Planejar os conteúdos a serem trabalhados precisa passar pelos Territórios de Marca. Essa técnica facilita a visualização dos conteúdos interessantes para o público e ajuda a conquistar atenção e engajamento.
Esse artigo é parte do curso de Mídias Sociais da Mirago. Para mais conteúdos relacionados, visite a página do curso.
A criação dos territórios de marca é um assunto comum em grandes empresas. Um exemplo disso é a Red Bull, que apesar de vender energéticos produz conteúdo sobre esportes radicais, automobilismo e muito mais. Isso pode ser replicado em negócios de todos os tamanhos.
Confere com a gente como funciona essa técnica.
O que compõe os Territórios de Marca
É comum vermos marcas que falam muito de si e de seus produtos nas mídias sociais. Mas será que é isso que atrai o interesse do público? Dificilmente você vai conseguir conquistar a atenção na internet falando apenas sobre si.
Por isso é tão importante planejar bem os territórios de marca. Para chegar nele, é importante conhecer os elementos que o compõe:
- A própria marca;
- Os produtos da marca;
- Os benefícios que os produtos trazem ao cliente (emocionais e funcionais);
- Os territórios de marca em si.
O maior erro a ser cometido sobre conteúdo em mídias sociais é focar em falar muito da marca e dos produtos e pouco dos benefícios e territórios. Isso vai na contramão do interesse do público.
Para alcançar os objetivos do planejamento de Mídias Sociais é preciso entregar o que o público quer ver. Isso significa inverter essa lógica, falando muito dos territórios, um pouco menos sobre os benefícios, menos ainda sobre os produtos e apenas pontualmente sobre a marca.
Marca
Falar da sua marca é, sim, muito importante. Mas para isso é preciso contexto. O que você acha mais importante para o público: uma dica sobre cuidar dos cabelos ou uma foto do salão de beleza?
Claro que você precisa ter conteúdo que apresente sua marca e os objetivos dela, mas para realmente obter resultados é preciso deixar que essas postagens estejam cercadas de outras mais interessantes ao público.
Produtos
Sim, você deve falar de produtos e serviços. Mais até do que fala da marca, já que produtos são o que realmente você oferece ao público.
Entretanto, é preciso tomar cuidado. Forçar o público a consumir conteúdo sobre os produtos com muita frequência não vai te ajudar a atrair mais pessoas interessadas neles. Pelo contrário.
Produza regularmente postagens nas Mídias Sociais falando dos produtos, em especial sobre as transformações que eles trazem para seus clientes. Isso vai, muitas vezes, ajudar a demonstrar os benefícios, que são muito mais interessantes ao público. E falando nisso…
Benefícios
Os benefícios já são uma parte mais interessante do seu conteúdo, embora ainda não tanto quanto os territórios de marca. Eles são uma demonstração do que o seu produto representa na vida do cliente.
Existem dois tipos de benefícios:
- Os funcionais – são aqueles que apresentam uma relação lógica de transformação (melhoria financeira, resolução de problemas, aperfeiçoamento de qualidade de vida, etc);
- Os emocionais – são os que estão relacionados a como o cliente vai se sentir ao realizar a compra (confiança, amizade, superação, auto-estima, etc).
Territórios de Marca
Finalmente chegamos aos territórios de marca em si. Eles são todos os assuntos que tangem o que a empresa trabalha, ainda que não diretamente.
Por exemplo: a Mirago não é uma empresa que gerencia diretamente a carreira dos alunos, mas fazer cursos conosco influencia como o futuro do aluno será. Por isso produzimos conteúdos que falam sobre planejamento profissional.
Não é preciso ser tão próximo assim. Basta ver o que marcas como Fanta e Red Bull fazem, produzindo conteúdo e propagandas que se relacionam com jovialidade. Isso porque juventude é um território de marca importante para ambas.
Entender o que pode ou não fazer parte do seu território de marca passa diretamente por compreender as dores das suas personas. A partir delas, você cria muitos conceitos.
Mas existe mais um assunto relacionado a territórios de marcas que vale a pena discutir. Confira a seguir.
Territórios de Marcas e Jornada de Compra
Você já ouviu falar da jornada de compra, provavelmente. Ela está diretamente relacionada ao funcionamento dos territórios de marca e outros pontos do conteúdo.
Podemos dizer que os territórios de marca são os assuntos que atraem pessoas para circular ao redor do seu negócio. Isso significa que estes conteúdos estão diretamente relacionados ao que chamamos de Aprendizado e Descoberta no Funil de Vendas.
Seguindo em frente, podemos notar que os benefícios atraem a atenção do cliente na direção da marca em si. Se ele reconheceu que precisa dos benefícios, então já está passando pelo estágio de Reconhecimento de Problemas do Funil.
Em seguida, temos os conteúdos sobre produtos. Neste momento, o cliente começa a decidir se precisa resolver seu problema, já identificado, com algo que você pode oferecer. Este é o estágio de Consideração de Solução.
Por fim, o cliente precisa se decidir pela compra com você. É nesse momento que você pode falar mais sobre a marca, gerando conexão e concluindo o processo de Decisão de Compra.