Você sabe o que é e o que faz um analista de marketing digital? Neste post vamos detalhar as competências e habilidades deste profissional cada vez mais procurado pelas empresas.

O que faz um analista de marketing digital?

O cargo de analista de marketing digital é responsável pelo planejamento, gerenciamento e execução das estratégias de marketing nos meios digitais.

De forma resumida, este profissional tende a ter um perfil mais generalista, uma vez que conhece as diversas estratégias de marketing digital, podendo ser especialista em uma ou outra área.

Seus conhecimentos serão utilizados para ajudar as empresas em seus desafios de marketing, como por exemplo:

  • Tráfego
  • Conversão
  • Aquisição de Novos Clientes
  • Relacionamento
  • Retenção de Clientes
  • Aumento de LTV (Life Time Value)
  • Branding
  • E muito mais

Veja aqui uma visão resumida sobre este cargo:

Contexto

Os consumidores cada vez mais encontram produtos e serviços de maneira digital e as empresas necessitam de estratégias para posicionar suas marcas neste ambiente e iniciar um relacionamento com potenciais clientes.

Neste cenário, o analista de marketing digital ganha muita relevância já que ele possui as habilidades que as empresas tanto necessitam.

Qual a qualificação necessária para se tornar um(a) analista de marketing digital?

Para atuar com analista de marketing digital é importante conhecer os fundamentos do Marketing e suas principais estratégias no ambiente digital. Podemos citar algumas delas:

  • Análise de Mercado, Concorrência e Benchmarking – Estudo do ambiente competitivo
  • SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) – Ganhar visibilidade na busca orgânica
  • Inbound Marketing – Estratégia de Aquisição, Relacionamento, Vendas e Fidelização de clientes
  • Marketing de Conteúdo – Planejamento, Gerenciamento e Execução de uma Estratégia de Conteúdo
  • Websites & Landing Pages – Boas práticas de planejamento e construção de websites
  • Tráfego Pago – Planejamento, Gerenciamento, Execução e Otimização de campanhas
  • Mídias Sociais – Planejamento e Gestão de uma estratégia para os principais canais sociais
  • Analytics – Competência em análise de dados e tomada de decisão orientada a dados
  • Email Marketing – Estratégias de marketing digital via e-mail
  • Copywriting – Técnicas de escrita persuasiva orientada a vendas
  • Branding – Entender sobre posicionamento, valores, voz e territórios de marca.
  • Planejamento de Marketing – Conectar as diferentes estratégias num plano macro (com prazos, responsáveis, e orçamento).

Estas são algumas das qualificações que podem (ou não) ser exigidas em cargos de analista de marketing digital. Além destas, poderíamos citar outras como:

  • Mídia programática – Traçar estratégias em canais externos com objetivo de trazer tráfego qualificado.
  • Chatbots – Planejar e gerenciar estratégias de chatbots para qualificação, relacionamento, vendas e suporte.
  • UX / UI – Noções básicas de usabilidade e experiência do usuário.

Como você deve imaginar, é impossível ser especialista em todas estas áreas. Por isso, dissemos que o perfil de analista de marketing digital tende a ser mais generalista (entende um pouco de cada área e consegue conectá-las).

Se você se assustou com tantas competências, calma. Muitas empresas, dependendo do estágio de maturidade, não vão exigir todas elas ao mesmo tempo. A maior probabilidade, na verdade, é que você trabalhe com algumas delas na maior parte do tempo.

Quais as principais competências e habilidades exigidas para o cargo?

Além destas áreas de domínio técnico em Marketing, existem algumas outras competências técnicas e comportamentais que são valiosas para analistas de marketing digital.

Visão holística

O analista de marketing digital deve ser capaz de ter uma visão do todo. Por ser uma profissão que exige planejamento, um olhar sistêmico é fundamental para não correr o risco de se limitar a “caixinhas”. Por exemplo: a área de marketing se relaciona diretamente à área comercial da empresa, portanto, é importante ocorrer um alinhamento entre as áreas para que não hajam aquelas velhas e conhecidas brigas internas quando alguma coisa vai mal. Coisas do tipo: “marketing fez o seu papel” ou “vendas fez seu papel, o marketing é que não entregou os leads em quantidade (ou qualidade) para batermos a meta”.

Visão Analítica

Um analista de marketing digital deve lidar bem com números e, idealmente, ter noções intermediárias de conceitos estatísticos e Excel. Fazer análises será parte de seu dia a dia. Não é necessário ser um cientista de dados, mas algum conhecimento na parte analítica é bastante desejável (e valorizado pelo mercado).

Boa capacidade de negociação

A atividade de marketing digital envolve e afeta diferentes áreas de uma empresa, sobretudo vendas, produto e tecnologia. Praticamente toda ação de marketing, no final do dia, visa aumentar as vendas da empresa (no curto e médio prazo). Além disso, muitas atividades de marketing possivelmente contarão com o envolvimento do time de tecnologia e produto, portanto, ter um perfil agregador e que seja capaz de conciliar as diversas demandas de diferentes áreas é cada vez mais importante.

Boa comunicação

A boa comunicação é o que permitirá que as atividades de marketing possam ser desenvolvidas. É preciso “vender” seus projetos e ideias para a alta gestão da empresa, bem como para outros times. Portanto, se comunicar bem e saber “vender seu peixe” é fundamental para que as atividades de marketing planejadas avancem dentro da empresa.

Boa redação

Apesar de nem sempre o analista de marketing digital ser a pessoa responsável pela produção do conteúdo diretamente (às vezes é), esta pessoa terá que ter bom domínio do português e regras gramaticais e ortográficas para que possa aprovar materiais e campanhas (seja de agências, freelancers ou outras pessoas do time).

Criatividade

Ser criativo não tem nada a ver com o estereótipo daquele(a) profissional que espera uma boa ideia chegar sentado(a) com os pés na mesa. A criatividade aqui é para resolver problemas e encontrar soluções para os desafios do dia a dia. Seja numa nova campanha, lançamento de novo produto, promoção de vendas ou mesmo para diminuir o custo por lead. A criatividade é sempre uma boa parceira para o analista de marketing digital.

Idioma Inglês

Não é uma exigência de todas as empresas, mas sem dúvida pode te ajudar muito no crescimento da carreira. Muito do que acontece no Brasil em termos de marketing digital se inicia, principalmente, nos EUA. Além disso, muitas ferramentas surgem primeiramente lá e só depois de algum tempo vêm para cá, portanto, dominar o inglês pode fazer com que você explore novidades e tendências antes que seus concorrentes (e isso pode ser um diferencial para sua carreira).

Quanta ganha uma analista de marketing digital?

Em uma pesquisa realizada no site Glassdoor, a média salarial no Brasil de um analista de marketing digital gira em torno de R$ 3.000.

Este é um valor médio inicial e, obviamente, varia de estado para estado, de cidade para cidade. O interessante deste cargo é que é possível crescer para outros níveis como coordenador(a), gerente ou até mesmo ao nível de diretoria.

Como se trata de um segmento em franco crescimento, é possível ter um crescimento relativamente rápido na carreira (o que não significa que será fácil). Um bom analista terá muitas oportunidades em diversos tipos de empresas e poderá escalar sua carreira para níveis mais altos.

Dicas para conseguir uma vaga como analista de marketing digital

Aqui vão algumas dicas úteis para você que está na busca por uma vaga nessa área.

Qualifique-se: cursos e eventos

Se você deseja conquistar uma vaga como analista de marketing digital numa empresa é preciso buscar qualificação. Existem muitos cursos de marketing digital (gratuitos e pagos) que podem ser um ótimo ponto de partida. Além disso, livros, blogs, canais no Youtube podem ser outras fontes de consulta para se aprofundar.

Além disso, frequente eventos (presenciais ou online) da área. Isso vai te ajudar a aprender mais sobre o tema e também te ajudará no networking, algo super importante. Na pandemia de 2020 e 2021 os eventos presenciais perderam força, é verdade, mas mesmo no ambiente online é possível aprender muito (e fazer algum networking).

Autoconhecimento

Isso aqui não tem nada a ver com auto-ajuda. Ter autoconhecimento é uma das coisas que mais vai te ajudar na hora de procurar uma vaga como analista de marketing digital.

Isso porque, se você souber quais são seus principais pontos fortes e fracos, você terá muito mais chances de conseguir um emprego numa área em que você sabe que poderá contribuir mais e crescer.

Existem vários testes comportamentais para entender mais sobre o seu perfil. Dê uma olhada em:

Procure fazer alguns destes testes para entender mais sobre sua personalidade. Existem vários outros, é verdade, com estes você já consegue ter uma boa noção sobre si e seus pontos fortes e fracos.

Consiga alguma experiência prática (mesmo sem ter trabalhado na área)

Este ponto pode soar meio polêmico. Você pode estar torcendo o nariz aí do outro lado pensando: “Como assim conseguir experiência sem nunca ter trabalhado?” Explico. Uma das maravilhas do marketing digital é que você consegue testar muita coisa prática sem nunca ter trabalhado com uma experiência formal. Quer ver alguns exemplos?

  • Crie um perfil nas mídias sociais falando sobre um hobbie;
  • Crie um site próprio falando sobre você (nosso curso gratuito de WordPress pode te ajudar)
  • Crie um blog e comece a produzir conteúdos nele (otimizados para SEO, por exemplo). Dê uma olhada em nosso curso de SEO gratuito.

Você não precisa ter tido um emprego anterior para ter qualquer uma destas experiências. Basta algumas horas de dedicação a aprender marketing digital com algum conteúdo novo (e colocar em prática). E o melhor, tudo isso você pode fazer com conteúdos gratuitos.

Concluindo

A profissão de analista de marketing digital está em alta atualmente justamente por ser uma função primordial para muitos negócios que desejam iniciar (ou ampliar) sua presença digital. Como é uma atividade que afeta diretamente a entrada de nova receita para as empresas, tende a ser cada vez mais relevante e fundamental, sobretudo para as pequenas e médias.

Conseguiu entender mais sobre a profissão de analista de marketing digital? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe pra gente nos comentários ;)