Google Perfil da Empresa (Meu Negócio): o que é e como usar?

Estar presente no Google Meu Negócio significa ter mais visibilidade e gerar mais vendas com uma ferramenta gratuita. Entenda o que é e como usá-la aqui.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que te ajuda a divulgar seu negócio local na rede de pesquisa e no Google Maps.

É uma excelente forma de ajudar os usuários a encontrar sua empresa no Google em buscas locais.

Se você deseja ter melhores resultados no Google sem investir nenhum real por isso não pode deixar de conhecer e usar esta incrível ferramenta. Você pode acessá-la aqui.

Neste artigo:
Google Meu Negócio (Perfil de Empresa)

O Google Meu Negócio vale para todo tipo de negócio?

Não. A ferramenta é exclusiva para negócios locais. E o que define um negócio local? Basicamente duas variáveis:

  • Seu cliente vai até seu estabelecimento para consumir o produto/serviço
  • Sua empresa vai até o cliente prestar o serviço. 

No primeiro caso alguns exemplos podem ser: Restaurantes, Padarias, Pet Shops, Lavanderias, Pizzarias, Lojas de Construção, Buffets, Concessionárias de Automóveis e assim por diante.

Já no segundo caso poderiam ser: Desentupidoras, Tapeçarias, Empresas de Limpeza, Dedetizadoras, Pizzarias (delivery) e assim por diante.

Além disso, para que seu resultado seja ativado no Google Meu Negócio, o usuário deve estar relativamente próximo de sua empresa (num raio de poucos quilômetros) ou então ele deve fazer uma busca específica por sua região ou empresa, mesmo estando distante, ex: “bar XYZ na vila madalena sp”.

Fizemos um vídeo com mais informações sobre o Google Meu Negócio e como ele pode te ajudar aqui:

Quais informações posso cadastrar no Google Meu Negócio? 

O Google meu Negócio permite o cadastro de várias informações relevantes sobre sua empresa. Confira: 

  • Nome
  • Endereço
  • Telefone
  • Fotos
  • Horário de Funcionamento
  • Perguntas e Respostas
  • Notas sobre o Produto/Serviço
google meu negócio da mirago
Exemplo do Google Meu Negócio da Mirago (à direita da busca)

Por que cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio?

Apenas pelo fato de seu negócio ser mais facilmente encontrado por quem busca por ele no Google já deveria te convencer a cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, certo? Mas além disso, vamos ver outras vantagens:

Essencial para o momento de consideração/decisão na jornada de compra

Quando uma pessoa está em fase de consideração ou decisão de compra (pesquisando ativamente sobre empresas e produtos que resolvem determinado problema), o Google Meu Negócio pode ser um de seus principais aliados. 

O prospect está nas fases finais de sua jornada de compra e contar uma conta de Google Meu Negócio que forneça informações relevantes a essa pessoa, bem como avaliações de outros usuários sobre sua empresa, pode ser um fator decisivo na escolha sobre seu negócio.

Simples e prático de gerenciar

A ferramenta é simples de gerenciar e garante sua visibilidade online mesmo que você não tenha um site. Com ela você poderá ter uma ficha completa de seu negócio disponível para potenciais clientes.

Métricas

Você consegue avaliar alguns números de acesso à sua ficha do Google Meu Negócio. Por exemplo, é possível saber:

  • quantas pessoas encontraram sua empresa no Google
  • quantas pessoas visitaram seu website
  • quantas ligaram a partir do Google Meu Negócio
  • quantas pessoas solicitaram um rota até seu negócio
Ludy Amano
4.7
(22 avaliações)

Maximize a visibilidade do seu negócio local com o Google Perfil da Empresa, atraindo mais clientes e gerando novas oportunidades de forma gratuita.

Interagir com clientes e prospects

É possível responder perguntas de possíveis clientes em seu perfil, bem como inserir fotos sobre seus produtos e serviços, auxiliando as pessoas interessadas a saber mais sobre sua empresa.

Receber mais orçamentos

Com uma ficha do Google Meu Negócio você poderá receber pedidos de orçamento de seus clientes diretamente pela plataforma ou ainda receber mais ligações de pessoas interessadas em seu negócio.

Receber mais pessoas em seu estabelecimento

Se você recebe clientes em sua empresa você poderá aumentar o número de pessoas visitando e comprando de seu negócio. Isso pode acontecer pois mais pessoas podem solicitar rotas (GPS) até sua empresa.

Além disso, você também pode habilitar a opção de reserva de mesas / horários em seu negócio. Imagine que você é dono de uma barbearia ou salão de beleza: você pode habilitar o agendamento de horários diretamente pelo Google Meu Negócio. Não é demais?

Reserva de mesa pelo Google Meu Negócio
Reserva de mesa num restaurante pelo Google Meu Negócio

Colete feedbacks

O Google Meu Negócio permite que os usuários avaliem (numa nota de 1 a 5) sua experiência com a empresa. Além da nota em si, o usuário pode deixar um comentário sobre sua experiência. Esta é uma excelente forma de monitorar se sua empresa está no caminho certo ou precisa fazer ajustes para melhorar.

É importante utilizar este canal também para responder seus clientes (tanto avaliações positivas quanto negativas).

Melhore a experiência de seu cliente

Por meio das diversas informações que o usuário tem acesso, você tem condições de proporcionar uma experiência muito melhor com sua marca.

  • O cliente deseja saber seu horário de funcionamento? Está tudo lá.
  • O cliente deseja evitar filas nos horários de pico em seu restaurante? Ótimo! Ele também pode consultar quais melhores horários para ir até o seu negócio ou então o melhor horário para fazer uma reserva.
  • O cliente deseja ver seu cardápio ou mais informações sobre seu produto ou serviço? Você pode inserir ali no Google Meu Negócio e ajudá-lo
  • E assim por diante.

Em quais categorias de pesquisa seu negócio pode aparecer no Google Meu Negócio?

Ao cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio você tornará sua empresa apta a ter mais visibilidade para alguns tipos de pesquisa, como por exemplo:

Pesquisas Amplas

Imagine que um usuário digitou “dentista” no Google. Esta é considerada uma pesquisa ampla e local, portanto seu negócio poderá aparecer tanto na rede de pesquisa do Google quanto no Google Maps.

Na verdade você verá um mapa na SERP (Página de resultados de pesquisa do Google) com os resultados que a plataforma considerou os mais relevantes para você naquele momento e naquela região.

busca google meu negócio dentista
Busca no desktop
busca google meu negocio dentista no mobile
Busca no Mobile

Pesquisas Específicas

Uma pesquisa específica é quando o usuário digita o nome de sua própria empresa no Google e sua ficha do Google Meu Negócio é ativada.

Se uma pessoa digita “Mirago” no Google ela verá nossa ficha assim como mostramos na imagem do início deste texto.

Conclusão

Independentemente do porte de sua empresa, se você atua como um negócio local o Google Meu Negócio é uma ferramenta obrigatória para te trazer mais visibilidade e resultados gratuitamente.

Não deixe de aproveitar esta facilidade e comece hoje mesmo a investir nesta incrível plataforma. Ela tem muitos recursos que você pode aproveitar para gerar muito mais resultados ao seu negócio.

Se quiser uma ajudinha para entender todas as funcionalidades desta plataforma, não deixe de conferir nosso Curso de Google Meu Negócio disponível para assinantes de nossos Planos.

Ludy Amano

Fundador da Mirago, atuou como consultor de marketing digital por muitos anos. Formado em comunicação social pela ESPM, já ministrou aulas em instituições como BSP, Trevisan Escola de Negócios e Escola São Paulo. Atualmente se dedica a inovação na educação do mercado digital.

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