Nesse post vamos trazer algumas ferramentas de marketing digital que são, ao nosso ver, essenciais para todo empreendedor, agência ou profissional de marketing.

 

Sabemos que gerir o marketing digital de uma empresa não é tarefa fácil. São diversas as áreas de responsabilidade e competência em que um profissional da área deve lidar diariamente: marketing, finanças, análise de dados, gerenciamento de projetos, entre outras.

 

A boa notícia é que na última década com o crescimento do modelo SAAS (Software as a service) – software na nuvem em que geralmente as empresas cobram um valor mensal para sua utilização e não dependem de instalações complexas e custos de infraestrutura como servidores – foi possível ter acesso a uma série de excelentes ferramentas de marketing digital a custos muito acessíveis.

 

Essas ferramentas de marketing digital, até pela própria natureza de “nascerem” digitais, tornaram a gestão do negócio muito mais orientada a dados e menos a “achismos” ou “feelings”. E isso tem feito toda a diferença para o crescimento de negócios em todo o mundo.

 

Nota: Para facilitar a compreensão, subdividi as ferramentas em quatro categorias:

 

  • Marketing
  • Gestão de Projetos
  • Comunicação
  • Mapas Mentais

 

#Ferramentas de Marketing Digital

 

  • 1. SEMRUSH

 

A primeira ferramenta de marketing digital é essencialmente relacionada à análise de sua posição competitiva em relação aos seus principais concorrentes.

 

Explico melhor: A SEMRUSH é uma ferramenta de análise e diagnóstico de websites e traz uma série de dados relevantes sobre questões relacionadas ao SEO (posicionamento na busca orgânica) comparando o seu site com o de seus concorrentes.

 

ferramenta-semrush

 

Dessa maneira é possível descobrir, por exemplo:

 

  • Quais palavras-chave seus concorrentes estão utilizando;
  • Quais os posicionamentos desses concorrentes na busca orgânica e também na busca paga para suas principais palavras-chave;
  • Quais os principais sites que possuem links para os sites de seus concorrentes (backlinks);
  • Qual o histórico do volume de buscas orgânico de seu site e seus concorrentes;

 

A ferramenta não possui versão gratuita, mas você pode ter um gostinho ao se cadastrar gratuitamente com um e-mail e senha – ao completar o cadastro você ganha 10 buscas gratuitas (porém com limitações nas opções de visualização).

 

O valor do pacote mínimo é de $99,95 mensais. Dessa forma, é recomendada para empresas que trabalham com marketing de conteúdo e desejam atingir melhores posicionamentos na busca orgânica do Google.

 

  • 2. GOOGLE ANALYTICS

 

Praticamente dispensa comentários. Se você é um profissional de marketing, uma agência ou um empreendedor e ainda não utiliza o Google Analytics como uma importante de ferramenta de marketing digital gostaria de dizer que você precisa rever seus conceitos sobre negócios. Sério.

 

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que disponibiliza métricas e relatórios importantes sobre seu site ou blog. Por meio dele é possível analisar quais estratégias estão no caminho certo ou não, quais canais estão trazendo melhor ROI e muitas outras informações estratégicas sobre seu site.

 

ferramentas de marketing digital - google analytics

 

Vejo muitos clientes ou mesmo alunos que chegam até a Mirago e que até possuem o Google Analytics implementado no site porém não fazem uso dele ou não sabem como analisar as informações ali dispostas de forma estratégica. Se esse é o seu caso, busque ajuda. Você pode estar perdendo oportunidades valiosas de melhorar a performance de seu negócio fazendo análises nessa ferramenta.

 

  • 3. Google Search Console

 

O Google Search Console (antigo Webmaster Tools) é uma ferramenta de marketing digital gratuita oferecida pelo Google que irá lhe ajudar a monitorar e manter a presença do seu site nos resultados de Pesquisa do Google (SERP). Não é necessário realizar a inscrição no Google Search Console para que seu site seja incluído nos resultados de pesquisa do Google, no entanto, ao se inscrever, isso poderá lhe ajudar a entender como os algoritmos do Google estão lendo seu site e, a partir daí, poderá otimizar o desempenho dele nos resultados de pesquisa.

 

ferramenta google search console

 

São várias as informações que essa ferramenta traz, incluindo possíveis erros que seu site possa estar apresentando. Por isso é muito útil ficar de olho no Search Console periodicamente para evitar situações que possam impactar negativamente sua presença no Google orgânico (SEO).

 

  • 4. Google Tag Manager

 

Essa ferramenta de marketing digital chamada Google Tag Manager torna mais fácil que os profissionais de marketing adicionem e atualizem tags do website. É muito comum necessitarmos inserir scripts de ferramentas que farão o monitoramento de visitas, como o Google Analytics, ferramentas de chat, pixel do facebook, entre outras.

ferramenta google tag manager

A principal vantagem em utilizar essa ferramenta é a facilidade alterar códigos no seu site sempre no mesmo lugar sem necessidade de mexer no código-fonte.

É uma ferramenta de marketing digital gratuita em que você pode incluir apenas um script em seu site e fazer todas as demais inclusões de códigos que necessita nessa única plataforma sem a necessidade de acessar seu servidor.

 

 

  • 5. ZAPIER

 

O Zapier para o empreendedor, agência ou profissional de marketing poderia ser considerado uma das maravilhas do mundo moderno.

 

De forma resumida o Zapier é um grande integrador de ferramentas de marketing digital sem que seja necessário utilizar conhecimentos técnicos avançados de programação. Não parece ótimo?

 

zapier

 

Cada vez mais as empresas utilizam plataformas, ferramentas e aplicativos em suas várias áreas de negócio e o que o Zapier faz é a integração entre essas ferramentas. Vamos a um exemplo prático:

 

Imagine que você esteja rodando uma campanha de Geração de Leads no Facebook. Agora imagine que você gostaria de disparar um e-mail automático para todas as pessoas que convertessem no seu formulário no Facebook. Você poderia utilizar o Zapier para integrar o Facebook à sua ferramenta de e-mail marketing, como o Mailchimp, Aweber, ActiveCampaign dentre outras para fazer esse disparo.

 

Ou imagine que nessa mesma campanha do Facebook você queira disponibilizar esses leads para seu departamento comercial. Você poderia criar uma integração entre os leads do Facebook e seu CRM, como o Pipedrive, por exemplo. Aí sua equipe comercial veria praticamente em tempo real o novo lead que acabou de converter em sua campanha. Entendeu a lógica?

 

Essa ferramenta de marketing digital ajuda muito a vida de quem trabalha com marketing na medida em que economiza muito tempo e dinheiro. Se ela não existisse você dependeria de algum profissional de programação para realizar essas integrações do “zero”. No momento em que escrevo esse artigo são mais de 1.000 aplicativos que possuem algum tipo de integração no Zapier.

 

A ferramenta tem um plano gratuito (que é bem limitado, mas você pode se cadastrar pra testar a ferramenta) e outros planos pagos que começam em $20 ao mês.

 

  • 6.BUFFER

 

O Buffer é uma ferramenta de marketing digital que possui a função de ajudá-lo(a) no gerenciamento de suas mídias sociais.

 

Uma de suas principais características é que nele você consegue realizar a programação e automação de posts em suas mídias sociais. Um dos principais benefícios é que ele poupa muito tempo dos profissionais envolvidos no gerenciamento de seus canais sociais.

 

buffer

 

Outro benefício interessante da ferramenta é que ela possui uma área de relatórios. Dessa forma, você pode analisar seus números de curtidas, comentários, menções, retweets tudo num único local.

 

O legal do Buffer é que você ter uma conta grátis e pode ter até 3 contas sociais com 10 agendamentos de publicações em cada uma delas (pelo menos nos dia em que escrevo esse post). Depois disso, os planos iniciam-se em $15,00 mensais, o que provavelmente será suficiente para sua empresa.

 

  • 7. MAILCHIMP

 

O Mailchimp é uma das melhores e mais completas ferramentas de marketing digital voltadas à programação e automação de estratégias de de e-mail marketing da atualidade.

 

mailchimp

 

Essa ferramenta cresceu muito devido à sua facilidade de uso – muito intutitva – criando uma ótima experiência ao usuário – e também pelo fato de ter uma versão gratuita razoavelmente generosa principalmente para as micro e pequenas empresas.

 

É possível ter uma conta gratuita no mailchimp com até 2000 contatos ou então 12.000 disparos mensais. Nada mal, não?

 

Ao contrário do que muita gente tem falado por aí que o e-mail marketing não funciona mais existe muita gente convertendo e trabalhando muito bem com e-mail marketing.

 

Além de, obviamente, realizar o disparo de e-mails, o Mailchimp possui uma área completa de relatórios sobre aberturas e cliques de cada e-mail para que você possa acompanhar os resultados em tempo real de suas campanhas.

 

Além disso, outra vantagem da ferramenta é que é possível criar automações de marketing (ou também chamados de fluxos de nutrição) na plataforma baseada em gatilhos (ações dos usuários).

 

Para facilitar a formação de listas, o Mailchimp pode ser facilmente integrado ao seu site por meio de seus formulários, garantindo que as pessoas que se cadastrem em seu site já caiam diretamente em sua lista de contatos.

 

  • 8. CANVA

 

Para quem tem problemas ou não se dá muito bem com design e criação de materiais de marketing uma ferramenta de marketing digital fantástica é o Canva. Essa ferramenta se propõe a ser um grande aliado no design de imagens para diversos fins como mídias sociais, sites, e-mail marketing, dentre outros.

 

canva design

 

A ferramenta apresenta várias possibilidades de design e dentro dela sugere diversos tipos de imagens, grafismos, ícones que podem ser utilizados gratuitamente ou pagos, dependendo da escolha.

 

A plataforma também disponibiliza uma série de recursos como recortes, molduras e efeitos para adicionar às imagens. Além disso, conta com milhares de modelos pré-prontos que são sugeridos para facilitar a criação.

 

Uma das vantagens do Canva é que você pode trabalhar em equipe dentro da plataforma, então você pode ter um time trabalhando todo junto em projetos específicos dentro dessa ferramenta.

 

O Canva tem planos gratuitos e pagos. O plano pago começa em $12.95 ao mês

 

#Ferramentas de Gestão de Projetos 

 

  • 9. ASANA

 

O Asana é uma ferramenta de gerenciamento de tarefas e projetos muito utilizada na gestão de equipes de marketing. Apesar de ser uma ferramenta relacionada à gestão de projetos inseri ela aqui justamente pois acredito que é uma excelente ferramenta para realizar a gestão de atividades do time de marketing.

 

asana

 

O Asana é uma ferramenta com versão gratuita e paga e é bem intuitiva. Sua versão paga inicia-se em $11.99 ao mês e atende muito bem equipes de micro e pequenas empresas.

 

Na gestão de tarefas no Asana você pode definir qual tarefa deverá ser executada e marcar o responsável do time por ela e ainda o prazo para que aquela tarefa seja concluída. O interessante disso é que todo o time pode visualizar o projeto em andamento e ter ideia do status das entregas e atividades.

 

Feito isso, essas tarefas são enviadas por e-mail aos usuários diariamente para que saibam o que precisam fazer em determinada data. Isso ajuda muito no autogerenciamento do time.

 

  • 10. TRELLO

 

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos semelhante ao ASANA. O Trello é gratuito e tem versões pagas. Para a maioria dos pequenos times a versão gratuita atenderá a necessidade. A versão paga inicia-se em $12.50 ao mês.

 

trello

 

O Trello funciona como um quadro em que você pode inserir várias listas. Dentro dessas listas você cria seus cartões (ou suas tarefas) e vai encaixando em cada uma das listas criadas. Da mesma forma que no ASANA você define o responsável e a data de entrega daquela tarefa específica.

 

O profissional que deseja ter mais facilidade na gestão dos projetos do seu time de marketing vai encontrar no Trello uma ferramenta muito interessante e útil.

 

#Ferramenta de Comunicação Corporativa

 

  • 11. SLACK

 

O Slack foi uma das ferramentas de maior crescimento exponencial nos últimos anos. Trata-se de um sistema de comunicação para equipes corporativas que cresceu muito em função de sua facilidade de uso. O Slack pode ser utilizado tanto para mensagens em texto quanto em áudio/vídeo em tempo real.  

 

slack

 

Apesar de não ser uma ferramenta de marketing digital exclusiva para o time de marketing, inseri o Slack aqui pois considero fundamental a fluidez e agilidade na comunicação do time de marketing da empresa.

 

Apesar do Whatsapp ser muito utilizado hoje em dia para empresas de menor porte, o Slack ganhou muito espaço nessas empresas também, além de ser utilizado em empresas enormes como a Oracle, por exemplo.

 

O Slack é extremamente fácil de utilizar e pode ser utilizado na versão Web e na versão mobile com aplicativo tanto em iOS como em Android. Possui versão gratuita e versão paga a partir de $8 ao mês (no momento em que escrevo esse artigo).

 

Uma das vantagens do Slack é a possibilidade de separar a comunicação por departamentos ou times, por exemplo. Você convida os integrantes de sua equipe e pode separá-los por canais específicos à sua área de atuação por exemplo.

 

# Ferramenta de MAPAS MENTAIS

  • 12. MINDMEISTER

O Mindmeister é uma das melhores ferramentas de marketing digital para a geração de ideias e processos de brainstorming. Trata-se de uma ferramenta de criação de mapas mentais para organização das ideias a respeito de um determinado tema.

 

mindmeister

 

O mindmeister é muito simples e intuitivo para utilizar. Aqui na Mirago utilizamos direto para fazer reuniões com clientes e organizar os principais tópicos falados no encontro ou mesmo em reuniões internas com o time.

 

Novamente: Apesar de não ser uma ferramenta exclusivamente voltada ao Marketing, escolhi inseri-la aqui pois considero fundamental para processos criativos e geração de ideias muito comum nos times de marketing.

 

A ferramenta possui um plano gratuito em que o usuário consegue construir até 3 mapas mentais e planos pagos à partir de $4.99 ao mês (no momento em que escrevo esse artigo).

 

#Ferramentas de Automação de Marketing Digital

As ferramentas de marketing digital que lidam com automação reunem diversas funcionalidades numa mesma plataforma, como por exemplo: envio de e-mail marketing, construção de landing pages, fluxo de automação de e-mails que facilitam muito a operação e a gestão dos leads no dia a dia.

Com o aumento no volume da geração de leads fica muito difícil gerenciá-los sem uma plataforma que lhe auxilie na automação durante a jornada de compra. Por meio de gatilhos pré-definidos é possível se relacionar com um grande volume de leads promovendo o ganho de produtividade da equipe.

 

  • 13. RD Station

 

No Brasil, a ferramenta de marketing digital mais utilizada quando o assunto é automação é o RD Station.

Com ela é possível escalar uma operação que contemple a atração, conversão, relacionamento e vendas para leads interessados em seu negócio.

Conforme dissemos acima, a vantagem desse tipo de solução é que você consegue gerenciar e automatizar grande parte de suas ações de marketing digital num único lugar e a ferramenta lhe traz um histórico de cada lead e do relacionamento que ele teve com seus produtos e serviços ao longo da jornada de compra.

 

histórico do lead ferramenta rd station

 

Os valores do RD Station dependem do plano escolhido e todos os planos possuem tempo mínimo de contrato de 12 meses. Você pode consultá-los aqui. Todos os pacotes contam com um plano de implementação junto ao time de suporte da RD.

Para que ferramentas de marketing digital como o RD Station funcione e comece a trazer resultados para sua empresa é necessário que o time de marketing tenha o treinamento adequado e também o entendimento por parte do time e da liderança da empresa da filosofia do Inbound Marketing. Sem isso, somente uma ferramenta não fará milagres.

 

  • 14. Hubspot

 

Os fundadores da Hubspot  foram os responsáveis pela criação do termo Inbound Marketing e sua metodologia ao mesmo tempo em que desenvolveram uma ferramenta de automação de marketing digital bastante robusta ao longo dos últimos anos.

Da mesma forma que o RD Station a Hubspot entrega as principais funcionalidades de gerenciamento e automação de leads, no entanto, ela oferece uma gama maior de recursos como, por exemplo, um CMS (Content Management System) para criar um site responsivo e otimizado integrado à própria plataforma.

Os valores praticados pela Hubspot no mercado brasileiro são mais altos em relação à RD Station. É possível contratar um pacote da ferramenta de marketing digital de automação da empresa a partir de 800 dólares no momento em que esse artigo é escrito. Com a desvalorização do real frente ao dólar esse valor acaba sendo impeditivo para muitas pequenas empresas.

Uma das vantagens da Hubspot é que você pode utilizar um CRM que é 100% gratuito e integrado à plataforma de marketing. Portanto, ao qualificar um lead do Inbound, por exemplo, o time comercial já recebe esse lead (e todo seu histórico) no próprio CRM da Hubspot.

 

crm hubspot ferramenta de marketing digital

 

Se você está em fase de decisão por qual ferramenta de marketing digital de automação escolher é importante pesquisar bem antes e conversar com as empresas para entender seus diferenciais e o que podem oferecer (e não olhar apenas valores).

 

# Ferramentas de Construção de Landing Pages

 

  • 15. Unbounce

 

O Unbounce é uma ferramenta de marketing digital focada na construção e otimização de landing pages. Eu particularmente sou muito fã da plataforma pela facilidade de uso e pela simplicidade de se testar variáveis por meio de testes A/B.

 

unbounce

 

Chamamos de Landing Pages (ou páginas de destino) as páginas que são construídas com uma única finalidade: Aumentar a conversão. No Unbounce você encontrará dezenas de modelos de templates para escolher de acordo com o seu objetivo. Isso facilita muito pra quem não tem familiaridade com webdesign, por exemplo.

As landing pages no Unbounce já são construídas tanto para desktop quanto para mobile, o que facilita bastante na criação.

Essas ferramentas de marketing digital geralmente são cobradas no modelo mensal e o Unbounce não é diferente: e o plano mais básico sai por 99 dólares/mês, que atende a maior parte das pequenas empresas.

 

Startups Brasileiras e suas Ferramentas de Marketing Digital

Todas as ferramentas de marketing digital mostradas anteriormente são gringas e, quando pagas, cobradas em dólar. No entanto, startups brasileiras já começam a despontar oferecendo serviços semelhantes e, muitas vezes, por preços menores cobrados em reais

É o caso da:

Trakto que presta serviços semelhantes ao Canva

Pluga que presta serviços similares ao Zapier

MLabs que oferece serviço semelhante ao Buffer

Com certeza surgirão muitos outras ferramentas de marketing digital brazucas com excelente qualidade similares aos gringos, é questão de tempo. Cabe o empreendedor, à agência e o profissional de marketing avaliar a solução que melhor se encaixa em sua necessidade.

 

Conclusão

Todas essas ferramentas de marketing digital podem auxiliar muito qualquer profissional a conseguir uma melhor gestão de seu negócio ganhando produtividade, tempo e melhores resultados de marketing.

E você? Já conhecia todas elas ou algumas delas? Tem alguma outra ferramenta pra sugerir pra gente?

Compartilhe conosco nos comentários se já faz uso de algumas ferramentas de marketing digital que vimos aqui.