O que é Link Building e por que isso importa para a sua marca

Entenda o que é Link Building e qual a importância desta estratégia para o SEO de seu site.
link building

Você sente que se seus esforços para aparecer na primeira página do Google não estão sendo suficientes?  Agregar às práticas de SEO a construção de um Link Building eficiente torna esse objetivo muito provável de acontecer.

Saber como construir corretamente uma estratégia de Link Building pode beneficiar e muito seu negócio. Confira a seguir o que é, sua importância na boa construção orgânica de uma marca e receba ainda dicas de ouro para colher bons resultados e também quais práticas evitar, para que seu site não seja penalizado pelo Google. 

Boa leitura!

O Link Building faz parte das estratégias de SEO e busca a maior visibilidade de um conteúdo no ambiente digital, bem como o aumento de relevância e autoridade de um domínio ou página nos buscadores, através da conquista de backlinks. Ou seja, outras empresas apontando links para seu site, recomendando seu conteúdo.

representação do link building entre sites

O principal objetivo dessa prática é o aumento e fortalecimento da autoridade e relevância de um domínio ou páginas específicas. 

Siga a leitura e confira como aplicar corretamente essa estratégia para colher todos os benefícios e bons resultados dessa prática. 

Por que é uma estratégia importante? 

Construir um bom Link Building pode fazer toda a diferença para o seu site, isso se dá devido à importância dessa prática para que o Google consiga saber que seu site é bom e recomendá-lo para mais usuários. 

Ele é um dos grandes pilares das estratégias de SEO, já que, a longo prazo, é responsável pelo aumento e manutenção de autoridade de um domínio. 

O mundo digital é composto por inúmeros links e o Google precisa fazer uma leitura mais aprofundada de cada um para definir quais devem aparecer primeiro em suas páginas, ranqueando quais links são melhores do que outros. 

Essa métrica é chamada de Domain Rating e é uma das principais a serem consideradas pelo Google na hora de apresentar seus resultados de busca. De acordo com pesquisa realizada pela agência Conversion, a média de autoridade de domínio para estar na primeira página é 70. 

Ou seja, quanto mais links apontarem para seu site, indicando que aquele é um conteúdo importante e relevante, mais essa taxa aumentará, e, com ela, suas chances de aparecer na primeira página do Google. 

O SEO off page consiste em uma série de ações estratégicas de SEO, focado nos fatores externos que influenciam a marca em si e a indexação das páginas do site de determinado negócio.

Ele também vai atuar na construção de autoridade e relevância do site, porém, a busca por backlinks é apenas uma dessas possibilidades. O Link Building faz parte dessas ações, focando aqui exclusivamente nessa construção de links que possam apontar para seu site. 

O buscador avalia constantemente os links do seu site e, através de uma série de fatores, determina se esses links são bons e merecem destaque, se são medianos e podem aparecer depois, com menos prioridade ou mesmo se são links ruins, que ele não quer (e não vai) estimular a divulgação. 

Alguns desses fatores para determinar se um link é bom ou não são:

Autoridade e Relevância

Algo muito importante para essa avaliação do Google é a autoridade e relevância desse backlink. Ele analisará fatores como quem fez o link, qual seu Domain e Page Rate, por exemplo, para determinar ambos pontos. 

Texto-âncora

A seleção do texto que vai receber o link importa. Fique atento para escolher bons textos-âncora, que por si só tenham sentido e transmitam a ideia por trás dos links.

Follow / Not follow

Basicamente, cada link possui duas possibilidades de característica: o follow e not follow.

O follow diz ao Google que seu site é muito bom e relevante e, por isso, escolhe compartilhar sua autoridade com você. Já o not follow, apesar de ter uma menção e um backlink, ele informa ao Google para não fazer o rastreamento para seu site, interferindo na qualidade desse hiperlink

Independente de ser follow ou not follow, o mais importante é obter ao menos uma menção, mas, claramente, contar com links do tipo follow é mais vantajoso para as empresas.

Posicionamento e Destino

É mais provável que um leitor clique nos links que aparecem no topo da página, do que no final. Portanto, caso consiga obter links em locais de destaque em sites de terceiros, melhor.

Links muito escondidos, em barras laterais e sem o devido destaque podem ser pouquíssimos acessados. Prefira usar cores diferentes para os links, dando mais destaque a eles, além de escolher de forma mais estratégica onde posicionar esses links. Sabemos que nem sempre você tem controle sobre estes pontos, mas vale citar sua importância. 

o que cria um bom link?

Construir e aplicar o Link Building não é difícil, no entanto, requer perseverança, já que os frutos serão colhidos a longo prazo. A seguir, selecionamos as opções que mais recomendamos que você utilize para colocar essa estratégia em prática: 

Link Juice

O Link Juice ocorre quando, através de hiperlinks, um domínio aponta para o outro e nesse processo ocorre uma “transferência” de autoridade. 

É como se um site emprestasse sua relevância para o outro e, ao fazê-lo, o Google entende que você também é bom e importante. 

Para se obter um bom Link Juice, é fundamental haver backlinks provenientes de diversos domínios, dessa forma, a autoridade cedida é mais potente e constantemente reafirmada. Não que ter backlinks de apenas um site seja ruim, mas é preciso trabalhar para haver essa diversificação. 

imagem representando o link juice

Naturalmente, os domínios que contém backlinks para seu site devem ser de qualidade, para poderem te “emprestar” também essa autoridade. Links muito desqualificados podem acabar mais prejudicando sua estratégia do que ajudando, já que o buscador pode entender que seu site também é ruim. 

Sabe aquelas páginas que de longe você sente que é spam e que servem apenas para o propósito de apontar links? Evite que seu domínio vá para lá. 

Prospecção de backlinks 

Não dá para esperar que a estratégia funcione sozinha, de forma totalmente passiva, não é? 

Se beneficie com a parcerias de outras marcas, seja para co-marketing ou uma prospecção ativa de parceiros que possam lhe atribuir alguns backlinks, principalmente por intermédio das assessorias de imprensa. 

Com um press release, você convida outra marca, através desse intermédio, e assim, consegue backlinks de qualidade, verdadeiros e eticamente não comprometidos. 

Recuperar e redirecionar links quebrados

Se os links que apontam para seu site são tão importantes assim, não queremos que esse processo seja interrompido por um link quebrado, não é mesmo?

Por isso, é fundamental fazer um monitoramento ativo dos backlinks que seu site possui e entrar em contato com quem está te referenciando para solicitar ajustes. 

Existem algumas ferramentas de SEO que te ajudam nessa tarefa, automatizando esse processo e tornando tudo muito mais ágil e preciso. 

Essa também é uma ótima ação para enriquecer mais seu Link Building, mostrando ao Google a força e autoridade do conteúdo pilar, aumentando as chances dele ser melhor indexado. 

É comum que os profissionais mais inexperientes em SEO, ou, mais especificamente, em Link Building, cometam alguns erros que atrapalham os resultados desejados. 

Confira os principais erros de Link Building e não os cometa mais:  

Compra e venda de links

O Google condena a prática de comercialização de links, já que ele tenta burlar uma indicação verdadeira e de qualidade para os usuários. 

Aqui, vale tanto o pagamento em dinheiro, como “parcerias”, enviando presentes em troca de avaliações positivas ou mesmo trocar bens ou serviços por links e avaliações. 

Guest Posts

Os guest posts são posts de blog completamente escritos por terceiros, como convidados. Eles foram uma prática popular e muito difundida há alguns anos. Eles ocorrem quando uma empresa cede seu espaço e audiência para que outra empresa parceira poste um blog autoral no seu canal.

A grande problemática dessa prática é que o Google não vê isso com bons olhos, pois gera muito spam nos resultados de busca, além de não ser uma indicação legítima.

Disparo automático de release

Algumas empresas podem utilizar um disparador automático de releases: uma prática altamente condenável pelo Google, já que pode configurar spam. 

Use a assessoria de imprensa de forma estratégica, enviando releases de forma manual e seletiva, construindo um relacionamento entre as pessoas responsáveis pelas empresas. 

Contar com ferramentas para a construção de um link building eficiente é essencial. Existem diversas opções no mercado que podem ajudar nessa atividade, confira alguns:

Scrapebox

O Scrapebox é uma ferramenta de link building interessante, já que coleta URLs com potencial em massa, ao invés de fazer essa seleção manualmente. 

scrapebox

Após o resultado coletado, basta exportá-lo. Dessa forma, você economiza um tempo valioso e pode focar em outras atividades importantes para o fortalecimento do link building, como contactar possíveis parceiros para propor troca de backlinks. 


Hunter

O Hunter é uma poderosa ferramenta, capaz de te ajudar a fazer mais contatos de qualidade. Com certeza você já passou por uma situação semelhante: quis entrar em contato com uma empresa para propor uma oportunidade de link building, porém, não encontrou um bom e-mail disponível, que pudesse proporcionar algum retorno. 

hunter

Esse é o problema que o Hunter se propõe a resolver. Você insere o domínio do site e ele apresenta uma série de e-mails relacionados à publicação. 

Diga adeus à conferência manual de backlinks. O Check My Links é uma extensão do Google bem interessante, que pode ajudar bastante a otimizar a saúde dos links que apontam para seu site. 

check my links

Ela te ajuda a rastrear possíveis links quebrados, para que você possa entrar em contato com as empresas e pedir a correção, melhorando assim, seus backlinks.

Além dessas opções, preparamos, em outro artigo, uma seleção completa com 16 ferramentas de SEO que você precisa conhecer. Confira!

Aprenda SEO com a Mirago

Agora que você já sabe mais sobre Link Building, que tal aprender mais sobre SEO e colocar essa estratégia em prática?

A Mirago é uma escola de marketing digital que conta com milhares de alunos satisfeitos e dezenas de cursos online. Lá, você encontra cursos de qualidade sobre as mais diferentes áreas do marketing digital, inclusive uma seção dedicada somente à SEO. Caso esteja iniciando na área, temos um Curso Gratuito de Marketing Digital para iniciantes, confira!

Tenha toda a praticidade que as aulas online proporcionam: estude onde quiser, a qualquer momento. Além disso, você conta com o suporte de nossos experientes professores o tempo todo para sanar todas as suas dúvidas. 

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Daniel Dal'laqua

Co-fundador da Mirago, especialista em Marketing Digital formado pela ESPM-SP e Pós Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Apaixonado por marketing, educação e livros.
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