Analista de Mídias Sociais: O que faz, quanto ganha?

analista de mídias sociais

A profissão de analista de mídias sociais se tornou essencial para qualquer marca que deseja se relacionar e comunicar com potenciais clientes e clientes nas redes sociais.

Atualmente as principais mídias sociais são:

  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Pinterest
  • Snapchat
  • TikTok
  • WhatsApp

É estranho pensar, mas esta profissão praticamente não existia há cerca de 15 anos atrás e cresceu exponencialmente nos últimos anos.

O que faz um Analista de Mídias Sociais?

Um(a) analista de mídias sociais é responsável pelo planejamento, gerenciamento e execução de ações de marketing e conteúdo nas plataformas de mídias sociais. Aqui um resumo sobre isso:

Bem, com esta breve descrição acima já podemos desmistificar que este(a) profissional é aquele(a) responsável por produzir posts apenas. É uma função que vai muito além disso. Vamos entender melhor suas principais atribuições?

Planejamento de Ações de Marketing

É responsabilidade de um(a) analista de mídias sociais planejar e coordenar ações de marketing nas redes sociais, que, por sua vez, derivam de um planejamento de Marketing.

É preciso, antes de tudo, entender o papel das mídias sociais em relação aos objetivos de marketing de uma empresa. A partir desta clareza é possível planejar ações que estejam alinhadas à conquistas destes objetivos.

No Planejamento de Marketing também é comum que o analista de mídias sociais faça a análise e monitoramento de concorrentes e benchmarking para adaptar sua estratégia ao mercado.

Voz de Marca

Outro fator super relevante que o analista de mídias sociais terá que lidar é com relação à Voz da Marca. Ou seja, como se posicionar nas mídias sociais? Que linguagem utilizar? Que “temperamento” a marca possui? Como ela se posiciona? Quando falamos em voz de marca devemos imaginar comportamentos humanos por trás dela (e como ela deve se comportar).

O analista deverá receber estas informações do departamento de marketing da empresa ou poderá, juntamente com o time de marketing, definir estes elementos com base nos valores, visão e missão da empresa.

Planejamento e Criação de Conteúdo

Não existem mídias sociais sem conteúdo. Desta forma, o trabalho de um(a) analista de mídias sociais passa pelo planejamento e produção de conteúdo nas plataformas em que a marca atuar. São boas práticas nesta etapa o planejamento de um calendário editorial e um cronograma de ações/postagens.

Gerenciamento e Execução das Mídias Sociais

Esta etapa envolve a “mão na massa” de verdade, ou seja:

  • Criação do conteúdo (textos, imagens, vídeos, áudios, infográficos)
  • Criação de agendamento de postagens nas múltiplas plataformas
  • Responder Mensagens diretas ou comentários nas postagens
  • Acompanhamento das Métricas e Elaboração de Relatórios
  • Apresentações de Estratégias e Resultados para membros da Empresa

Monitoramento

Outra atividade importante realizada pelo(a) analista de mídias sociais diz respeito ao Monitoramento do mercado (concorrentes diretos e indiretos). Para isso ele poderá contar com ferramentas especializadas ou mesmo fazer comparativos manuais, dependendo do porte da empresa. Analisar e monitorar a concorrência é importante para traçar sua estratégia competitiva nas mídias sociais.

Anúncios

Esta parte nem sempre é um analista de mídias sociais que será o responsável. Na maior parte dos casos um outro profissional (de tráfego/mídia) ou agência será responsável pela criação de anúncios nas mídias sociais. No entanto, é interessante ter um conhecimento básico das principais plataformas de anúncios, sobretudo para “impulsionar” o conteúdo criado nestas plataformas.

Conhecer a parte de anúncios pode ser um diferencial interessante para quem deseja atuar na área, portanto, considere estudar mais sobre o assunto.

Competências desejadas num(a) Analista de Mídias Sociais

Que tipo de competências e habilidades são exigidas pelo mercado de um(a) analista de mídias sociais? Algumas delas, são:

Criatividade

A criatividade para um(a) analista de mídias sociais é essencial no seu dia a dia e com ela este profissional poderá testar novas ideias, propor soluções, resolver problemas de maneira rápida, ter boas ideias para criação de conteúdo e assim por diante.

Boa Redação

Este é um pré-requisito básico, já que um(a) analista de mídias sociais estará o tempo inteiro produzindo conteúdo e interagindo com seguidores nas plataformas. Geralmente nos processos seletivos para esta vaga você encontrará provas de redação para testar seus conhecimentos.

Facilidade para trabalhar em equipe

É bem comum (inclusive desejável) que um(a) analista de mídias sociais transite por várias áreas da empresa: Marketing, Vendas, Produto, Customer Success, TI, Suporte e outras. Isso porque muito do conteúdo a ser criado (ou dúvidas a serem respondidas) podem envolver outros departamentos da empresa. Desta forma, ter a habilidade de transitar por vários departamentos na empresa é essencial para seu sucesso neste cargo.

Bom repertório

Pode parecer um pouco subjetivo esta habilidade, mas deixe-me tentar explicar melhor. Por bom repertório aqui quero dizer múltiplos interesses: filmes, músicas, seriados, cultura pop e outros fatores.

É claro que depende muito do negócio e segmento. Por exemplo: no caso de uma empresa que vende produtos para o público geek, é desejável que o analista de mídias sociais tenha bom repertório neste universo. Caso o negócio seja de venda de vinhos, é desejável que o profissional mídias sociais conheça sobre este universo e assim por diante.

Ter um bom repertório, combinado à criatividade, vai ajudar muito na criação de conteúdo para qualquer marca.

Entendimento do negócio/produto

Conhecer as mídias sociais é apenas o primeiro passo. Mas tão importante quanto isso é que este(a) profissional de mídias sociais também entenda de negócios e, sobretudo, o negócio em que atua:

  • Sua dinâmica de mercado
  • Concorrentes
  • Consumidor
  • Posicionamento
  • Precificação
  • Canais

Este conhecimento é essencial para que consiga realizar um bom trabalho.

Conhecimento em Marketing

Você pode se tornar um(a) analista de mídias sociais sem ter conhecimento em Marketing? Pode. Mas é bem possível que as empresas exijam algum conhecimento nesta área. Portanto, mesmo que você não tenha formação na área, procure estudar sobre o tema pois isso irá te ajudar a conquistar uma vaga.

O marketing vai te ajudar de muitas maneiras, mas sobretudo:

  • Conhecimento do seu público (Personas)
  • Conhecimento do mercado e análise da concorrência
  • Criação de Estratégias de Marketing para Mídias Sociais
  • Posicionamento e Voz da Marca
  • Criação de Relacionamento com seguidores e clientes

Organização

Outra competência muito importante para um(a) analista de mídias sociais é a organização. Este profissional terá muitas demandas para coordenar, a começar do número de mídias sociais. Muitas vezes, algumas empresas estão em quatro ou cinco canais simultaneamente (ex. Facebook, Instagram, Youtube, TikTok e Pinterest). Imagine coordenar a criação de conteúdo para cada uma destas mídias? Bem, acho que você já entendeu o papel da organização, certo?

Resolvedor(a) de Problemas

O dia a dia de um profissional de mídias sociais é recheado de problemas. Desde os mais simples (uma postagem agendada não saiu no horário) até os mais complexos (um cliente reclamando publicamente nos comentários de uma postagem). Sendo assim, uma competência desejável é que a pessoa seja uma boa solucionadora de problemas (tanto internos, quanto externos).

Perfil Analítico

Por fim, uma competência desejada para um(a) analista de mídias sociais é a sua habilidade com dados. Tenha calma. Você não precisa ser um cientista de dados para atuar na área, muito longe disso. Mas é importante que tenha alguma noção analítica pois precisará analisar dados diversos e também criar relatórios para apresentar aos responsáveis de sua empresa.

Conhecimento básico em informática

Pode ser básico, mas é importante destacar que um(a) analista de mídias sociais provavelmente terá que fazer algumas análises no Excel (ou google sheets), criar algumas apresentações no Powerpoint (ou google slides) ou mesmo redigir textos no Word (google docs). Contar com estas habilidades não é nenhum diferencial, apenas pré-requisitos básicos, mas é importante pontuar.

Quanto ganha um(a) analista de mídias sociais?

De acordo com pesquisa realizada no site Glassdoor, a média salarial no Brasil é de R$ 2.150,00 enquanto escrevo estas linhas. Mas é importante ressaltar que isso varia muito de região para região e de empresa para empresa, portanto, cuidado ao tomar este número como referência para tudo, é apenas uma média, ok?

Outro ponto importante: em empresas maiores é possível crescer nesta área. Existem cargos de coordenadores e até gerentes de mídias sociais; nestes casos, obviamente, os salários tendem a ser maiores.

Como se tornar um(a) analista de mídias sociais?

Depois de entendermos melhor sobre esta profissão, suas competências e habilidades você deve estar se perguntando: “Ótimo, mas como eu faço para entrar nesta área?” Aqui vamos te dar algumas dicas.

Formação

Muitas das pessoas que atuam como analistas de mídias sociais veem da área de comunicação, envolvendo alguns cursos como:

  • Publicidade e Propaganda
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Relações Públicas
  • Assessoria de Imprensa
  • Design Gráfico

Mas além destas existem outras áreas em que também encontramos profissionais, como:

  • Letras
  • Rádio e TV
  • Radialismo

Estas geralmente são as áreas mais comuns. Mas calma: Se você não tem formação em nenhuma destas áreas, não se desespere: ainda é possível trabalhar na área.

Mas uma coisa é certa: você vai precisar estudar marketing digital para entender como atuar nas mídias sociais por trás de um perfil de uma marca.

Experiência Prática

Já vi você torcendo o nariz: “Como assim experiência prática? Se eu quero entrar na área é óbvio que não tenho experiência né?” Calma, vou explicar. Por experiência prática aqui não quero dizer que você tenha alguma experiência formal em alguma empresa, mas que tenha algo para mostrar no campo que deseja atuar – mídias sociais.

A barreira de entrada para criar uma conta nas mídias sociais, criar um perfil e iniciar um trabalho é apenas uma conexão com a internet (se você está lendo estas linhas já preenche este pré-requisito). Portanto, para aumentar suas chances de conseguir um emprego como analista de mídias sociais em qualquer empresa é importante que tenha algo para mostrar aos recrutadores.

E aqui vale tudo: pode ser um perfil criado para falar sobre um hobbie, um perfil pessoal, um perfil de alguma coisa em que você participa (igreja, seu bairro, cidade) ou até algum outro perfil profissional que você ajudou a criar/gerenciar (empresa de um familiar, amigo). Tudo isso vai contar muito no momento de uma entrevista, inclusive você poderá incluir estes perfis em seu currículo como portfolio.

Ao realizar um bom trabalho nesta etapa você aumentará muito as chances de ser contratado(a) na área. Este ponto é um grande diferencial para a contratação, mesmo que você não tenha formação na área de comunicação/marketing. Acredite: a experiência prática vai contar muitos pontos para a conquista da vaga.

Cursos e Especializações

Para acelerar seu trajeto rumo à conquista de uma vaga como profissional de mídias sociais você pode realizar cursos de mídias sociais e outros relacionados à àrea como Marketing Digital, Atendimento & SAC 3.0, dentre outros.

As vantagens dos cursos é que você ganha tempo. Você conquista mais conhecimento num curto espaço de tempo e pode colocar em prática as novas habilidades aprendidas. Tudo isso ajudará a valorizar ainda mais o seu currículo e também ajudará nas entrevistas.

Melhores sites para procurar vagas

Você encontrará vagas de analista de mídias sociais nos principais sites de recrutamento e seleção. Abaixo vamos deixar uma lista de sites para que você possa fazer suas buscas nesta área:

Concluindo

A profissão de analista de mídias sociais é muito mais complexa do que simplesmente “postar alguma coisa nas redes sociais”. Por trás deste profissional existe uma pessoa bem capacitada e preparada para atuar com as diversas frentes e atividades que a profissão exige.

Se você está iniciando nesta área, faço um convite: Conheça nossos cursos gratuitos de Marketing Digital e, caso queira dar um próximo passo, conheça nossos planos.

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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