Analista de SEO: O que faz e como se tornar um(a)

analista de seo

A profissão de analista de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) cresceu muito nos últimos anos e tudo indica que continuará em alta.

Um dado importante: Apesar de falarmos sobre otimização para mecanismos de busca, no plural, a verdade é que os esforços são direcionados para um único buscador: O Google. Sim, sua participação de mercado gira em torno de 95% no Brasil, portanto, a maioria dos esforços em SEO são colocados nele.

Vamos entender tudo esta profissão?

O que faz um(a) Analista de SEO?

Um(a) analista de SEO é a pessoa responsável pela estratégia, gerenciamento e execução de atividades de marketing com o objetivo de ranquear bem um site na busca orgânica do Google para determinadas palavras-chave.

Na prática, seu principal objetivo é ter o maior número de páginas possível com boas posições orgânicas no Google (desde que, obviamente, estas páginas e palavras-chave sejam relacionadas ao negócio principal do negócio).

Orgânico x Anúncios

Conforme dissemos, o Analista de SEO atua na parte orgânica do Google (ou seja, a listagem gratuita de pesquisa). É importante não confundir com a área de anúncios do Google, pois isso é tarefa para outro(a) profissional como o Analista de Marketing Digital ou Analista de Mídia, por exemplo. Entendas as diferenças na imagem abaixo:

seo pago x orgânico
Imagem: resultados digitais

O analista de SEO atuará somente com a parte em azul na imagem acima.

Dito isso, vamos entender quais as principais atividades e funções que este profissional irá desempenhar:

  • SEO On Page
  • SEO Off Page
  • Métricas e Melhorias

SEO On Page

Como o próprio nome já diz, esta atividade diz respeito à otimizações realizadas dentro do próprio site. Isso envolve:

  • Títulos e Subtítulos
  • URLs amigáveis
  • Imagens e Tags
  • Sitemaps
  • Robots. txt
  • Performance (velocidade de carregamento)
  • Problemas com páginas e conteúdos duplicados
  • Dentre outras atividades

Mas, antes de todas estas atividades, o Analista de SEO vai ter a responsabilidade de realizar uma Pesquisa de Palavras-chave, que irá nortear toda a estratégia de SEO do negócio. Dica: aprenda a criar uma pesquisa de palavras-chave na prática, com nosso Curso de SEO Gratuito.

SEO Off Page

O analista de SEO também será responsável por ações externas ao site, sobretudo uma estratégia chamada link building. O link building nada mais é do que outros sites apontando links para o conteúdo do seu site. Portanto, é desejável que o profissional de SEO seja capaz de vislumbrar oportunidades tanto na criação de conteúdo quanto na possibilidade de parcerias com outros sites.

O link building é uma estratégia essencial para conseguir bons resultados no Google, portanto, será parte importante do trabalho do(a) analista de SEO que terá que entrar em contato com outras empresas/entidades/instituições em busca de parcerias estratégicas.

Métricas e Melhorias

Para entender se o trabalho está gerando bons frutos é essencial que o analista de SEO utilize ferramentas que ajudem a monitorar métricas importantes. Um de seus principais aliados neste processo será o Google Analytics, ferramenta gratuita do Google para análise de métricas e indicadores. Defina alguns KPIs (indicadores chave de performace) para monitorar ao longo do tempo.

Além disso, outras ferramentas específicas para SEO poderão te ajudar a traçar uma estratégia muito mais sólida. Alguns exemplos (pagos) são:

De posse destas informações, o profissional de SEO poderá tomar ações de melhoria e correções de rota de acordo com o andamento do planejamento e estratégias traçados.

Por que a profissão de Analista de SEO se tornou tão relevante?

Uma das principais atividades e funções do Marketing Digital é a geração de tráfego qualificado para websites. Assim como uma loja física precisa de um fluxo de pessoas para atrair movimento, um site ou e-commerce na internet também precisa de um fluxo de pessoas chegando até ele.

Portanto, toda marca que possui alguma presença digital deveria se preocupar com tráfego. E, um dos melhores canais para atrair novos interessados e clientes é o Google, claro.

Sendo assim, as empresas investiram (e continuam investindo) pesado em talentos para conquistar relevância na Busca Orgânica. Ter uma presença forte neste canal significa ter vantagens competitivas relevantes (e de médio a longo prazo), o que pode ser crucial para sobrevivência e crescimento de negócios.

Neste cenário, o Analista de SEO ganhou muita relevância nos últimos anos.

Carreira

Como é a carreira de um(a) analista de SEO?

Dependendo do porte da empresa é possível crescer em níveis como Coordenador(a) ou Gerente de SEO, comandando um time de profissionais da área. É bem comum que agências e empresas de comércio eletrônico de maior porte contem com vários profissionais de SEO, sendo totalmente possível, portanto, o crescimento na área.

Onde atuar

Um(a) analista de SEO poderá atuar em diversos tipos de empresas, de variados portes. Alguns segmentos:

  • E-commerce
  • Agências
  • Startups
  • Tecnologia
  • Prestadores de Serviço
  • Indústria
  • Agro
  • E muito mais

Quanto Ganha

Um(a) Analista de SEO tem um salário médio de 2.800,00 no Brasil segundo pesquisa no site Glassdoor. É importante frisar que este valor é apenas uma média nacional, portanto há diferenças entre regiões e porte de empresas. Além disso, quando você estiver lendo estas linhas pode ser que o valor já tenha mudado.

Competências para se tornar um(a) Analista de SEO

Para se tornar um(a) analista de SEO, algumas competências são chave:

Conhecimentos em Marketing Digital, SEO e Marketing de Conteúdo

Este é o básico. Para atuar como analista de SEO, a pessoa deverá estudar (e, preferencialmente, aplicar na prática) os principais conceitos e atividades do dia a dia desta profissão: Entender como fazer uma pesquisa de palavras-chave, criar uma persona, redigir conteúdo otimizado são algumas delas.

Boa Redação

O profissional de SEO deve ser capaz de produzir textos com frequência, portanto, contar com um bom vocabulário, conhecer as regras gramaticais e ortográficas serão pré-requisitos.

Perfil Analítico

Como vimos, um(a) analista de SEO precisará monitorar ferramentas e métricas constantemente para entender se o seu trabalho está gerando frutos. Ter boa capacidade analítica irá ajudar a traçar estratégias competitivas mais assertivas.

Boa Comunicação

O profissional de SEO, possivelmente, atuará juntamente com outras pessoas num time de marketing ou mesmo de outros departamentos, portanto, deverá ser capaz de se comunicar e negociar com várias áreas, incluindo: vendas, tecnologia, produto, suporte, dentre outras.

Além disso, uma atividade rotineira em seu trabalho será a criação de relatórios e apresentação às pessoas chave da empresa. Portanto, ser capaz de comunicar bem os resultados de seu trabalho será uma competência altamente valorizada.

Conhecimento intermediário em Excel

A confecção de relatórios, pesquisas de palavras-chave e outras possíveis análises de indicadores poderão ser realizadas via Excel (ou Google Sheets, por exemplo). Portanto, ter um conhecimento intermediário/avançado nesta ferramenta poderá te ajudar a conquistar uma vaga na área.

Desafios para o profissional de SEO

Talvez um dos principais desafios que um(a) analista de SEO irá enfrentar na carreira é a alta competitividade.

Isso porque, como você deve imaginar, a maioria das empresas entende a importância do SEO e investe para garantir melhores posicionamentos orgânicos. Com isso, posicionar páginas e sites no Google orgânico nem sempre será muito simples, exigindo grande esforço de planejamento, estratégia e execução.

Mas não desanime! Pelo contrário: Diferentemente de mercados mais maduros, como os EUA, por exemplo, ainda é possível encontrar muitas oportunidades de crescimento em variados segmentos no mercado brasileiro.

Os desafios devem ser sinônimo de motivação e busca constante por qualificação e excelência na entrega.

Concluindo

A profissão de analista de SEO continuará relevante nos próximos anos com a maior digitalização e maior investimentos das empresas na internet. Ao mesmo tempo, posicionar sites e páginas no Google exigirá cada vez mais conhecimento e competência técnica deste profissional.

Se você está iniciando nesta área, faço um convite: Conheça nossos cursos gratuitos de Marketing Digital e, caso queira dar um próximo passo, conheça nossos planos.

Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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