UX: User Experience – O que é, sua importância e como aprender

UX (User Experience) ou Experiência do usuário, em português é uma disciplina muito em alta que ganhou popularidade e crescimento junto à evolução e maturidade digital das empresas.

Embora não seja um conceito novo, foi nos últimos anos em que a demanda por UX cresceu drasticamente por empresas e profissionais não só no Brasil como em todo o mundo.

Neste artigo vamos entender tudo sobre o conceito e como você pode aprender e colocar em prática os princípios desta disciplina.

Neste artigo:
UX User Experience

O que é User Experience (UX)?

User Experience, como o próprio nome já diz, é a forma como as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja no ambiente físico ou digital. Basicamente é tudo o que diz respeito à experiência e interação que um usuário tem com seu produto.

Uma definição que gosto bastante é do próprio Don Norman, a pessoa responsável por popularizar este termo. Norman trabalhou na Apple e popularizou o termo ainda na década de 90 pois acreditava que alguns termos como “interface de usuário” e “usabilidade” traziam limitações ao entendimento completo do conceito. Ele fala sobre UX neste vídeo:

A Apple, sem dúvida, é uma das empresas que melhor entende deste assunto no mundo e procura utilizar as boas práticas de UX em todos seus produtos, sejam hardwares ou softwares. Quem teve a experiência de comprar um Macbook ou iPhone sabe do que se trata.

Por que UX é importante?

UX importa muito pois ajuda o cliente a ter uma jornada mais fluida, leve e satisfatória com seu produto ou serviço, fazendo com que esta experiência seja transformada em maior retenção (ou taxa de recompra), indicações, cross-sell, upsell e assim por diante.

Ou seja, em última instância, UX está ligada ao crescimento e a sustentabilidade de um negócio no médio e longo prazo. E, apesar do conceito não estar somente ligado a produtos digitais, foi com o crescimento de negócios digitais nos últimos anos que a experiência do usuário ganhou ainda mais força.

Um exemplo do dia a dia

Imagine que você teve seu cartão de crédito bloqueado por motivos de segurança em dois bancos, no mesmo dia.

a) O Banco 1 oferece uma opção no aplicativo para você desbloquear a senha, mas para completar a transação é necessário que você vá até um caixa eletrônico ou então finalize o processo com seu gerente numa agência bancária.

b) O Banco 2 oferece uma opção no aplicativo para você desbloquear a senha apenas fazendo algumas perguntas-chave no app e enviando uma foto sua com seu documento. O processo todo leva em torno de 2 a 3 minutos.

Qual experiência para o usuário você considera melhor?

A segunda, é claro. Você resolverá o problema do cliente de forma muito mais rápida e com menor fricção possível. Isso também é UX.

Onde a Experiência do Usuário atua?

A extensão de um trabalho de UX vai muito além de melhorar uma determinada página num site, por exemplo. Como Don Norman explica, UX vai permear toda a jornada de compra de um usuário com um produto ou serviço (e isso vai desde um contato inicial até o pós venda).

E é claro, você deve imaginar o quão desafiador pode ser um trabalho desses e, ao mesmo tempo, o quão apaixonante pode ser, já que o profissional desta área poderá transformar a relação e percepção dos clientes com o negócio.

Quais são as áreas de UX?

Dentro do campo de UX existem várias áreas de atuação, dentre as quais, destacamos:

  • UX Research: Área responsável pela pesquisa e planejamento sobre o comportamento dos usuários.
  • Information Architect: Arquitetura da Informação (em português) é a área responsável por organizar e rotular sites, intranets, comunidades on-line e softwares para apoiar a usabilidade e a encontrabilidade das informações.
  • UX Deleveloper: envolve tanto o desenvolvimento quanto o design de experiência do usuário e é uma peça chave para conectar os times de desenvolvedores e designers.
  • UX Writing: Otimização de conteúdos em texto para melhor experiência do usuário em todos os pontos de contato com sua marca.
  • UX Design: desenvolvimento de ações com foco no usuário com o objetivo de melhorar sua experiência e satisfação com o produto/empresa.
  • UI Design: O design de interface é a atividade responsável por criar interfaces mais amigáveis ao usuário.
  • Product Designer: responsável por ter foco prático em pesquisas e em negócios, tendo uma visão completa de todo o processo.
  • Usabilidade: conjunto de regras e boas práticas que tem como objetivo tornar uma ação específica mais compreensível, amigável e satisfatória para o usuário.

UX é centrado no usuário

Deu para perceber a extensão deste campo, certo? Justamente por abranger toda a jornada do usuário, esta é uma área multidisciplinar.

Por isso, é bastante comum que pessoas que trabalhem nesta área atualmente, tenham backgrounds diversos, como:

  • design gráfico
  • programação
  • psicologia
  • design de interação

Os profissionais de UX tendem a ser verdadeiros “guardiões” dos usuários, mantendo suas necessidades no centro de todos os esforços de design e desenvolvimento.

Carreira em UX

Devido a uma combinação de vários fatores, o mercado brasileiro vive um momento único na área de UX. Com o crescente número de negócios digitais, grandes investimentos de venture capital em startups e a transformação digital em curso por muitas empresas, a busca por profissionais qualificados nesta área explodiu.

Ao fazer uma rápida pesquisa em sites como o Linkedin e outros sites de recrutamento, você verá que a área está extremamente aquecida. Como faltam profissionais qualificados no mercado, há uma “guerra” em busca de talentos e a consequência natural é uma inflação de salários no mercado como um todo.

vagas de UX no Linkedin
Vagas de UX no Linkedin

Para saber mais sobre a carreira em UX, seus desafios, oportunidades e como começar (ou migrar) para esta área, nós fizemos um bate papo muito rico no Podcast Next Level com dois profissionais da área: Fabio Michelan (UX Engineer no Google) e Fernando Sergio (Product Designer na Mlabs). Confira abaixo:

Salário em UX

No momento em que escrevo estas linhas, o salário médio de um UX Designer no Brasil é de R$ 5.300,00, segundo o site da Glassdoor.

Como esta é uma média nacional, não é difícil encontrar vagas pagando mais nos grandes centros urbanos.

Vagas Internacionais

Outro movimento que vem acontecendo nos últimos anos no Brasil é a procura por profissionais qualificados de UX para trabalhar em empresas estrangeiras. Por conta da desvalorização do real nos últimos meses, empresas de outros países passaram a recrutar talentos brasileiros oferecendo uma atrativa remuneração em dólar ou euro, por exemplo.

Esta é uma tendência natural e deverá continuar abrindo portas para profissionais brasileiros qualificados que falam outros idiomas, como o inglês e espanhol, sobretudo.

Como Aprender mais sobre UX?

Se você deseja conhecer mais e se aprofundar nesta área, existem vários caminhos e fontes para você. Confira algumas delas:

Artigos e Sites

Livros

Canais no Youtube

Podcasts

Ainda em podcasts, gostaria de destacar um papo que tivemos com o Fabio Michelan, UX Engineer no Google sobre o tema:

Essas fontes todas são caminhos iniciais de conteúdo, mas para aprender UX de verdade é preciso aplicar os conhecimentos na prática. Para isso, uma das melhores alternativas é construir um portfolio pessoal com alguns cases.

Você poderá propor novas soluções para negócios já existentes, mesmo que não tenha sido contratado(a) para isso, apenas para exercitar e aprender com as várias etapas do processo de um trabalho em UX. Com certeza esse aprendizado e portfolio será muito valioso para uma entrevista de emprego ou mesmo um projeto real no futuro.

Concluindo

Numa era em que a tônica dos negócios se baseia na centralidade no cliente, a área de UX se tornou ainda mais importante para o crescimento das empresas. Como vimos, apesar de não ser uma área nova, foi nos últimos anos que a experiência do usuário entrou de vez no radar das empresas como atividade-chave para o atendimento das necessidades dos clientes.

Se você se interessa por este assunto e deseja saber mais sobre negócios digitais, conheça nosso Curso de Marketing Digital Gratuito para Iniciantes.

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.

Veja também

Você sabe por que o Inbound Marketing cresceu tanto nos últimos anos? Será que só dá pra realizar estratégias de Marketing Digital se utilizar o

Inbound Marketing

Os gatilhos mentais estão presentes em diversas estratégias de marketing digital que existem no mercado. Afinal, eles são extremamente úteis para convencer os consumidores de

Gatilhos mentais
Entenda como o SEO para WordPress pode ajudar a ranquear bem seu site nos principais mecanismos de busca. Saiba mais sobre o assunto!
SEO para WordPress
Let's Grow?

Toda semana um e-mail só com as notícias mais valiosas do mercado digital. Inscreva-se gratuitamente para receber.