A melhor forma de estar sempre por dentro das novidades no setor é frequentando eventos de Marketing Digital. Claro, você sempre pode sempre aprender sobre os assuntos na internet, mas ao conhecer tudo em primeira mão e através de profissionais experientes, você ganha muito.

Para te ajudar a se organizar e ir a um dos vários eventos de Marketing Digital existentes no Brasil ou no exterior, nós preparamos uma lista com a descrição de cada um deles e descrevendo que tipo de experiência você terá lá.

Por que frequentar eventos de marketing digital?

Como já citamos acima, os eventos de Marketing Digital são a forma mais eficiente de ficar por dentro de novos conhecimentos que os profissionais de marketing digital estão desenvolvendo. Mas não fica só por aí.

Além de se renovar e ficar na vanguarda do mercado, você também sai ganhando em fazer network. Afinal de contas, não dá pra trabalhar com Marketing Digital e evitar o relacionamento com outros profissionais da área.

Se você tem uma agência, conhecer pessoas de outras áreas é essencial para conseguir resolver problemas e conquistar referências. Se você é um profissional da área, ter amizades no setor pode ajudar a subir na carreira e a ter a quem recorrer quando tiver dúvidas.

Sem mais delongas, vamos falar dos principais eventos. Para ajudar na sua organização, vamos separá-los entre nacionais e internacionais. Confira a lista:

Principais eventos nacionais

1. RD Summit

Imagem: Divulgação

O RD Summit é o evento da Resultados Digitais. Ele acontece todos os anos em Florianópolis, onde também fica a sede da empresa. Além de ser um dos eventos de maior porte entre os nacionais, é considerado também o mais completo.

Entre as trilhas possíveis de percorrer nesse evento de Marketing Digital você encontra opções para iniciantes procurando uma visão mais abrangente, interessados em produção de conteúdo, donos de agência, especialistas em vendas, gestão & estratégia e até mesmo desenvolvimento pessoal.

A Resultados Digitais também organiza o RD on The Road, o irmão menor do RD Summit. O evento itinerante passa por diversas cidades do Brasil, levando conteúdo de primeira para quem nem sempre fica tão próximo de Florianópolis.

2. Fire

Imagem: Divulgação

O Fire Festival é um evento da Hotmart, uma plataforma de cursos EAD. O grande foco das palestras está nas vendas através de plataformas digitais, mas há também muito sobre conteúdo, mídias digitais e outros tópicos de marketing digital.

O Fire acontece todos os anos em Belo Horizonte e além de ser um evento de Marketing Digital também conta com food trucks e muita música.

3. Expo Fórum Digitalks

O maior evento de negócios digitais do Brasil também é um ótimo lugar para se falar de Marketing Digital.

A grande vantagem é ter a possibilidade de compreender como o setor está trabalhando em cooperação com outras formas de comunicação e se aprofundar na área de negócios.

4. Eventos da Media Education

Imagem: Divulgação

A Media Education é uma empresa que realiza regularmente workshops de diversos assuntos, incluindo desenvolvimento pessoal e comunicação.

Embora nem todos os conteúdo sejam da parte técnica do Marketing Digital, todos eles são recomendados para profissionais da área que desejam crescer na carreira.

5. Eventos do IAB

Imagem: Divulgação

Propaganda, marketing digital, branding e muito conteúdo. Os eventos do Interactive Advertising Bureau Brasil são uma boa forma de se aprofundar em aspectos bem técnicos e diretos do mercado de mídia digital.

O IAB Brasil faz parte de uma rede internacional reconhecida pela qualidade dos eventos que produz para desenvolver o mercado de mídia interativa.

6. Social Media Week

Imagem: Divulgação

O Social Media Week é um evento que procura discutir o estado atual do uso de mídias sociais no Brasil e no Mundo. A versão brasileira costuma acontecer em São Paulo e as inscrições são por atividades, então você pode ir a quantas palestras você puder e quiser.

7. Share

A Share organiza eventos por todo o Brasil, o que ajuda quem não tem a disponibilidade de ir para São Paulo ou Rio de Janeiro atrás de eventos de marketing digital. Os eventos contam com convidados regionais, nacionais e internacionais.

8. Afiliados Brasil

Imagem: Divulgação

Um evento inteiramente voltado para o marketing de afiliados, uma vertente do digital. O evento é o maior do setor e excelente para entender como funciona a estratégia.

O marketing de afiliados continua crescendo no país e incluir conhecimentos da área no se portfólio pode ser um grande diferencial.

9. Fórum E-Commerce Brasil

Imagem: Divulgação

Um evento dedicado ao e-commerce e portanto muito relacionado com Marketing Digital.

É importante entender a relação entre o marketing digital e o e-commerce, que representa uma parcela importante do mercado digital. Essa é uma oportunidade para se integrar a esse universo.

10. VTEX Day

VTEX Day
Imagem: Divulgação

O VTEX DAY é o maior evento de inovação digital da América Latina. Na edição 2019 foram 14 salas com palestras e treinamentos oferecendo conteúdos práticos, casos reais que puderam inspirar e transformar a realidade do negócio de quem participou.

11. Upload Day

Imagem: Divulgação

O Upload Day é o único evento de estratégias de vídeo e otimização do Brasil. É uma espécie de VidCon tupiniquim, cheia de criadores e marcas que desejam utilizar vídeos para criar conteúdo, engajar e converter.

Principais eventos internacionais

1. Content Marketing World

Imagem: Divulgação

Um dos maiores eventos de conteúdo de todo o mundo, acontece em Cleveland, no estado americano de Ohio. A escolha dos convidados é bem variada, com executivos de companhias e trabalhadores de agências dividindo espaço com produtores de conteúdo dos mais diversos canais, de blogs a canais de YouTube.

2. Inbound

Maior evento de inbound marketing, o Inbound acontece em Boston, no estado americano de Massachusetts. Costuma convidar jornalistas, autores, executivos e celebridades para discutir como atrair público. Uma excelente experiência para quem deseja aumentar sua audiência.

3. Pubcon

Imagem: Divulgação

A Pubcon é uma enorme conferência com um foco em SEO. Ela já existe a quase duas décadas e se firmou como um dos principais eventos de marketing digital do mercado mundial.

Apesar de acontecer regularmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, o evento surgiu em Londres, com as reuniões acontecendo nos bares locais, unindo celebração e troca de experiência.

4. SMX

O Search Marketing Expo (SMX) é mais um evento com ênfase no SEO e nos anúncios pagos de ferramentas de busca. Ele se diferencia por ter edições por todo o mundo, principalmente na Europa e América do Norte.

5. MozCon

Imagem: Divulgação

Organizado pela Moz, uma empresa do ramo SEO, o MozCon é diferente dos outros eventos de marketing digital com vários tracks a serem seguidos. Aqui, existe apenas um caminho, que leva aqueles presentes na conferência através das novidades do mercado de ferramentas de pesquisa.

6. HeroConf

Imagem: Divulgação

A HeroConf é perfeita pra quem gosta de marketing digital. O foco da organização é trazer os melhores profissionais do mercado de cliques pagos para dividir sua experiência e gerar network.

7. SXSW

Imagem: Divulgação

O South By Southwest é o maior evento de inovação do mundo, com participantes de todo o globo discutindo o futuro da humanidade. O Marketing Digital se faz cada vez mais presente no evento, mas o melhor é aproveitar para ter insights e entender o futuro próximo. Ele acontece todos os anos em Austin, no Texas.

8. eMetric Summit

Imagem: Divulgação

Um dos poucos eventos com ênfase nas métricas do marketing digital, o eMetric Summit é uma chance de compreender melhor como analisar resultados. A conferência ocorre tanto em cidades da América do Norte quanto da Europa.

9. Social Media Marketing World

Com foco em ajudar as empresas de pequeno e médio porte do mundo do Marketing Digital, o Social Media Marketing World é perfeito para entender as necessidades de quem quer crescer.

10. Engage

Declaradamente um evento sem fins lucrativos, o Engage tem um curso de participação reduzido. O foco da conferência são as mídias sociais e as ferramentas de busca.

12. Startup Marketing Conference

Imagem: Divulgação

Com um grande destaque no crescimento de startups, essa conferência é praticamente obrigatória para quem está começando uma e deseja entender as nuances do marketing envolvidas.

13. Big Show

Imagem: Divulgação

Uma conferência de varejo que está sempre trabalhando com material de ponta, a Big Show é uma grande oportunidade de trocar experiências sobre e-commerce, marketing de afiliados e outros métodos.

14. Call to Action Conference

Imagem: Divulgação

O marketing de conteúdo reina nessa conferência que tem também um forte foco em resultados e competitividade.

15. TNW Conference

Imagem: Divulgação

Reconhecidamente o maior festival de tecnologia da Europa, o The Next Web é uma ótima oportunidade para combinar programação, marketing digital, tecnologia e startups.

16. Web Summit

Web Summit
Imagem: Divulgação

O Web Summit, em Lisoba, é um dos principais eventos de tecnologia e inovação do mundo. A empresa que organiza o evento também organiza os eventos Collision Conf, em Toronto, e RISE, em Hong Kong.

Eventos Gratuitos

Se você quer participar de eventos de Marketing Digital mas está precisando conter gastos, existem também alternativas gratuitas que vão permitir fazer feedback e sair com conhecimentos.

Um exemplo são alguns dos eventos disponíveis na Sympla, uma plataforma que conecta pessoas a eventos. No site, você encontra desde eventos gratuitos até alguns organizados por instituições que citamos acima.

Outras plataformas semelhantes são a Eventbrite e o Meetup, todos com a possibilidade de procurar os eventos mais próximos de você focados em Marketing Digital e outros temas.

Faltou algum evento? Conta pra gente nos comentários.

E depois de participar dos eventos, é hora de começar a colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Que tal testá-los colocando a mão na massa. Confira nossas dicas de 5 conteúdos que você cria em menos de 5 minutos!