A profissão de analista de Inbound Marketing cresceu muito nos últimos anos no país com o amadurecimento e crescimento desta estratégia utilizada por muitas empresas para atrair novos clientes.

Vamos entender tudo sobre esta profissão neste artigo.

O que faz um(a) Analista de Inbound Marketing?

O analista de Inbound Marketing é responsável pelo Planejamento, Execução e Gerenciamento da estratégia de Inbound Marketing nas empresas. Em resumo, seu principal objetivo é transformar usuários desconhecidos em clientes por meio de uma metodologia subdividida em 4 etapas: Atração, Conversão, Vendas, Encantamento.

Vamos entender em detalhes cada uma delas:

1. Atrair

O objetivo desta primeira etapa é trazer pessoas qualificadas a conhecerem, de alguma forma, a marca. Geralmente algumas estratégias utilizadas nesta etapa incluem a produção de conteúdo (blogs, vídeos) e materiais ricos (ebooks, webinars, planilhas, templates, infográficos, etc) para atrair a atenção das pessoas.

Uma estratégia bastante comum na fase de atração é o SEO (Search Engine Optimization), uma estratégia que busca atrair visibilidade orgânica no Google por meio da produção de conteúdo e estratégias de posicionamento no buscador.

Quanto mais pessoas (minimamente qualificadas e interessadas) chegarem ao seu site, mais chances você terá de converter uma parte delas, que é a segunda etapa.

2. Converter

Após a atração do usuário, o objetivo seguinte passa a ser sua conversão. Nesta fase é importante pensar em estratégias para capturar alguns dados dos usuários interessados naquela solução que você apresentou na fase de atração. Um exemplo aqui são empresas de serviços que oferecem algum conteúdo em troca do nome e e-mail do usuário, por exemplo.

É claro que varia muito de negócio para negócio. Em negócios B2B, por exemplo, talvez faça sentido solicitar mais informações como o setor e tamanho da empresa, cargo da pessoa que está entrando em contato. De qualquer forma, é com estes dados iniciais que o analista de Inbound Marketing poderá utilizar para construir estratégias de relacionamento com estes novos usuários.

3. Vender

Com a atração e coleta de dados dos usuários se inicia então uma fase de relacionamento com este potencial cliente com objetivo final de vender alguma solução para ele. Esta, portanto, é a terceira fase do Inbound Marketing.

Pode parecer simples, mas dependendo do tipo de negócio, o relacionamento com um prospect pode demorar meses (e até anos) até que uma venda seja concretizada. É papel do analista de inbound marketing entender a fundo o negócio em que atua, a(s) persona(s) envolvidas para que consiga aumentar a efetividade de suas ações.

4. Encantar

Por fim, a última etapa que o Analista de Inbound Marketing será responsável é pela fidelização e encantamento do cliente no pós-venda. É importante que as ações não acabem simplesmente quando um cliente assina o contrato. A partir dali existem outras estratégias de marketing que poderão ser utilizadas com o objetivo de tornar este cliente satisfeito, aumentando sua taxa de retenção e recompra.

O Analista de Inbound Marketing será responsável por toda a implementação desta estratégia e veremos que isso implica numa série de conhecimentos e competências para que consiga ter êxito profissional.

Fizemos um vídeo com mais informações sobre este profissional, a carreira e competências necessárias. Confira!

O Funil de Marketing e a Jornada de Compra

Como vimos, a estratégia de Inbound Marketing tem como objetivo acelerar o processo de decisão de compra do consumidor (transformando desconhecidos em clientes).

Ao entender a jornada pela qual o consumidor passa até a compra do produto, é possível utilizar diferentes estratégias em cada etapa do funil de Marketing (topo, meio e fundo) até a conclusão da venda.

Toda empresa precisa de Inbound Marketing?

A resposta curta e direta é: Não.

Geralmente as empresas que possuem produtos e serviços que demandem um comportamento de decisão de compra mais complexo por parte do consumidor, são as que mais se beneficiam com este tipo de estratégia.

Num processo de compra mais simples, como produtos de conveniência ou tickets muito baixos, esta estratégia não faz sentido.

Competências para se tornar um Analista de Inbound Marketing

Como vimos, a estratégia de Inbound Marketing aborda pilares importantes que vão desde a atração de novos usuários até a fidelização de clientes. Dessa maneira, existem algumas competências-chave para que o Analista de Inbound Marketing possa desenvolver bem seu trabalho. Vamos conhecê-las:

Conhecimento em Marketing Digital

O analista de inbound marketing deve ter bons conhecimentos em Marketing Digital. Alguns temas como:

  • Inbound Marketing,
  • Marketing de Conteúdo
  • Criação de Personas

Além de outros conhecimentos em Marketing, como:

  • Pesquisa Quali e Quantitativa
  • 4Ps
  • Mercado e Concorrência
  • Posicionamento de Marca

Todos estes conhecimentos serão valiosos para que um(a) Analista de Inbound Marketing possa ter uma visão holística do processo, “conectar os pontos” e desenvolver um bom trabalho.

Conhecimento em Automação de Marketing

Outra área que o Analista de Inbound Marketing precisará dominar é a Automação de Marketing. Para que este profissional consiga construir relacionamento com centenas ou milhares de potenciais clientes será necessário tecnologia e ferramentas que o auxiliem neste processo.

Portanto, a pessoa que deseja atuar como Analista de Inbound Marketing deverá ter conhecimentos na operação e gestão de softwares desta área. Alguns dos mais comuns atualmente são:

  • RD Station
  • Hubspot
  • Active Campaign
  • Mailchimp

É preciso ter conhecimentos em todos eles para se tornar um(a) Analista de Inbound Marketing? Não. Cada negócio tem uma realidade (e uma ferramenta), portanto, ao entender bem a lógica por trás de uma destas ferramentas, poderá operar com qualquer outra, mesmo havendo mudanças consideráveis entre elas. O importante, portanto, é entender a lógica por trás destas plataformas.

Organização

Ser uma pessoa organizada contará pontos para quem deseja atuar como Analista de Inbound Marketing. Isso porque a operacionalização de uma estratégia de Inbound pode ser um pouco mais complexa do que parece. É preciso entender a fundo as personas, as etapas do funil pelos quais elas irão passar, os diferentes fluxos existentes e muito mais. Após algum tempo de trabalho é fácil “se perder” em meio a tantas informações.

Neste sentido, documentar a estratégia poderá ajudar o Analista de Inbound Marketing a ter mais controle e efetividade em suas ações. Além de ajudá-lo individualmente, se trabalhar com outras pessoas, esta documentação também ajudará a manter a equipe toda bem informada, atualizada e “na mesma página”.

Perfil Analítico

A análise de relatórios, taxas de conversão, etapas do funil e várias outras métricas são realidade do dia a dia de um(a) Analista de Inbound Marketing. Portanto, ter um perfil analítico poderá te ajudar a refinar suas estratégias e resultados, sempre com base na análise de dados.

Quanto ganha um(a) Analista de Inbound Marketing?

Segundo pesquisa realizada no site Glassdoor, a média salarial do Analista de Inbound Marketing no Brasil é de R$ 2.900,00. É importante dizer que este número pode mudar bastante (para mais ou menos) em função da região em que a vaga está aberta, bem como do tipo e porte da empresa.

Onde você pode trabalhar como Analista de Inbound Marketing?

O espectro de atuação de um Analista de Inbound Marketing é bem amplo. Seguem alguns perfis de empresas em que você poderia atuar (válidos tanto para B2C quanto para B2B):

  • Startups
  • Agências de Marketing Digital
  • Consultorias
  • PMEs
  • Grandes Empresas

Dicas para quem deseja começar na área

Se você deseja se tornar um(a) Analista de Inbound Marketing e quer dar os primeiros passos na área, algumas dicas são:

Estude Marketing

Não tem como fugir. Entender sobre marketing será fundamental nesta profissão. E aqui não me refiro apenas ao Inbound Marketing, mas falo sobre os fundamentos do Marketing: público-alvo, análise de mercado, concorrência, posicionamento de marca, etc.

Além disso, faça cursos de marketing digital. Se você tem pouco ou nenhum conhecimento em marketing, sugiro começar pelo nosso Curso Marketing Digital para Iniciantes. Ali você terá uma boa base para iniciar seus estudos na área. Além deste, você poderá estudar outros cursos (gratuitos e pagos) como:

Siga pessoas e empresas referências nesta área

Uma dica simples e muito útil é seguir nas mídias sociais algumas pessoas e empresas que são referência nesta área de Inbound Marketing. Esta dica não te tornará um expert no assunto, mas te ajudará a “respirar este ar” e consumir conteúdos de qualidade diretamente das pessoas que fazem acontecer no mercado.

Alguns grupos no Facebook (nacionais e internacionais) contam com discussões muito ricas e aprofundadas sobre o tema e isso pode te ajudar a tirar insights e também compartilhar seus desafios com pessoas que estão fazendo acontecer.

Essa dica é importante para se manter atualizado(a) com novidades, dicas, eventos, tendências e cases de sucesso da área. Ao pesquisar sobre personalidades e empresas não se restrinja somente ao Brasil, existem excelentes profissionais mundo a fora produzindo conteúdo de qualidade.

Leia Livros

Uma outra maneira de aprender Marketing Digital e Inbound Marketing é pesquisar por livros que possam te ajudar a entender e solidificar os principais conceitos e princípios desta estratégia.

Caso queira se aprofundar nas leituras, separamos alguns dos principais livros de marketing digital que lemos nos últimos anos.

Assista vídeos e palestras sobre o tema

O Youtube é uma ferramenta incrivelmente poderosa para aprender de tudo e não seria diferente para Inbound Marketing. Pesquise por canais ou assuntos relacionados à área e terá centenas de vídeos relevantes para continuar aprendendo e evoluindo sobre o tema. Novamente: não se restrinja a vídeos em português. Existem muitos materiais incríveis em inglês, por exemplo.

Se quiser uma dica para começar, conheça o canal da Mirago no Youtube ;)

Frequente eventos

Procure frequentar eventos (físicos ou online) que tenha relação com Marketing Digital e Inbound Marketing. É possível aprender muito sobre novidades e tendências de mercado e, obviamente, aplicar em sua empresa. Além disso, a possibilidade de fazer networking com outros profissionais poderá “oxigenar” muito suas ideias e projetos dentro de sua empresa.

Aqui está uma lista com alguns dos eventos de marketing digital mais relevantes no Brasil e no mundo.

Ouça Podcasts

Os podcasts são outra maneira interessante para todos aqueles que desejam se tornar Analistas de Inbound Marketing e aprender sobre a área. Existe muito material bom na internet. Se você se interessa pelo tema, fizemos uma lista com os melhores podcasts de marketing digital.

Candidate-se a Vagas de Analista de Inbound Marketing

Depois de estudar sobre o tema comece a se candidatar para vagas nesta área. É importante entender o que o mercado está buscando e se adaptar a isso. Portanto, mesmo que você não consiga o emprego na primeira ou segunda entrevista, você estará cada vez mais capacitado(a) a entender o que esperam de você – o que mostrará um caminho do que precisará fazer para conquistar a vaga.

Coloque alguma coisa em prática

Uma das coisas mais valiosas para qualquer recrutador na área de Marketing Digital é visualizar alguma atividade prática desenvolvida pelo candidato. Mesmo que você não tenha tido nenhuma experiência formal na área, é possível demonstrar alguma atividade desenvolvida na prática.

Por exemplo, uma das áreas importantes no Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo e o SEO. Neste caso, considere construir um Blog próprio (seja de um hobby ou mesmo um blog pessoal) e comece a produzir alguns conteúdos otimizados para SEO nele. Ter um portfólio para mostrar pode contar muitos pontos, mesmo que você ainda não tenha nenhuma experiência formal na área.

Uma dica é ver nossos cursos de WordPress e SEO gratuitos. Eles lhe darão uma ótima base para iniciar seus projetos próprios ;)

Concluindo

A profissão de Analista de Inbound Marketing deve continuar em alta nos próximos anos, já que, como vimos, esta metodologia é peça fundamental numa estratégia de marketing para diversos tipos de empresas.

As competências e habilidades deste profissional podem evoluir juntamente com novas tecnologias e ferramentas que surgirem, mas os fundamentos desta estratégia permanecerão os mesmos.

Se você se interessou e tem o desejo de se tornar um(a) Analista de Inbound Marketing, não deixe de conhecer nossos Cursos Gratuitos.

Animado(a) para se tornar um(a) profissional desta área? Conte pra gente nos comentários ;)