Como definir a Buyer Persona?

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Definir as buyer personas de um negócio pode parecer complicado. Veja como esse processo pode ser realizado seguindo alguns passos importantes.

Não há como discutir com o fato de que a Internet tornou possível chegar a um público mais amplo do que nunca. Mas só porque você pode chegar a mais perspectivas-alvo, não significa que você deve. Chegar à demasiada grande audiência dilui a sua mensagem publicitária e diminui a sua eficácia ao obrigá-la a ser desnecessariamente ampla. Se, por exemplo, chega a todos os compradores que compartilham certos dados demográficos alvo (como, por exemplo, idade, sexo e localização geográfica), há uma boa chance de que os seus anúncios vão cair em “saco-roto”, em alguns casos. Afinal, uma dona de casa de meia idade poderia ter muitos diferentes interesses e preocupações do que outra mulher de semelhante idade na mesma área.

Este artigo faz parte do Curso Inbound Marketing. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Se você abre a sua mensagem para grandes grupos demográficos em geral, você está desperdiçando tempo e dinheiro, direcionando as pessoas que não são – e nunca foram – verdadeiras perspectivas. O segredo para uma melhor orientação vem da criação e implantação de boas personas de compradores.

Importância das personas de compradores

Personas de compradores são representações fictícias de seus compradores-alvo, incorporando não apenas os dados demográficos, mas a introspecção psicográfica e comportamental, também. Em média, o uso dessas ferramentas faz websites duas a cinco vezes mais eficazes, permitindo que as empresas criem experiências de marketing que falam diretamente com as necessidades de um usuário.

Para ver o quão eficaz desses recursos pode ser, veja o exemplo da Skytap, uma grande empresa de software com sede em Seattle, Washington. Depois de integrar personas de compradores em suas campanhas de marketing, a empresa foi capaz de aumentar as oportunidades de vendas em 124%, o tráfego de busca orgânica em 55% e o tráfego do site norte-americano em 210%. Isso é algo muito poderoso!

Professor

Marcelo Sales

Empreendedor, Palestrante é Publicitário e Empreteco por formação. Com experiência de 16 anos no mercado de Marketing, atuou em projetos de grande relevância no cenário esportivo, em parceria com a Rede Globo, e também no segmento de beleza, quando integrou a equipe que trouxe ao Brasil a representação de marcas como Revlon Professional, Uniq One e Orofluido, liderando, especialmente, as ações de presença digital. No universo das startups, foi sócio da Lilu.Tv (2011), pioneira em streaming de vídeo via Facebook, e CMO da Nuper (2016), que ingressa no mercado com a missão de mudar a forma como as pessoas fazem suas compras de supermercado. Criador do Blog O Cara do Marketing (2014) uma forma criativa de oferecer conteúdos relevantes sobre estratégias de marketing digital para PMEs. Há 03 anos atua como Consultor de Marketing Digital, sendo especialista em inbound marketing e parceiro certificado da Resultados Digitais.
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