Overview das Plataformas de Social Media

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As várias plataformas de Social Media podem ser úteis em diferentes aspectos do marketing digital. Entenda como cada uma delas se encaixa.

Existem várias plataformas de social media e cada uma delas pode se encaixar em um aspecto do seu marketing digital. Por isso é importante ter uma noção de tamanho e importância de cada uma delas ao criar um planejamento.

Este artigo faz parte do Curso Mídias Sociais. Para se aprofundar no tema, acesse a página do curso.

Para começar, é importante entender o papel de cada mídia social. Em seguida, você aprende a estratégia de mídias sociais na próxima aula.

Principais plataformas de social media

A seguir, você encontra uma lista das principais plataformas de social media no mercado brasileiro.

YouTube

Embora muitas vezes não seja visto como uma mídia social, o YouTube tem várias características de uma. Além disso, ele é o segundo maior buscador de resultados da internet, atrás apenas do Google.

youtube

O YouTube tem uma grande ênfase no conteúdo. Por isso é importante pensar bem antes de entrar na produção para esta plataforma de social media.

Facebook

O Facebook é a segunda plataforma de social media mais acessada no Brasil. Mesmo nesta posição, consegue ser a que mais recebe investimento em anúncios.

O público está mais aberto a receber anúncios no Facebook do que no YouTube, onde eles passam quase despercebidos. Por causa disso vale a pena investir em anúncios bem pensado e em impulsionamento.

facebook

O alcance orgânico das postagens é pequeno se comparado ao número de usuários. Em geral, cerca de 1% dos seguidores das páginas recebem cada conteúdo. Isso acaba gerando uma demanda por anúncios, que é o interesse da empresa.

WhatsApp

O WhatsApp é, ao mesmo tempo, uma das plataformas de mídias sociais e um aplicativo de conversas. Ele tinha poucas alternativas para empresas até recentemente, com o lançamento do WhatsApp Bussiness.

whatsapp

Por causa do grande número de brasileiros conectados ao WhatsApp, é interessante trabalhar automações e anúncios. Entretanto, é importante ter em mente que os usuários preferem uma conexão mais pessoal.

Instagram

Outra das plataforma de mídias sociais ligadas ao Facebook. Por isso é possível fazer anúncios e campanhas unificadas entre ambas as plataformas.

O Instagram tem um caráter fortemente visual. Isso não restringe seu uso apenas a empresas com produtos com apelo estético, mas exige uma atenção estética.

instagram

Ao trabalhar o Instagram da empresa, não esqueça de considerar também o feed. É comum que o público visite os perfis e um feed bem trabalhado ajuda muito.

Facebook Messenger

Para fechar as 5 plataformas de social media mais usadas, temos a quarta ligada ao Facebook. Como o próprio nome já entrega, o Facebook Messenger é a ferramenta de conversa por mensagens nativa da empresa.

facebook messenger

Apesar de ser a principal concorrente do WhatsApp, que também é do Facebook, o Messenger tem como diferencial para os negócios a variedade de Chatbots.

É bem interessante explorar as possibilidades de SAC 2.0 que o Facebook Messenger traz.

Twitter

Embora não seja tão grande quanto os concorrentes, o Twitter permanece firme. Isso acontece devido ao grande número de usuários dedicados, muitos dos quais são influenciadores e líderes.

Anúncios no Twitter irão atingir com mais facilidade a parcela da população que influencia o consumo do restante. Entretanto, é bom ficar de olho, já que a natureza da plataforma torna comum que os usuários opinem sobre tudo.

LinkedIn

Dentre as plataformas de social media, nenhuma é melhor para fechar negócios do que o LinkedIn. Por causa do caráter profissional, esta mídia social é usada para recrutamento e vendas B2B.

linkedin

O LinkedIn é mais uma das mídias sociais em que as empresas tem o péssimo costume de criar uma conta e deixá-la parada. Crie conteúdo e movimente sua conta!

Outras plataformas de social media

Outras plataformas que interessam ao público brasileiro valem a pena ser citadas.

A principal delas é o Pinterest, que apesar de ter poucos usuários é muito importante para a estratégia de algumas empresas. Assim como no Instagram, o apelo estético é essencial aqui.

Outra que precisa ser falada é o Snapchat. Depois de crescer de forma explosiva, essa mídia social acabou sendo suplantada quando o Instagram incluiu os Stories. Ainda assim, muitos usuários seguem fazendo uso dela.

Professor

Fernando Souza

Consultor e Professor de Marketing Digital, Comunicação e Redes Sociais. Publicitário, Palestrante, Empreteco e Co-Fundador do blog TwitBrasil, atua no mercado digital a mais de 10 anos. Já desenvolveu projetos para: Ticket Edenred, Aprendiz, Fundação Telefônica, Big X Picanha, Julio Okubo, Petronas, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Microsoft, entre outras. Ministrou aulas, palestras e workshops para: Abbott, PUC-SP, FEA-USP, FIA, FMU, USCS, Trevisan, Sincor, FACESM, SPDS, Escola São Paulo, Faculdade Rio Branco, Anhembi Morumbi, Business School São Paulo, ESALQ-USP, etc.
O curso

Curso Mídias Sociais

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