque estabelece a eficácia de suas estratégias de marketing de conteúdo.

Isso porque a Buyer Persona é a criação de um ou mais personagens que representem a sua

A diferença para público-alvo

Muitos comerciantes se concentram em várias demografias para obter uma melhor tração em seus esforços de marketing digital. Isso pode até ter suas vantagens, mas você economiza tempo e dinheiro ao se focar em um número reduzido de Buyer Personas.

O marketing de conteúdo eficaz entrega o tipo certo de material para um tipo específico de público-alvo. As personas de comprador definem mais detalhes do seu público-alvo e direcionam você para a definição de suas estratégias de conteúdo. Isso gera um ganho de eficiência.

A diferença para Brand Persona

É comum confundir os dois, mas existe uma diferença entre Brand Persona e Buyer Persona.

De um lado, a Buyer Persona é um personagem que representa o seu público, aquele com quem você vai falar.

Já a Brand Persona é um personagem que representa o tom de voz da sua marca. Ela ajuda a criar personalidade e gerar identificação, embora não necessariamente seja apresentado ao público.

A importância da Buyer Persona

A Buyer Persona é um dos aspectos mais importante no marketing. Isso porque se você vender produtos ou serviços a um tipo errado de consumidor, ninguém vai comprar.

As personas de comprador definem com quem você deve tentar uma comunicação e onde ele está no contexto de marketing de conteúdo. Além disso, servem também para identificar as razões pelas quais tais audiências estão interessadas ​​em seu conteúdo.

As personas de comprador são desenvolvidas para entender as informações demográficas chave. Também ajudam a entender como as principais informações comportamentais definem as tendências de consumo.

Isso irá definir por que os consumidores estariam interessados ​​em uma determinada peça de conteúdo, e por que este pedaço de conteúdo será crucial para influenciá-los a dar o próximo passo rumo à conversão – seja como leads ou clientes.

Como definir?

Para entender melhor as personas de comprador, seria melhor, primeiramente, entender os aspectos e atributos que definem estas personas. O passo seguinte é começar pensar em como definir a persona.

  • Iniciativas prioritárias – Descreve as razões pelas quais os consumidores estarão interessados ​​em seu conteúdo, e o que influencia os compradores a gastar tempo e recursos no seu conteúdo.
  • Fatores de sucesso – Descreve os resultados ou os benefícios que seu público-alvo gostaria de receber quando consomem o seu conteúdo.
  • Barreiras percebidas – Descreve obstáculos como a falta de recursos, incapacidades percebidas, e outros pressupostos negativos que podem impedir o seu público de consumir o seu conteúdo.
  • Jornada do comprador – Descreve e identifica a etapa específica na jornada do comprador, para você influenciá-los a fazer uma ação específica depois de consumir o seu conteúdo.
  • Decisão de critérios – Descreve os aspectos, características e outros atributos entre os produtos concorrentes ou serviços que seu público-alvo percebe como mais importante para eles

Definir a persona do comprador no marketing de conteúdo é muito importante, sobretudo se o objetivo do empresário ou comerciante digital for o de estender a mão para o público altamente segmentado.

Melhores práticas

É preciso ter algum cuidado para não cometer erros na criação da buyer persona. Os mais comuns são:

  • Pesquisar pouco ou nada – sua persona precisa surgir com base em dados e entrevistas com o público;
  • Fazer personas como um desejo e não como realidade – você não deve se focar em para quem gostaria de vender, mas sim em quem efetivamente compra seu produto;
  • Exagerar no número de personas – você terá de trabalhar cada uma individualmente, então não exagere. Três ou quatro são suficientes.

Não esqueça de incluir suas buyer personas no seu planejamento de Marketing Digital. Se você não sabe em que parte ela entra, dá uma conferida no nosso Modelo de Apresentação de Planejamento. Ele te ajuda a se organizar. Baixe no formulário abaixo.

Fazer uma buyer persona é uma parte integrante do seu pensamento sobre Marketing de Conteúdo. Você até pode usá-las para gerar outros tipos de estratégia, mas irá tirar o máximo delas quando estiver entregando valor ao público.

Se você quiser continuar se aperfeiçoando, pode assistir a aula de Buyer Personas no curso de Inbound Marketing da Mirago.



Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

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