Tráfego Pago: O que é, vantagens, desvantagens e ferramentas

tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de Marketing Digital que é muito utilizada por empresas de todos os portes e já existe há muitos anos. É muito comum empresas que estejam no início utilizarem essa estratégia como um de seus principais pilares e nós vamos entender o porquê disso.

Além disso, esse artigo se propõe a mostrar a fundo o que é essa estratégia, suas principais vantagens e desvantagens para quem deseja investir recursos nela. 

O que é tráfego pago? 

A estratégia de tráfego pago se baseia em realizar investimentos em anúncios nas plataformas de mídias digitais com o objetivo de trazer pessoas potencialmente qualificadas para conhecer, se relacionar e comprar de sua marca.

A maneira mais simples e rápida de entender tráfego pago é dizendo que, geralmente, você utiliza uma ferramenta de mídia, investe um orçamento nela, cria anúncios e paga quando seu anúncio for clicado ou visualizado. 

Falamos mais sobre tráfego pago neste vídeo:

Quais as principais Vantagens do Tráfego Pago?

Trouxemos aqui as principais vantagens que o tráfego pago apresenta em relação a outras estratégias.

Resultados Imediatos

Ao utilizar essa estratégia você pode esperar obter resultados muito rapidamente. Basta criar uma conta em uma das ferramentas disponíveis (veremos em breve algumas delas), configurar suas campanhas e anúncios, definir um orçamento e pronto! Suas campanhas passarão a ser veiculadas e o público que você segmentou passará a ver seus anúncios e interagir com eles. 

Segmentação muito apurada

De maneira geral as ferramentas de tráfego pago possuem uma excelente capacidade de segmentação. As mais comuns geralmente incluem segmentação por palavras-chave, interesses, informações demográficas (sexo, idade), ocupação, canais de mídia, públicos personalizados e semelhantes.

segmentação

Ponto importante: Pelo fato das ferramentas oferecem ótimas formas de segmentação isso não significa que automaticamente isso é passado para suas campanhas. É óbvio que depende de um fator humano que é o responsável pela criação das campanhas que deverá entender como atingir e impactar seu público da melhor maneira e com menor custo possível.

Investimento baixo para iniciar

Para iniciar no tráfego pago não é necessário grandes somas de dinheiro, na verdade, pelo contrário, é possível começar com bem pouco. 

Você define o orçamento que deseja investir (seja ele um valor diário, mensal ou vitalício, ou seja, durante quanto tempo a campanha durar). 

orçamento tráfego pago

No Facebook Ads, por exemplo, você pode começar a investir com um montante inicial a partir de 1 dólar por dia (quando escrevo estas linhas, algo próximo a R$ 5,00). Já em outras ferramentas a lógica é basicamente a mesma, podendo ser um valor menor, por exemplo R$ 1,00/dia. 

Sistema Self service

Outra vantagem do tráfego pago é que as principais ferramentas do mercado oferecem um modelo self service, ou seja, não é necessário nenhum intermediário para inserir sua campanha no ar. Basta você se cadastrar, configurar sua conta, criar suas campanhas e anúncios e começar a veicular. 

É claro que é importante que você saiba o que esteja fazendo, caso contrário irá consumir recursos importantes que não trarão resultados. 

Acompanhamento de Métricas

Uma outra vantagem do tráfego pago é o acompanhamento de métricas “quase em tempo real” que permite ao anunciante adaptar rapidamente suas estratégias conforme os resultados obtidos. Em outras estratégias, como o SEO, por exemplo, não é possível ter completo controle sobre as páginas que serão ranqueadas e o tempo em que isso ocorrerá.

Apesar das métricas em tempo real fazerem parte do dia a dia do profissional de marketing digital, o tráfego pago permite correções e ajustes de rota bastante rápidas em busca dos objetivos traçados.

Desvantagens do Tráfego Pago

Como nem tudo são flores nessa vida, aqui estão algumas das desvantagens dessa estratégia.

Custos inflacionados ao longo do tempo

Infelizmente os custos de anunciar nas principais plataformas do mercado tendem a subir ao longo do tempo. Isso acontece pelo fato de que novos anunciantes passam a criar campanhas nessas plataformas e, além disso, a qualidade das campanhas como um todo tende a melhorar uma vez que os anunciantes e agências vão conquistando maior maturidade com a ferramenta. Isso, obviamente, encarece os custos no médio e longo prazo. 

custos tráfego pago

Se você já anuncia em alguma plataforma há algum tempo deve sentir isso na pele. Provavelmente os custos por clique que você pagava há 12 ou 24 meses atrás não são os mesmos de hoje. 

Acabou a grana, acabou o tráfego

É tão simples quanto isto. Enquanto a torneirinha do dinheiro está aberta, os leads e vendas continuam aparecendo, quando essa torneira seca, automaticamente os resultados somem (pelo menos vindos diretamente dos canais de mídia paga). 

pagamentos tráfego pago

Isso já não acontece, por exemplo, com outros tipos de estratégias de marketing digital, como o SEO e o Inbound Marketing. Por isso é sempre importante ter mais de uma opção entre seus principais canais de aquisição. Veremos isso no próximo item.

Dependência quase exclusiva desses canais pode colocar em risco sua estratégia de médio/longo prazo

Essa não é uma desvantagem propriamente dita, mas sim um risco para o seu negócio. Ou seja, se você depende quase que exclusivamente de tráfego pago para manter seu negócio em pé você está correndo sérios riscos (ou, como diria Nassim Taleb, autor do livro Antifrágil, você está em posição de fragilidade).

Aqui uma lógica conhecida há centenas de anos também se aplica, ou seja, nunca coloque todos os ovos numa cesta só. É importante ter mais de um canal de aquisição para que você não fique totalmente dependente de tráfego pago, e, por qualquer motivo, tenha dificuldades em manter o nível de investimento que vem fazendo e acabar sucumbindo por não conseguir manter o mesmo nível de vendas e lucratividade anteriores.

Uma dica para explorar outros canais é o Livro Tração, de Gabriel Weinberg e Justin Mares.

Modelos de cobrança no Tráfego Pago

No tráfego pago existem basicamente três modelos de cobrança:

  • PPC (Pay per Click, em inglês ou Pague por Clique em português)
  • CPM (Cost per Thousand, em inglês ou Custo por Mil Impressões, em português)
  • CPV (Cost per View, em inglês ou Custo por Visualização, em português)

No PPC, como o próprio nome já diz, o anunciante só é cobrado quando um usuário clica ou visualiza (em caso de vídeos, por exemplo) seu anúncio. No CPM, o anunciante é cobrado pelo número de impressões, ou seja, a cada mil impressões você será cobrado, independente do usuário clicar ou visualizar seu anúncio.

A maioria das ferramentas existentes no mercado atualmente utilizam ambos os modelos de cobrança. É importante dizer que não existe um modelo melhor que o outro: tudo depende de seus objetivos.

Principais Ferramentas de Tráfego Pago

Aqui vamos elencar as principais ferramentas de mídia paga presentes no mercado brasileiro.

Google Ads (rede de pesquisa, rede de display (inclui Youtube e Gmail), shopping)

O Google Ads talvez seja uma das primeiras e mais conhecidas plataformas de tráfego pago. Antes era chamada de Google Adwords e esse sufixo “words” (palavras, em inglês) não era à toa pois a ferramenta começou nos seus primórdios sendo uma ferramenta em que a única segmentação possível era por meio de palavras-chave. 

No entanto, ao longo dos anos o Google Ads se transformou numa plataforma muito maior que apenas a segmentação de palavras-chave. Resumidamente, o Google Ads se divide em: 

google ads metas de publicidade

Rede de Pesquisa

São os anúncios que são veiculados no próprio Google (mecanismo de busca) ou em parceiros de pesquisa que a empresa possui. 

anúncios na rede de pesquisa do google

A página de resultados de pesquisa, também conhecida como SERP (em inglês: Search Engine Results Page) apresenta tanto os anúncios – gerados por campanhas de tráfego pago no Google Ads – quanto resultados orgânicos.

Rede de Display

O Google conta com milhares de parceiros (sites, blogs, portais) que, em troca de uma receita com publicidade, permitem que o Google exiba seus anúncios neles. Veja um exemplo abaixo num site de cifras de música:

exemplo de anúncio na rede de display do google

Este anúncio que você vê dentro do site foi criado por meio do Google Ads, numa campanha da Rede de Display. O interessante é que você pode utilizar esta mesma ferramenta para divulgar sua marca, produtos e serviços em sites parceiros do Google.

Youtube Ads

youtube rede de display

O maior site de vídeos do mundo. O Google comprou o Youtube ainda em seu início e fez dele uma gigantesca plataforma de anúncios em que você pode utilizar o Google Ads para ter acesso. É possível anunciar na plataforma e utilizar uma série de segmentações (palavras-chave, canais, tópicos, público-alvo – lista de clientes e semelhantes – remarketing e muito mais).

Gmail

O famoso provedor de e-mail do Google também é fonte importante de anúncios e você pode criar campanhas que caiam diretamente na caixa de entrada de seus usuários por meio do Google Ads. 

exemplo de anúncio no Gmail
exemplo de anúncios do Plano PRO da Mirago no GMAIL

As campanhas de tráfego pago que utilizam o Gmail como canal de mídia são as campanhas do tipo Discovery no Google Ads. Para saber mais sobre este tipo de campanha, você pode visitar o Guia do próprio Google para Gmail.

Shopping

google ads

O Google Shopping é outra possibilidade de anúncios que o Google Ads oferece voltado ao universo do comércio eletrônico. Com ele é possível anunciar seu catálogo de produtos com imagens, preços e descrições.

Facebook e Instagram Ads

Outra gigante e muito conhecida ferramenta de tráfego pago é o Facebook e Instagram Ads, que compõe a rede de produtos do Facebook. Nela você poderá criar campanhas e anúncios para Facebook, Instagram, WhatsApp (mensagens) e Messenger. 

facebook e instagram ads

Uma das grandes vantagens de anunciar nessa plataforma é a sua incrível capacidade de segmentação. O Facebook conta com mais de 2,8 bilhões de usuários ativos mensalmente em todo o mundo e possui muitos dados ligados a comportamentos, interesses, família, relacionamentos, consumo e por aí vai. Essa base gigantesca de dados e informações é um prato cheio para anunciantes famintos por gerar resultados com Marketing Digital. 

Segundos dados da Statisa, empresa alemã especializada em dados, o Brasil é o terceiro maior país no mundo em número de usuários do Instagram e em relação ao Facebook, ocupa o quarto lugar. Somos, portanto, um país apaixonado por mídias sociais e, obviamente, as empresas aproveitam esta oportunidade.

Linkedin Ads

Outra plataforma de tráfego pago bastante conhecida, sobretudo no universo B2B (Business to Business) é o Linkedin Ads. O Linkedin é a maior rede social profissional do planeta e conta com mais de 35 milhões de usuários só no Brasil. 

Ao se cadastrar na plataforma pessoas físicas e empresas são convidadas a preencher uma série de informações como cargo, setor de atuação, número de funcionários, região de atuação e assim por diante. Novamente aqui, assim como no caso do Facebook, essas informações são muito valiosas para anunciantes interessados em segmentar campanhas para perfis profissionais qualificados. 

gerenciador de campanhas do linkedin ads

Twitter Ads

O Twitter Ads também é uma plataforma de tráfego pago que, embora um pouco menor em tamanho e relevância que as demais (aqui no Brasil), ainda assim tem seu público. Ela também conta com um sistema self service em que você pode criar campanhas com diferentes objetivos, como por exemplo (Alcance, Visualizações de Vídeo, Instalações de Aplicativos, Cliques no site e algumas outras).

Pinterest Ads

O Pinterest Ads é mais uma opção de mídia aos anunciantes interessados em criar campanhas na plataforma. O Pinterest geralmente é muito utilizado para ações em topo de funil (para reconhecimento de marca, alcance e tráfego para o site). É claro que também é possível atuar mais ao fundo do funil, com conversões, por exemplo, no entanto, geralmente não é o maior foco das marcas nesta plataforma.

gerenciador de anúncios do pinterest ads

Existem várias segmentações possíveis na plataforma (veja abaixo), o que permite criar diversas estratégias:

  • Palavras-Chave e Interesses
  • Lista de Públicos (lista de clientes, engajamento, visitantes do site, ressegmentação dinâmica e clientes com comportamento semelhante)
  • Dados Demográficos
  • Remarketing

TikTok Ads

O TikTok Ads é uma das mais novas opções para anunciantes que desejam investir em mídia paga para atingir potenciais clientes. O app teve um crescimento explosivo nos últimos anos em todo o mundo e no Brasil não foi diferente.

Engana-se quem acredita que nesta rede social existam apenas “dancinhas” e “gracinhas”. Há cada vez mais conteúdo de valor por ali e muitas marcas desembarcaram com força na plataforma.

Fizemos um tutorial completo para você que deseja criar sua primeira campanha no TikTok Ads, confira:

Taboola e Outbrain – Native Ads 

Algumas plataformas como a Taboola e a Outbrain são plataformas para anunciantes interessados em impactar sua audiência por meio dos Native Ads (ou Anúncios Nativos). 

É muito provável que você já tenha visto (e clicado) num anúncio desse tipo. Os anúncios nativos são aqueles que se misturam ao conteúdo de um site como um portal, por exemplo. É muito comum em grandes portais você ler uma matéria e, ao final, se deparar com caixinhas falando de assuntos relacionados à matéria ou aos seus interesses (nem sempre, é verdade). Alguns portais como Exame, Terra e Infomoney possuem esse tipo de anúncio. 

Quanto custa anunciar? 

Como vimos, em todas as plataformas você decide o quanto deseja investir e controla isso por meio de um orçamento (que pode ser diário ou vitalício, dependendo da plataforma). 

No Facebook e Instagram, o mínimo para investir é a partir de 1 dólar por dia, já no Google Ads você pode criar campanhas e investir a partir de R$ 1,00 por dia. 

A grande diferença aqui é em relação às plataformas de Native Ads. No caso da Taboola e Outbrain o investimento inicial é bem mais alto, geralmente gira em torno de R$ 10.000,00/mês. 

Como definir o orçamento a investir?

O investimento em tráfego deve ser definido com base em algumas premissas: 

  • Qual seu objetivo (meta de vendas, por exemplo)
  • Qual seu custo por lead ou CPA (custo por aquisição)? 
  • Qual sua taxa de conversão em vendas? 
  • Qual o orçamento disponível?

Se possível, utilize um histórico de campanhas anteriores. 

Aqui tem um vídeo que explica em detalhes como você pode calcular o montante a ser investido. 

O que (quase) ninguém te conta sobre tráfego pago

Conhecer as ferramentas e as formas de anunciar nelas é super importante. 

O que pouca gente fala é que você deve conhecer muitíssimo bem seu público antes de sair anunciando por aí. 

Isto é: Você precisa fazer sua lição de casa e entender a fundo suas dores, necessidades, desejos, hábitos, etc. Assim você terá condições de ser muito mais assertivo na segmentação desse público e, sobretudo, saberá trabalhar melhor seus anúncios, o copywriting (elementos persuasivos no texto), a mensagem (seja em vídeos ou imagens). 

Entender os fundamentos (e a gente sempre fala disso aqui) é super importante para um bom resultado na ponta, não importa o que você estiver fazendo: tráfego pago, orgânico, marketing de conteúdo, etc.

Tráfego Pago e a jornada do consumidor

Apesar do tráfego pago ser muito utilizado na fase de consideração de compra da jornada do consumidor (ou fundo de funil de marketing), ele também pode ser utilizado para as etapas iniciais da jornada, sobretudo para oferecer conteúdos de topo e também meio. 

jornada de compra do consumidor

Por exemplo: Se você criou um novo post de Blog ou criou um novo material rico (ebook, webinar, por exemplo) – que são, essencialmente, materiais de topo e meio de funil – você pode utilizar o tráfego pago para atingir mais pessoas a consumir aquele material. Isto é, investir em tráfego pago para aumentar o alcance e distribuição de materiais que estejam ligados às etapas de Aprendizado e Descoberta e também Reconhecimento do Problema.

Investir em tráfego pago no início da jornada de compra do consumidor tende a ser mais barato, pois a competição é menor (por estar mais longe da compra). Portanto, ao planejar sua estratégia de investimento em anúncios, considere criar conteúdos para cada uma das etapas.

Quando usar tráfego pago? 

Alguns exemplos em que você pode utilizar o tráfego pago: 

  • Lançamento de novos produtos;
  • Promoções de vendas (dias dos namorados, dia dos pais/mães, natal, black friday);
  • Remarketing (impactar pessoas que já te conhecem);
  • Divulgação de um conteúdo (vídeo, post de Blog, infográfico, tutorial, depoimentos, estudos de caso);
  • Geração de Leads para venda de produtos e serviços;
  • Reconhecimento de Marca;

Como aprender e onde estudar tráfego pago?

Você tem uma infinidade de materiais em que você pode estudar sobre tráfego pago na internet. Aqui recomendo alguns deles: 

Ferramentas de ajuda e suporte das próprias plataformas 

O melhor lugar pra começar a aprender tráfego pago é nas próprias Centrais de Ajuda das plataformas. Todas elas contam com uma e ali você pode checar toda a documentação pra você criar e otimizar suas campanhas. Você irá encontrar informações básicas desde como configurar sua conta até informações mais avançadas sobre segmentação, conversões e tag (ou pixel) de acompanhamento. 

Aqui estão as principais:

Tutoriais na internet

Basta dar uma pesquisada no Google e Youtube pra ver a quantidade de material no estilo tutorial que você vai encontrar. Minha sugestão pra você que deseja aprender como anunciar no Google Ads: temos um tutorial super didático pra você dar seus primeiros passos.

Além deste tutorial, também temos uma aula completa sobre como começar a anunciar no Facebook Ads e Instagram Ads. Confira!

Cursos de Tráfego Pago

Outra forma de aprender sobre tráfego pago é com cursos sobre esse assunto. Existem vários no mercado e você pode escolher o que melhor se encaixa com você. Faço o convite para você conhecer o nosso Plano PRO da Mirago. Lá você vai encontrar nossos cursos de:

curso de google ads
Ex. Curso de Google Ads da Mirago

E o melhor de tudo: Você pode começar estudar todos eles agora mesmo à partir de 79,90/mês, assinando um de nossos planos.

Blogs

Muitos blogs de qualidade (nacionais e gringos) ensinam sobre o assunto de tráfego pago. Alguns deles inclusive são especializados em algumas ferramentas como Google Ads, Facebook e por aí vai. Vou citar alguns deles aqui, a maioria gringos:

Livros

Embora eu adore essa forma de aprendizado, para esse tipo de conhecimento não recomendo muito pois as plataformas mudam muito rápido e o livro, em pouco tempo, acaba ficando desatualizado. É claro que os fundamentos não mudam, mas se um livro falar de uma ferramenta específica é bem provável que a interface mude, novas ferramentas e funcionalidades surjam nos meses seguintes ao lançamento do livro.

Concluindo

O tráfego pago é uma poderosa estratégia que é indicada para grande parte dos negócios que desejam resultados no Marketing Digital. Cabe a você, profissional de marketing, entender a fundo seu público e seu mercado para traçar as melhores estratégias e utilizar os melhores canais que façam sentido para você. 

Não existe certo e errado aqui. O que existe é você testar e encontrar a(s) ferramenta(s) que melhor te atende de acordo com seus objetivos. 

Para se tornar um bom gestor de tráfego pago são necessários algumas competências essenciais, mas isso fica para um outro artigo ;)

E aí, curtiu esse conteúdo? Conta pra mim: Você já utiliza o tráfego pago na sua estratégia? Tem conseguido bons resultados? Deixe seus comentários aí pra gente! 

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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