Aprender marketing digital é uma jornada de muitos passos. Se você está iniciando nesta área, as coisas podem parecer um pouco complexas. Muitas coisas a aprender, muitas mudanças a todo momento e isso pode até assustar no começo.
Mas não se preocupe. Pensando nisso, fizemos um Guia Inicial para você aprender marketing digital com várias fontes e informações para você dar seus primeiros passos em sua jornada de aprendizado.
Razões para aprender marketing digital
Aqui na Mirago, convivemos com muitas pessoas que estão se desenvolvendo no marketing digital. Geralmente as razões são:
- Estão buscando um emprego na área e querem se capacitar;
- Estão cansados de atuar numa determinada área e querem migrar para o marketing digital;
- São profissionais de agência/publicidade que tem uma bagagem mais “offline” e querem migrar para o digital;
- São empreendedores que buscam melhorar os resultados da sua empresa por meio do digital;
- Profissionais que já trabalham com marketing digital e querem se aprimorar
O mais importante quando se inicia no marketing digital é ter uma boa base de conhecimento. Para isso não tem jeito, a melhor alternativa é estudar.
Antes de sair fazendo qualquer ação, qualquer anúncio, qualquer disparo de e-mail, é importante que você se capacite e tenha uma visão abrangente do marketing digital.
O marketing e o comportamento do consumidor evoluíram bastante nos últimos anos e, com a evolução da tecnologia, tendem a evoluir ainda mais rápido nos próximos anos. Ter um bom entendimento do marketing digital vai te ajudar a criar estratégias mais eficientes para atingir suas metas.
Por onde começar?
Essa é uma pergunta que frequentemente ouvimos aqui na Mirago, afinal são tantos assuntos dentro do marketing digital que é comum uma pessoa iniciante ficar um pouco perdida sobre por onde começar a estudar.
São tantos vídeos, tantos e-books, tantos artigos, tantos PDF’s que fica difícil encontrar um norte.
Uma forma de acelerar seu processo de aprendizado é fazer um curso introdutório, algo estruturado e organizado. Recomendo o Curso de Marketing Digital para Iniciantes Online e Gratuito. Outra dica é ficar de olho nos Cursos Ao Vivo com transmissão gratuita (sempre tem coisa nova por lá).
Se você já tem uma certa noção, abaixo mostro uma sugestão básica de tópicos e cursos a estudar:
- Curso de Inbound Marketing / Marketing de Conteúdo
- WordPress (Como criar seu site)
- SEO (otimização para mecanismos de busca)
- Google Ads
- Facebook Ads
- Curso de Mídias Sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Twitter, etc)
- Google Analytics
- Cursos de E-mail marketing
- Automação de Marketing
Cursos Gratuitos
Existem diversos cursos gratuitos disponíveis por aí. Selecionamos alguns que podem te ajudar a alavancar suas habilidades e seus conhecimentos.
- Curso de Marketing Digital para Iniciantes
- Curso de SEO Básico
- Curso de WordPress Básico
- Curso de E-commerce para Iniciantes
- Curso Marketing Digital para Empreendedores
- Curso Como conquistar clientes para sua Agência
Como posso aprender marketing digital?
São várias as formas de se aprender marketing digital. O mais importante é entender que estudar constantemente deve fazer parte da vida de qualquer profissional de marketing digital.
Para começar, que tal algumas dicas? No vídeo abaixo do nosso programa no YouTube você confere algumas sugestões para melhorar seu aprendizado!
Preciso saber inglês?
Não. Mas se você não fala inglês eu recomendo que comece a estudar agora. Os melhores eventos, cursos e artigos geralmente estão em inglês. O Google Tradutor resolve? Nem sempre. Muitas vezes você quer fazer um excelente curso gringo, mas não tem dublagem, nem legenda.
Não desanime, cada vez mais temos conteúdo de primeira no nosso bom e velho português.
Cursos Online ou Presenciais
No início é importante contar com a ajuda de um curso de marketing digital. Eles podem acelerar e direcionar seu aprendizado. Se você é do tipo que prefere uma sala de aula, faça o possível para extrair o que ela oferece de melhor: a interação com o professor e demais alunos.
Se você está habituado a assistir cursos online (gravados ou ao vivo) você pode se beneficiar da vantagem de ter a gravação e poder rever quantas vezes achar necessário e também avançar o vídeo quando já conhece o assunto. Assim você aprende no seu próprio ritmo.
Palestras e Webinars
Participar de palestras online (webinars) ou presenciais é uma excelente forma de absorver novos conhecimentos. Muitas palestras online abrem espaços para responder dúvidas e interagir com o palestrante, aproveite. Grande parte dessas palestras ficam disponíveis gratuitamente. A própria Mirago possui diversos webinars.
Blogs e Portais
Uma das minhas formas preferidas de me manter atualizado e estar constantemente aprendendo é ler blogs e portais. Costumo utilizar o Feedly para assinar conteúdos que gosto e diariamente acessá-lo para ler meus blogs favoritos. Muitos também usam o Flipboard, que costuma vir instalado em alguns dispositivos Android.
Livros e eBooks
Se você gosta de livros impressos ou ebooks, você encontrará uma gama enorme de livros sobre marketing digital. Existem excelentes autores brasileiros e gringos que você deve conhecer:
- Seth Godin;
- Philip Kotler;
- Joe Pulizzi;
- Olivier Blanchard;
- Kristina Halvorson;
- Russell Brunson;
- Chris Anderson;
- Charlene Li;
- Martha Gabriel;
- Guy Kawasaki;
- Gary Vaynerchuck;
- Cláudio Torres;
- André Telles;
- Conrado Adolpho;
Eventos e Congressos
Participe de eventos de marketing digital. Essa uma grande forma de ter contato com conteúdos de alta qualidade. Eventos brasileiros e internacionais são excelentes formas de se manter antenado e conhecer gente nova.
Confira os principais eventos de marketing digital do país e do mundo.
Mídias Sociais
Seguir pessoas e empresas que são referências na área de marketing digital pode te ajudar no aprendizado já que tem muita gente boa que produz conteúdo de qualidade. Ao consumir novos conteúdos sobre o tema diariamente, naturalmente você passa a reforçar aquilo que já aprendeu, e, ao mesmo tempo, passa a ter contato com novas ideias, insights, estratégias e ferramentas.
Para começar, aqui vai uma pequena lista de pessoas para seguir:
E é claro, não deixe de seguir a @mirago.com.br nas mídias sociais. Siga no Instagram, Linkedin e Youtube.
Materiais Ricos e Didáticos
Outra maneira de aprender marketing digital é consultando materiais ricos como ebooks, estudos de caso, whitepapers, infográficos e pesquisas sobre a área.
Atualmente existe muito conteúdo gratuito de qualidade nestes formatos que podem te ajudar a evoluir no estudo e aprendizado. Mas cuidado! Observe bem as fontes que produzem tais materiais, pois, infelizmente, também existem muitos conteúdos ruins sendo disponibilizados “de qualquer jeito” apenas para captar as suas informações de contato.
Networking
Trocar experiências e conversar com outros profissionais é sem dúvida enriquecedor. O networking pode ser pessoalmente em eventos ou pode até iniciar nas redes sociais. Não tenha vergonha.
Conheça pessoas novas no Twitter, no Instagram, no Linkedin e afins. Se estiver em algum evento, utilize a hashtag oficial do evento em suas postagens, fique de olho no stream dessa hashtag e interaja com outras pessoas: curta, retuíte, mencione, mande reply e comece novas relações online que futuramente podem ir para o offline.
Conheci excelentes profissionais dessa maneira. Pessoas que me inspiram, que trocam muitas experiências e até pessoas que passaram a trabalhar comigo.
Coloque em prática o aprendizado em Marketing Digital
Estudar marketing digital não te torna um entendedor do assunto. Existe um caminho muito grande entre a teoria e a prática. Isso posso te garantir. Se você está buscando emprego na área, vai perceber o quanto o mercado valoriza quem já tem experiência.
Se você quer começar a trabalhar com marketing digital mas ainda não tem experiência, não desanime! Vamos te dar algumas dicas para aplicar seus conhecimentos na prática e ganhar cada vez mais experiência.
Dicas para ganhar experiência
Ao procurar emprego na área de marketing digital, muitos iniciantes se desanimam pois a maioria dos recrutadores buscam pessoas com alguma experiência. O início da sua carreira no marketing digital nem sempre é fácil.
Muitos, sem experiência, ficam esperando alguém dar uma oportunidade. Posso ser franco com você? Não seja esse tipo de pessoa. Não espere a oportunidade. Crie suas próprias oportunidades! Se é experiência que eles querem, corra atrás da sua. Separei 4 formas de ganhar experiência:
Trabalhe de graça ou cobrando muito pouco
Todo mundo tem um amigo ou um parente precisando de ajuda no marketing digital. Ofereça ajuda! Você pode avisar que ainda está aprendendo e justamente por isso não vai cobrar nada ou vai cobrar apenas uma ajuda de custo. Aplique seus conhecimentos na prática. Cometa erros. Corrija e ajuste. Aprenda de verdade.
Invista num projeto pessoal
Você tem um projeto pessoal bacana? Adora anime? É viciado em crossfit? Curte muito falar sobre maternidade? Gosta muito de alguma coisa? Crie um blog sobre isso! Crie um Instagram, uma página no Facebook, envie newsletters, crie uma audiência que adora seu conteúdo! Faça acontecer! Ferramentas gratuitas para te ajudar é o que não falta.
Tire ele do papel e utilize-o como forma de colocar em prática seus aprendizados. Crie uma estratégia para divulgar seu projeto e coloque a mão na massa. A melhor forma de aprender ainda é praticando.
Ajude uma ONG
É comum entre as ONG’s contar com a ajuda de voluntários. Seja voluntário para cuidar da parte de marketing digital. Crie um site, crie conteúdo, crie uma estratégia para as redes sociais, enfim…construa sua própria experiência.
Faça um curso que te ensine na prática
Aqui na Mirago temos a Imersão Marketing Digital Expert. A principal diferença desse curso para outros cursos do mercado é que aqui, você aprende praticando tudo o que aprende em uma empresa real.
Isso mesmo. Desde o primeiro dia de aula você já tem um “cliente” e vai cuidar do marketing digital dele por 6 semanas. Imagine poder colocar em prática, utilizar verba real para criar campanhas e anúncios no Google/Facebook/Instagram, analisar os resultados e no fim apresentar um planejamento para esse cliente. Demais não é?
Não caia nessa conversa de que as empresas não dão oportunidade para quem não tem experiência. Só não ganha experiência quem não corre atrás.
Por mais que essas não sejam experiências formais, registradas em carteira, coloque-as no seu currículo numa seção de “Experiências Complementares”. Garanto a você que as suas chances de ser chamado para uma entrevista vão aumentar muito.
Ouça podcasts de marketing digital
Além destas últimas 3 dicas práticas, considere estas outras: Ouvir podcasts de marketing digital é uma excelente forma de se aprofundar no assunto. No link, você confere diversas dicas de programas que pode ouvir enquanto lava louça, arruma casa, dirige para o trabalho e muito mais. Essa é uma excelente maneira de tornar o marketing digital uma parte do seu dia a dia.
A Mirago tem seu próprio podcast, o Next Level. Nele entrevistamos profissionais do mercado sobre variados temas relacionados ao universo do marketing e negócios digitais. Confira:
Vá além do conhecimento técnico
Um erro comum de quem está iniciando sua jornada de aprendizado no marketing digital é focar puramente nas habilidades técnicas, como SEO, Tráfego Pago, Mídias Sociais, Inbound Marketing, ferramentas de marketing digital, etc. É claro que isso é importante, no entanto, existem alguns outros conhecimentos muito importantes para que você possa entrar no mercado de trabalho, tais como:
Autoconhecimento: Entender seus pontos fortes e fracos é fundamental para entender que, possivelmente, algumas áreas e carreiras se encaixam melhor ao seu perfil. Muitas pessoas ignoram este ponto.
Conhecimento do Mercado: Quais são as áreas do marketing digital em que posso atuar? Quais os tipos de empresas existentes? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas? Como meu perfil profissional se encaixa no meio disso tudo?
Conhecimento do processo seletivo: Onde buscar vagas de marketing digital? Como funciona um funil de recrutamento? Como otimizar seu currículo para aumentar as chances de ser selecionado(a) para uma entrevista, como se comportar numa entrevista, dentre outros aspectos relevantes.
A boa notícia é que o Método Minha Carreira Digital foi pensado para suprir essa demanda. É um método passo a passo que vai te ajudar a conquistar uma vaga no mercado de marketing digital oferecendo um verdadeiro mapa de como chegar lá.
Depois de começar a aprender marketing digital…
Sem dúvidas, aprender marketing digital será o primeiro passo para colocar em prática, posteriormente, uma estratégia bem sucedida. O “fazer por fazer” não trará resultados efetivos. É importante que você entenda sua estratégia como um todo e não fique realizando ações isoladas e sem sentido. Espero que esse post tenha aberto alguns novos caminhos para você seguir adiante.
E se você se interessou por aprender marketing digital e quer ter acesso a conteúdo de uma forma prática, que tal aprofundar-se um pouco mais? Assine nossos planos e tenha acesso a todos os cursos da Mirago.
Comente abaixo sua opinião! Se tiver mais dicas sobre como aprender, compartilhe também.