20 Livros de Marketing Digital: Só os melhores

Os melhores livros de marketing digital que lemos nos últimos anos estão nesse post. O objetivo aqui é trazer uma lista de livros com conteúdo ligados não somente ao marketing digital, mas ao marketing e negócios como um todo.

Nessa lista você terá grande parte dos livros com alto teor de aplicabilidade prática: Ou seja, depois que ler, você poderá rapidamente aplicar vários dos conceitos aprendidos. Aliás, esse é um dos principais objetivos da leitura sobre livros de negócios: aprender novos conceitos e aplicá-los à sua realidade. É claro que não é o único: livros tem o propósito de nos fazer refletir, debater, questionar e, obviamente, aumentar nosso repertório sobre determinado tema.

A ordem desses livros de marketing digital não necessariamente representa uma ordem de importância de leitura e qualquer um deles que você escolher tem um alto valor (pelo menos nós tiramos excelentes lições de todos eles, por isso selecionamos nessa listagem).

Preparado(a)? Então vamos à lista:

Neste artigo:

1. Nocaute – Gary Vaynerchuck

Se você atua com marketing digital certamente já ouviu falar de Gary Vaynerchuck, mais conhecido como Gary Vee. Tudo o que vem dele praticamente dispensa comentários. O cara é uma lenda nas mídias sociais com milhões de seguidores em todo o mundo. Gary é autêntico, fala o que pensa e tem sempre uma mensagem ligada ao “hard work“. Aliás, ele fala disso há mais de uma década (quando começou a produzir vídeos antes mesmo do Youtube existir para a empresa de vinhos da família).

Livro Nocaute de Gary Vaynerchuck

Em Nocaute, Gary explora uma metáfora ligado ao boxe. Apesar do livro ter sido lançado em 2013, ele apresenta conceitos super atuais. O autor diz que as marcas no ambiente digital, sobretudo nas mídias sociais, devem utilizar de diversos jabs (socos pequenos) que significam oferecer interações que fazem o consumidor pensar, refletir, rir, brincar, sentir-se valorizado ou mesmo apenas escapar por um tempo das chateações da vida.

Ele afirma que, por muitas décadas, as marcas apenas desferiam ganchos de direita (os famosos “compre aqui”, “super promoção”, etc) mas que agora o ringue (ou o mercado), é outro e é preciso que os profissionais de marketing digital se adaptem à nova realidade.

O livro contém vários exemplos e estudos de casos que irão te ajudar a compreender o que ele quer dizer e facilitarão sua aplicação prática no seu dia a dia. Nocaute é um dos principais livros de marketing digital ligado ao universo das mídias sociais. Vale muito a leitura!

2. As Armas da Persuasão 2.0 – Robert Cialdini

Um verdadeiro clássico. Esse não é um daqueles livros de marketing digital tradicionais, no entanto, fala sobre o comportamento das pessoas e como ele pode ser influenciado com base em técnicas comprovadas por pesquisas científicas. Portanto, se fala em comportamento das pessoas, é fundamental a todos que se interessam por marketing.

capa do livro As Armas da Persuasão 2.0 de Robert Cialdini

Robert Cialdini também é outro autor que dispensa apresentações. Em sua primeira versão de “As Armas da Persuasão“, ele nos traz seis “armas” para persuadir e influenciar pessoas.

No entanto, trouxemos aqui seu livro mais recente: As Armas da Persuasão 2.0, um livro obrigatório para todo profissional de marketing. Nesse novo trabalho, Cialdini mostra o porquê é considerado o maior especialista do mundo quando o assunto é influência e persuasão. A obra traz uma atualização de sua primeira versão com novas pesquisas realizadas nesse campo e mostram como o comportamento das pessoas pode ser altamente influenciado pelas “armas” apresentadas ali.

Além disso, ele traz uma nova “arma da persuasão”, que não estava presente em seu primeiro livro (sem spoilers aqui).

O mais incrível dos livros de Cialdini é que eles trazem conceitos atemporais. O que funciona hoje nesse campo da persuasão e influência muito provavelmente também será verdade daqui há 10 anos.

É um livro cheio de insights e pesquisas incríveis, vale muito a leitura!

3. Tração – Gabriel Weinberg e Justin Mares

O livro Tração foi escrito para o universo das startups. Se você trabalha ou é founder de uma startup é um excelente livro para tirar vários insights para o crescimento do negócio. No entanto, mesmo para quem não tem uma startup, recomendamos muito a leitura do livro. Tração também não é um daqueles livros de marketing digital “puros”, no entanto, traz muitos conceitos de como gerar crescimento para um negócio utilizando o marketing digital como meio.

Livro Tração

Alguns dos conceitos que você verá no livro são: SEO (Search Engine Optimization), SEM (Marketing para Buscadores, E-mail Marketing, Anúncios em Social Media & Display, Marketing de Conteúdo e outros canais (alguns mais tradicionais). O livro traz 19 canais que os autores consideram essenciais para o crescimento dos negócios. Nem todos funcionarão para seu negócio, mas é provável que muitos sim.

No início do livro é apresentado um modelo de três etapas para que o empreendedor saiba discernir como saber se um canal é bom para o negócio ou não. Pode ler sem medo, com certeza tirará bons insights para sua empresa!

4. Marketing de Conteúdo – Rafael Rez

Um livro de marketing digital indispensável para quem deseja conhecer mais sobre Marketing de Conteúdo. Rafael Rez conseguiu trazer nesta obra uma excelente visão sobre como o Marketing mudou nos últimos anos com os meios digitais e como a estratégia de marketing de conteúdo se tornou essencial para o crescimento de muitos negócios.

Livro Marketing de Conteúdo

Para quem trabalha na área, tem um negócio ou se interessa pelo assunto, esse é um “must read”. O autor aborda tópicos como  o planejamento de marketing de conteúdo, a geração de tráfego, a geração de leads, a parte tecnológica, ferramentas, métricas e muito mais.

Marketing de conteúdo não tem nada a ver com fazer posts em blog a esmo ou postar diariamente nas mídias sociais só porque o seu concorrente está fazendo. Pelo contrário, o livro mostra que é preciso ter metas e objetivos claros para saber como medir o sucesso das iniciativas que serão criadas.

Enfim, esse é um daqueles livros de marketing digital que você precisa ter como um Guia para toda e qualquer iniciativa de Marketing de Conteúdo que deseja criar. Compre sem medo!

5. Isso é Marketing – Seth Godin

Mais um autor que dispensa qualquer apresentação. Se você trabalha com marketing e não conhece Seth Godin, então é melhor se preocupar (risos). Mas sério. O cara é uma lenda do mundo do marketing com dezenas de livros publicados em várias línguas. E são livros provocadores e que fazem você refletir.

livro isso é marketing seth godin

Seth tem um Blog que leva seu nome e conta com milhares e milhares de posts publicados. Ele escreve todos os dias há décadas. Isso mesmo, TODOS os dias. Sem pular nenhum, incluindo sábados, domingos e feriados. Se você deseja acompanhar seus posts, recomendo que se inscreva na newsletter dele em seu blog.

Em seu livro, Isso é Marketing, Seth novamente nos brinda com sua genialidade e nos mostra sua visão sobre o marketing e como nós como profissionais da área devemos entender esse universo. O marketing existe para servir aos outros, para resolver o problema dos clientes. É um jogo de empatia, sobretudo.

No livro, Seth nos traz diversos conceitos que, quem já acompanha o trabalho dele há algum tempo, está acostumado, tais como: como ganhar a permissão e confiança do seu target, por que as velhas táticas de marketing não funcionam mais, como as histórias que contamos a nós mesmos é o ponto central do marketing e muito mais.

Enfim, pra quem trabalha com marketing ou mesmo para quem interesse no tema, é mais um daqueles livros de marketing digital indispensáveis para sua biblioteca. Aliás, recomendo procurar todos os demais livros dele. Mesmo alguns lançados há um bom tempo continuam super atuais. O cara é fera!

6. Marketing 4.0 – Philip Kotler

Livro Marketing 4.0

Outra lenda viva do marketing, Philip Kotler é mais um daquela lista que dispensa apresentações pra quem é da área. Nesse livro, Marketing 4.0, do tradicional ao digital, Kotler e outros dois co-autores (Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan) nos trazem nesse livro como os meios digitais alteraram e trouxeram mudanças significativas no modo tradicional de fazer marketing.

Kotler aborda as alterações no comportamento do consumidor, a velocidade com que as transformações estão ocorrendo e mostra como a sociedade mudou muito nos últimos anos. Sendo assim, esse não é um livro de marketing digital que é recomendado somente para quem atua na área, mas para toda e qualquer pessoa que tenha um negócio ou é interessada no tema das transformações tecnológicas dos últimos anos.

Os vários exemplos trazidos no livro nos ajudam a tirar insights valiosos e nos faz pensar em nossa realidade atuando como profissionais de marketing. O livro tem uma escrita leve, fácil de assimilar e é muito atual. Portanto, vale a pena inserir na sua lista de leitura se ainda não leu!

7. Vai lá e Faz – Tiago Mattos

Livro Vai lá e faz

Sou um grande fã do trabalho do Tiago Mattos e seu livro Vai Lá e Faz não tinha como não estar nessa lista. Antes de falar do livro, se você ainda não acompanha o trabalho do Tiago, recomendo que o siga em suas mídias sociais. O cara é empreendedor, educador, palestrante, autor e pensador futurista. Nada mal, né? Ele passou um tempo na Singularity University (uma universidade focada em explorar tecnologias exponenciais com o objetivo de causar impacto global, em parceria com a NASA) e tem vários conteúdos sobre essa experiência na internet, vale a pena saber mais!

Mas sobre o livro: Este também não é um daqueles livros de marketing digital “puros”, mas trata de como empreender na era digital e tirar suas ideias do papel. É um verdadeiro manifesto a favor do trabalho duro, da iniciativa, criatividade e inovação. Li esse livro em poucas horas, simplesmente devorei e acredito que com você possa acontecer o mesmo.

No ambiente do marketing digital e aqui na Mirago vemos muita gente com vontade de empreender e tirar seus projetos do papel. Tiago nos mostra que vivemos o melhor momento da história para produzirmos e criarmos algo na era digital. E não importa o que você queira fazer, nem a área de atuação, você apenas precisa ter um mindset ajustado à nova realidade e às transformações que estamos vivendo.

Esse livro lhe dará vários insights e com certeza lhe encorajará a AGIR. Essa é a ideia central do livro, assim como o próprio título já diz. Bora tirar seus projetos do papel?

8. Ideias que colam – Chip Heath e Dan Heath

 Livro Ideias que colam

Outro clássico para todo profissional de marketing. Novamente, não é um daqueles livros de marketing digital que fala exclusivamente sobre o tema, mas tinha que estar nessa lista. Em Idéias que Colam – Por que algumas ideias pegam e outras não, os autores Chip e Dan Heath nos mostram o que está por trás das idéias que realmente tem sucesso e impacto. Esse livro vai transformar sua forma de se comunicar!

O livro traz 6 princípios que os autores consideram essenciais para se conseguir uma boa ideia. E é bom que fique claro que uma boa ideia não é qualquer ideia. As idéias que colam são fáceis de ser entendidas, são memoráveis e efetivas em mudar pensamentos e comportamentos.

Depois de muita pesquisa e compreensão desse tipo de ideia, os autores exploram cada um desses princípios em capítulos individuais, trazendo diversos exemplos, o que torna a absorção do conteúdo muito fácil. Não vamos falar quais são os 6 princípios aqui, pra isso você vai ter que ler o livro (risos).

Apesar do livro ter sido lançado em 2007, seus conceitos continuam super atuais, por isso ele está nessa lista! Se você atua com marketing digital, tenho certeza que tirará grandes lições práticas desse livro!

9. Não me faça pensar – Steve Krug

Livro Não me faça pensar

Mais um clássico pra quem atua na área. Esse livro de marketing digital trata da questão de usabilidade na web. Sua primeira versão saiu em 2005 (sim, faz muuuito tempo), mas por incrível que pareça é um livro que contém muitas lições valiosas a respeito de usabilidade. A capa do livro acima é de uma versão atualizada que o autor produziu em 2014. Vale a pena adquirir essa versão mais atual!

Em seu livro Não me faça pensar, Steve Krug nos traz dezenas e dezenas de exemplos do que não fazer quando estamos produzindo nossos sites, campanhas, etc. A ideia principal do livro é fazer com que você, leitor, se preocupe em tornar a experiência do usuário que irá interagir com seu site a melhor e com o mínimo de atrito possível para que ele possa concluir um objetivo específico ou mesmo encontrar uma informação que procurava.

Não tenho dúvidas que depois que você ler esse livro você vai olhar para o seu site (ou o site de seu cliente) com outro olhar: muito mais crítico, curioso e atencioso. Esse livro é um daqueles que causam um impacto direto na forma como trabalhamos. Só por isso já valeria a leitura, mas ele vai além e entrega muito mais conteúdo com exemplos úteis que você começa a enxergar não somente no seu site, mas em outras criações como peças de e-mail marketing, campanhas e muito mais.

Só uma advertência: Depois que ler esse livro você pode perder o sono. Sim, você poderá encontrar diversos itens para melhorar e aperfeiçoar em seu site ou nos sites de seus clientes que lhe farão explodir a cabeça com insights nas primeiras semanas (risos). Leia o livro e comprove!

10. Contágio – Jonah Berger

Livro Contágio

Marketing é sobre pessoas. E esse livro nos mostra porque algumas coisas pegam e contagiam. Novamente não se trata puramente de um livro de marketing digital, no entanto, é indispensável não só para profissionais de marketing mas para toda pessoa que vende alguma coisa (ou seja, todos nós).

No livro Contágio – Por que as coisas pegam, Jonah Berger nos mostra o porquê algumas coisas tem sucesso em ser espalhadas e se tornam virais enquanto outras não. O autor passou anos estudando o tema e nessa obra nos revela a ciência por trás do viral e da transmissão social. Assim como no livro Idéias que colam, aqui o autor também apresenta 6 princípios, que, segundo ele, estimulam qualquer tipo de coisa se tornar contagiosa.

É um livro fácil de ler, com linguagem super acessível e com dezenas de exemplos que irão abrir sua mente de maneira positiva. O livro é recheado de pesquisas científicas que embasam seus argumentos no livro, o que o torna valioso para qualquer profissional de marketing entender o comportamento das pessoas sob determinadas circunstâncias. Todo profissional de marketing digital deveria lê-lo e é por isso que ele está nessa lista!

11. Hacking Growth – Sean Ellis e Morgan Brown

Livro Hacking Growth

Por que um livro de growth hacking está na lista de livros de marketing digital? Simplesmente pois todo profissional da área deveria lê-lo. Hacking Growth é um livro pra quem já está num nível um pouco mais avançado (não recomendo para iniciantes). É um must read.

O marketing evoluiu demais nos últimos anos. O profissional da área tem toneladas de dados gerados por clientes, pela sua navegação em produtos digitais, campanhas, etc. que poderão trazer insights valiosos se bem utilizados.

Em startups e mesmo em empresas já estabelecidas a implementação da metodologia de Growth Hacking apresentada neste livro estão sendo utilizadas para gerar tração e crescimento. O autor Sean Ellis foi o cara que cunhou esse termo “Growth Hacking” e ajudou a difundi-lo no mercado, então esse é o livro certo caso você queira iniciar no tema.

A metodologia do growth Hacking é um ciclo contínuo que consiste em 4 etapas:

  1. Análise de Dados e Busca de Insights
  2. Geração de Ideias
  3. Priorização de testes
  4. Execução dos testes

Após o passo 4 voltamos ao item 1 e o ciclo recomeça.

Tudo isso por meio de uma equipe multidisciplinar: Um cientista de dados, um profissional de marketing e um desenvolvedor (engenheiro de software). Segundo o autor, é com um time multidisciplinar e complementar como esse que é possível ter resultados efetivos e consistentes com a metodologia.

É um excelente livro e recomendo a todos que desejam iniciar seus estudos em Growth Hacking, pode comprar e ler sem medo!

12. Hit Makers – Derek Thompson

Hit Makers

Hit Makers é um livro fascinante que analisa como algumas coisas fazem um sucesso tremendo e tenta provar que esse sucesso não aconteceu “do nada” ou simplesmente viralizou por obra do acaso.

O autor Derek Thompson analisa diversos sucessos e fenômenos mundiais como músicas, vídeos, bandas, mídias sociais, obras de arte e outros sucessos para provar sua tese.

Todo profissional de marketing digital deveria ler esse livro para tirar lições e insights valiosos e aplicá-los nesse mundo em que a disputa pela atenção das pessoas é cada vez mais voraz.

É um livro de leitura divertida e ao mesmo tempo instigante que atiça sua curiosidade a cada página lida. Ao final do livro o autor conclui que alguns fatores (ele lista 10) podem ajudar na explicação do que torna algo um sucesso estrondoso.

Vale a leitura!

13. Obrigado pelo Marketing – Vitor Peçanha

Obrigado pelo marketing

Outro livro de Marketing de conteúdo muito bom é o Obrigado pelo Marketing do Vitor Peçanha, um dos fundadores da Rock Content, hoje a maior empresa de conteúdo do Brasil.

Com uma linguagem acessível, o autor aborda todas as etapas para implementar uma estratégia de marketing de conteúdo na sua empresa passando pelos diversos canais possíveis.

O livro traz diversas dicas tanto para quem está iniciando nesse universo como para quem já atua com conteúdo há algum tempo. Vale muito a leitura!

14. Marketing e Comunicação na Era Pós-Digital

Era pós digital

Walter Longo dispensa apresentações para quem atua na área de marketing e comunicação. Em seu livro Marketing e Comunicação na Era Pós Digital o autor nos mostra que já estamos na era Pós Digital. E o que isso significa? Uma mudança profunda na sociedade e mercado está em curso e essas mudanças radicais estão impactando a forma como profissionais de marketing e comunicação atuam.

Para qualquer profissional da área recomendo fortemente sua leitura. Sem dúvidas trará reflexões e insights valiosos sobre essa nova era que estamos vivendo.

15. Copywriting: O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano

livro Copywriting

Um dos assuntos mais “quentes” do marketing digital nos últimos anos (embora seja uma técnica de escrita centenária) é o Copywriting.

O livro do autor Paulo Macedo não é propriamente um livro de marketing digital, no entanto, é indiscutível que o copywriting tem uma relevância muito grande nos meios digitais. 

Em Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano, o autor discorre sobre essa técnica de escrita e como utilizá-la para construir discursos poderosos, persuasivos e vendedores.

No mercado americano existem bons livros de Copywriting há muitos anos, no entanto, o mercado brasileiro estava carente de boas obras e o livro do Paulo Maccedo vem suprir essa lacuna. 

Recomendo muito a leitura para todo profissional de marketing digital.

16. Vídeos que vendem Mais – Camilo Coutinho

livro vídeos que vendem mais - camilo coutinho

Sou grande fã do trabalho do Camilo Coutinho e já o acompanho há um bom tempo. De modo que, quando descobri que ele iria lançar seu livro sobre vídeo marketing não perdi tempo e comprei logo no lançamento.

O livro é muito bom, talvez o mais completo sobre este assunto no mercado nacional. Camilo desmistifica que vídeo marketing é apenas a produção de vídeos para Youtube (o Youtube é apenas um canal, dentre tantos outros) e mostra estratégias que vão do básico ao avançado.

Portanto, se você está procurando um livro de marketing digital e se interessa pelo assunto de vídeomarketing, este é o livro certo pra você!

17. Marketing na Era Digital – Martha Gabriel e Rafael Kiso

O livro Marketing na Era Digital foi escrito por duas personalidades muito conhecidas no meio digital, ambos excelentes profissionais.

livro marketing na era digital - martha gabriel e rafael kiso

Este livro de marketing digital é incrível do começo ao fim. Os autores inseriram nele os conceitos fundamentais do Marketing, metodologias, técnicas e ferramentas para que o leitor entenda este amplo universo.

O livro traz temas como Influenciadores, Inteligência Artificial para Marketing, Data Analytics, Comunidades, Neuromarketing e Automação. Além disso, também aborda 5 importantes pilares:

  • o planejamento estratégico de marketing;
  • a experiência do consumidor (CX);
  • as plataformas e tecnologias digitais emergentes;
  • as estratégias digitais de marketing;
  • o marketing orientado a dados. 

18. Os 10 pecados mortais do Marketing – Philip Kotler

Mais um livro de marketing do grande Philip Kotler nesta lista (como não poderia deixar de ser). Neste livro curto e relativamente rápido de ler, Kotler apresenta dez “pecados” a serem evitados por todo profissional de marketing.

livro os 10 pecados mortais do marketing - philip kotler

Algumas das lições e “pecados” deste livro incluem:

  1. Sua empresa não é suficientemente focada no mercado e orientada para o cliente.
  2. Sua empresa não entende plenamente seus clientes-alvo.
  3. Sua empresa precisa definir e monitorar melhor seus concorrentes.
  4. Sua empresa não é boa em identificar oportunidades.

E muito mais… não vou contar todos pois só lendo este livro ;) Vale a pena ler e refletir sobre cada um dos pontos trazidos por Kotler. Tenho certeza que você conseguirá extrair vários insights importantes.

19 – Hooked – Nir Eyal

Este não é exatamente um livro de marketing digital, mas sobre como construir produtos digitais que sejam atraentes e formadores de hábitos. O livro Hooked cumpre muito bem esta função e tenho certeza que te trará ótimos insights.

livro Hooked - Nir Eyal

O autor Nir Eyal trabalhou por muitos anos em mercados como videogames e publicidade onde aprendeu e aplicou as várias das técnicas trazidas neste livro. No livro, o autor busca responder à pergunta: Por que alguns produtos capturam totalmente a atenção dos usuários enquanto outros fracassam? Ele detalha o modelo Hooked (Ganho) de 4 etapas – Gatilho | Ação | Investimento | Recompensa.

Vale muito a leitura ;)

20 – Traffic Secrets – Russell Brunson

Russell Brunson é um autor e empreendedor norte americano bastante conhecido no universo de marketing digital. Ele foi um dos responsáveis por popularizar o conceito de “funis de vendas” em vários mercados do mundo em seu primeiro livro Dotcom Secrets.

Sua obra Traffic Secrets é um livro sobre geração de tráfego, algo fundamental para todo profissional de marketing. A geração de demanda se tornou uma das principais atividades do marketing no ambiente digital, portanto, compreender muito bem esta atividade é fundamental para alcançar bons resultados.

capa do livro Traffic Secrets de Russell Brunson

Se você é um gestor de tráfego ou mesmo um profissional de marketing ou empreendedor que deseja entender como pode atrair mais (e melhores) clientes para o seu negócio, este livro de marketing digital é perfeito para você! Obs: Este é um livro em inglês, até o momento não há tradução para o português.

Aprenda sobre o tema com Livros de marketing digital e Cursos de Marketing Digital

Ler livros de marketing digital é uma das melhores formas de aprender sobre o tema, mas não a única.

Você também pode fazer cursos na área de marketing digital. Também são excelentes formas de aprender e avançar sobre o tema, entender ferramentas de marketing digital e entender suas aplicações práticas.

Aqui na Mirago temos 3 cursos gratuitos pra você começar:

É só se inscrever e começar a estudar!

Bônus: playlist com resumo de livros de marketing digital

Em nosso canal do YouTube, também gravamos resumos de livros muito importantes para profissionais de marketing. Você pode conferir a playlist abaixo ou acessá-la diretamente aqui.

Para concluir

Essa é a nossa lista de livros que consideramos muito valiosos para quem deseja atuar com marketing digital. É claro que existem muitos outros títulos tão bons quanto, mas selecionamos apenas 20 para esse post. No entanto, adoramos receber indicações de novas leituras. 

Tem algum outro livro pra indicar nessa lista? Qual, na sua opinião, faltou inserir?

E dos livros dessa lista? Já leu algum desses livros de marketing digital?

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Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.

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