Profissional de Marketing: O que faz, áreas de atuação, carreira

profissional de marketing

O que faz um profissional de marketing? Quais suas responsabilidades e atribuições? Como este perfil de profissional evoluiu ao longo do tempo? E o que esperar para os próximos anos? A resposta a todas estas perguntas pretendemos responder neste artigo. Boa leitura!

O que faz um(a) profissional de marketing?

Para entendermos a função do profissional de marketing é preciso, primeiramente, definir o que é marketing. Segundo uma definição de Philip Kotler, considerador por muitos, o pai do marketing moderno, marketing é:

“Atividade humana digirida para a satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de trocas.”

Philip Kotler

E aqui vamos destrinchar:

  • Atividade humana: O profissional de marketing precisa de conhecer de “gente”.
  • Satisfação de Necessidades e Desejos: O que move os seres humanos? Quais são as forças racionais e emocionais que ajudam (ou atrapalham) uma tomada de decisão?
  • Processos de Troca: Os negócios precisam satisfazer necessidades e desejos e precisam ter lucro, para continuar existindo.

Portanto, de maneira abrangente, o profissional de marketing precisa entender muito bem sobre pessoas e seus comportamentos e deve ter como função gerar novos negócios e vendas para a empresa.

Sim, você pode estar dizendo agora: “Mas isso tudo é muito genérico, muito amplo”. Sim, por isso vamos nos aprofundar um pouco.

Áreas de atuação

Para mergulharmos na área, vamos entender as principais áreas de atuação deste profissional. Existem várias delas, mas, para simplificar, vou dividi-las em duas grandes “macro-áreas” e depois entenderemos algumas áreas específicas.

  • Geração de Demanda: Como o próprio nome já diz, são áreas estratégicas que atuam com o objetivo de gerar novos negócios para a empresa.
  • Branding: Gestão da marca da empresa e tudo a ela relacionada (identidade visual, slogans, símbolos, valores, posicionamento, etc).

Dentro de geração de demanda, temos:

  • Produto: Profissionais que atuam diretamente o produto ou serviço em si (posicionamento estratégico, precificação, oferta, pesquisas de mercado para entender comportamento do consumidor, etc)

  • Canais: Área responsável pela distribuição do produto ou serviço ao mercado, ou seja, como a oferta do produto chegará até o consumidor final. Ex. e-commerce? venda direta? Franquias? lojas físicas?

  • Trade Marketing: O profissional de trade marketing é responsável por posicionar estrategicamente o produto no ponto de venda e garantir que ele tenha o mix de marketing bem trabalhado. Isso envolve muitas coisas, incluindo: embalagem, posição na gôndola, promoções, ativações com consumidores, etc.

  • Eventos: O profissional de marketing que atua com eventos tem como objetivo gerar novos negócios para a empresa por meio do contato com potenciais novos clientes. Alguns exemplos: Palestras, Feiras, Seminários, Convenções, Mesas-Redondas, etc.

  • Relacionamento (CRM): Entender sua base e perfil de clientes e planejar ações de ativação para atrair novos negócios para a empresa por meio de estratégias de relacionamento e fidelização.

  • Comunicação (Publicidade, Assessoria de Imprensa): Este talvez seja o mais conhecido, certo? O profissional de marketing que atua comunicação é responsável pela geração de novos negócios para a empresa e também por posicionar estrategicamente uma marca perante seus clientes. Alguns exemplos, podem ser (mas não se limitam a): profissionais de agências de publicidade, gestores de tráfego, mídias sociais, etc.

Isso tudo se desdobra em atividades offline e online, portanto, a variedade de áreas possíveis para atuar é bastante diversa.

Profissional Generalista, Especialista ou T-Shaped?

Ainda no início da carreira, o profissional de marketing pode ter uma decisão a tomar: ser um profissional generalista, especialista ou T-Shaped?

Não existe certo ou errado aqui, são somente escolhas, de acordo com o seu interesse pessoal e profissional. Vamos entender mais sobre elas.

Profissional Generalista

Este profissional deverá conhecer minimamente várias áreas e estratégias de marketing e é bastante comum encontrá-lo em pequenas e médias empresas, incluindo startups em estágios iniciais.

O fato de pequenas e médias empresas terem maior probabilidade de contratar este perfil de profissional de marketing é por conta de terem recursos limitados, o que as impede de montar equipes maiores e mais especialistas.

Neste sentido, é comum encontrar profissionais de marketing que atuem, por exemplo, com estratégias diversas, tais como: Publicidade, SEO, Tráfego Pago, Mídias Sociais, Eventos e Branding, tudo ao mesmo tempo. Sim, tratam-se de profissionais polivalentes, capazes de lidar com diferentes frentes de trabalho em busca de seus objetivos de marketing.

Profissional Especialista

O profissional de marketing especialista, como o próprio nome já diz, é aquele(a) focado(a) em uma área específica do marketing e geralmente é encontrada em maiores empresas ou empresas especializadas, como agências ou consultorias, por exemplo.

Profissionais de Eventos, SEO, Gestores de Tráfego, Mídias Sociais, Branding. No entanto, em vez de conhecerem várias áreas como o perfil generalista, o especialista é altamente focado nessa única área de sua escolha.

Por exemplo: Um profissional que se especializou em SEO pode ter atuado na área por vários anos sempre com essa habilidade e continua a se desenvolver na área (e pretende continuar crescendo nela).

Profissional T-Shaped

O profissional T-Shaped é um perfil cada vez mais buscado pelas empresas, uma vez que este perfil traz um mix entre o generalista e o especialista.

O perfil em T geralmente é especialista em uma ou duas áreas e é generalista em várias outras. Veja a imagem abaixo:

profissional de marketing perfil t-shaped

Por exemplo: Imagine um profissional de marketing digital que é especialista em Inbound Marketing mas possui várias outras competências generalistas complementares como SEO, Mídias Sociais, Tráfego Pago, E-mail Marketing, Google Analytics, dentre outras. A base vertical do T, portanto, seria Inbound Marketing e as demais competências comporiam a parte horizontal.

Também fizemos um vídeo explicando mais sobre este perfil profissional, veja:

Soft Skills para o Profissional de Marketing

Além das hard skills (ou competências técnicas) é essencial que o profissional de marketing esteja ciente de que tão importante quanto investir na sua formação técnica é investir em sua formação comportamental, as chamadas soft skills.

Infelizmente não aprendemos a maior parte delas na escola e na faculdade, mas a boa notícia é que é possível aprender habilidades comportamentais e se desenvolver nesta área para se tornar um profissional de marketing melhor.

Aqui vou enumerar algumas três competências comportamentais que considero essenciais para este profissional, independentemente de sua área de atuação no marketing:

Comunicação

A boa comunicação é essencial para o profissional de marketing que deseja crescer na carreira e se destacar. E aqui estamos falando de comunicação oral, escrita e até não verbal.

A profissão exigirá contato constante com outros times internos (ex. TI, Vendas, Produto, Customer Success), com clientes, fornecedores e outros públicos de interesse de uma empresa. Além disso, no marketing você precisará “vender” suas ideias e projetos para membros da equipe e pessoas relacionadas ao negócio, o que fará grande diferença uma comunicação clara e assertiva.

Negociação

Como falamos, o profissional de marketing lidará com várias áreas distintas dentro e fora da empresa e, neste sentido, deverá ser capaz de estabelecer negociações com estas partes, inclusive mediar possíveis conflitos internos e outras questões.

Neste sentido, ter um perfil agregador e que seja capaz de conciliar as diversas demandas de diferentes áreas e diferentes públicos de interesse é cada vez mais essencial.

Inteligência Emocional

Vivemos num mundo e mercado de transformações cada vez mais rápidas e as “regras do jogo” se alteram muito rapidamente. Um movimento de um concorrente aqui, uma nova legislação, um novo lançamento de produto, uma nova ferramenta e forma de se engajar com os clientes. Tudo isso faz parte do dia a dia do profissional de marketing que deverá saber lidar e se adaptar a essas mudanças profundas e velozes.

Por isso, contar com a inteligência emocional é um fator importante para desempenhar um bom papel no médio e longo prazo.

Eu poderia enumerar algumas outras soft skills aqui, no entanto, acredito que estas três sejam essenciais para todo profissional de marketing, não importa em que fase da carreira esteja. Caso queira saber outras soft skills para profissionais de marketing digital, veja abaixo:

Salário do profissional de marketing

Como é a remuneração média do profissional de marketing no Brasil? Como vimos, existe uma ampla gama de áreas dentro do marketing, então ficaria inviável inserir todos os salários aqui. Então, decidi pegar alguns cargos mais generalistas desta área para que você possa ter uma ideia:

  • Analista de Marketing Pleno – Segundo o site Glassdoor, o salário médio deste profissional é hoje de R$ 4.550/mês, enquanto escrevo estas linhas.

Tenha o Lifelong Learning como seu maior aliado

Uma certeza que todo(a) profissional de marketing enfrentará em sua carreira são as mudanças. E elas estão cada vez mais constantes e velozes, como vimos. Desta forma, para se manter relevante e em crescimento neste mercado é imprescindível que você construa a mentalidade de ser um eterno aprendiz.

Esqueça a mentalidade de “acabei a faculdade, agora parei de estudar”. Isso não existe para o marketing. Abrace o aprendizado para toda a vida como uma forma de se manter atualizado(a), relevante e em constante crescimento. Pode ser uma verdade difícil de ser engolida, mas não há mais espaço no mercado para profissionais de marketing que não evoluem e estudam constantemente.

O comportamento dos consumidores muda. A sociedade muda. As empresas mudam. E você precisa mudar também.

Cursos para Profissionais de Marketing

Tem interesse de ingressar na área de marketing? Nós somos uma escola de marketing digital que conta com diversos cursos na área para profissionais de marketing em início de carreira ou mesmo que já tenham alguma bagagem no mercado. Confira alguns dos cursos que você pode fazer para saber mais sobre a área:

Curso de Marketing Digital para Iniciantes (Gratuito)

O curso de Marketing Digital para Iniciantes foi desenvolvido pensando em você que deseja conhecer a área de marketing digital e entender se esta área faz sentido para sua carreira. É um curso realizado por milhares de pessoas em todo o Brasil e fora dele e é muito bem avaliado.

Imersão Marketing Digital Expert

A Imersão Marketing Digital Expert é um curso intensivo de 6 semanas com aulas diárias. O diferencial deste curso é que existe uma empresa real como estudo de caso e os alunos desenvolvem diversas atividades práticas durante as aulas, como:

  • Criação e publicação de um site real para a empresa
  • Criação de Campanhas no Google Ads (com verba real)
  • Criação de Campanhas no Facebook e Instagram (com verba real)
  • Disparo de E-mail Marketing para mailing real da empresa
  • Avaliação de Métricas no Google Analytics
  • Definição de Estratégias de Mídias Sociais
  • E muito Mais

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No Plano PRO você tem acesso a mais de 50 cursos de Marketing Digital em planos a partir de 79,90/mês (e todo mês tem curso novo). São mais de 250 horas de conteúdo, 1000 vídeo-aulas em diversos temas de Marketing:

  • Mídias Sociais
  • Construção de Sites e Landing Pages em WordPress
  • Google Ads
  • Facebook e Instagram Ads
  • SEO
  • Planejamento de Marketing Digital
  • Inbound Marketing
  • Web Analytics
  • E muito Mais

A plataforma conta com fórum de dúvidas para você nunca travar nos estudos.

Conclusão

Como vimos, a área de marketing é bastante ampla e diversa e o profissional que deseja atuar nesta área terá um amplo leque de possibilidades de atuação. O marketing sempre terá sua importância fundamental para negócios de diferentes tipos e tamanhos e só a formação de profissionais qualificados é que nivelará o “jogo para cima”.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre este universo.

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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