A necessidade de um olhar mais analítico e guiado por dados no marketing digital fez surgir, entre outras funções, o analista de performance. Esse profissional é essencial para o controle dos resultados das estratégias de campanhas e o alcance de metas.
Em algumas empresas, ele pode receber o nome de analista de mídia paga, mídia digital ou mídia online. Vale ressaltar que qualquer uma dessas opções difere do cargo de analista de mídias sociais, responsável por criar conteúdo e interações nas redes.
Confira um resumo sobre a atuação do analista de performance:
O que um analista de performance faz?
O analista de mídia performance tem foco no gerenciamento de campanhas de mídia paga.
Sempre em busca de entregar melhores resultados com o menor investimento possível, esse profissional precisa de visão analítica para identificar públicos, termos, interesses e formatos mais adequados para cada cliente e cada objetivo da campanha.
Principais atribuições
Entre as tarefas que fazem parte do dia a dia desse profissional, podemos listar:
- Criação de campanhas de mídia de performance: etapa em que é necessário estabelecer o melhor tipo de campanha para o que é almejado; também pode ser necessário dar direcionamento a outras equipes, como a de copywriters ou a de designers.
- Tagueamento e monitoramento das campanhas: é a partir disso que será possível sugerir otimizações de campanhas sempre que necessário.
- Análise dos principais KPIs: é preciso fazer a coleta e interpretação dos Key Performance Indicators para avaliação de desempenho.
- Controle da verba investida: essencial para que sejam feitos ajustes nas estratégias das campanhas de acordo com o orçamento disponível.
- Relatórios de resultados: servirão como documentos para registros dos dados de forma mais visual e fazem toda diferença para que a própria empresa ou os clientes atendidos entendam o cenário das campanhas.
- Apresentação dos planos de ação: um bom analista de performance deve saber comunicar onde as campanhas devem chegar e de que forma isso será feito.
Ferramentas e conceitos que fazem parte do dia a dia do analista de performance
- Redes sociais: entender o funcionamento de cada uma delas e a preferência dos usuários presentes nelas faz toda diferença na hora de sugerir novas campanhas e otimizações. Fique de olho nas mídias citadas a seguir.
- Ferramentas Ads: as mídias digitais contam com diferentes ferramentas para criação e monitoramento dos anúncios. As principais são:
- Google Ads
- LinkedIn Ads
- Facebook Ads
- TikTok Ads
- Métricas (KPIs): é impossível ter a visão analítica sobre campanhas sem entender os indicadores de performance. Alguns dos mais utilizados por analistas da área são:
- ROI (Retorno sobre investimento)
- CAC (Custo de aquisição de cliente)
- LTV (Life Time Value)
- CTR (Taxa de cliques)
- CPC (Custo por clique)
- CPL (Custo por lead)
- Taxa de conversão
- Tags: o uso de tags é fundamental para que seja possível rastrear com precisão o caminho feito por usuários em diferentes sites e campanhas.
- Saber trabalhar com UTMs (Módulo de Rastreamento Urchin) possibilita entender quais campanhas estão gerando tráfego para uma página. Acompanhar os resultados no Google Analytics 4 ou outra ferramenta semelhante é fundamental.
- Entendimento sobre ferramentas como o Google Tag Manager pode ser um diferencial.
Com essa lista, fica claro que um bom analista de mídia paga precisa entender sobre as diferentes áreas que compõem o marketing digital, com um viés altamente analítico, que deve estar presente desde o planejamento.
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Cursos e formação do analista de performance
Como vimos acima, quem quer trabalhar com análise de performance precisa estar por dentro da área de marketing digital, de forma geral. Então, entender o trabalho dos analistas de marketing digital é um passo bastante importante.
Além disso, para o desenvolvimento da visão analítica e aprofundamento sobre o uso das ferramentas e das mídias sociais, felizmente existem bons cursos que podem ajudar.
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Competências necessárias
Para garantir a qualidade do trabalho, é muito importante que o analista de mídia online tenha algumas competências técnicas e comportamentais que ajudam na execução de tarefas. São elas:
Visão analítica
Já que parte importante do trabalho desse profissional é a análise de dados e definição de ações para otimização das estratégias, faz toda diferença ter visão analítica.
Pessoas com essa visão costumam ter facilidade em identificar padrões e tendências, o que também facilita a identificação de oportunidades e problemas.
Essa compreensão sobre diferentes situações também costuma ser dinâmica e ágil nessa área.
Pensamento estratégico de mídia
Tendo como base a visão analítica, o pensamento estratégico no trabalho de mídia é o que vai garantir a criação de planos de ação mais assertivos.
Analistas de performance que exercem um bom trabalho conseguem entender de forma clara os diferentes objetivos de campanhas, quando cada tipo deve ser utilizado, quais formatos mais adequados para cada situação, entre outros pontos.
Foco em análise de dados
A atuação na área de mídia paga pede que profissionais entendam que as propostas de criação e otimização de campanhas não podem ser baseadas em achismos.
Ao olhar para os dados, dando mais importância para as métricas adequadas em cada ação, é que se torna possível tomar decisões assertivas e chegar aos resultados esperados.
Domínio das mídias sociais
Qualquer pessoa ligada ao digital entende o funcionamento das mídias sociais. Mas quem deseja trabalhar com essas mídias precisa ir além do básico e saber mais do que os usuários comuns.
Para garantir esse domínio constante é importante ficar sempre de olho nas mudanças anunciadas por cada plataforma, que fazem alterações frequentemente.
Domínios das plataformas ADS
Cada plataforma de Ads tem funcionalidades específicas. Se aprofundar nessas características colabora para que os anúncios, desde sua criação, sigam as melhores práticas para o alcance de bons resultados.
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Organização e responsabilidade financeira
Anúncios no ambiente digital, como em qualquer outro lugar, envolvem dinheiro. Para anúncios em Rede de Pesquisa, por exemplo, é preciso dar lances em palavras-chave. Para impulsionar posts de redes sociais também é necessário pagamento.
O analista de performance precisa ter responsabilidade com a verba do cliente, definindo a melhor forma de distribuí-la entre os diferentes canais e pilares de conteúdo.
Também é preciso estar pronto até mesmo para remanejar quantias quando necessário. Então, para evitar problemas, é esperado que esse profissional seja bastante organizado.
Boa comunicação
Ter uma boa capacidade de comunicação é uma característica importante para conseguir acompanhar o trabalho de outros times da empresa e deixar claro as necessidades de mídia para cada canal ou campanha.
Pode ser necessário, por exemplo, alinhar expectativas em relação ao visual de determinados posts com o time de design, discutir estratégias com o time comercial, alinhar novas comunicações com o time de produto e assim por diante.
Persuasão
Ao atuar com diferentes clientes, contar com a persuasão como uma habilidade em que pode lançar mão ajuda na hora de argumentar e defender as escolhas estratégicas e também na execução e resultados das campanhas.
Criatividade
Mesmo com a necessidade de ser um profissional bastante analítico, o analista de mídia paga criativo tende a chamar mais atenção no mercado.
A criatividade pode se tornar impulso para o encontro de novas estratégias e até canais de mídia que façam sentido para as necessidades do cliente.
Como é a rotina de um analista de performance?
Um primeiro ponto importante sobre a rotina de um analista de performance é que ela pode variar bastante conforme o tamanho da empresa ou agência em que esse profissional atua, o(s) tipo(s) de cliente(s) que atende, a quantidade de contas a serem monitoradas, entre outros fatores.
Mas o resumo da dinâmica de trabalho desses analistas é o que já trouxemos: ele será responsável por estruturar, aplicar e acompanhar as estratégias de mídia digital paga.
Para isso, é importante que o analista de mídia online tenha uma postura proativa, buscando aprender constantemente; isso deve ser considerado, principalmente, porque as plataformas de anúncios mudam com frequência.
No cargo de analista, é comum que parte do tempo diário seja dedicada realmente às análises. É nesse momento que ocorre o tão importante monitoramento do desempenho das campanhas.
O contato direto com clientes costuma ser necessário principalmente para apresentações de planos de ação e de relatórios. Pode ser que nessa hora seja necessário mostrar para o cliente por que algo está ou não dando certo — sempre com base em dados.
Escolha de palavras-chave de anúncios, testes AB em relação a formatos e assuntos, testes manuais e automáticos, reportes de métricas e atualização de dashboards também são tarefas comuns no dia a dia dos profissionais de mídia paga.
Quanto ganha um analista de performance
De acordo com site Glassdoor, o salário médio de um Analista de Performance no Brasil é de R$ 3.634, no momento em que este conteúdo está sendo escrito.
O site Vagas aponta um valor parecido: R$ 3.812,00 como salário médio. O mesmo site afirma que o profissional inicia no mercado com a faixa salarial de R$ 3.000 e pode chegar a ganhar R$ 5.000.
É sempre importante lembrar que esse valor varia de acordo com a região e porte da empresa contratante.
Se houver possibilidade de crescimento para outros cargos como o de coordenador de performance, as quantias podem aumentar significativamente.
Vale ressaltar que essa é uma profissão que permite atuação de forma autônoma, o que pode gerar contratações por meio de diferentes clientes e salários mais altos.
Porém, como em qualquer outra área, ganha mais quem se destaca e mostra resultados. Para isso, é preciso dedicação, comprometimento e busca por aprendizado constante.
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Nossos professores são referência nos assuntos que ensinam. Não é à toa que durante nossa trajetória já impactamos mais de 150 mil profissionais.
Que tal começar sua jornada para ser um analista de performance com a gente? Já que esse profissional precisa ser íntimo das métricas e das diferentes estratégias de marketing digital, você pode dar o primeiro passo no curso de métricas e indicadores de marketing.
Nele, você vai entender como trabalhar com os diferentes tipos de objetivos, ganhando clareza sobre as diferenças entre metas de negócio, de marketing e de campanha.
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