Para quem quer começar uma carreira no Marketing Digital, existem muitas dúvidas. Isso porque à vezes é um pouco complicado conseguir informações sobre os cargos, salários ou como começar em cada um deles.

Para resolver seu problema, nós criamos esse guia. A ideia é dar uma base a partir do qual você possa entender um pouco melhor os possíveis caminhos para decidir seus objetivos e seguir em frente.

O que você está esperando? Vamos lá!

Generalista X Especialista

A pergunta que dez em cada dez professores de marketing digital já ouviram de um aluno: é melhor seguir uma carreira no Marketing Digital como generalista ou se especializar?

Na verdade, ambas as coisas são importantes para diferentes momentos da sua carreira. No começo, é muito importante conhecer e se aprofundar um pouco em tudo, tomando um perfil mais generalista. Dessa forma você consegue escolher melhor sua especialização.

Depois de algum período de experiência, você começa a ter mais afinidade com algumas especialidades e se torna mais propenso a trabalhar em uma área ou na outra. Essa é a hora de se aprofundar e começar a planejar um crescimento na carreira.

Para o cargo mais generalista de Analista de Marketing Digital, a média salarial segundo o site Love Mondays é a seguinte para os diferentes estágios de experiência:

  • Júnior: 1800 reais;
  • Pleno: 2800 reais;
  • Sênior: 6300 reais.

Especializações da carreira no Marketing Digital

Uma vez que você adquire a experiência necessária, é hora de pensar em especializar sua carreira no Marketing Digital. Para isso, você pode escolher um entre vários caminhos possíveis.

A seguir nós listamos os caminhos, salários e uma breve descrição do trabalho realizado. Confere com a gente cada um!

Performance

O que é? O profissional de marketing de performance é totalmente orientado a resultados e trabalha focando nas métricas. Essa orientação direciona o trabalho para sempre estar trabalhando com conversões. Assim se consegue melhores retornos sobre investimento.

Os cargos da carreira de marketing de performance podem ir desde junior até coordenador.

Salário médio: R$ 3.215,00.

Conteúdo

O que é? O profissional de marketing de conteúdo é essencial para os processos digitais em geral. Ele está lá na hora de criar o site, participa da alimentação de leads, cria materiais ricos para a conversão. Isso tudo porque basicamente tudo que é relacionado a texto ou criação de material é parte do seu trabalho.

Os cargos de Conteúdo também podem começar como junior e passam pelo tradicional pleno e sênior. Outro nome que o cargo pode receber a partir do estágio pleno é estrategista de conteúdo. Existem coordenadores e gerentes de conteúdo.

Salário médio: R$2.543,00.

SEO & SEM

O que é? O profissional de SEO & SEM é o responsável pelo bom posicionamento das plataformas de marketing nos mecanismos de busca. Esse é um caminho que exige algum conhecimento organizacional, já que a seleção de palavras chave pode ser difícil.

Como a pesquisa em mecanismos de busca é um assunto muito importante atualmente, seja orgânica ou paga, existe uma valorização do profissional de SEO. Assim, existem diversas vagas, começando do estágio junior até chegar em diretor.

Salário médio: R$2.738,00.

Mídias sociais

O que é? O profissional de Mídias Sociais é um dos cargos mais populares do marketing digital atualmente. Ainda assim, seu trabalho ainda sofre um pouco para ser valorizado. Ainda que no mercado especializado ele seja bem recompensado, ele ainda não é muito reconhecido por pequenas e médias empresas.

Os cargos de mídias sociais podem variar desde os Analistas de Mídias Sociais junior até os Gerentes de Mídias Digitais. Existem cargos de coordenação e de estratégia.

Salário médio: R$2.803,00.

Design

O que é? O profissional de design é capacitado para trabalhar com a parte gráfica em geral. Existem diversos ramos para isso, mas na carreira de Marketing Digital isso se relaciona à produção visual que acompanha as postagens e os textos.

Por se tratar de um cargo que pode envolver múltiplas tarefas, existe uma grande diferença entre os salários mínimos e máximos dentro de uma mesma nomeação, como Diretor de Arte. Nesse caso, a variação pode ir desde um salário mínimo até mais de 20 mil reais.

Salário médio: R$4.278.

Audiovisual

O que é? Trabalhar com vídeo hoje é obrigatório para ser lembrado pelos clientes. Por isso uma boa opção de carreira no Marketing Digital é trabalhar com audiovisual. Entretanto, esse caminho precisa que o candidato busque conhecimentos fora da área.

O cargo básico da carreira audiovisual é o chamado videomaker. A evolução na carreira normalmente envolve a passagem para cargos de gerência de mídias. Em muitos casos, o mesmo profissional de gerência cuida da equipe audiovisual e de design.

Salário médio: R$2.416,00.

Analytics

O que é? Como o próprio nome já diz, o profissional de Analytics é o principal responsável pelas métricas do conteúdo. Diferente do responsável por Performance, o profissional de Analytics tem como único trabalho o diagnóstico e a discussão do resultado.

Existem muitos nomes para os cargos de Analytics, mas a progressão do cargo costuma ser na direção de uma supervisão geral dos processos, fazendo um retorno ao generalismo original da carreira de Marketing Digital.

Salário médio: R$3.865.

Tipos de empresa

Outro tipo de informação muito importante pra quem está começando uma carreira no Marketing Digital é como as diferentes empresas se relacionam com o mercado e suas especializações.

Existem quatro tipos de empresas e cada uma delas tem uma relação diferente com a forma como trabalham o marketing digital. Isso acontece porque elas têm diferentes portes, o que reflete em quantas pessoas podem ter na equipe. Também têm diferentes necessidades, o que acaba refletindo a natureza do trabalho.

Vamos entender melhor.

PME’s

As Pequenas e Médias Empresas (PME’s) são um mercado muito grande quase sempre ignorado pelos profissionais. Existem muitas oportunidades. Mas também existe uma realidade própria para se fazer uma carreira de Marketing Digital focada nelas.

Entretanto, é preciso entender uma coisa: essas empresas tem poucos funcionários, e portanto não conseguem ter grandes equipes. Por isso, é muito comum ter uma única pessoa responsável por toda a produção de marketing digital. Em outros casos, elas contratam agências para fazer o trabalho.

Se você quiser trabalhar com PME’s, dificilmente vai ter muito espaço para crescer dentro da mesma empresa. Isso faz com que a melhor opção para continuar progredindo seja eventualmente se tornar um consultor especialistas nessas empresas de porte menor. Então você poderá ter vários contratos para cuidar de mais empresas e ganhar melhor.

Corporativo

Existe a chance de você seguir a carreira de Marketing Digital dentro de uma empresa de porte maior. Essas empresas costumam ter equipes maiores e mais especializadas, além de ainda por cima contarem com o apoio de agências contratadas que ajudam na produção externa.

Caso a empresa que você trabalha contrate um ou mais agências, muito provavelmente o seu trabalho vai ser focado em direcionar essa criação externa. Ela vai ficar responsável pela produção, enquanto você decide a direção geral e as estratégias.

Em alguns casos, porém, a própria empresa tem uma “agência in house”. Isso significa que os funcionários de marketing são os responsáveis pela criação e produção tanto quanto do planejamento. Nesse caso o trabalho é mais semelhante com o descrito abaixo sobre agencias.

Agências

As agências são a forma que provavelmente você imagina a carreira de marketing digital. Portanto, elas envolvem muita criação de conteúdo, vários clientes ao mesmo tempo e equipes trabalhando em diversos projetos. Ainda assim, existem diversos tipos de agências.

Existem as agências maiores, acostumadas a lidar com grandes clientes. Essas costumam preferir ter grandes equipes divididas em times e cada time cuidando de um único cliente. Elas são as responsáveis por parte da criação das corporações.

Por outro lado, existem agências que lidam com empresas de porte pequeno ou médio. Essas, em geral, acabam tendo equipes menores onde cada colaborador do processo precisa lidar com mais de um cliente por vez, o que é possível pois a demanda é menor.

Existem tantas formas de trabalhar quanto existem agências. É importante saber que se você não se adaptar a uma, não significa que é impossível trabalhar com outras.

Startups

Por fim, temos as startups. Elas são empresas que começam com um pequeno porte mas com uma mentalidade de crescimento acelerado em um mercado com maior espaço. Isso significa que elas podem saltar do modo de trabalho das PME’s diretamente para o modelo coorporativo!

Para quem quer crescer na carreira rápido e gosta de desafios, as startups são sem dúvida a melhor opção. Se a empresa cresce, é natural seus funcionários mais antigos crescerem para cargos de liderança muito rápido. Entretanto, tome cuidado: as startups que de fato crescem são exceção e você precisa estar preparado para o contrário acontecer.

Bom, agora você sabe o suficiente sobre a carreira em Marketing Digital para começar a aprender. Se você não faz ideia de por onde começar, nós podemos ajudar. Visite nosso curso grátis!

*Todas as médias salariais foram retiradas do Love Mondays tendo como base os cargos plenos.