Antes conhecido como “Google Webmaster Tools”, o Google Search Console é uma poderosa ferramenta para melhorar a indexação e o ranqueamento do seu site. Este serviço gratuito do Google mostra, em detalhes, possíveis problemas que afetam a posição da página no buscador, potencializando ainda mais as oportunidades de otimizar seu site para a busca orgânica.
Ele fornece insights valiosos sobre como o Google rastreia, indexa e exibe seu site, além de ajudar a identificar e corrigir problemas que possam afetar a visibilidade do seu site nos resultados de busca. A importância do Google Search Console está na sua capacidade de fornecer dados detalhados sobre o desempenho do seu site, ajudando a melhorar a otimização para mecanismos de busca (SEO). Com ele, você pode ver quais palavras-chave trazem visitantes ao seu site, monitorar a taxa de cliques (CTR), analisar o posicionamento na página de resultados, identificar problemas de indexação e receber alertas sobre penalidades manuais ou problemas de segurança.
Com isso, a ferramenta facilita a vida de quem deseja alavancar os resultados de um site e aparecer nas primeiras páginas do Google, aumentando o tráfego orgânico. Para saber mais detalhes sobre a ferramenta, acompanhe o post até o final!
Para que serve o Google Search Console?
A partir de um diagnóstico completo de relatórios de desempenho do site no buscador, o usuário reconhece os problemas e as oportunidades de melhoria das estratégias de marketing digital através do SEO.
No Search Console, o Google “entrega” as próprias prioridades na hora de ranquear um site na SERP (Search Engine Results Page). Com isso em mãos, é possível otimizar e obter resultados surpreendentes.
Para quem o Search Console do Google é indicado?
Há diversos públicos que podem se beneficiar das funcionalidades do Google Search Console. Entre eles, estão:
- Profissionais de SEO ou quem esteja se especializando na área;
- Web designers e webmasters que desejam realizar um melhor trabalho de indexação e ranqueamento;
- Empreendedores que desejam otimizar os resultados na busca orgânica do Google;
- Agências e freelancers que oferecem SEO e criação de sites aos clientes;
- Estudantes das áreas de Marketing, Comunicação, Jornalismo e Assessoria de Imprensa.
Funcionalidades do Google Search Console
O Google Search Console conta com 5 principais funcionalidades e, dentro de cada uma delas, diversas possibilidades de otimização. Confira:
1. Aparência de pesquisa
Esta importante funcionalidade mostra como é possível melhorar a forma como o seu site aparece no buscador. É a partir dessa otimização que o resultado do site pode aparecer em formato de rich snippet, melhorando consideravelmente a visibilidade da página.
Esse processo é feito através dos dados estruturados que, de acordo com o Google, “são códigos que podem ser adicionados às páginas do seu site para descrever o conteúdo e ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o que há nas suas páginas”. Confira como é possível estruturar esses dados por meio de recursos dentro da “Aparência de pesquisa”:
Marcador de dados
Para que os dados estruturados sejam identificados, a funcionalidade conta com o “marcador de dados”, que possibilita destacar e sinalizar partes do conteúdo da página. É isso que indica para o Google do que se trata cada elemento, como: que tipo de conteúdo é, quais são os títulos e os subtítulos, qual categoria se enquadra, etc.
Melhorias de HTML
É um relatório que identifica os problemas encontrados durante o rastreamento do próprio Google no site. As indicações feitas pelo relatório se referem aos possíveis problemas com os seguintes elementos de um site:
- Meta descrição: a funcionalidade mostra uma prévia do que será encontrado naquele conteúdo, facilitando a identificação do leitor na hora da busca na plataforma.
- Títulos: indica se há presença de títulos ausentes, longos, curtos, não informativos ou duplicados.
- Conteúdo não indexável: páginas que não são rastreadas pelo Google por não estarem indexadas ao buscador.
Links do site
No caso de algumas buscas, com o título e a meta descrição, podem aparecer outros links atrelados à página.
AMP
Sigla para Accelerated Mobile Pages (páginas aceleradas para dispositivos móveis), são páginas de sites otimizadas e que carregam quase instantaneamente em celulares e tablets. A funcionalidade aponta erros que podem ser corrigidos para permitir que esse carregamento ultra rápido aconteça corretamente nos dispositivos móveis.
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2. Tráfego de pesquisa
A partir de elementos diversos, esta funcionalidade do Google Search Console mostra de que forma o buscador está levando as pessoas a clicarem no site, como:
Search Analytics
Relatório que traz um compilado de informações relacionadas à busca, como:
- Palavras-chave: identifica quais as principais palavras-chave levaram os usuários ao seu site;
- Páginas referenciadas: analisa a relevância das páginas que linkam a outras páginas ou domínios;
- Países: mostra quais países mais acessam o site, possibilitando a otimização do site para outros idiomas, por exemplo;
- Dispositivos: identifica se o site foi acessado por computador, celulares ou outros aparelhos;
- Pesquisa de imagens: identifica se as imagens do site estão aparecendo nas buscas do Google Imagens.
Além disso, em cada um dos elementos, é possível ter acesso ao número de cliques, impressões, CTR (click-through-rate) e posição média do resultado.
Links para o seu site/links internos
Análise da qualidade dos backlinks com sites externos e, também, a qualidade dos links que vão para páginas do próprio site.
Ações manuais
Há determinados erros no domínio que podem ser corrigidos manualmente pelo Google e, com isso, o site é penalizado no ranqueamento. Entre eles, estão:
- Links internos artificiais;
- Invasões no site;
- Conteúdo superficial;
- Técnicas de cloaking e/ou redirecionamentos não autorizados;
- Formas diversas de spam, como determinados hosts gratuitos, spam gerado pelo usuário ou spam puro;
- Palavras-chave ocultas ou excesso de palavras-chave.
Facilidade de uso em dispositivos móveis
Identifica se o site é responsivo e possui otimizações para rodar corretamente nos celulares e tablets.
3. Índice do Google
Este relatório traz todas as páginas do site que estão sendo indexadas pelo Google e também as que não estão, seja por bloqueio ou porque foram removidas. Há alguns dados a serem observados, como o “Aumento constante nas páginas indexadas”, indicador de que o Google está tendo sucesso no rastreamento e indexação das páginas. Porém, há alguns indicadores que mostram falhas nesse processo:
- Quedas inesperadas: problemas operacionais no servidor causam essas quedas, dificultando a indexação.
- Volume de índices muito alto e mudanças repentinas: podem indicar conteúdos duplicados, falta de direcionamentos canônicos, invasões e problemas gerais de segurança.
Além disso, há outras possibilidades dentro do “Índice do Google” que permitem otimizações, como:
- Bloqueio temporário de URLs, para não aparecerem nas buscas;
- Identificação completa de erros de rastreamento, que detalham problemas no site ou na URL;
- Gráficos com dados de páginas rastreadas por dia, KBs recebidos e tempo de download da página;
- Em “Buscar como o Google”, é possível simular como a página está sendo indexada e verificar a integridade de elementos como Javascript e robots.txt estão funcionando corretamente;
- Em “Parâmetros de URL”, é possível indicar ao Google os parâmetros utilizados como forma de sinalizar que aquele conteúdo não é duplicado.
4. Problemas de segurança
Outros elementos do Google Search Console identificam problemas de segurança. Porém, essa funcionalidade é dedicada aos problemas de invasões e malwares no site.
A plataforma oferece o passo a passo para se livrar do problema e, após a manutenção, o usuário pode solicitar um “pedido de reconsideração” para que o Google analise novamente o site e volte a ranqueá-lo e indexá-lo corretamente.
5. Outros recursos
Aqui há diversas ferramentas complementares que vão detalhar ainda mais o processo de otimização, como:
- Ferramenta de teste e marcação de dados estruturados;
- Markup Tester para e-mail para validação dos dados estruturados no HTML dos e-mails;
- Gerenciamento do Google Perfil de Empresa (Meu Negócio);
- Google Merchant Center para configuração dos produtos para que sejam encontrados mais facilmente;
- PageSpeed Insights para verificar a velocidade do site e otimizar este aspecto;
- Pesquisa personalizada para inserir e gerenciar campos de busca no site;
- Comprar domínios do Google;
- Academia de webmaster, com cursos, vídeos, dicas e exemplos para utilizar o Google Search Console de maneira assertiva.
Mudanças do Google Webmaster Tools para o Google Search Console
Como já mencionamos, o Google Search Console é uma versão mais recente e atualizada do Google Webmaster Tools. Mas o que mudou de uma versão para outra?
- Aumento de dados de tráfego de “ùltimos 3 meses” para “últimos 16 meses”;
- Compatibilidade com dispositivos móveis;
- Informações mais específicas, novos fluxos de rastreamento e relatórios mais completos e detalhados;
- Ferramentas aprimoradas;
- Alertas inteligentes de problemas de segurança.
Agora mais moderno e completo, o Search Console do Google expandiu ainda mais os horizontes de otimização.
Melhore sua estratégia de SEO com o Search Console, a principal ferramenta do Google para a busca orgânica.
As vantagens do Google Search Console
Incluir a ferramenta na rotina de cuidados e manutenção do seu site pode trazer diversos benefícios, entre eles:
- Melhora na velocidade de carregamento da página e na otimização dela para diversos tipos de dispositivo;
- Acompanhamento e correção de problemas de segurança;
- Melhora no ranqueamento da página e acesso às otimizações para que ele apareça na SERP a partir de otimizações profundas no SEO;
- Aumento do tráfego orgânico para o site;
- Melhora na autoridade da página;
- Base de dados robusta a partir de relatórios completos.
Como configurar seu site no Google Search Console
- Acesse o search.google.com/search-console/about e faça o login;
- Clique em “adicionar propriedade”;
- Em “Selecionar tipo de propriedade”, há duas formas de verificar que você é dono de um site:
– Por domínio a partir da verificação de DNS (a mais indicada): é preciso copiar o registro de TXT na configuração do DNS referente ao seu domínio;
– Por prefixo do URL: que utiliza diversas formas para verificar a identidade, como por Arquivo HTML, Tag HTML, pelo Gerenciador de tags do Google, pelo Provedor do nome de domínio e através da mesma conta utilizada no Google Analytics (a mais prática das opções, ver próximo tópico deste post); - A partir disso, já é possível acessar as informações do seu site no Google Search Console.
Como integrar o Google Search Console com Google Analytics
- Logue na conta do Google Analytics;
- Clique em “Todos os produtos”;
- Em “Search Console”, clique em “Ajustar vinculação” e faça o login;
- Em “Vistas da propriedade ativadas”, selecione as propriedades nas quais quer utilizar as ferramentas do Google Search Console;
- Clique em” Salvar”;
- Feito isso, dentro do Google Analytics, em “Aquisição”, você vai ter acesso ao Search Console;
- A partir dessa configuração, é possível ter acesso às métricas que não aparecem no próprio GSC, como sessões, taxa de rejeição, páginas por sessão e dados de conversões e de receita.
Curso de Google Search Console da Mirago
Para você que quer mergulhar nesta poderosa ferramenta e elevar o nível do SEO de sites através de configurações detalhadas e assertivas, o Curso de Google Search Console da Mirago é a melhor opção.
No curso, você conhecerá a ferramenta desde suas configurações iniciais até o seu uso para encontrar erros que precisam ser reparados e pontos a serem melhorados para posicionar melhor as páginas.
Aprenda a explorar todas as funcionalidades e aplicá-las para obter o melhor da ferramenta.