Os profissionais de hoje já entendem que é preciso estar em constante evolução para se manter competitivos no mercado de trabalho, ou seja, se aperfeiçoar e se atualizar o tempo todo. Saiba que esta constância é estudada e entendida em dois termos: Upskilling e Reskilling.
Você pode estar se perguntando o que essas duas palavras em inglês significam e qual a importância delas na sua vida profissional. E é justamente o que vamos responder, a seguir.
Então continue a leitura para compreender por que o Upskilling e o Reskilling devem andar lado a lado com você em todos os dias da sua carreira.
Entenda os conceitos de Upskilling e Reskilling
O que é Upskilling?
O Upskilling acontece quando o profissional procura se aprimorar na área em que ele atua, seja por meio de treinamentos ou desenvolvimento de habilidades para se tornar um especialista, alcançar novos cargos ou apenas aumentar seu domínio no assunto.
Essa modalidade permite que o colaborador tenha mais conhecimento na própria área, o que beneficia a operação e melhora o tempo de execução de processos, bem como sua qualidade.
E o Reskilling, o que significa?
O Reskilling se diferencia pela conquista de novas habilidades. Com a rapidez que a tecnologia se desenvolve e o mercado se movimenta, os profissionais precisam ficar atentos a novas aptidões para continuar com um perfil competitivo.
Quando o colaborador busca o desenvolvimento de novas habilidades, ele está assumindo o Reskilling.
Essa modalidade, entretanto, pode partir da própria empresa que tenha o interesse de investir no funcionário para desenvolver talentos internos, seja para um cargo específico ou para assumir novas funções.
Resumidamente, qual a diferença entre Upskilling e Reskilling?
Basicamente o que diferencia essas poderosas ferramentas de conhecimento, é que o primeiro se baseia no desenvolvimento de competências inerentes à área do colaborador, já o segundo significa o aprendizado de uma nova habilidade para assumir novas aptidões.
Geralmente o Upskilling se dá pelo treinamento interno, mas podem ocorrer cursos de aperfeiçoamento. Já o Reskilling acontece por meio de cursos de extensão, de aptidão ou até mesmo de graduação e pós-graduação.
Por que o Upskilling e o Reskilling são importantes para sua carreira?
Para o profissional, adotar essa prática é fundamental para que ele desenvolva sua carreira, seja dentro da empresa ou individualmente.
O aprimoramento das competências e habilidades é o primeiro passo para galgar novos patamares na organização, por exemplo, conquistando mais autoridade e domínio das tarefas que executa.
Para a organização, ter um colaborador que entende melhor a área que atua faz a operação fluir mais rápido e com muito mais qualidade. Também é importante destacar que o Upskilling e o Reskilling evitam que os profissionais caiam na obsolescência e que assim comprometam o bom funcionamento do trabalho.
Adotar ambas as modalidades, compreende uma metodologia de ensino estendida que nunca acaba. Um constante aprendizado e aperfeiçoamento que dura a vida toda, o que muito se aproxima do conceito de Lifelong Learning.
Esse termo subentende um aprendizado sem fim. Isso não significa que o colaborador nunca estará pronto, pelo contrário, quer dizer que ele sempre estará sintonizado com o mercado atual e com as novas tecnologias. Falamos mais detalhadamente sobre o tema no vídeo a seguir:
O Lifelong Learning, o Upskilling e o Reskilling então se complementam, afinal estes dois últimos termos também pressupõem uma constância no aprendizado, um comportamento extremamente benéfico para quem quer conquistar uma vaga, melhorar de cargo ou pleitear melhores salários.
Como aplicar o Upskilling e o Reskilling na minha carreira?
Apesar do raciocínio por trás do Upskilling e Reskilling ser simples, é preciso se programar para desenvolver as habilidades que façam sentido para a sua jornada. Por isso, separamos um passo a passo abaixo para você ser mais assertivo na escolha das aptidões que deseja adquirir.
1. Planejamento
Nesta etapa é necessário realizar uma autoanálise da sua carreira até o momento e identificar pontos que precisam ser trabalhados para aperfeiçoar sua performance e evoluir na sua jornada. Ouvir os feedbacks da empresa é importante nesse momento.
Depois, é a hora de montar um plano estratégico para alcançar sua próxima meta: quais habilidades melhorar, quais cursos realizar, quais características precisa observar, etc.
2. Aprenda a aprender
Durante todo o ensino escolar e acadêmico, você passou por métodos estruturados para aprender as competências que hoje possui. Com o Upskilling e o Reskilling não é diferente.
Por isso, é importante saber organizar suas horas de estudo para que elas tragam o máximo de aprendizado em menor tempo.
Na Mirago, você pode aprender a estruturar seus estudos com o Curso Aprender a Aprender, no qual lhe serão passados técnicas, desafios e conceitos que vão te auxiliar a absorver tudo que for ensinado ao longo da vida.
Se você deseja entender um pouco mais sobre a necessidade de saber aprender da forma correta, confira o artigo que a Mirago preparou sobre o assunto.
3. Faça cursos
Como já explicamos acima, fazer cursos é uma das formas de adotar o Upskilling e o Reskilling, porém só conquistar um grande número de certificados não adianta. É preciso ter uma real absorção do que foi aprendido durante esta jornada.
Na Mirago, todos os nossos cursos são focados em fazer o aluno compreender as técnicas e teorias que efetivamente ele utilizará no dia a dia de trabalho. Para nós é importante que ele não apenas tenha a certificação, mas saiba utilizar aquilo que o certificado atesta.
É por isso que possuímos um catálogo com cursos da área de marketing digital, de aprendizado em geral e das ferramentas necessárias para o setor. Ainda contamos com professores atuantes nas áreas que ensinam, trazendo conteúdos atualizados e de relevância no mercado.
E para tornar o Upskilling e Reskilling ainda mais efetivo, possuímos uma seção para assinantes totalmente dedicada ao desenvolvimento de softs skills.
4. Busque referências externas
Você já deve ter escutado aquela máxima que “o aprendizado não acontece apenas dentro da sala de aula”. Neste passo, é justamente isso que vamos explorar.
Depois que você já estruturou seu plano de estudo e escolheu o curso mais indicado para desenvolvimento das habilidades pretendidas, chega o momento em que é necessário contextualizá-las.
Isso significa que você precisa relacionar o conteúdo aprendido ao seu meio, cotidiano e sociedade. A melhor maneira de fazer isso é participando dela.
Você pode fazer isso indo ao cinema, lendo livros, vendo séries, assistindo telejornais ou mesmo indo a um museu, ou exposição são ótimas formas de aprender e de relaxar ao mesmo tempo.
Dessa forma, além de sair da rotina, você ainda garante uma ótima fonte de referência e aprendizado que não pode ser adquirido de outra forma: a experiência.
5. Faça networking
Além dessas atividades, também é importante se concentrar em ambientes que as pessoas da sua área frequentam. Um bom exemplo disso são os eventos.
Assistir a uma palestra ou participar de workshops costuma ser muito vantajoso para quem quer aprender constantemente, pois é uma excelente oportunidade para que o colaborador conquiste os frutos do seu empenho.
Ao conhecer outros profissionais e empresas da área, o colaborador tem a chance de crescer na carreira por meio de valiosas conexões. Nesse momento, é possível atingir a meta do Upskilling e Reskilling, ou seja, a conquista de novos cargos, níveis e até mesmo ampliar o ramo de atuação.
6. Esteja em constante aprendizado
Atualização é praticamente obrigatório para muitas áreas e profissões. Uma das coisas que o Upskilling e o Reskilling proporcionam é a constância nos estudos e desenvolvimento. O interessante disso é que, quanto maior seu interesse em aprender e se desenvolver, provavelmente ficará mais valioso(a) para o mercado.
E isso acontece porque os cursos e outras formas de aprendizado são reformulados o tempo todo para absorver novas pesquisas, estudos e tecnologias que surgem constantemente. O amigo da atualização é a rotina de estudos. Mantenha-se sempre aprendendo.
Tenha o máximo de conhecimento com a Mirago
Aqui na Mirago você encontra as ferramentas e competências necessárias para dar um up na sua carreira.
Possuímos os mais variados cursos que contam com a excelência dos professores atuantes no mercado e que abordam temas para o desenvolvimento profissional do aluno, como é o caso do Curso Plano de Carreira.
Neste curso, você vai aprender modelos de Canva para aplicar no seu desenvolvimento, a trabalhar melhor a sua carreira, a entender como está sua área no mercado e ter um domínio mais assertivo sobre a própria jornada profissional.
Faça parte da nossa comunidade e pratique o Upskilling e Reskilling junto dos nossos alunos. Veja o que eles estão achando dos nossos cursos:
Assinando um dos nossos planos, você terá acesso aos nossos conteúdos e cursos disponíveis no site, de acordo com a modalidade que escolher: anual ou mensal. Assine e aprenda. Sua carreira vai ganhar um plus!
Caso esteja iniciando no universo de marketing digital, recomendamos nosso Curso de Marketing Digital para Iniciantes. Ele é gratuito e você pode começar agora mesmo, confira!