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Overview das Plataformas de Social Media

Overview das Plataformas de Social Media

As várias plataformas de Social Media podem ser úteis em diferentes aspectos do marketing digital. Entenda como cada uma delas se encaixa.

Existem várias plataformas de social media e cada uma delas pode se encaixar em um aspecto do seu marketing digital. Por isso é importante ter uma noção de tamanho e importância de cada uma delas ao criar um planejamento.

Para começar, é importante entender o papel de cada mídia social. Em seguida, você aprende a estratégia de mídias sociais na próxima aula.

Principais plataformas de social media

A seguir, você encontra uma lista das principais plataformas de social media no mercado brasileiro.

YouTube

Embora muitas vezes não seja visto como uma mídia social, o YouTube tem várias características de uma. Além disso, ele é o segundo maior buscador de resultados da internet, atrás apenas do Google.

youtube

O YouTube tem uma grande ênfase no conteúdo. Por isso é importante pensar bem antes de entrar na produção para esta plataforma de social media.

Facebook

O Facebook é a segunda plataforma de social media mais acessada no Brasil. Mesmo nesta posição, consegue ser a que mais recebe investimento em anúncios.

O público está mais aberto a receber anúncios no Facebook do que no YouTube, onde eles passam quase despercebidos. Por causa disso vale a pena investir em anúncios bem pensado e em impulsionamento.

facebook

O alcance orgânico das postagens é pequeno se comparado ao número de usuários. Em geral, cerca de 1% dos seguidores das páginas recebem cada conteúdo. Isso acaba gerando uma demanda por anúncios, que é o interesse da empresa.

WhatsApp

O WhatsApp é, ao mesmo tempo, uma das plataformas de mídias sociais e um aplicativo de conversas. Ele tinha poucas alternativas para empresas até recentemente, com o lançamento do WhatsApp Bussiness.

whatsapp

Por causa do grande número de brasileiros conectados ao WhatsApp, é interessante trabalhar automações e anúncios. Entretanto, é importante ter em mente que os usuários preferem uma conexão mais pessoal.

Instagram

Outra das plataforma de mídias sociais ligadas ao Facebook. Por isso é possível fazer anúncios e campanhas unificadas entre ambas as plataformas.

O Instagram tem um caráter fortemente visual. Isso não restringe seu uso apenas a empresas com produtos com apelo estético, mas exige uma atenção estética.

instagram

Ao trabalhar o Instagram da empresa, não esqueça de considerar também o feed. É comum que o público visite os perfis e um feed bem trabalhado ajuda muito.

Facebook Messenger

Para fechar as 5 plataformas de social media mais usadas, temos a quarta ligada ao Facebook. Como o próprio nome já entrega, o Facebook Messenger é a ferramenta de conversa por mensagens nativa da empresa.

facebook messenger

Apesar de ser a principal concorrente do WhatsApp, que também é do Facebook, o Messenger tem como diferencial para os negócios a variedade de Chatbots.

É bem interessante explorar as possibilidades de SAC 2.0 que o Facebook Messenger traz.

Twitter

Embora não seja tão grande quanto os concorrentes, o Twitter permanece firme. Isso acontece devido ao grande número de usuários dedicados, muitos dos quais são influenciadores e líderes.

Anúncios no Twitter irão atingir com mais facilidade a parcela da população que influencia o consumo do restante. Entretanto, é bom ficar de olho, já que a natureza da plataforma torna comum que os usuários opinem sobre tudo.

LinkedIn

Dentre as plataformas de social media, nenhuma é melhor para fechar negócios do que o LinkedIn. Por causa do caráter profissional, esta mídia social é usada para recrutamento e vendas B2B.

linkedin

O LinkedIn é mais uma das mídias sociais em que as empresas tem o péssimo costume de criar uma conta e deixá-la parada. Crie conteúdo e movimente sua conta!

Outras plataformas de social media

Outras plataformas que interessam ao público brasileiro valem a pena ser citadas.

A principal delas é o Pinterest, que apesar de ter poucos usuários é muito importante para a estratégia de algumas empresas. Assim como no Instagram, o apelo estético é essencial aqui.

Outra que precisa ser falada é o Snapchat. Depois de crescer de forma explosiva, essa mídia social acabou sendo suplantada quando o Instagram incluiu os Stories. Ainda assim, muitos usuários seguem fazendo uso dela.

Fernando Souza

Publicitário, Palestrante, Consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Inovação. Autor do Livro: Metaverso e Web 3.0. Que mundo é esse?25 anos de atuação no mercado digital. 10 anos como empreendedor. Professor nas principais pós-graduações de marketing e negócios do país, como ESPM, FIA, IED, PUC, FEI entre outras. Mais de 20 mil alunos e centenas de clientes como: Fundação Telefônica Vivo, Sabrina Sato, Quiksilver, Instituto Alana, Microsoft, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Megawhat Energy, Comerc, Editora Planeta, Hospital Albert Einstein, Cidade Escola Aprendiz, etc.
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