16 ferramentas de SEO que você precisa conhecer para alavancar páginas no Google

Conheça 16 ferramentas de SEO que podem te ajudar a melhorar o ranking de suas páginas no Google. Veja!
ferramentas de seo

Parte importante do marketing digital, o SEO se faz necessário em diversos âmbitos para alavancar a parte orgânica da sua estratégia. Apesar de existirem boas práticas manuais recomendadas para sua aplicação correta, contar com ferramentas de SEO pode tornar seu trabalho mais fácil, ágil e assertivo. 

A Mirago selecionou 16 ferramentas de SEO que você precisa conhecer e que te ajudarão a potencializar sites e conteúdos de Inbound Marketing.

Continue a leitura e descubra!

O que é e para que serve o SEO?

O SEO, em português, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, otimizar um site ou conteúdo (como artigos de blogs, por exemplo) para que eles tenham uma maior visibilidade na busca orgânica (gratuita) do Google. 

A indexação dessas páginas se faz muitíssimo necessária e valiosa para que o conteúdo promovido tenha maior alcance e atraia mais potenciais leads para o negócio em questão, ao aparecer na primeira página do Google. 

Qual a diferença de SEO On Page e SEO Off Page?

As estratégias de otimização, e consequentemente, as ferramentas de SEO podem ser separadas em duas categorias: On Page e Off Page. 

SEO On Page

O SEO On Page, como o próprio nome sugere, exige ações e boas práticas que visam melhorias com foco em páginas na web, sejam elas de sites ou blogs. 

Nessa categoria não são considerados fatores externos, focando esforços em tudo o que envolve a estrutura de determinada página para a leitura eficaz do algoritmo de busca. Alguns dos pontos analisados pelos mecanismos de busca são os títulos e subtítulos, URLs amigáveis e meta descrição, por exemplo. 

Realizar uma análise estrutural minuciosa de todas as páginas de um site é algo que requer muita atenção (e tempo!). Logo, as ferramentas de SEO On Page podem ajudar a apontar otimizações de modo mais assertivo.

SEO Off Page

Já o SEO Off Page olha o outro lado da estratégia, focando nos fatores externos que influenciam a marca em si e a indexação das páginas do site de determinado negócio. 

Algumas boas práticas são utilizadas nessa categoria, como link building, utilização estratégica das redes sociais e comentários, por exemplo, reforçam a autoridade da marca/site perante o Google, além da divulgação da página em si. O SEO Off Page também pode ser muito beneficiado pelas ferramentas de SEO.

O que são ferramentas de SEO e por que são importantes? 

As ferramentas de SEO são um recurso necessário para automatizar as otimizações com a finalidade de melhorar alguns fatores importantes da estratégia, como relevância da página/conteúdo, escaneabilidade, aumentar backlinks e trazer insights de palavras-chave interessantes de serem trabalhadas, por exemplo. 

Realizar todas as análises e ações necessárias para a correta aplicação do SEO, é algo que demanda muita atenção e tempo disponível para a realização. 

Com sorte, existem dezenas de ferramentas de SEO, que facilitam a aplicação correta das boas-práticas de SEO, apontando melhorias e ajustes. Com isso, obtemos mais praticidade e assertividade, além da otimização do tempo de execução das atividades. 

Diante de tantas opções disponíveis no mercado para essa finalidade, é fácil ter dúvidas de qual ferramenta é realmente efetiva e necessária. Pensando nisso, a Mirago selecionou aquelas ferramentas de SEO realmente essenciais para agregar sua estratégia. Confira!

Conheça as 16 ferramentas de SEO essenciais para sua estratégia de otimização

Ferramentas de SEO On Page para análises:

 Google Analytics

Talvez a ferramenta de SEO mais popular,  o Google Analytics oferece uma gama de rico dados para análises e insights, de forma gratuita.

google analytics

Entre alguns dos dados levantados, estão, por exemplo, as visualizações gerais do site e de páginas específicas mensais, taxa de rejeição, tempo de permanência, entre muitos outros!

Google Search Console 

Essa ferramenta de SEO complementa muito bem o Google Analytics. O Google Search Console diagnostica e analisa possíveis problemas de SEO na sua página, além de otimizar as palavras-chave escolhidas e muito mais!

google search console

Semrush

O Semrush é uma das principais e mais completas ferramentas de SEO pagas utilizada no mercado.

Lá você consegue criar projetos para acompanhar toda a parte de SEO, desde o desempenho do site, levantar palavras-chave, auditoria de backlinks, até acompanhar rankings, além também de oferecer funcionalidades para conteúdo, publicidade e pesquisa de mercado.

ferramenta de SEO Sem Rush

Ferramentas de SEO On Page para otimizações

Yoast 

O Yoast SEO é um plug-in gratuito para WordPress muito utilizado. Ele funciona como um termômetro de SEO, onde são indicadas otimizações através das cores de um semáforo. 

ferramenta de SEO para WordPress - Yoast SEO

Ele é intuitivo e bem fácil de usar, oferecendo diversas funcionalidades de otimização de conteúdo de sites e blogs para as boas práticas de SEO, aumentando as chances de indexação no Google. 

Google PageSpeed

O Google PageSpeed é gratuito e do próprio Google. Ele analisa a velocidade de carregamento e o desempenho de sites via mobile e desktop, atribuindo uma nota. 

ferramenta pagespeed insights

Fonte: Reprodução Google PageSpeed

Com orientações bem detalhadas e design intuitivo, essa ferramenta de SEO consegue auxiliar em otimizações relacionadas a velocidade do site. 

MozBar

O MozBar é plug-in gratuito para Google Chrome, com certas funcionalidades pagas, muito utilizado para analisar a estrutura interna de uma página

ferramenta de seo - moz

Com ele, é possível fazer pesquisas personalizadas, encontrar e destacar palavras-chave em uma página, diferenciar os tipos de links, avaliar probabilidade de classificação de autoridade da página e domínio, além de muitas outras métricas.  

Browseo

Se você desconfia que algo no site não está de acordo com as recomendações do Google e os famosos bots podem acabar te penalizando, o Browseo é a ferramenta de SEO ideal. 

ferramenta browseo

Ele faz um escaneamento do site, sob a ótica de um bot, revelando dados importantes e insights para futuras otimizações

Ferramentas de SEO On Page para pesquisa de palavras-chave

As ferramentas de SEO usadas para insights, levantamentos e análises de palavras-chave funcionam de modo muito similar, no entanto, é interessante pesquisar o termo em mais de uma ferramenta para obter uma visão mais ampla das possibilidades. 

Podemos destacar nessa categoria:

Ubersuggest

O Ubersugest é uma opção interessante para busca de palavras-chave. Além de trazer uma série de informações sobre a palavra em si (como volume de buscas e dificuldade de ranqueamento), também traz uma seção de ideias de conteúdo e palavras relacionadas. 

ferramenta ubersuggest para SEO

Uma funcionalidade legal oferecida é a possibilidade de descobrir novas palavras-chave, através de uma URL. Uma ótima forma de realizar o levantamento primário e explorar novas possibilidades. 

Essa é uma ferramenta de SEO gratuita, com funcionalidades pagas. É possível realizar 3 consultas diárias sem precisar realizar qualquer upgrade.

Keyword Planner

O Keyword Planner é uma ferramenta de SEO totalmente gratuita, oferecida através do Google AdWords. Importante ressaltar que é necessário ter uma conta no Adwords para usufruir da funcionalidade. 

ferramenta de palavras-chave

No planejador de palavras-chave do Google é possível obter o volume de buscas de determinado termo, dificuldade de ranqueamento, custo para comprar aquele termo em anúncios, além de oferecer de forma bem assertiva termos relacionados e complementares. 

Google Trends

Essa ferramenta de SEO gratuita oferecida pelo Google é ideal para realizar comparações entre palavras-chave. 

google trends

O Google Trends oferece uma visão bem minuciosa do termo por cronologia e região do Brasil que mais realizou essa busca, além de trazer também sugestão de termos e consultas relacionadas. 

Answer The Public

O Answer The Public também é uma ferramenta de SEO para descoberta de termos relacionados e complementares, com base nas perguntas mais frequentes realizadas pelos usuários

ferramenta answer the public
exemplo de pesquisa na ferramenta answer the public

Reprodução Answer The Public

Essa ferramenta de SEO é gratuita para 3 pesquisas diárias. Após atingir esse limite, se faz necessário um upgrade pago para continuar usando a ferramenta.

Linkstant

Essa é uma ferramenta de SEO que funciona como um “rastreador” de backlinks. Ou seja, ele identifica e te notifica sempre que uma nova referência for feita para seu site. 

linkstant

O Linkstant é gratuito e é muito útil nesse monitoramento em tempo real e na avaliação da relevância e abrangência de um conteúdo. 

Majestic

O Majestic é uma ferramenta de SEO completa, paga e com foco em Off Page. Basta inserir a URL, que a plataforma traz relatórios de backlinks, apontando sua origem e respectiva qualidade e muito mais!

majestic

Ele também conta com uma funcionalidade interessante: o Visibility Flow. Uma pontuação que te ajuda a encontrar links de estilo editorial interessante em páginas com alta qualidade.

Help a Reporter Out (HARO)

O HARO pode ser uma “carta na manga”, quando o assunto é conquistar novos backlinks. Isso porque ele te conecta a jornalistas. Dessa forma, seu site ou blog pode ser linkado em veículos de imprensa, ou seja, normalmente sites de alta autoridade.

haro

Essa é uma ferramenta de SEO paga, porém, disponibiliza uma versão gratuita, com menos funcionalidades desbloqueadas.

Domine o SEO com a Mirago 

A Mirago oferece uma gama de cursos sobre SEO na modalidade de assinatura e o curso de SEO gratuito para você que deseja aprender os conceitos básicos de SEO, bem como entender como funciona o principal mecanismo de busca da atualidade: o Google. 

Além disso, verá como planejar conteúdos e sites com base nos conceitos de SEO, aprendendo a aplicação correta e domínio das ferramentas de SEO, atraindo tráfego qualificado para as marcas!

O curso SEO Básico da Mirago é gratuito e online. Você aprende onde e quando quiser, com professores especialistas da área e atuantes no mercado. 

curso de seo gratuito

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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