SEO para WordPress: seu site no Top 1 das buscas. Saiba como!

Entenda como o SEO para WordPress pode ajudar a ranquear bem seu site nos principais mecanismos de busca. Saiba mais sobre o assunto!

O WordPress é uma plataforma construída para satisfazer as melhores práticas de SEO, porém, mesmo antes da inserção do texto no site, existe a necessidade de trabalhá-lo de acordo com essas práticas.

A plataforma recebe constantemente muitas atualizações e otimizações para entregar o conteúdo postado ao máximo de pessoas, colocando-o no topo das buscas do Google e demais sites de pesquisa. 

Isso acontece porque o WordPress conta com uma comunidade de desenvolvedores que cria  temas, plugins e aplicações para deixá-lo ainda mais eficiente, sobretudo para as práticas de SEO

A própria distribuição dos campos e o código aberto do WordPress permite que o usuário tenha maior autonomia – embora de forma orientada para o SEO – para criar conteúdo otimizado com foco em boa performance e ranqueamento. 

Neste artigo:
SEO para WordPress

O que é SEO para WordPress? 

O SEO para WordPress é um conceito que visa a otimização do conteúdo de forma integral para o site ficar alinhado às melhores práticas SEO, permitindo que suas páginas assumam posições mais altas no ranqueamento dos buscadores. 

Apesar da sua funcionalidade benéfica, este instrumento não substitui toda a estratégia de SEO comum, seja dentro ou fora da página. Você ainda vai precisar estruturar seus conteúdos de acordo com as exigências SEO antes mesmo da inserção dele na plataforma.

Isso inclui pensar nos backlinks, administrar a palavra-chave ao longo da página, criar textos alts nas imagens, escolher plugins e temas, configurar aplicações e as demais exigências que tornam seu conteúdo visível aos algoritmos do Google.

Ou seja, estar atento a essas práticas vai além do SEO para o WordPress, mas ainda assim torna o cumprimento delas bem mais fácil, pois conta com inúmeros plugins e atributos que vão te auxiliar a estruturar seu conteúdo da forma correta.

Como aplicar SEO para WordPress corretamente e alavancar meu site?

O SEO para WordPress pode aumentar e otimizar o fluxo em seu site, permitindo que os leads se relacionem com o conteúdo que você oferece e também com os seus serviços. 

Pensando nisso, a Mirago trouxe algumas dicas para tornar esse tráfego mais constante e melhorar o ranqueamento das suas páginas nos buscadores.

1. Pense no SEO para WordPress desde os bastidores

O SEO precisa ser bem estruturado desde o início, portanto, a escolha da hospedagem, o tema e os plugins já devem ser escolhidos com esse olhar, pois eles também influenciam no ranqueamento.

Hospedagem: é importante escolher aqueles que entreguem maior velocidade no carregamento das páginas, permitindo uma boa performance e navegabilidade no site. Esses mecanismos garantem uma boa nota no SEO porque o usuário se sente confortável ao navegar em transições mais fluidas.

Segurança: observar os protocolos de segurança exigidos para os sites é fundamental para garantir o ranqueamento no Google. O uso de domínios próprios também tornam o site mais confiável, tanto aos olhos SEO quanto aos dos usuários. O envio do sitemap também influencia nesse quesito.

Temas e plugins: escolha o tema e os plugins que sejam orientados para as boas práticas do SEO, pois vai facilitar a adequação das páginas e conteúdos em suas exigências, como o Yoast, por exemplo.  

Links SEO friendly: na hora de estruturar as URLs do seu site, escolha formas que sejam aceitas pelo SEO. Dessa forma, o Google identifica que a navegabilidade não será prejudicada e coloca suas páginas em melhores posições.

2. Trabalhe o SEO no conteúdo do seu site

A criação das páginas e do conteúdo é de grande importância para o SEO. Quando for construí-lo, o ideal é que siga as recomendações que destacamos abaixo:

Palavras-chave: analise os termos que mais se aproximem do seu segmento ou tema abordado na página para atrair os leads que estão buscando pelo assunto. Além de consultar a volumetria das palavras-chave (o Google Ads é uma boa ferramenta para isso), é importante avaliar se o termo não é generalizado demais, pois assim você pode colocar suas páginas no topo da busca, mas a pessoa que está buscando pode não ser seu público-alvo.

16 Ferramentas de SEO


Título SEO: um bom título da página ou de um artigo deve vir com a palavra-chave na íntegra, mas que seja apresentada de forma equilibrada e que pareça orgânica. No Yoast, você consegue avaliar se o título está adequado às práticas SEO, incluindo o tamanho.

Metadescrição: um fator importante nas páginas é escrever uma descrição breve do que ela trata. Para se adequar ao SEO, é importante que ela esteja dentro do limite de caracteres recomendado e que traga a palavra-chave. O Yoast também pode ajudar nessa formação. 

Links internos e externos: você já deve ter percebido que as páginas de internet vêm cheias de links durante a leitura. Isso é uma recomendação SEO porque o usuário pode se interessar por outros conteúdos tanto fornecidos pela sua marca como por outras. Por isso é importante adicionar links que redirecionam para outros conteúdos produzidos por você e também de outras marcas (o ideal é que sejam as mais relevantes) que estejam relacionados ao que você está tratando naquela página.

Descrições nas imagens: aqui não nos referimos à legenda, mas sim ao atributo alt, sendo uma descrição interna das imagens. O ideal é que ele seja escrito contendo as palavras-chave, mas que faça sentido para a ilustração.

3. Atente-se ao desempenho e performance de seu site

Mesmo se atentando a esses detalhes sobre estruturação do site e produção dos conteúdos focados no SEO para WordPress, ainda é fundamental observar as configurações de desempenho. Além de tornar o site mais fluido, elas garantem uma boa experiência ao usuário.

O que considerar:

Plugins de cache: a velocidade de carregamento de imagens, páginas, links e até as transições é um fator que o Google avalia na hora de ranquear os sites. E os caches acabam tornando o site mais lento. Ao instalar um plugin de cache, como o W3 Total Cache, você garante um site muito mais rápido.

Experiência mobile: como hoje muitas pessoas acessam site pelo celular e tablet, é importante que as suas páginas sejam “mobile friendly”. Isso quer dizer que as páginas se adaptam de maneira fluida às telas e recursos mobile. E sim, há plugins no WordPress que vão te ajudar nisso.

Links quebrados: como já abordamos antes, trazer links internos e externos para o seu conteúdo aumenta sua posição no ranqueamento, mas se ele estiver quebrado (redirecionar para páginas inexistentes), isso prejudica a qualidade SEO. O WordPress disponibiliza plugins que faz levantamento desses links, o Broken Link Checker é um exemplo.

Tags canônicas: por meio de plugins, o WordPress consegue avaliar se há tags duplicadas ao comparar os códigos que autenticam a originalidade de cada página. Páginas com tags duplicadas dificultam o ranqueamento SEO.

Tags noindex: é possível proibir que o Google index tags que não façam sentido para a sua marca ou conteúdo e acabe atrapalhando o fluxo orgânico de leads. O WordPress também tem ferramentas que podem te auxiliar.

Outro elemento que não é muito influenciado pelo WordPress, mas que contribui para o bom ranqueamento nos buscadores é o SEO off page, ou seja, as configurações fora das suas páginas.

Você pode achar que não tem como ter controle sobre o que acontece fora do seu site, mas não é bem assim. Ao criar conteúdo relevante, por exemplo, a sua página fica atraente para outros sites que vão querer utilizá-la, apontando links para ela. 

E o Google avalia que se outras marcas estão redirecionando para o seu site, significa que ele é relevante. Isso aumenta a autoridade dos seus conteúdos e da marca, posicionando seus conteúdos mais para o topo.

Criar páginas autênticas com conteúdo relevante é importante, mas também é necessário estar atento aos links quebrados, como explicamos anteriormente.

Imagine que outro site adiciona o link da sua página no conteúdo dele confiando na sua funcionalidade e ele não redireciona para lugar nenhum? O usuário que clicou neste link vai ficar insatisfeito e provavelmente não vai mais confiar nem no site original, nem no seu. 

Por entender essa dinâmica, o Google então faz sua página descer posições, prejudicando o ranqueamento e autoridade do seu site. Portanto, é importante avaliar o que ocorre indiretamente com o seu site.

Curso SEO para WordPress da Mirago

Trouxemos algumas dicas que podem te ajudar na estruturação, criação e otimização SEO das páginas do seu site dentro do WordPress. Mas você pode aprender muito mais e ficar por dentro de todas as técnicas necessárias no curso que oferecemos.

No Curso SEO para WordPress, você vai aprender conceitos, técnicas, ferramentas e dicas de estruturação de sites que adequam seus conteúdos às melhores práticas SEO, permitindo que suas páginas figurem em melhores posições nos buscadores.

Além dele, nós disponibilizamos uma gama de cursos de SEO de modo geral para o site ser equipado de técnicas avançadas para melhor desempenho no Google, trazendo mais visitantes e clientes. 

Aqui na Mirago, você vai contar com os cursos mais bem estruturados conforme o praticado no mercado, pois nossos professores são atuantes na área e estão em contante reciclagem.

Em nosso site, você também encontra alguns cursos gratuitos, nos quais é possível experimentar o #JeitoMirago de ensinar e, também, aproveitar para conhecer os professores.

Um bom exemplo para começar a se aprofundar na Mirago e já ficar esperto para as técnicas SEO é o Curso WordPress Básico, que é totalmente gratuito e online.

Curso de WordPress Gratuito da Mirago

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Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.

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